DFP_
Localização:Ribeirão Preto - São Paulo
Duração:4 Anos
Tipo:Carreiras Universitárias
Modalidade:Presenciais
DFP_
O que é Administração
Administração é a tomada de decisão sobre recursos disponíveis, trabalhando com e através de pessoas para atingir objetivos, é o gerenciamento de uma organização, levando em conta as informações fornecidas por outros profissionais e também pensando previamente as conseqüências de suas decisões. É também a ciência social que estuda e sistematiza as práticas usadas para administrar.
Os princípios para administrar algo são planejar, organizar, dirigir e controlar, sendo que as principais funções administrativas são:
- fixar objetivos;
- analisar, conhecer os problemas;
- solucionar os problemas;
- organizar e alocar os recursos, tanto financeiros, quanto tecnológicos e humanos;
- liderar, comunicando, dirigindo e motivando as pessoas;
- negociar;
- tomar decisões;
- controlar, mensurando e avaliando.
O bom desempenho da administração depende de que o profissional consiga ser um bom líder, capaz de lidar com pessoas, negociando e comunicando, e também apto a tomar decisões, tendo uma visão sistêmica e global da situação que administra.
Existem quatro áreas básicas de atuação do administrador: Finanças, Produção, Marketing e Recursos Humanos, porém o mercado abrange várias áreas do conhecimento. A administração é resultado de um processo de formação que passa pelas mais diversas áreas, desde as exatas, como matemática, até humanas como filosofia.
Cada vez mais esta ciência adquire importância na formação de profissionais para estruturar e impulsionar o funcionamento dos mais diversos setores das organizações. Como as empresas adquirem crescente complexidade e tamanho na economia de mercado, é essencial que haja profissionais com competência para administrar. Também ganha valor diante do mercado financeiro, pois busca entender e sistematizar a administração do capital, fator essencial na economia atual.
A Profissão Administrador
O administrador trabalha em diversas estruturas dentro de uma organização e é responsável pelo planejamento de estratégias, pelo gerenciamento do dia-a-dia da companhia e pela gestão de recursos financeiros, materiais e humanos.
O profissional de administração conduz as relações entre a empresa e os funcionários, cuida de processos de admissão, treinamento e demissão e organiza planos de carreira e programas de benefícios. Pode também atuar no controle dos estoques de matéria-prima e insumos, gerenciando os processos de compra; no setor financeiro, operando nas áreas de custos, orçamentos e fluxo de caixa; e com as áreas de publicidade e marketing.
Existem diversos setores da sociedade em que se requerem os serviços de um administrador. Podemos destacar atividades ligadas ao esporte, setor financeiro, hóteis, hospitais, setor público, recursos humanos, terceiro setor, agronegócio, comércio exterior, perícia, auditoria, empreendedorismo, meio ambiente, logística e sistemas de informação.
História
Os cursos de Administração no país têm uma história muito curta, principalmente em comparação com os Estados Unidos, onde os primeiros cursos na área se iniciaram no final do século XIX, com a criação da Wharton School, em 1881. Em 1952, ano em que se iniciou o ensino de Administração no Brasil, os EUA já formavam em torno de 50 mil bacharéis, 4 mil mestres e cem doutores por ano, em Administração.
O contexto para a formação do administrador no Brasil começou a ganhar contornos mais claros na década de 40. A partir desse período, acentua-se a necessidade de mão-de-obra qualificada e, conseqüentemente, da profissionalização do ensino de Administração.
O ensino de Administração está relacionado ao processo de desenvolvimento do país, marcado por dois momentos históricos distintos. O primeiro, pelos governos de Getúlio Vargas, representativos do projeto "autônomo", de caráter nacionalista. O segundo, pelo governo de Juscelino Kubitschek, evidenciado pelo projeto de desenvolvimento associado e caracterizado pelo tipo de abertura econômica de caráter internacionalista.
O surgimento da Fundação Getúlio Vargas (FGV) e a criação da FEA-USP marcaram o ensino e a pesquisa de temas econômicos e administrativos no Brasil, contribuindo para o processo de desenvolvimento econômico do país.
Administração é a tomada de decisão sobre recursos disponíveis, trabalhando com e através de pessoas para atingir objetivos, é o gerenciamento de uma organização, levando em conta as informações fornecidas por outros profissionais e também pensando previamente as conseqüências de suas decisões. É também a ciência social que estuda e sistematiza as práticas usadas para administrar.
Os princípios para administrar algo são planejar, organizar, dirigir e controlar, sendo que as principais funções administrativas são:
- fixar objetivos;
- analisar, conhecer os problemas;
- solucionar os problemas;
- organizar e alocar os recursos, tanto financeiros, quanto tecnológicos e humanos;
- liderar, comunicando, dirigindo e motivando as pessoas;
- negociar;
- tomar decisões;
- controlar, mensurando e avaliando.
O bom desempenho da administração depende de que o profissional consiga ser um bom líder, capaz de lidar com pessoas, negociando e comunicando, e também apto a tomar decisões, tendo uma visão sistêmica e global da situação que administra.
Existem quatro áreas básicas de atuação do administrador: Finanças, Produção, Marketing e Recursos Humanos, porém o mercado abrange várias áreas do conhecimento. A administração é resultado de um processo de formação que passa pelas mais diversas áreas, desde as exatas, como matemática, até humanas como filosofia.
Cada vez mais esta ciência adquire importância na formação de profissionais para estruturar e impulsionar o funcionamento dos mais diversos setores das organizações. Como as empresas adquirem crescente complexidade e tamanho na economia de mercado, é essencial que haja profissionais com competência para administrar. Também ganha valor diante do mercado financeiro, pois busca entender e sistematizar a administração do capital, fator essencial na economia atual.
A Profissão Administrador
O administrador trabalha em diversas estruturas dentro de uma organização e é responsável pelo planejamento de estratégias, pelo gerenciamento do dia-a-dia da companhia e pela gestão de recursos financeiros, materiais e humanos.
O profissional de administração conduz as relações entre a empresa e os funcionários, cuida de processos de admissão, treinamento e demissão e organiza planos de carreira e programas de benefícios. Pode também atuar no controle dos estoques de matéria-prima e insumos, gerenciando os processos de compra; no setor financeiro, operando nas áreas de custos, orçamentos e fluxo de caixa; e com as áreas de publicidade e marketing.
Existem diversos setores da sociedade em que se requerem os serviços de um administrador. Podemos destacar atividades ligadas ao esporte, setor financeiro, hóteis, hospitais, setor público, recursos humanos, terceiro setor, agronegócio, comércio exterior, perícia, auditoria, empreendedorismo, meio ambiente, logística e sistemas de informação.
História
Os cursos de Administração no país têm uma história muito curta, principalmente em comparação com os Estados Unidos, onde os primeiros cursos na área se iniciaram no final do século XIX, com a criação da Wharton School, em 1881. Em 1952, ano em que se iniciou o ensino de Administração no Brasil, os EUA já formavam em torno de 50 mil bacharéis, 4 mil mestres e cem doutores por ano, em Administração.
O contexto para a formação do administrador no Brasil começou a ganhar contornos mais claros na década de 40. A partir desse período, acentua-se a necessidade de mão-de-obra qualificada e, conseqüentemente, da profissionalização do ensino de Administração.
O ensino de Administração está relacionado ao processo de desenvolvimento do país, marcado por dois momentos históricos distintos. O primeiro, pelos governos de Getúlio Vargas, representativos do projeto "autônomo", de caráter nacionalista. O segundo, pelo governo de Juscelino Kubitschek, evidenciado pelo projeto de desenvolvimento associado e caracterizado pelo tipo de abertura econômica de caráter internacionalista.
O surgimento da Fundação Getúlio Vargas (FGV) e a criação da FEA-USP marcaram o ensino e a pesquisa de temas econômicos e administrativos no Brasil, contribuindo para o processo de desenvolvimento econômico do país.
DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS
Gestão Empresarial
Simulação Empresarial
Comunicação e Trabalho em Grupo
Matemática Aplicada à Administração
Filosofia
Introdução à Psicologia
Instituições de Direito
Contabilidade Empresarial
Teoria das Organizações
Introdução à Estatística para Administração
Ética e Política
Técnicas de Pesquisa I
Introdução à Sociologia
Direito do Trabalho
Meio Ambiente e Sustentabilidade
Contabilidade de Custos
Comportamento Organizacional
Matemática Financeira
Estatística Aplicada à Administração I
Desenvolvimento de Sistemas de Informação
Direito Tributário
Teoria Econômica
Planejamento, Competitividade e Controle
Análise Financeira
Marketing I
Administração de Operações I
Estatística Aplicada à Administração II
Direito Comercial
Introdução à Microeconomia
Estrutura Organizacional
Sociologia Aplicada à Administração
Administração Financeira I
Marketing II
Administração de Operações II
Pesquisa Operacional I
Administração de Recursos Humanos I
Administração Financeira II
Comportamento do Consumidor
Pesquisa Operacional II
Estatística Aplicada à Administração III
Sistemas Integrados de Informação
Orçamento Empresarial
Gestão da Inovação
Administração de Recursos Humanos II
Mercado de Capitais I
Pesquisa de Marketing
Administração de Logística e da Cadeia de Suprimentos
Economia de Empresas
Elaboração de Projetos
Política de Negócios I
Finanças Internacionais
Gestão da Qualidade I
Sistemas de Apoio à Tomada de Decisão
Administração Pública
Introdução à Economia Brasileira
Política de Negócios II
Modelos de Negociação
Planejamento e Gestão Estratégica de Marketing
Trabalho de Conclusão de Curso I
Responsabilidade Social nas Organizações
Trabalho de Conclusão de Curso II
Estágio Supervisionado
Gestão Empresarial
Simulação Empresarial
Comunicação e Trabalho em Grupo
Matemática Aplicada à Administração
Filosofia
Introdução à Psicologia
Instituições de Direito
Contabilidade Empresarial
Teoria das Organizações
Introdução à Estatística para Administração
Ética e Política
Técnicas de Pesquisa I
Introdução à Sociologia
Direito do Trabalho
Meio Ambiente e Sustentabilidade
Contabilidade de Custos
Comportamento Organizacional
Matemática Financeira
Estatística Aplicada à Administração I
Desenvolvimento de Sistemas de Informação
Direito Tributário
Teoria Econômica
Planejamento, Competitividade e Controle
Análise Financeira
Marketing I
Administração de Operações I
Estatística Aplicada à Administração II
Direito Comercial
Introdução à Microeconomia
Estrutura Organizacional
Sociologia Aplicada à Administração
Administração Financeira I
Marketing II
Administração de Operações II
Pesquisa Operacional I
Administração de Recursos Humanos I
Administração Financeira II
Comportamento do Consumidor
Pesquisa Operacional II
Estatística Aplicada à Administração III
Sistemas Integrados de Informação
Orçamento Empresarial
Gestão da Inovação
Administração de Recursos Humanos II
Mercado de Capitais I
Pesquisa de Marketing
Administração de Logística e da Cadeia de Suprimentos
Economia de Empresas
Elaboração de Projetos
Política de Negócios I
Finanças Internacionais
Gestão da Qualidade I
Sistemas de Apoio à Tomada de Decisão
Administração Pública
Introdução à Economia Brasileira
Política de Negócios II
Modelos de Negociação
Planejamento e Gestão Estratégica de Marketing
Trabalho de Conclusão de Curso I
Responsabilidade Social nas Organizações
Trabalho de Conclusão de Curso II
Estágio Supervisionado
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