O Anglo está há mais de 35 anos na região Oeste da Grande São Paulo: Alphaville, Granja Viana, Osasco, Taboão da Serra e São Francisco, sendo reconhecido pela sua seriedade, eficiência, excelência no ensino e resultados obtidos ao longo desse tempo. A Faculdade do Anglo - FIPEN, mantendo a mesma qualidade do ensino fundamental, médio e cursinho, é uma das 100 melhores faculdades do país, conforme vem sendo divulgado pela imprensa. Com a FIPEN, o Anglo faz um trabalho de ponta no ensino superior com a mesma força e profissionalismo que fizeram da marca Anglo a mais respeitada pelo mercado. Histórico Com a Vocação para o Ensino Construtivista com qualidade, a FASE Educação e Cultura Ltda identificou em seu histórico as seguintes características institucionais: a. preocupação constante com a educação continuada e com a formação total do indivíduo; b. capacidade de desenvolver um Sistema Educacional com qualidade para diversos níveis; c. condições de colaborar com a empregabilidade e com o desenvolvimento pessoal e social do seu alunado, colaborando com a região; d. atuação sustentável e construída em conjunto com a sociedade em que se insere; e. a Região Oeste é muito populosa, com um significativo número de cidadãos sem ensino superior, sendo um dos principais pólos de desenvolvimento econômico do País. Considerando-se tais características, a Instituição criou a FIPEN e agregou, para sua Gestão, o Prof. Dr. José Roberto Rogero, pela sua significativa experiência acadêmica. A FIPEN considera que a necessidade de formar pessoas capazes de viver a modernidade tecnológica e, ainda, de intervirem na sociedade e no processo produtivo, de maneira a possibilitar para si e para os outros, uma vida melhor e mais digna, é urgente. Nesse contexto, inserida como agente propulsor de desenvolvimento e formador de recursos humanos para a região, a FIPEN foi credenciada e teve seu Curso de Administração autorizado pelas Portarias 1.411 e 1.412, de 11 de Junho de 2003. Em 2005, o Curso foi ofertado pela primeira vez, e seus primeiros egressos formaram-se em 2008. Nesse período, a faculdade tem realizado muitas mudanças, dentro da sua perspectiva de melhoria contínua. Entre elas, observa-se: a. implantação, em 2005, do seu primeiro ciclo avaliativo, com participação da comunidade, desde a construção dos instrumentos até a difusão dos resultados; b. transformação do curso para flexibilização da grade, melhoria da interdisciplinaridade, melhor atendimento à diretriz e auxiliar na construção das competências e habilidades propostas pelo curso; c. implantação de práticas inovadoras de apoio aos estudantes, como a inclusão de “Mentoring” e Teatro, com o objetivo de atender à sua missão, que busca valorizar a pessoa humana, compreendida na sua totalidade: um ser em relação com o seu semelhante e o mundo sócio-cultural que o cerca, eclético, criativo, inovador e com capacidade de intervir em diferentes ambientes e situações; d. criação de núcleos de pesquisa para elaboração dos trabalhos de conclusão; e. criação de práticas de apoio aos estudantes, com o objetivo de auxiliar no aprendizado de Matemática, Estatística, Redação, além de implantar Plantões de Dúvidas; f. ações integradoras com a Comunidade, para desenvolvimento da Cidadania; g. ampliação da infra-estrutura e acervo da biblioteca. MISSÃO DA FIPEN A Missão, de forma integrada à sua mantenedora, valoriza a pessoa humana, compreendida na sua totalidade: um ser em relação com o seu semelhante e o mundo sócio-cultural que o cerca, eclético, criativo, inovador e com capacidade de intervir em diferentes ambientes e situações. A FIPEN busca promover ensino integrado e qualificado para o desenvolvimento de uma educação capaz de possibilitar o desenvolvimento pessoal, com postura empreendedora, capacidade de liderança e profissionais com fortes valores éticos, na busca da melhoria da comunidade. Outra preocupação é oferecer um processo de educação continuada e integral aos alunos, criando oportunidades que contemplem o ser, o bem-estar, a convivência comunitária e a criação de um ambiente propício para absorção de novas tecnologias no ambiente acadêmico e comunitário regional. 1 – PRINCÍPIOS A FIPEN em suas ações cotidianas, ou seja, na prática educacional, no desenvolvimento dos seus recursos humanos, na política de expansão e no seu relacionamento com as comunidades internas e externas, pauta-se pelos princípios seguintes: • ética e responsabilidade social; • apoio ao desenvolvimento econômico e sustentável, para tal, a estruturação das ações ocorre por meio do diálogo com a sociedade, o respeito ao próximo e às necessidades regionais, nas localidades onde a FIPEN tenha capacidade de interação e, conseqüentemente, intervenção; • incentivo ao Ensino, integrado à pesquisa e à extensão; • interdisciplinaridade, para o desenvolvimento da integração interna e externa, respeito entre as diversas áreas e o incentivo do senso crítico; • processo educacional que possibilite ao indivíduo construir conhecimento científico e humanístico, capaz de contribuir com o desenvolvimento de um mundo multicultural, diversificado e complexo. 2 - OBJETIVOS O objetivo da FIPEN é ser um centro educacional voltado para a geração de conhecimentos científicos, tecnológicos, sociais, econômicos e políticos. A sua atuação consiste em desenvolver, implantar, gerir e ofertar Cursos de Extensão, Graduação Tecnológica, Bacharelado, Licenciatura e Pós-Graduação com qualidade, de forma a colaborar com o desenvolvimento dos indivíduos e da sociedade. Os objetivos institucionais são: • Proporcionar um processo educativo que promova a qualificação profissional compromissada com a emancipação humana e com a justiça social; • Estimular a criação de um ambiente favorável ao desenvolvimento humano por meio da cooperação e da liberdade para que cada um alcance seu ideal de vida; • Proporcionar a participação construtiva e acesso ao conhecimento científico de instrumentos e técnicas que promovam o desenvolvimento humano; • Incentivar a busca do saber em todas as áreas da instituição tendo em vista o compromisso de qualificação e de responsabilidade social; • Promover a integração da instituição com a comunidade regional; • Incrementar a prática de pesquisa com visão criativa e renovadora; • Incentivar e manter a pluralidade de idéias; • Preparar a Instituição para os desafios futuros; • Sistematizar um processo contínuo de avaliação institucional.
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