DFP_
Diploma oferecido:Bacharel em Administração
Localização:Maceió - Alagoas
Duração:4 Anos
Tipo:Carreiras Universitárias
Modalidade:Presenciais
DFP_
APRESENTAÇÃO
O curso de Bacharelado em Administração, ministrado pela FITs, foi autorizado em 28 de abril de 2006, através da Portaria MEC 967, conforme parecer nº 508/2006 –SESu, e foi implantado em 01/08/2006.
O curso está estruturado de acordo com o novo cenário globalizado, sua criação teve como suporte a nova realidade do ensino da administração, suas perspectivas mercadológicas e motivado também pelo novo perfil de homem-profissional-cidadão que se pretende formar, o que exige um currículo não apenas limitado ao ensino das técnicas de escrituração e de demonstrações contábeis e financeiras, mas direcionado para o desenvolvimento da pesquisa, da consciência critica, da liderança e da tecnologia, tornando-se um curso cada vez mais voltado para os aspectos de gerenciamento dos negócios, desenvolvendo no discente, capacidade da análise necessária para interpretar os fatos econômicos.
Como mencionado acima, com o advento da globalização econômica, das tendências mercadológicas, a Instituição, demonstra sua preocupação constante em estar sintonizada com as demandas futuras e acima de tudo, pronta a respondê-las com profissionalismo e decisões firmes.
Para atendermos a missão institucional e colocarmos em prática a visão apresentada, buscamos continuamente à formação plena dos profissionais, do nosso corpo docente capacitando-os para proporcionar ao nosso egresso todas as condições necessárias para atuar nas mais diversas áreas da administração, sejam elas no âmbito privado ou público. Assim, o curso caracteriza-se em razão do seu caráter inovador, vindo a ampliar as fronteiras da própria educação superior, adequando-se as novas conjunturas econômicas e tecnológicas incorporadas nas últimas décadas.
PERFIL DO EGRESSO
O egresso do curso de graduação em Administração da Faculdade Tiradentes possuirá o seguinte perfil:
a) Generalista composto dos valores agregados na formação humanística e numa visão global;
b) Habilitar-se a compreender o meio social, político, econômico e cultural onde está inserido, tendo capacidade de compreensão da necessidade de contínuo aperfeiçoamento profissional e do desenvolvimento de sua autoconfiança;
c) Capacidade para atuar em equipes multidisciplinares, com competência para empreender através da análise crítica;
d) Sólida formação técnica e científica para atuar na administração das organizações;
e) Desenvolver atividades específicas da prática profissional em consonância com as demandas mundiais, nacionais e regionais
OBJETIVOS DO CURSO
Geral
Formar administradores com conhecimentos em diversas áreas da administração, capazes de ver o todo sem descuidar de suas partes, com capacidade de decisão, liderança, comunicação e negociação, mensurando as conseqüências de forma lógica, crítica, analítica, criativa e estratégica, capazes de vivenciar sentimentos de comunidade e trabalho em equipe, desenvolvendo características de empreendedor, com competência e habilidades para atender os cenários sociais, econômicos e políticos.
Específico
- Preparar profissionais capacitados para criar, operar e interferir no funcionamento das organizações;
- Desenvolver habilidade e competências para o exercício da profissão;
- Realizar pesquisas e disseminar, à comunidade, os resultados alcançados;
- Prestar serviços de consultoria, como forma de estreitamento das relações entre o meio acadêmico e as atividades produtivas;
- Desenvolver características de profissional empreendedor;
- Preparar para o cenário globalizado e comércio exterior;
- Formar profissionais analíticos, criativos e estrategistas;
- Desenvolver senso crítico;
- Conscientizar a responsabilidade social através de trabalhos de extensão
CAMPO DE ATUAÇÃO
• Administração Financeira: Análise Financeira; Assessoria Financeira; Assistência Técnica Financeira; Consultoria Técnica Financeira, Diagnóstico Financeiro; Orientação Financeira; Pareceres de Viabilidade Financeira; Projeções Financeiras; Projetos Financeiros; Sistemas Financeiros; Administração de Bens e Valores; Administração de Capitais; Controladoria; Controle de Custos; Levantamento de Aplicação de Recursos; Arbitragens; Controle de Bens Patrimoniais; Participação em outras Sociedades - (Holding); Planejamento de Recursos; Plano de Cobrança e Projetos de Estudo e Preparo para Financiamento.
• Administração de Material: Administração de Estoque; Assessoria de Compras; Assessoria de Estoques; Assessoria de Materiais; Catalogação de Materiais; Codificação de Materiais; Controle de Materiais; Estudo de Materiais; Logística; Orçamento e Procura de Materiais; Planejamento de Compras; Sistemas de Suprimento.
• Administração Mercadológica / Marketing: Administração de Vendas; Canais de Distribuição; Consultoria Promocional; Coordenação de Promoções; Estudos de Mercado; Informações Comerciais - Extra – Contábeis; Marketing; Pesquisa de Mercado; Pesquisa de Desenvolvimento de Produto; Planejamento de Vendas; Promoções; Técnica Comercial; Técnica de Varejo (grandes magazines).
• Administração da Produção: Controle de Produção; Pesquisa de Produção; Planejamento de Produção; Planejamento e Análise de Custo.
• Administração e Seleção de Pessoal / Recursos Humanos: Cargos e Salários; Controle de Pessoal; Coordenação de Pessoal; Desenvolvimento de Pessoal; Interpretação de Performances; Locação de Mão-de-Obra; Pessoal Administrativo; Pessoal de Operações; Recrutamento; Recursos Humanos; Seleção e Treinamento. Orçamento: Controle de Custos; Controle e Custo Orçamentário; Elaboração de Orçamento; Empresarial; Implantação de Sistemas; Projeções; Provisões e Previsões.
• Organização e Métodos e Programas de Trabalho: Administração de Empresas; Análise de Formulários; Análise de Métodos; Análise de Processos; Análise de Sistemas; Assessoria Administrativa; Assessoria Empresarial; Assistência Administrativa e Auditoria Administrativa; Consultoria Administrativa; Controle Administrativo; Gerência Administrativa e de Projetos; Implantação de Controle e de Projetos; Implantação de Estruturas Empresariais; Implantação de Métodos e Processos; Implantação de Planos; Implantação de Serviços; Implantação de Sistemas; Organização Administrativa; Organização de Empresa; Organização e Implantação de Custos; Pareceres Administrativos; Perícias Administrativas; Planejamento Empresarial; Planos de Racionalização e Reorganização; Processamento de Dados/Informática; Projetos Administrativos; Racionalização.
• Campos Conexos: Administração de Consórcio; Administração de Comércio Exterior; Administração de Cooperativas; Administração Hospitalar; Administração de Condomínios; Administração de Imóveis; Administração de Processamento de Dados/ Informática; Administração Rural; Administração Hoteleira; "Factoring" e Turismo.
MERCADO DE TRABALHO
As mudanças enocômicas ocorridas e em andamento, no país e no mundo, conduzem-nos a um quadro de mudanças no mercado de trabalho, obrigando os profissionais de administração a qualificarem-se para melhor reconhecer e definir os problemas, equacionar soluções, pensar estrategicamente, autoplanejar-se, estabelecer métodos próprios, gerenciar tempo e espaço de trabalho, expressar e comunicar-se corretamente, ser criativo e estar aberto às mudanças.
INFRAESTRUTURA
A Empresa Júnior possui espaço físico próprio de 100m2, compreendendo:
- Secretaria própria, com pessoal técnico-administrativo, para agendamento e controle das atividades;
- Salas destinadas aos Professores e Orientadores da Empresa Júnior;
- Sala para Atendimento e Acompanhamento de Alunos.
A infra-estrutura da Empresa Júnior obedece a critérios de qualidade bem definidos, com o fito de desenvolver um espaço adequado aos propósitos da prática nas diferentes atividades a que os alunos estarão sujeitos como forma de efetivar seu aprendizado prático de forma mais completa e competente. O mobiliário disponibilizado atende aos padrões das demais instalações da Faculdade Integrada Tiradentes. A Empresa Júnior é servida por equipamento de informática, em todas as salas. Os computadores são ligados em rede a um servidor, localizado na secretaria.
São disponibilizados microcomputadores aos alunos, com acesso à Internet. A IES aloca um microcomputador para cada ponto de atendimento. Além disso, todas as salas da Empresa Júnior contam com equipamentos de informática, alocados conforme as necessidades de cada setor. Será disponibilizado acervo mínimo de programas aplicados à Administração.
No que tange aos serviços, além da Secretaria própria, havá fichário individualizado dos alunos e de seus projetos.
O curso de Bacharelado em Administração, ministrado pela FITs, foi autorizado em 28 de abril de 2006, através da Portaria MEC 967, conforme parecer nº 508/2006 –SESu, e foi implantado em 01/08/2006.
O curso está estruturado de acordo com o novo cenário globalizado, sua criação teve como suporte a nova realidade do ensino da administração, suas perspectivas mercadológicas e motivado também pelo novo perfil de homem-profissional-cidadão que se pretende formar, o que exige um currículo não apenas limitado ao ensino das técnicas de escrituração e de demonstrações contábeis e financeiras, mas direcionado para o desenvolvimento da pesquisa, da consciência critica, da liderança e da tecnologia, tornando-se um curso cada vez mais voltado para os aspectos de gerenciamento dos negócios, desenvolvendo no discente, capacidade da análise necessária para interpretar os fatos econômicos.
Como mencionado acima, com o advento da globalização econômica, das tendências mercadológicas, a Instituição, demonstra sua preocupação constante em estar sintonizada com as demandas futuras e acima de tudo, pronta a respondê-las com profissionalismo e decisões firmes.
Para atendermos a missão institucional e colocarmos em prática a visão apresentada, buscamos continuamente à formação plena dos profissionais, do nosso corpo docente capacitando-os para proporcionar ao nosso egresso todas as condições necessárias para atuar nas mais diversas áreas da administração, sejam elas no âmbito privado ou público. Assim, o curso caracteriza-se em razão do seu caráter inovador, vindo a ampliar as fronteiras da própria educação superior, adequando-se as novas conjunturas econômicas e tecnológicas incorporadas nas últimas décadas.
PERFIL DO EGRESSO
O egresso do curso de graduação em Administração da Faculdade Tiradentes possuirá o seguinte perfil:
a) Generalista composto dos valores agregados na formação humanística e numa visão global;
b) Habilitar-se a compreender o meio social, político, econômico e cultural onde está inserido, tendo capacidade de compreensão da necessidade de contínuo aperfeiçoamento profissional e do desenvolvimento de sua autoconfiança;
c) Capacidade para atuar em equipes multidisciplinares, com competência para empreender através da análise crítica;
d) Sólida formação técnica e científica para atuar na administração das organizações;
e) Desenvolver atividades específicas da prática profissional em consonância com as demandas mundiais, nacionais e regionais
OBJETIVOS DO CURSO
Geral
Formar administradores com conhecimentos em diversas áreas da administração, capazes de ver o todo sem descuidar de suas partes, com capacidade de decisão, liderança, comunicação e negociação, mensurando as conseqüências de forma lógica, crítica, analítica, criativa e estratégica, capazes de vivenciar sentimentos de comunidade e trabalho em equipe, desenvolvendo características de empreendedor, com competência e habilidades para atender os cenários sociais, econômicos e políticos.
Específico
- Preparar profissionais capacitados para criar, operar e interferir no funcionamento das organizações;
- Desenvolver habilidade e competências para o exercício da profissão;
- Realizar pesquisas e disseminar, à comunidade, os resultados alcançados;
- Prestar serviços de consultoria, como forma de estreitamento das relações entre o meio acadêmico e as atividades produtivas;
- Desenvolver características de profissional empreendedor;
- Preparar para o cenário globalizado e comércio exterior;
- Formar profissionais analíticos, criativos e estrategistas;
- Desenvolver senso crítico;
- Conscientizar a responsabilidade social através de trabalhos de extensão
CAMPO DE ATUAÇÃO
• Administração Financeira: Análise Financeira; Assessoria Financeira; Assistência Técnica Financeira; Consultoria Técnica Financeira, Diagnóstico Financeiro; Orientação Financeira; Pareceres de Viabilidade Financeira; Projeções Financeiras; Projetos Financeiros; Sistemas Financeiros; Administração de Bens e Valores; Administração de Capitais; Controladoria; Controle de Custos; Levantamento de Aplicação de Recursos; Arbitragens; Controle de Bens Patrimoniais; Participação em outras Sociedades - (Holding); Planejamento de Recursos; Plano de Cobrança e Projetos de Estudo e Preparo para Financiamento.
• Administração de Material: Administração de Estoque; Assessoria de Compras; Assessoria de Estoques; Assessoria de Materiais; Catalogação de Materiais; Codificação de Materiais; Controle de Materiais; Estudo de Materiais; Logística; Orçamento e Procura de Materiais; Planejamento de Compras; Sistemas de Suprimento.
• Administração Mercadológica / Marketing: Administração de Vendas; Canais de Distribuição; Consultoria Promocional; Coordenação de Promoções; Estudos de Mercado; Informações Comerciais - Extra – Contábeis; Marketing; Pesquisa de Mercado; Pesquisa de Desenvolvimento de Produto; Planejamento de Vendas; Promoções; Técnica Comercial; Técnica de Varejo (grandes magazines).
• Administração da Produção: Controle de Produção; Pesquisa de Produção; Planejamento de Produção; Planejamento e Análise de Custo.
• Administração e Seleção de Pessoal / Recursos Humanos: Cargos e Salários; Controle de Pessoal; Coordenação de Pessoal; Desenvolvimento de Pessoal; Interpretação de Performances; Locação de Mão-de-Obra; Pessoal Administrativo; Pessoal de Operações; Recrutamento; Recursos Humanos; Seleção e Treinamento. Orçamento: Controle de Custos; Controle e Custo Orçamentário; Elaboração de Orçamento; Empresarial; Implantação de Sistemas; Projeções; Provisões e Previsões.
• Organização e Métodos e Programas de Trabalho: Administração de Empresas; Análise de Formulários; Análise de Métodos; Análise de Processos; Análise de Sistemas; Assessoria Administrativa; Assessoria Empresarial; Assistência Administrativa e Auditoria Administrativa; Consultoria Administrativa; Controle Administrativo; Gerência Administrativa e de Projetos; Implantação de Controle e de Projetos; Implantação de Estruturas Empresariais; Implantação de Métodos e Processos; Implantação de Planos; Implantação de Serviços; Implantação de Sistemas; Organização Administrativa; Organização de Empresa; Organização e Implantação de Custos; Pareceres Administrativos; Perícias Administrativas; Planejamento Empresarial; Planos de Racionalização e Reorganização; Processamento de Dados/Informática; Projetos Administrativos; Racionalização.
• Campos Conexos: Administração de Consórcio; Administração de Comércio Exterior; Administração de Cooperativas; Administração Hospitalar; Administração de Condomínios; Administração de Imóveis; Administração de Processamento de Dados/ Informática; Administração Rural; Administração Hoteleira; "Factoring" e Turismo.
MERCADO DE TRABALHO
As mudanças enocômicas ocorridas e em andamento, no país e no mundo, conduzem-nos a um quadro de mudanças no mercado de trabalho, obrigando os profissionais de administração a qualificarem-se para melhor reconhecer e definir os problemas, equacionar soluções, pensar estrategicamente, autoplanejar-se, estabelecer métodos próprios, gerenciar tempo e espaço de trabalho, expressar e comunicar-se corretamente, ser criativo e estar aberto às mudanças.
INFRAESTRUTURA
A Empresa Júnior possui espaço físico próprio de 100m2, compreendendo:
- Secretaria própria, com pessoal técnico-administrativo, para agendamento e controle das atividades;
- Salas destinadas aos Professores e Orientadores da Empresa Júnior;
- Sala para Atendimento e Acompanhamento de Alunos.
A infra-estrutura da Empresa Júnior obedece a critérios de qualidade bem definidos, com o fito de desenvolver um espaço adequado aos propósitos da prática nas diferentes atividades a que os alunos estarão sujeitos como forma de efetivar seu aprendizado prático de forma mais completa e competente. O mobiliário disponibilizado atende aos padrões das demais instalações da Faculdade Integrada Tiradentes. A Empresa Júnior é servida por equipamento de informática, em todas as salas. Os computadores são ligados em rede a um servidor, localizado na secretaria.
São disponibilizados microcomputadores aos alunos, com acesso à Internet. A IES aloca um microcomputador para cada ponto de atendimento. Além disso, todas as salas da Empresa Júnior contam com equipamentos de informática, alocados conforme as necessidades de cada setor. Será disponibilizado acervo mínimo de programas aplicados à Administração.
No que tange aos serviços, além da Secretaria própria, havá fichário individualizado dos alunos e de seus projetos.
MATRIZ CURRICULAR
Linguagem e Comunicação
Fundamentos da Administração
Contabilidade Geral
Práticas Investigativas I
Metodologia Científica
Práticas Extensionistas I
Introdução ao Direito
Administração de Recursos Humanos I
Matemática Financeira
Contabilidade de Custos e Gerencial I
Fundamentos Antropológicos e Sociológicos
Filosofia e Cidadania
Teoria Geral da Administração
Administração de Recursos Humanos II
Diteiro Empresarial
Práticas Investigativas II
Administração Financeira Orçamentária
Psicologia e Comportamento Organizacional
Práticas Extensionistas II
Administração Estratégica
Empreendedorismo
Direito Trabalhista e Previdênciário
Administração Mercadológica
Optativa I
Análise das Demonstrações Contábeis
Administração Mercadológica II
Organizações, Sistemas e Métodos
Administração da Produção I
Sistema de Informações Gerenciais
Estatística
Administração Logística e Patrimonial I
Direito Tributário
Administração Pública
Administração da Produção II
Cooperativismo e Associativismo
Administração Logística e Patrimonial II
Estágio Supervisionado I
Comércio Exterior
Estágio Supervisionado II
Disciplinas Optativas
Optativa 1
Libras
Ética e Empregabilidade
Recompensando, Avaliando e Treinando Pessoas
Controladoria
Linguagem e Comunicação
Fundamentos da Administração
Contabilidade Geral
Práticas Investigativas I
Metodologia Científica
Práticas Extensionistas I
Introdução ao Direito
Administração de Recursos Humanos I
Matemática Financeira
Contabilidade de Custos e Gerencial I
Fundamentos Antropológicos e Sociológicos
Filosofia e Cidadania
Teoria Geral da Administração
Administração de Recursos Humanos II
Diteiro Empresarial
Práticas Investigativas II
Administração Financeira Orçamentária
Psicologia e Comportamento Organizacional
Práticas Extensionistas II
Administração Estratégica
Empreendedorismo
Direito Trabalhista e Previdênciário
Administração Mercadológica
Optativa I
Análise das Demonstrações Contábeis
Administração Mercadológica II
Organizações, Sistemas e Métodos
Administração da Produção I
Sistema de Informações Gerenciais
Estatística
Administração Logística e Patrimonial I
Direito Tributário
Administração Pública
Administração da Produção II
Cooperativismo e Associativismo
Administração Logística e Patrimonial II
Estágio Supervisionado I
Comércio Exterior
Estágio Supervisionado II
Disciplinas Optativas
Optativa 1
Libras
Ética e Empregabilidade
Recompensando, Avaliando e Treinando Pessoas
Controladoria
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