FESPSP - Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo
A FUNDAÇÃO ESCOLA DE SOCIOLOGIA E POLÍTICA DE SÃO PAULO é uma pessoa jurídica de direito privado sem fins lucrativos, cujo fim é a manutenção de escolas voltadas ao ensino e à pesquisa em nível superior. O seu núcleo original é a ESCOLA DE SOCIOLOGIA E POLÍTICA DE SÃO PAULO, criada em 27 de abril de 1933 por iniciativa de pouco mais de uma centena de figuras eminentes da sociedade paulistana, dentre as quais se destacam os dirigentes das principais entidades de ensino de São Paulo, como a Faculdade de Direito, a Escola Politécnica, a Faculdade de Medicina, a Escola de Comércio “Álvares Penteado” e a Escola de Belas Artes, além de representantes da Ordem dos Advogados do Brasil, do Instituto de Engenharia, da Federação das Indústrias, dentre outros. Orientada desde o início para o estudo da realidade brasileira e para a formação de quadros técnicos e dirigentes capazes de atuar no processo de modernização da sociedade, a ESCOLA DE SOCIOLOGIA E POLÍTICA DE SÃO PAULO (ESP) foi reconhecida como instituição de utilidade pública pelo Governo do Estado de São Paulo, em 1935. No ano de 1946, através do Decreto-Lei nº. 9.786, teve reconhecido pelo Governo Federal o seu curso de graduação, cujo conteúdo foi definido como currículo mínimo para o ensino de Sociologia e Política em todo o país. Pioneira no ensino e na prática das modernas ciências sociais, a FUNDAÇÃO ESCOLA DE SOCIOLOGIA E POLÍTICA incorporou, em 1940, o curso de Biblioteconomia e Documentação, mantido pela Prefeitura do Município de São Paulo desde a sua criação, em 1936. Em 1941, foi fundada a Divisão de Estudos Pós-Graduados, atual Escola Pós-Graduada de Ciências Sociais, responsável pela formação da primeira geração de pesquisadores nas áreas da sociologia, política e administração pública no país. Hoje, a FUNDAÇÃO ESCOLA DE SOCIOLOGIA E POLÍTICA mantém a Escola de Sociologia e Política, a Faculdade de Biblioteconomia e Ciência da Informação, a Faculdade de Administração e a Escola Pós-Graduada de Ciências Sociais. O seu corpo de pesquisadores e docentes se dedica ao ensino, à pesquisa acadêmica e aplicada, reunindo à atividade de produção do conhecimento a capacidade de intervenção, gestão e planejamento, que tem sido a marca de atuação da instituição nos estudos e pesquisas desenvolvidos para os setores público e privado ao longo dos anos. Histórico da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo A Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP) é uma instituição do terceiro setor que age em duas frentes. Na área acadêmica, em nível de graduação e pós-graduação. Na área de projetos, através de atividades de pesquisa em ciências sociais aplicadas, desenvolvimento e implantação de cursos e serviços que se destinam à gestão pública e privada da informação, educação, saúde, desenvolvimento social e urbano e apoio ao terceiro setor. Núcleo original da FESPSP, a Escola de Sociologia e Política de São Paulo foi fundada em 27 de maio de 1933, em um momento de intensa agitação político-cultural da elite paulista, debruçada sobre um projeto de modernização para a intelectualidade, o empresariado e a sociedade brasileira em geral. Como instituição acadêmica brasileira, abriu caminhos na promoção do ensino, da pesquisa e da divulgação de trabalhos no âmbito das ciências sociais. Na época, para suprir a necessidade da formação de quadros técnicos e capacitados na aplicação das investigações sociais, principalmente urbanas, inspirou-se nos estudos da Universidade de Chicago, o mais influente centro da sociologia norte-americana desde a I Guerra até meados dos anos 50, de onde trouxe muitos de seus primeiros docentes. Em 1940, juntou-se à FESPSP a Faculdade de Biblioteconomia e Documentação, o primeiro curso de nível superior em biblioteconomia no estado de São Paulo. Sua origem era o curso de Biblioteconomia mantido de 1936 a 1939 pelo Departamento de Cultura da Prefeitura de São Paulo. No ano seguinte, a partir do Departamento de Sociologia e Antropologia da Escola de Sociologia e Política, começou a nascer a Escola Pós-Graduada de Ciências Sociais, para desenvolver, naquele momento, estudos nas áreas de pesquisa municipal e etnográfica. Missão e Princípios da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo MISSÃO INSTITUCIONAL A missão da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo e de suas Unidades Mantidas é produzir, reconstruir e disseminar conhecimentos para formar cidadãos capazes de contribuir significativamente para o processo de desenvolvimento social do País. PRINCÍPIOS DA FESPSP A ação educacional da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo pauta-se pelos seguintes princípios: • Valorização do ser humano; • Reconhecimento da necessidade de construção de uma sociedade fraterna, pluralista e sem preconceitos; • Respeito à autonomia e à liberdade de expressão; • Compromisso com a sociedade em que se insere. FINALIDADES DA INSTITUIÇÃO • Concorrer, pelo ensino, pela pesquisa, pela extensão e pelo desenvolvimento de projetos sociais, para a formação de pessoal capacitado (profissionais, pesquisadores, educadores) a colaborar eficazmente na administração e no progresso do País. • Estimular o desenvolvimento da investigação científica, da pesquisa e da iniciação científica, bem como a consolidação e a disseminação de produções no âmbito da ciência. • Comprometer-se com o estudo das ciências que, apesar de denominadas humanas, exatas e biológicas, voltam-se, todas, para o aprimoramento das capacidades humanas e de suas relações com o ambiente. • Contribuir para a consciência e o exercício de uma cidadania responsável, participativa e solidária, construtora de uma linha de força da sociedade civil. OBJETIVOS OBJETIVO GERAL Consolidar-se como instituição de referência na área de ciências humanas e ampliar sua capacidade de envolvimento social e científico. OBJETIVOS ESPECÍFICOS • Atender à comunidade por meio de projetos intra/extramuros que promovam a aprendizagem da vida em comunidade, preparem os alunos para participar ativamente em um projeto de sociedade e permitam colocar em prática o aprendizado, sua pertinência e eficácia. • Ajustar-se às transformações representadas pelas conquistas tecnológicas. • Estimular parcerias e convênios com instituições nacionais e internacionais, governamentais e/ou não-governamentais, visando à execução de projetos destinados à produção de conhecimentos acadêmicos, científicos, tecnológicos, culturais e artísticos. • Manter processos administrativos dinâmicos que permitam uma gestão eficaz e eficiente nos cursos da instituição. • Valorizar o corpo docente como agente privilegiado na consecução dos objetivos institucionais. • Assumir o corpo discente como centro das ações institucionais. • Produzir e promover a divulgação de conhecimentos científicos, culturais e técnicos. • Compreender a avaliação institucional contínua como instrumento para a melhoria da qualidade das atividades de ensino, de pesquisa, de extensão e de gerenciamento institucional.
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