Graduação em Administração (Bacharelado) (Campos do Jordão, São Paulo)

Universidade do Vale do Paraíba
Diploma oferecido:Bacharel em Administração
Localização:Campos do Jordão - São Paulo
Duração:3000 Horas
Tipo:Carreiras Universitárias
Modalidade:Presenciais
Características
Plano de estudos
Profissão
Profissional com perfil empreendedor, capaz de atuar como empresário ou como colaborador de qualquer organização nas áreas de Produção e Logística, Marketing, Recursos Humanos, Finanças e Melhoria Organizacional.
Curso
O curso utiliza metodologia de ensino baseada na elaboração de projetos, em que o aluno é agente ativo na construção do seu saber. Estimula o aluno no desenvolvimento de habilidades para liderança e trabalho em equipe, além de competências comunicativas necessárias para o exercício profissional.
Mercado de Trabalho
O mercado de trabalho para o Administrador no Vale do Paraíba está em plena expansão, tanto na área de serviço como na área industrial, visto que novas oportunidades de negócio surgem a cada dia.
O curso de Administração da UNIVAP têm como missão:
Enfatizar e valorizar a formação teórica e a formação técnica básica e de valor permanente, além de procurar desenvolver, no aluno, um espírito empreendedor e empresarial.
Assim, o formando no curso de Administração deve ter a capacidade para gerir pequenas empresas e unidades de negócios de grandes empresas ou atuar em qualquer área da Administração.
O formando em Administração na UNIVAP também deverá:
- Ter sólida formação básica: forte ênfase nos conhecimentos básicos, teóricos e práticos, visando fornecer fundamentos sólidos onde o profissional encontre sustentação para desenvolvimento de um processo de educação continuada.
- Ser empreendedor: seja na identificação e criação de novos negócios, seja dentro da organização em que trabalha como profissional crítico, inovador, participativo e construtivo.
- Ser capacitado para a gestão: tanto no planejamento como na organização e gestão de novos negócios, com ênfase na capacitação para identificação e exploração de oportunidades regionais de negócios, principalmente na área de serviços.
- Ser educado emocionalmente: para o bom aproveitamento da sua inteligência na gestão das relações intra e inter-pessoais.
Ser eterno aprendiz: conscientizado e convencido que dada a velocidade do avanço do conhecimento é necessário investir continuamente no auto desenvolvimento, isto é, o processo de aprendizagem é sem fim.
Organização do Curso
Para atender os quesitos acima, o Curso de Administração deve ser alicerçado nos quatro pilares da educação, a saber:
- Aprender a conhecer: o aluno é agente ativo na construção do seu saber. As potencialidades individuais são estimuladas pelo professor-orientador, inserindo-o gradativamente na sua área de atuação, através de atividades curriculares ou extracurriculares. Possibilitam-se assim a descoberta do aprendizado na sua diversidade, integrando-se o discente à pesquisa, extensão e ensino. Este conhecimento adquirido constitui-se em um passaporte para a educação permanente, na medida em que fornece as bases para continuar aprendendo ao longo da vida.
- Aprender a fazer: o desenvolvimento de novas habilidades e novas aptidões torna-se essencial na medida em que criam as condições necessárias para enfrentar as novas situações que se apresentam. Privilegiar a aplicação da teoria na prática e enriquecer a vivência da ciência na tecnologia e, destas no social, passa a ter uma significação especial no desenvolvimento da sociedade contemporânea.
- Aprender a conviver: aprender a viver juntos, desenvolvendo o conhecimento do semelhante e a percepção da interdependência, de modo a permitir a realização de projetos comuns, trabalhos em grupo ou a gestão inteligente dos conflitos inevitáveis.
- Aprender a ser: aprender a ser pressupõe a preparação do educando para elaborar pensamentos autônomos e críticos, e para formular os seus próprios juízos de valor, de modo a poder decidir por si mesmo, frente as diferentes circunstâncias da vida. Supõe, ainda, exercitar a liberdade de pensamento, discernimento, sentimento e imaginação, para desenvolver os seus talentos e permanecer, tanto quanto possível, dono de seu próprio destino.
Assim, adota-se a Metodologia de Ensino Baseada no Desenvolvimento de Projetos. O uso desta Metodologia tem como objetivos:
- Alterar a dinâmica da sala de aula, com o professor atuando como facilitador do processo de ensino-aprendizagem, podendo-se adotar ou adaptar a metodologia de ensino baseada em problemas, para instituir a pesquisa como instrumento de aprendizado (aprender a aprender) e a clara integração entre teoria-prática (aprender a fazer e aprender a aprender);
- Alterar a dinâmica da sala de aula, com o professor atuando como facilitador do processo de ensino-aprendizagem, adaptando a metodologia de ensino baseada em problemas, para instituir a pesquisa como instrumento de aprendizado (aprender a aprender) e a clara integração entre teoria-prática (aprender a fazer e aprender a aprender);
- Valorizar as interações sociais em sala de aula, tornando-a mais participativa e com maior comprometimento de alunos e professores no alcance dos resultados pretendidos;
- Privilegiar o trabalho em equipe para desenvolver o amadurecimento emocional, a capacidade de comunicação e negociação, a tolerância à diversidade e a própria competência para atuar em equipes, como hoje é exigido no mercado de trabalho (aprender a ser).
- Superar as restrições impostas pela formação básica deficiente dos alunos ingressantes no curso de Administração da FCSAC/ UNIVAP, permitindo que o egresso adquira as competências necessárias para o exercício da profissão, à educação continuada e autonomia de pensamento.
- Conduzir os alunos a utilizarem os conteúdos das diferentes disciplinas, de forma integrada, para a solução de problemas trabalhados nas aulas;
- Incentivar o aluno a aprender a aprender;
- Possibilitar ao aluno maior autonomia no processo de gerenciamento do seu aprendizado;
- Possibilitar que o aluno aprenda a executar os processos das diferentes áreas da administração, já que o corpo discente é historicamente formado por pessoas que alavancam suas carreiras profissionais a partir da capacidade de executar bem os processos de áreas de atuação nas empresas.
- Proporcionar ao aluno a apropriação da realidade através de situações desafiadoras, capazes de levá-lo a refletir e planejar ações de forma sistematizada;
- Possibilitar ao aluno construir seu conhecimento, integrando os conteúdos das diferentes disciplinas, em torno de situações problema, que tangenciam a sua futura prática profissional;
- Possibilitar ao aluno o desenvolvimento de habilidades para a liderança e trabalho em equipe;
- Privilegiar a formação de praticantes de administração e não cientistas de Administração, visto que se percebia intuitivamente ser este o futuro desejado pela grande maioria dos discentes, egressos e potenciais candidatos ao curso;
- Estimular nos alunos a construção e a utilização do pensamento divergente e criativo, na solução de problemas apresentados nas diferentes disciplinas;
- Reconfigurar às salas de aula para privilegiar o trabalho em equipe e o aprender pela prática.
- Não cair na tentação de simplesmente implementar o ensino baseado em problemas, em função das particularidades do curso, notadamente as restrições de tempo e a fraca formação básica dos egressos. Tampouco, simplesmente implantar o aprendizado por projetos, já que este não demanda o nível de pesquisa suficiente para capacitar o aluno a ter autonomia de aprendizado.
Para as disciplinas do 1º e 2º períodos, consideradas de conteúdos básicos, será adotado como procedimento metodológico, além das aulas expositivas, o estudo de casos ou solução de problemas, alicerçados na especificidade do conteúdo da disciplina e considerando a sua inter-relação com as demais disciplinas do período. As disciplinas do 3º ao 8º períodos serão ministradas através da elaboração de um projeto ao longo de cada período letivo, o qual poderá ser atualizado em cada ano letivo. Cada projeto, cujo tema será definido pela Coordenação de Curso, compreende uma disciplina veículo e um conjunto de disciplinas suporte (de duas a quatro), conforme definidos abaixo:
- A disciplina veículo é aquela reservada para a efetiva elaboração do trabalho de integração teoria-prática, realizada em grupo e em sala ambiente, sob orientação do Coordenador do Projeto, conforme a grade horária do curso;
- As disciplinas suporte, ministradas conforme a grade horária dos cursos são aquelas destinadas a fornecer aos alunos o embasamento teórico inicial e posterior acompanhamento técnico aos grupos na elaboração dos projetos.
Destaca-se que os Coordenadores de Projeto serão sempre professores da FCSAC e que as disciplinas suporte adotarão como procedimento metodológico, além das aulas expositivas, o estudo de casos ou solução de problemas, alicerçados na especificidade do conteúdo da disciplina, mas considerando a sua inter-relação com as outras disciplinas do projeto ao qual estão vinculadas.
Administração Ambiental
Administração Financeira e Orçamentária
Administração Mercadológica
Administração de Operações
Administração de Serviços
Administração de Vendas
Atividades Complementares
Avaliação do Desempenho Organizacional
Comunicação em Língua Portuguesa I
Contabilidade e Gestão de Custos
Estatística I
Estatística II
Estágio Supervisionado em Administração I
Estágio Supervisionado em Administração II
Evolução do Pensamento Administrativo
Fundamentos de Contabilidade
Fundamentos de Micro e Macroeconomia (EAD)
Gestão Estratégica
Gestão da Cadeia de Suprimentos
Gestão da Qualidade
Gestão de Inovações
Gestão de Pessoas
Gestão de Projetos
Informática Básica (EAD)
Instituições do Direito
Introdução à Administração
Matemática Financeira
Matemática I
Metodologia Científica
Organização e Métodos
Pesquisa Operacional
Plano de Negócios
Projeto em Administração I
Projeto em Administração II
Projeto em Administração III
Projeto em Administração IV
Projeto em Administração V
Projeto em Administração VI
Psicologia
Seminários em Administração
Sistemas de Informação
Sociologia e Cultura das Organizações I
Trabalho de Conclusão de Curso em Administração
Técnicas de Negociação