DFP_
Localização:Paulo Afonso - Bahia
Duração:4 Anos
Tipo:Carreiras Universitárias
Modalidade:Presenciais
DFP_
Apresentação do Curso
O Curso de Administração – proposto considera, além das exigências legais, às mudanças que caracterizam essa nova sociedade e que já chegaram às empresas e, conseqüentemente, ao mercado de trabalho. Analisando este cenário, o Curso objetiva formar um profissional generalista/empreendedor, mediante competências e habilidades que o capacite às mudanças organizacionais e ambientais, com amplo domínio das estratégias de negócios, centradas na efetividade de valores sociais, morais e éticos, contribuindo, assim, para a produção e difusão do conhecimento científico e tecnológico na área de administração, com credibilidade e atualidade dando ênfase à qualidade e inovação nos procedimentos administrativos e de marketing. - O perfil pretendido pela FASETE, para o Bacharel em Administração, é o do novo administrador, com capacidade de diagnosticar e solucionar problemas, de intervenção no processo, de trabalhar em equipe, auto-organizar-se e enfrentar situações de constantes mudanças. Trata-se da qualificação real do administrador, entendida como a somatória de competências e habilidades em diferentes tipos de conhecimentos oriundos de várias fontes: de formação geral – conhecimento científico; formação profissional – conhecimento técnico e experiência de trabalho e qualificações tácitas.
Objetivos do Curso
Em consonância com a legislação vigente, a concepção do Curso explicitada neste Projeto e as necessidades do contexto local, regional, nacional e internacional, o Curso de Administração da FASETE tem como objetivo geral:
Ministrar formação integral ao aluno, que lhe permita, através das atividades de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidas nas disciplinas organizadas em torno dos quatro eixos curriculares interligados (conteúdos de formação básica, de formação profissional, de estudos quantitativos e suas tecnologias e de formação complementar), articulados com as novas linhas do conhecimento interdisciplinar, não só a aquisição do conhecimento gerencial consolidado, mas também a viabilidade de conexões que possibilitem, através do moderno conhecimento tecnológico, captar e compreender a complexa realidade social e o ampliado universo de informações que influem no processo de decisão organizacional.
Objetivos Específicos
• Exercitar uma visão interdisciplinar da Administração, compreendendo-a na sua íntima relação com os problemas humanos e sociais, e não apenas como um conjunto de normas técnicas;
• Incentivar a postura inovadora da administração à realidade sócio-econômica e tecnológica emergente;
• Desenvolver estratégias que permitam ao administrador superar a formação dogmática, de modo que possa compreender os fatos sociais através de suas especificidades ;
• Adaptar, com sensibilidade e competência, o conhecimento gerencial à solução dos problemas humanos, no cotidiano e na vida social;
• Repensar as relações entre a Administração, a Economia e a Democracia, como especial forma de resguardar os valores de liberdade e justiça no plano do desenvolvimento, em face, inclusive, ao processo de globalização;
• Desenvolver, no futuro bacharel, a consciência de que, além da defesa dos interesses que lhes são confiados, deve zelar pelo prestígio de sua categoria profissional e o seu aperfeiçoamento pessoal;
• Contribuir para a adaptação das suas decisões enquanto administrador às exigências de mudanças da sociedade brasileira;
• Reconhecer a especificidade do desenvolvimento regional e seus problemas peculiares, contribuindo para a redução das desigualdades sociais.
• Formar bacharéis em Administração – Habilitação em Marketing;
• Preparar recursos humanos qualificados;
• Realizar curso de aperfeiçoamento, extensão e especialização (onde se observa uma alta demanda);
• Proporcionar uma maior integração entre teoria e prática através da implementação da Empresa Júnior (FASETE Jr.);
• Adotar um currículo flexível, moderno e voltado para uma maior interdisciplinaridade.
Nessa perspectiva, o curso de Administração da FASETE, busca ser coerente com o entendimento de que a especificidade da formação do administrador não pode desprezar os fundamentos humanísticos do conhecimento, e, muito menos, os novos âmbitos do avanço científico e tecnológico, com a sua conseqüente influência sobre a organização do conhecimento gerencial e as dimensões regionalizadas dos problemas humanos.
O Curso de Administração da FASETE obedece assim, à especialíssima estratégia que, gradualmente, procura integrar-se, a partir da experiência acumulada de outros cursos, às expectativas brasileiras de uma sociedade moderna, que irá refletir, de um lado, as demandas emergentes de integração do Brasil no conjunto dos países avançados e, por outro lado, permitir que os estudos das organizações se adaptem e contribuam para as novas conquistas científicas e tecnológicas, atentando sempre para a defesa da soberania, diante do latente e, ao que parece, irreversível processo de globalização.
Perfil Profissional
O perfil profissional pretendido pela Faculdade Sete de Setembro – FASETE – para o Bacharel em Administração – Habilitação em Marketing é o de um novo administrador, com capacidade para realizar diagnósticos empresariais, propor soluções para problemas gerenciais, habilidades para intervir no processo laboral, individual e em equipe, no âmbito interno e externo das organizações, com preparação suficiente para atuar diante do dinâmico processo de mudanças globais e contínuas ocorridas na sociedade contemporânea.
Na formação do educando busca-se proporcionar a qualificação real do administrador, entendida como a somatória de competências e habilidades e diferentes tipos de conhecimento oriundos de várias fontes: a de formação geral – conhecimento científico; de formação profissional – conhecimento técnico e da experiência social e do trabalho – qualificações tácitas.
Esse perfil tem como lastro uma sólida formação geral e humanística, que assegura ao profissional a capacidade de análise e articulação de conceitos e argumentos, de interpretação e valoração dos fenômenos sociais e empresariais, aliada a uma postura reflexiva e visão crítica que fomente a capacidade de trabalho em equipe, favoreça a aptidão para a aprendizagem autônoma e dinâmica, além da qualificação para a vida, o trabalho e o desenvolvimento da cidadania, conforme os seguintes Pareceres CNE/CES nº 776/97 e 583/2001, CNE/CES nº 67/2003; 134/2003, 210/2004 e 23/2005 e Resolução nº 4, de 13 julho de 2005, que definiu as Diretrizes Curriculares do Curso de Administração.
Para que o profissional assuma tal perfil, são necessárias as seguintes COMPETÊNCIAS E HABILIDADES:
• Capacidade para reconhecer e definir problemas, equacionar soluções, pensar estrategicamente, introduzir modificações no processo produtivo, atuar preventivamente, transferir e generalizar conhecimentos e exercer, em diferentes graus de complexidade, o processo da tomada de decisão;
• Capacidade de desenvolver expressão e comunicação compatíveis com o exercício profissional, inclusive nos processos de negociação e nas comunicações interpessoais ou intergrupais;
• Capacidade para refletir e atuar, criticamente sobre a esfera da produção, compreendendo sua posição e função na estrutura produtiva sob seu controle e gerenciamento;
• Desenvolver capacidade de transferir conhecimentos da vida e da experiência cotidianas para o ambiente de trabalho e do seu campo de atuação profissional, em diferentes modelos organizacionais, revelando-se profissional adaptável;
• Desenvolver capacidade de realizar consultoria em gestão e administração, pareceres e perícias administrativas, gerenciais, organizacionais, estratégicas e operacionais;
• Ter iniciativa, criatividade, determinação, vontade política e administrativa, desejo de aprender, abertura às mudanças e consciência da qualidade e das implicações éticas do seu exercício profissional;
• Desenvolver capacidade para elaborar, implementar e consolidar projetos em organizações;
• Habilidade para desenvolver o raciocínio lógico, crítico e analítico operando com valores e formulações matemáticas e estabelecendo relações formais e causais entre os fenômenos produtivos, administrativos e de controle, bem como expressando-se de modo crítico e criativo diante dos diferentes contextos organizacionais e sociais;
• Desenvolver uma postura empreendedora;
Para tanto, além de uma formação adequada, que envolve conhecimentos básicos em áreas como sociologia, psicologia, filosofia, matemática e específicas, que habilitarão o Bacharel em Administração – habilitação em Marketing ao exercício das suas atribuições, ressaltem-se os aspectos subjetivos e intrínsecos à natureza individual, que contribuem para o desempenho desta profissão.
Oportunidades no Mercado
De acordo com o site do Conselho Federal de Administração as oportunidades de trabalho do Administrador, apresentadas a seguir, foram extraídas da pesquisa coordenada pelo CFA, cuja concepção e execução, realizada em 2003, ficou a cargo da Fundação Instituto de Administração da Universidade de São Paulo (FIA/USP). Os conteúdos mais significativos estão reunidos no documento intitulado "Perfil, Formação, Atuação e Oportunidades de Trabalho do Administrador - 2003".
MAIORES PERSPECTIVAS ESTÃO NO SETOR DE SERVIÇOS
Em virtude do atual quadro que a economia nacional apresenta e diante das dificuldades que os brasileiros, de maneira geral, têm enfrentado na busca de postos de trabalho, a pesquisa indicou quais as maiores perspectivas profissionais para os Administradores nos próximos 5 (cinco) anos.
AMEAÇAS À PROFISSÃO DO ADMINISTRADOR NO MERCADO
Profissionais de outras áreas desempenhando
funções dos Administradores
Na pesquisa qualitativa foram observados vários aspectos que têm gerado dificuldades no entendimento dos limites de atuação do Administrador. O quadro é agravado por fatos que têm causado desinformação e atitudes isoladas por parte de Organizações públicas e privadas gerando prejuízo para a profissão, em função de outros profissionais estarem exercendo atividades privativas do Administrador, e ao mesmo tempo, impedindo a inserção de Administradores legalmente habilitados no mercado de trabalho.Um destes fatos é a criação do cargo de “Gestor Público” no serviço público federal, que permitiu que pessoas com qualquer graduação pudessem ser contratadas para exercer atividades que, em sua maioria, integram o conjunto das que são privativas do Administrador.
O papel do Gestor tem sido ocupado, nos diferentes tipos de Organização, por profissionais graduados em qualquer curso, não exclusivamente em Administração, e aí residem às dificuldades de caracterização do espaço próprio dos Administradores.
Outro fator é a atual existência, nos três níveis do serviço público (federal, estadual e municipal) de funcionários rotulados de “Administradores Públicos”, um desajuste cultural antigo que persiste até hoje. Além disso, a utilização, em algumas organizações privadas, de Tecnólogos em Gestão, formados em cursos superiores de curta duração (2 e 3 anos), em funções de Administrador.
Em decorrência destes e de outros fatos, percebe-se a existência de distorções no exercício profissional do Administrador na sociedade em geral, quanto ao questionamento de sua área de atuação e falta de reconhecimento de sua importância nas organizações.
O Curso de Administração – proposto considera, além das exigências legais, às mudanças que caracterizam essa nova sociedade e que já chegaram às empresas e, conseqüentemente, ao mercado de trabalho. Analisando este cenário, o Curso objetiva formar um profissional generalista/empreendedor, mediante competências e habilidades que o capacite às mudanças organizacionais e ambientais, com amplo domínio das estratégias de negócios, centradas na efetividade de valores sociais, morais e éticos, contribuindo, assim, para a produção e difusão do conhecimento científico e tecnológico na área de administração, com credibilidade e atualidade dando ênfase à qualidade e inovação nos procedimentos administrativos e de marketing. - O perfil pretendido pela FASETE, para o Bacharel em Administração, é o do novo administrador, com capacidade de diagnosticar e solucionar problemas, de intervenção no processo, de trabalhar em equipe, auto-organizar-se e enfrentar situações de constantes mudanças. Trata-se da qualificação real do administrador, entendida como a somatória de competências e habilidades em diferentes tipos de conhecimentos oriundos de várias fontes: de formação geral – conhecimento científico; formação profissional – conhecimento técnico e experiência de trabalho e qualificações tácitas.
Objetivos do Curso
Em consonância com a legislação vigente, a concepção do Curso explicitada neste Projeto e as necessidades do contexto local, regional, nacional e internacional, o Curso de Administração da FASETE tem como objetivo geral:
Ministrar formação integral ao aluno, que lhe permita, através das atividades de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidas nas disciplinas organizadas em torno dos quatro eixos curriculares interligados (conteúdos de formação básica, de formação profissional, de estudos quantitativos e suas tecnologias e de formação complementar), articulados com as novas linhas do conhecimento interdisciplinar, não só a aquisição do conhecimento gerencial consolidado, mas também a viabilidade de conexões que possibilitem, através do moderno conhecimento tecnológico, captar e compreender a complexa realidade social e o ampliado universo de informações que influem no processo de decisão organizacional.
Objetivos Específicos
• Exercitar uma visão interdisciplinar da Administração, compreendendo-a na sua íntima relação com os problemas humanos e sociais, e não apenas como um conjunto de normas técnicas;
• Incentivar a postura inovadora da administração à realidade sócio-econômica e tecnológica emergente;
• Desenvolver estratégias que permitam ao administrador superar a formação dogmática, de modo que possa compreender os fatos sociais através de suas especificidades ;
• Adaptar, com sensibilidade e competência, o conhecimento gerencial à solução dos problemas humanos, no cotidiano e na vida social;
• Repensar as relações entre a Administração, a Economia e a Democracia, como especial forma de resguardar os valores de liberdade e justiça no plano do desenvolvimento, em face, inclusive, ao processo de globalização;
• Desenvolver, no futuro bacharel, a consciência de que, além da defesa dos interesses que lhes são confiados, deve zelar pelo prestígio de sua categoria profissional e o seu aperfeiçoamento pessoal;
• Contribuir para a adaptação das suas decisões enquanto administrador às exigências de mudanças da sociedade brasileira;
• Reconhecer a especificidade do desenvolvimento regional e seus problemas peculiares, contribuindo para a redução das desigualdades sociais.
• Formar bacharéis em Administração – Habilitação em Marketing;
• Preparar recursos humanos qualificados;
• Realizar curso de aperfeiçoamento, extensão e especialização (onde se observa uma alta demanda);
• Proporcionar uma maior integração entre teoria e prática através da implementação da Empresa Júnior (FASETE Jr.);
• Adotar um currículo flexível, moderno e voltado para uma maior interdisciplinaridade.
Nessa perspectiva, o curso de Administração da FASETE, busca ser coerente com o entendimento de que a especificidade da formação do administrador não pode desprezar os fundamentos humanísticos do conhecimento, e, muito menos, os novos âmbitos do avanço científico e tecnológico, com a sua conseqüente influência sobre a organização do conhecimento gerencial e as dimensões regionalizadas dos problemas humanos.
O Curso de Administração da FASETE obedece assim, à especialíssima estratégia que, gradualmente, procura integrar-se, a partir da experiência acumulada de outros cursos, às expectativas brasileiras de uma sociedade moderna, que irá refletir, de um lado, as demandas emergentes de integração do Brasil no conjunto dos países avançados e, por outro lado, permitir que os estudos das organizações se adaptem e contribuam para as novas conquistas científicas e tecnológicas, atentando sempre para a defesa da soberania, diante do latente e, ao que parece, irreversível processo de globalização.
Perfil Profissional
O perfil profissional pretendido pela Faculdade Sete de Setembro – FASETE – para o Bacharel em Administração – Habilitação em Marketing é o de um novo administrador, com capacidade para realizar diagnósticos empresariais, propor soluções para problemas gerenciais, habilidades para intervir no processo laboral, individual e em equipe, no âmbito interno e externo das organizações, com preparação suficiente para atuar diante do dinâmico processo de mudanças globais e contínuas ocorridas na sociedade contemporânea.
Na formação do educando busca-se proporcionar a qualificação real do administrador, entendida como a somatória de competências e habilidades e diferentes tipos de conhecimento oriundos de várias fontes: a de formação geral – conhecimento científico; de formação profissional – conhecimento técnico e da experiência social e do trabalho – qualificações tácitas.
Esse perfil tem como lastro uma sólida formação geral e humanística, que assegura ao profissional a capacidade de análise e articulação de conceitos e argumentos, de interpretação e valoração dos fenômenos sociais e empresariais, aliada a uma postura reflexiva e visão crítica que fomente a capacidade de trabalho em equipe, favoreça a aptidão para a aprendizagem autônoma e dinâmica, além da qualificação para a vida, o trabalho e o desenvolvimento da cidadania, conforme os seguintes Pareceres CNE/CES nº 776/97 e 583/2001, CNE/CES nº 67/2003; 134/2003, 210/2004 e 23/2005 e Resolução nº 4, de 13 julho de 2005, que definiu as Diretrizes Curriculares do Curso de Administração.
Para que o profissional assuma tal perfil, são necessárias as seguintes COMPETÊNCIAS E HABILIDADES:
• Capacidade para reconhecer e definir problemas, equacionar soluções, pensar estrategicamente, introduzir modificações no processo produtivo, atuar preventivamente, transferir e generalizar conhecimentos e exercer, em diferentes graus de complexidade, o processo da tomada de decisão;
• Capacidade de desenvolver expressão e comunicação compatíveis com o exercício profissional, inclusive nos processos de negociação e nas comunicações interpessoais ou intergrupais;
• Capacidade para refletir e atuar, criticamente sobre a esfera da produção, compreendendo sua posição e função na estrutura produtiva sob seu controle e gerenciamento;
• Desenvolver capacidade de transferir conhecimentos da vida e da experiência cotidianas para o ambiente de trabalho e do seu campo de atuação profissional, em diferentes modelos organizacionais, revelando-se profissional adaptável;
• Desenvolver capacidade de realizar consultoria em gestão e administração, pareceres e perícias administrativas, gerenciais, organizacionais, estratégicas e operacionais;
• Ter iniciativa, criatividade, determinação, vontade política e administrativa, desejo de aprender, abertura às mudanças e consciência da qualidade e das implicações éticas do seu exercício profissional;
• Desenvolver capacidade para elaborar, implementar e consolidar projetos em organizações;
• Habilidade para desenvolver o raciocínio lógico, crítico e analítico operando com valores e formulações matemáticas e estabelecendo relações formais e causais entre os fenômenos produtivos, administrativos e de controle, bem como expressando-se de modo crítico e criativo diante dos diferentes contextos organizacionais e sociais;
• Desenvolver uma postura empreendedora;
Para tanto, além de uma formação adequada, que envolve conhecimentos básicos em áreas como sociologia, psicologia, filosofia, matemática e específicas, que habilitarão o Bacharel em Administração – habilitação em Marketing ao exercício das suas atribuições, ressaltem-se os aspectos subjetivos e intrínsecos à natureza individual, que contribuem para o desempenho desta profissão.
Oportunidades no Mercado
De acordo com o site do Conselho Federal de Administração as oportunidades de trabalho do Administrador, apresentadas a seguir, foram extraídas da pesquisa coordenada pelo CFA, cuja concepção e execução, realizada em 2003, ficou a cargo da Fundação Instituto de Administração da Universidade de São Paulo (FIA/USP). Os conteúdos mais significativos estão reunidos no documento intitulado "Perfil, Formação, Atuação e Oportunidades de Trabalho do Administrador - 2003".
MAIORES PERSPECTIVAS ESTÃO NO SETOR DE SERVIÇOS
Em virtude do atual quadro que a economia nacional apresenta e diante das dificuldades que os brasileiros, de maneira geral, têm enfrentado na busca de postos de trabalho, a pesquisa indicou quais as maiores perspectivas profissionais para os Administradores nos próximos 5 (cinco) anos.
AMEAÇAS À PROFISSÃO DO ADMINISTRADOR NO MERCADO
Profissionais de outras áreas desempenhando
funções dos Administradores
Na pesquisa qualitativa foram observados vários aspectos que têm gerado dificuldades no entendimento dos limites de atuação do Administrador. O quadro é agravado por fatos que têm causado desinformação e atitudes isoladas por parte de Organizações públicas e privadas gerando prejuízo para a profissão, em função de outros profissionais estarem exercendo atividades privativas do Administrador, e ao mesmo tempo, impedindo a inserção de Administradores legalmente habilitados no mercado de trabalho.Um destes fatos é a criação do cargo de “Gestor Público” no serviço público federal, que permitiu que pessoas com qualquer graduação pudessem ser contratadas para exercer atividades que, em sua maioria, integram o conjunto das que são privativas do Administrador.
O papel do Gestor tem sido ocupado, nos diferentes tipos de Organização, por profissionais graduados em qualquer curso, não exclusivamente em Administração, e aí residem às dificuldades de caracterização do espaço próprio dos Administradores.
Outro fator é a atual existência, nos três níveis do serviço público (federal, estadual e municipal) de funcionários rotulados de “Administradores Públicos”, um desajuste cultural antigo que persiste até hoje. Além disso, a utilização, em algumas organizações privadas, de Tecnólogos em Gestão, formados em cursos superiores de curta duração (2 e 3 anos), em funções de Administrador.
Em decorrência destes e de outros fatos, percebe-se a existência de distorções no exercício profissional do Administrador na sociedade em geral, quanto ao questionamento de sua área de atuação e falta de reconhecimento de sua importância nas organizações.
DISCIPLINAS
Matemática Básica (Disciplina Complementar)
Matemática
Filosofia e Ética Profissional
Teorias da Administração I
Comunicação Empresarial
Metodologia do Trabalho Científico
Informática na Administração
Estatística Aplicada à Administração
Sociologia Aplicada à Administração
Teorias da Administração II
Psicologia Aplicada à Administração
Matemática Financeira
Administração de Marketing I
Instituições de Direito
Contabilidade Básica Gerencial
Administração de Marketing II
Economia
Estratégia Empresarial
Tópicos Especiais de Gestão de Marketing
Administração de Recursos Materiais
Administração de Recursos Humanos I
Contabilidade de Custos
Organização, Sistemas e Métodos
Pesquisa de Marketing
Trabalho de Avaliação Interdisciplinar
Administração Financeira e Orçamentária I
Administração da Produção I
Administração de Recursos Humanos II
Logística e Supply Chain
Marketing de Varejo
Sistemas de Informação Gerenciais
Trabalho de Avaliação Interdisciplinar II
Administração Financeira e Orçamentária II
Administração da Produção II
Formação de Empreendedores
Marketing de Serviços
Métodos e Técnicas de Pesquisa em Administração
Pesquisa Operacional
Gestão de Publicidade e Propaganda
Marketing de Relacionamento
Marketing de Terceiro Setor
Trabalho de Graduação I
Estágio Supervisionado I
Jogos de Empresa
Trabalho de Graduação II
Estágio Supervisionado II
Matemática Básica (Disciplina Complementar)
Matemática
Filosofia e Ética Profissional
Teorias da Administração I
Comunicação Empresarial
Metodologia do Trabalho Científico
Informática na Administração
Estatística Aplicada à Administração
Sociologia Aplicada à Administração
Teorias da Administração II
Psicologia Aplicada à Administração
Matemática Financeira
Administração de Marketing I
Instituições de Direito
Contabilidade Básica Gerencial
Administração de Marketing II
Economia
Estratégia Empresarial
Tópicos Especiais de Gestão de Marketing
Administração de Recursos Materiais
Administração de Recursos Humanos I
Contabilidade de Custos
Organização, Sistemas e Métodos
Pesquisa de Marketing
Trabalho de Avaliação Interdisciplinar
Administração Financeira e Orçamentária I
Administração da Produção I
Administração de Recursos Humanos II
Logística e Supply Chain
Marketing de Varejo
Sistemas de Informação Gerenciais
Trabalho de Avaliação Interdisciplinar II
Administração Financeira e Orçamentária II
Administração da Produção II
Formação de Empreendedores
Marketing de Serviços
Métodos e Técnicas de Pesquisa em Administração
Pesquisa Operacional
Gestão de Publicidade e Propaganda
Marketing de Relacionamento
Marketing de Terceiro Setor
Trabalho de Graduação I
Estágio Supervisionado I
Jogos de Empresa
Trabalho de Graduação II
Estágio Supervisionado II
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