Graduação em Agronomia (Bacharelado) (Várzea Grande, Mato Grosso)
Centro Universitário de Várzea Grande
DFP_
Localização:Várzea Grande - Mato Grosso
Duração:4 Anos
Tipo:Carreiras Universitárias
Modalidade:Presenciais
DFP_
Missão
Proporcionar, em parceria com a sociedade, um ensino inovador e de qualidade, articulado com a pesquisa, a extensão e a prestação de serviços, formando profissionais éticos, com cultura geral, competência técnica, flexibilidade intelectual e socialmente comprometidos, capazes de viabilizar soluções para o desenvolvimento sustentável do agronegócio brasileiro e, particularmente da região Centro-Oeste.
Visão
Ser uma das melhores instituições de ensino, pesquisa e tecnologia agrícola do país, competitiva, capitalizada, reconhecida como centro de referência na criação e desenvolvimento tecnológico para a agricultura.
Valores
Excelência da docência;
Ética profissional e cidadania nas ações;
Inovação constante;
Cooperação;
Atuação social pró-ativa, com preservação do meio ambiente;
Respeito;
Comprometimento.
Perfil do Formando
É um curso eclético, visando à formação de profissionais habilitados em todos os ramos das ciências agrárias, tanto de pesquisa quanto de ensino e extensão rural, em órgãos públicos ou empresas privadas. O engenheiro agrônomo é capacitado para atuar nas seguintes áreas:
1) Fitotecnia – desenvolvimento e aplicação de técnicas de manejo e produção de plantas frutíferas, ornamentais; produção de grãos, fibras, raízes, hortaliças, dentre outras.
2) Conservação e Manejo de Solos – sistemas de cultivo convencional e plantio direto, rotação de culturas, adubação verde, terraceamento e outras técnicas de conservação.,
3) Controle Fitossanitário – controle químico, biológico e integrado de pragas e doenças das diversas culturas.
4) Nutrição e Adubação – necessidades nutricionais das plantas, adubação química e orgânica.
5) Processamento e Armazenamento de Grãos e Sementes – instalações e equipamentos para beneficiamento e conservação de grãos e sementes.
6) Melhoramento – obtenção de novos cultivares de plantas através de melhoramento genético e seleção.
7) Paisagismo e Floricultura – cultivo de flores, construção de praças e jardins, arborização, gramados.
8) Topografia – medição de áreas, curvas de nível, planejamento físico.
9) Pecuária – manejo, reprodução e melhoramento animal, formação de pastagens, conservação de forragens, construção de currais, estábulos e silos.
O Curso objetiva formar um profissional capaz de organizar e dirigir um conjunto de atividades, incluindo: planejamento, análise, concepção, coordenação de processos e produtos; técnicas de produção; organização administrativa, avaliações e perícias, bem como capaz de desenvolver estudos, pesquisas, consultorias, pareceres, ensaios, divulgação técnica e controles de qualidade. Para tanto, o perfil profissional contempla conhecimentos multidisciplinares e vivências das rotinas agronômicas, em particular, no âmbito da interseção dos aspectos econômicos e administrativos, e de suas realidades em âmbitos locais e regionais.
O Projeto Político Pedagógico do Curso de Agronomia tem como objetivo formar um profissional com o seguinte perfil:
• Domínio dos métodos da ciência;
• Sólida formação técnico-científica;
• Atuação ética, espírito crítico e visão holística;
• Consciência ecológica e econômica;
• Compromisso com o desenvolvimento sustentável;
• Competência comunicativa, argumentativa e de trabalho em equipe;
• Capacidade de gerenciamento de recursos;
• Habilidade empreendedora e de liderança;
• Versatilidade para ir do geral ao particular e do particular ao geral.
Diferencial
Considerando a importância das disciplinas de vivência do agronegócio, o Curso de Agronomia tem em sua estrutura curricular o Estágio Residência Agronômica, obrigatório, com carga horária mínima de 600 horas, na fase de conclusão do curso, no oitavo e/ou nono semestre. É um conjunto de atividades para complementação curricular do aluno, desenvolvido em parceria com empresas, instituições de pesquisa e de desenvolvimento tecnológico, de caráter privado ou público e cooperativas, devendo ser o mais abrangente possível em cada área de conhecimento escolhida.
O Curso proporciona o desenvolvimento do saber através do ensino, pesquisa e extensão. Para tanto, foram firmadas parcerias com Instituições de pesquisa e de produção, privadas e governamentais, como: EMBRAPA, APROSOJA, EMPAER-MT, FEALQ/ESALQ/USP, FAPEMAT, UFMT, IAC, IAPAR, IEL, INDEA, FAMATO, FETAGRI e diversas empresas rurais.
Áreas Profissionais de atuação do Engenheiro Agrônomo
A área de formação e atuação do Engenheiro Agrônomo faz desta profissão uma das mais privilegiadas. O profissional pode exercê-la de múltiplas maneiras, como por exemplo, no campo, ao ar livre, quando trabalha com os cultivos; em ecossistemas naturais e na criação de animais; em ambientes protegidos como estufas, laboratórios, escritórios de planejamento e assessoria técnica e salas de aula.
O profissional da agronomia pode atuar como autônomo (liberal) ou manter vínculo empregatício.
As atribuições do Engenheiro Agrônomo, definidas pelo Conselho Regional de Engenharia Arquitetura e Agronomia (CREA), são em número de 43, entre elas: planejamento, elaboração de projetos, comercialização, orientação técnica, vistoria, perícia, parecer técnico, ensino, pesquisa, controle de qualidade da produção agrícola e animal, florestamento e reflorestamento, biotecnologia, conservação do meio-ambiente, engenharia agrícola, hidráulica e mecânica. Na formação necessária para a nova concepção do profissional de Agronomia foram identificados alguns dos diferentes espaços sociais de atuação profissional que se encontram consubstanciadas desde a Lei N° 5.194, de 24 de dezembro de 1966, regulando o exercício das profissões de Engenheiro, Arquiteto e Engenheiro Agrônomo; e da Resolução N° 218, de 29 de junho de 1973, do CONFEA. As áreas de atuação do Engenheiro Agrônomo são:
• Produção Vegetal
• Produção Animal
• Manejo Ambiental
• Economia e Administração Agroindustrial
• Engenharia Rural
• Tecnologia Agroindustrial
Corpo Docente - Descrição
Atualmente, o Curso conta com 7 doutores, 26 mestres e 4 especialistas, cuja produção científica se distribui nas seguintes áreas:
• agrometeorologia (previsão de doenças, modelagem do crescimento e desenvolvimento de plantas e demanda hídrica das culturas);
• fitossanidade (nematologia, fauna de solo em sistema de cultivo, plantas daninhas, tecnologia de aplicação, Entomologia agrícola);
• fitotecnia (manejo ecológico na agricultura familiar, produção e tecnologia de sementes, ensaios nacionais e regionais de mamona, arroz e girassol, nutrição do algodoeiro, horticultura orgânica, bananicultura, fertirrigação, diagnósticos das cadeias produtivas da madioca, algodão e cana-de-açúcar, avaliação de adubos verdes);
• micotoxinas e outros contaminantes de alimentos (fungos e micotoxinas associados à cultura do milho, ocorrência de fumonisinas no milho);
Estrutura Curricular
Atividades de Extensão, Iniciação Científica e Pesquisa
A pesquisa é investigação com método científico e de forma sistemática, sem, contudo, deixar de valorizar o conhecimento do cotidiano, de onde na maioria das vezes é o ponto de partida para a realização de pesquisas importantes para a sociedade, pois o saber é uma produção coletiva e que envolve normalmente diversas formas de expressão do conhecimento, surgindo da atuação dos homens na vida real através da inter-relação com a natureza. São objetivos da pesquisa no curso de Agronomia:
• Consolidar o potencial do Curso de Agronomia como referência nacional para geração de conhecimento na agricultura;
• Inserir o Curso de Agronomia no processo de nucleação de competências científicas no cenário nacional;
• Valorizar a participação do Curso de Agronomia nas políticas de pesquisa do Estado.
Parte-se do entendimento de que a pesquisa acadêmica compreende toda investigação que utiliza método científico com o instrumento de descoberta e diálogo com a realidade.
A atitude investigativa é fundamental para o processo ensino-aprendizagem, pois desenvolve novas formas de pensar, de observar, de refletir e fazer, tornando-se um importante caminho para se chegar ao desvelamento da realidade.
A Extensão é o canal de comunicação da academia com a comunidade, por meio da aplicação dos resultados do ensino e da pesquisa à realidade circundante, através de diferentes métodos e técnicas.
É, por conseguinte, o elo entre o Curso como meio de integração e como instrumento de troca recíproca. É a abertura da academia à comunidade, através de cursos, programações culturais, serviços e outras atividades. A Extensão constitui-se ainda, em tarefa essencial do Curso, além de ser o principal caminho de integração com a comunidade rural.
O Curso de Agronomia do UNIVAG, tendo como princípio a valorização da qualidade, presta serviços laboratoriais à comunidade nas áreas de Solos, Plantas, Fertilizantes e Corretivos (com Conceito “A” pelo controle de qualidade da EMBRAPA), de Sementes, Fitopatologia, Entomologia, Geoprocessamento, Microbiologia dos alimentos, Nutrição Animal, Tecnologia de Alimentos, Zoologia e Microbiologia.
Infra-Estrutura de Ensino
O Curso disponibiliza amplas salas de aula refrigeradas, 20 (vinte) laboratórios, assim relacionados:
Solos (física e química de solos, fertilizantes e corretivos - conceito A pelo controle de qualidade da EMBRAPA); Fitopatologia (doenças de plantas e sementes, faz parte do consórcio anti-ferrugem da Soja - EMBRAPA-SOJA); Entomologia (insetos pragas e inimigos naturais); Botânica; Zoologia; Geologia; Microbiologia; Microscopia; Genética; Cultura de Tecidos; Sementes e plantas daninhas; Mecânica, máquinas e implementos agrícolas; Hidráulica e Irrigação; Nutrição animal; Tecnologia de alimentos; Geoprocessamento; Química e Bioquímica; Anatomia e Fisiologia Animal; Desenho Técnico.
O Curso ainda utiliza uma área de 70.000 m2, com várias espécies frutíferas (citrus, manga, acerola, fruta do conde, figo, coco, banana, graviola e maracujá, entre outros), localizada no próprio Campus, denominada Campo Experimental, com áreas relacionadas a seguir.
• Estação Meteorológica Convencional e Automática.
• Campo Agrostológico.
• Setores de Meteorologia, de Horticultura, de Cultivo Protegido, de Forragicultura, de Fruticultura, de Máquinas e Implementos Agrícolas e de Irrigação e Drenagem. Este último conta com sistemas de irrigação por aspersão convencional, por gotejamento e microaspersão, Pivô central de 2 ha marca Valley, além de 03 Caixas d’água de 10.000 l, 01 motor eletrico com bomba centífuga Thebe R8, conjunto de anéis cilíndricos metálicos, com 30 cm de altura, e larguras de 26 cm e 50 cm para teste de VIB, banca de testes de bombas, lisímetro, tensiômetros, entre outros.
Proporcionar, em parceria com a sociedade, um ensino inovador e de qualidade, articulado com a pesquisa, a extensão e a prestação de serviços, formando profissionais éticos, com cultura geral, competência técnica, flexibilidade intelectual e socialmente comprometidos, capazes de viabilizar soluções para o desenvolvimento sustentável do agronegócio brasileiro e, particularmente da região Centro-Oeste.
Visão
Ser uma das melhores instituições de ensino, pesquisa e tecnologia agrícola do país, competitiva, capitalizada, reconhecida como centro de referência na criação e desenvolvimento tecnológico para a agricultura.
Valores
Excelência da docência;
Ética profissional e cidadania nas ações;
Inovação constante;
Cooperação;
Atuação social pró-ativa, com preservação do meio ambiente;
Respeito;
Comprometimento.
Perfil do Formando
É um curso eclético, visando à formação de profissionais habilitados em todos os ramos das ciências agrárias, tanto de pesquisa quanto de ensino e extensão rural, em órgãos públicos ou empresas privadas. O engenheiro agrônomo é capacitado para atuar nas seguintes áreas:
1) Fitotecnia – desenvolvimento e aplicação de técnicas de manejo e produção de plantas frutíferas, ornamentais; produção de grãos, fibras, raízes, hortaliças, dentre outras.
2) Conservação e Manejo de Solos – sistemas de cultivo convencional e plantio direto, rotação de culturas, adubação verde, terraceamento e outras técnicas de conservação.,
3) Controle Fitossanitário – controle químico, biológico e integrado de pragas e doenças das diversas culturas.
4) Nutrição e Adubação – necessidades nutricionais das plantas, adubação química e orgânica.
5) Processamento e Armazenamento de Grãos e Sementes – instalações e equipamentos para beneficiamento e conservação de grãos e sementes.
6) Melhoramento – obtenção de novos cultivares de plantas através de melhoramento genético e seleção.
7) Paisagismo e Floricultura – cultivo de flores, construção de praças e jardins, arborização, gramados.
8) Topografia – medição de áreas, curvas de nível, planejamento físico.
9) Pecuária – manejo, reprodução e melhoramento animal, formação de pastagens, conservação de forragens, construção de currais, estábulos e silos.
O Curso objetiva formar um profissional capaz de organizar e dirigir um conjunto de atividades, incluindo: planejamento, análise, concepção, coordenação de processos e produtos; técnicas de produção; organização administrativa, avaliações e perícias, bem como capaz de desenvolver estudos, pesquisas, consultorias, pareceres, ensaios, divulgação técnica e controles de qualidade. Para tanto, o perfil profissional contempla conhecimentos multidisciplinares e vivências das rotinas agronômicas, em particular, no âmbito da interseção dos aspectos econômicos e administrativos, e de suas realidades em âmbitos locais e regionais.
O Projeto Político Pedagógico do Curso de Agronomia tem como objetivo formar um profissional com o seguinte perfil:
• Domínio dos métodos da ciência;
• Sólida formação técnico-científica;
• Atuação ética, espírito crítico e visão holística;
• Consciência ecológica e econômica;
• Compromisso com o desenvolvimento sustentável;
• Competência comunicativa, argumentativa e de trabalho em equipe;
• Capacidade de gerenciamento de recursos;
• Habilidade empreendedora e de liderança;
• Versatilidade para ir do geral ao particular e do particular ao geral.
Diferencial
Considerando a importância das disciplinas de vivência do agronegócio, o Curso de Agronomia tem em sua estrutura curricular o Estágio Residência Agronômica, obrigatório, com carga horária mínima de 600 horas, na fase de conclusão do curso, no oitavo e/ou nono semestre. É um conjunto de atividades para complementação curricular do aluno, desenvolvido em parceria com empresas, instituições de pesquisa e de desenvolvimento tecnológico, de caráter privado ou público e cooperativas, devendo ser o mais abrangente possível em cada área de conhecimento escolhida.
O Curso proporciona o desenvolvimento do saber através do ensino, pesquisa e extensão. Para tanto, foram firmadas parcerias com Instituições de pesquisa e de produção, privadas e governamentais, como: EMBRAPA, APROSOJA, EMPAER-MT, FEALQ/ESALQ/USP, FAPEMAT, UFMT, IAC, IAPAR, IEL, INDEA, FAMATO, FETAGRI e diversas empresas rurais.
Áreas Profissionais de atuação do Engenheiro Agrônomo
A área de formação e atuação do Engenheiro Agrônomo faz desta profissão uma das mais privilegiadas. O profissional pode exercê-la de múltiplas maneiras, como por exemplo, no campo, ao ar livre, quando trabalha com os cultivos; em ecossistemas naturais e na criação de animais; em ambientes protegidos como estufas, laboratórios, escritórios de planejamento e assessoria técnica e salas de aula.
O profissional da agronomia pode atuar como autônomo (liberal) ou manter vínculo empregatício.
As atribuições do Engenheiro Agrônomo, definidas pelo Conselho Regional de Engenharia Arquitetura e Agronomia (CREA), são em número de 43, entre elas: planejamento, elaboração de projetos, comercialização, orientação técnica, vistoria, perícia, parecer técnico, ensino, pesquisa, controle de qualidade da produção agrícola e animal, florestamento e reflorestamento, biotecnologia, conservação do meio-ambiente, engenharia agrícola, hidráulica e mecânica. Na formação necessária para a nova concepção do profissional de Agronomia foram identificados alguns dos diferentes espaços sociais de atuação profissional que se encontram consubstanciadas desde a Lei N° 5.194, de 24 de dezembro de 1966, regulando o exercício das profissões de Engenheiro, Arquiteto e Engenheiro Agrônomo; e da Resolução N° 218, de 29 de junho de 1973, do CONFEA. As áreas de atuação do Engenheiro Agrônomo são:
• Produção Vegetal
• Produção Animal
• Manejo Ambiental
• Economia e Administração Agroindustrial
• Engenharia Rural
• Tecnologia Agroindustrial
Corpo Docente - Descrição
Atualmente, o Curso conta com 7 doutores, 26 mestres e 4 especialistas, cuja produção científica se distribui nas seguintes áreas:
• agrometeorologia (previsão de doenças, modelagem do crescimento e desenvolvimento de plantas e demanda hídrica das culturas);
• fitossanidade (nematologia, fauna de solo em sistema de cultivo, plantas daninhas, tecnologia de aplicação, Entomologia agrícola);
• fitotecnia (manejo ecológico na agricultura familiar, produção e tecnologia de sementes, ensaios nacionais e regionais de mamona, arroz e girassol, nutrição do algodoeiro, horticultura orgânica, bananicultura, fertirrigação, diagnósticos das cadeias produtivas da madioca, algodão e cana-de-açúcar, avaliação de adubos verdes);
• micotoxinas e outros contaminantes de alimentos (fungos e micotoxinas associados à cultura do milho, ocorrência de fumonisinas no milho);
Estrutura Curricular
Atividades de Extensão, Iniciação Científica e Pesquisa
A pesquisa é investigação com método científico e de forma sistemática, sem, contudo, deixar de valorizar o conhecimento do cotidiano, de onde na maioria das vezes é o ponto de partida para a realização de pesquisas importantes para a sociedade, pois o saber é uma produção coletiva e que envolve normalmente diversas formas de expressão do conhecimento, surgindo da atuação dos homens na vida real através da inter-relação com a natureza. São objetivos da pesquisa no curso de Agronomia:
• Consolidar o potencial do Curso de Agronomia como referência nacional para geração de conhecimento na agricultura;
• Inserir o Curso de Agronomia no processo de nucleação de competências científicas no cenário nacional;
• Valorizar a participação do Curso de Agronomia nas políticas de pesquisa do Estado.
Parte-se do entendimento de que a pesquisa acadêmica compreende toda investigação que utiliza método científico com o instrumento de descoberta e diálogo com a realidade.
A atitude investigativa é fundamental para o processo ensino-aprendizagem, pois desenvolve novas formas de pensar, de observar, de refletir e fazer, tornando-se um importante caminho para se chegar ao desvelamento da realidade.
A Extensão é o canal de comunicação da academia com a comunidade, por meio da aplicação dos resultados do ensino e da pesquisa à realidade circundante, através de diferentes métodos e técnicas.
É, por conseguinte, o elo entre o Curso como meio de integração e como instrumento de troca recíproca. É a abertura da academia à comunidade, através de cursos, programações culturais, serviços e outras atividades. A Extensão constitui-se ainda, em tarefa essencial do Curso, além de ser o principal caminho de integração com a comunidade rural.
O Curso de Agronomia do UNIVAG, tendo como princípio a valorização da qualidade, presta serviços laboratoriais à comunidade nas áreas de Solos, Plantas, Fertilizantes e Corretivos (com Conceito “A” pelo controle de qualidade da EMBRAPA), de Sementes, Fitopatologia, Entomologia, Geoprocessamento, Microbiologia dos alimentos, Nutrição Animal, Tecnologia de Alimentos, Zoologia e Microbiologia.
Infra-Estrutura de Ensino
O Curso disponibiliza amplas salas de aula refrigeradas, 20 (vinte) laboratórios, assim relacionados:
Solos (física e química de solos, fertilizantes e corretivos - conceito A pelo controle de qualidade da EMBRAPA); Fitopatologia (doenças de plantas e sementes, faz parte do consórcio anti-ferrugem da Soja - EMBRAPA-SOJA); Entomologia (insetos pragas e inimigos naturais); Botânica; Zoologia; Geologia; Microbiologia; Microscopia; Genética; Cultura de Tecidos; Sementes e plantas daninhas; Mecânica, máquinas e implementos agrícolas; Hidráulica e Irrigação; Nutrição animal; Tecnologia de alimentos; Geoprocessamento; Química e Bioquímica; Anatomia e Fisiologia Animal; Desenho Técnico.
O Curso ainda utiliza uma área de 70.000 m2, com várias espécies frutíferas (citrus, manga, acerola, fruta do conde, figo, coco, banana, graviola e maracujá, entre outros), localizada no próprio Campus, denominada Campo Experimental, com áreas relacionadas a seguir.
• Estação Meteorológica Convencional e Automática.
• Campo Agrostológico.
• Setores de Meteorologia, de Horticultura, de Cultivo Protegido, de Forragicultura, de Fruticultura, de Máquinas e Implementos Agrícolas e de Irrigação e Drenagem. Este último conta com sistemas de irrigação por aspersão convencional, por gotejamento e microaspersão, Pivô central de 2 ha marca Valley, além de 03 Caixas d’água de 10.000 l, 01 motor eletrico com bomba centífuga Thebe R8, conjunto de anéis cilíndricos metálicos, com 30 cm de altura, e larguras de 26 cm e 50 cm para teste de VIB, banca de testes de bombas, lisímetro, tensiômetros, entre outros.
1º Núcleo: Eixo temático - Estudos Básicos
1º Conjunto de Disciplinas
Investigação Científica
Produção de Leitura e de Texto
Química Geral e Analítica
Informática
Biologia Celular
Morfologia e Sistemática Vegetal
Zoologia
2º Conjunto de Disciplinas
Sociologia
Bioquímica
Cálculo
Desenho Técnico
Ecologia Geral e Aplicada
Anatomia e Fisiologia Animal
Ética e Exercício Profissional
3º Conjunto de Disciplinas
Filosofia
Estatística
Cartografia e Topografia
Geologia
Física
Fisiologia Vegetal
Microbiologia
2º Núcleo: Eixo Temático - Geociências Aplicadas, Engenharia Rural e Tecnologia Agropecuária
4º Conjunto de Disciplinas
Construções Rurais
Hidráulica e Irrigação
Meteorologia e Climatologia
Genética
Mecânica e Mecanização Agrícola
Gênese, Morfologia e Classificação de Solo
5º Conjunto de Disciplinas
Geoprocessamento e Georeferenciamento
Forragicultura e Pastagens
Nutrição Animal
Entomologia Geral
Experimentação Agrícola
Melhoramento de Plantas
Fitopatologia Geral
Fertilidade do Solo
3º Núcleo: Eixo Temático - Tecnologia Agropecuária, Administração e Economia Rural e Meio Ambiente
6º Conjunto de Disciplinas
Nutrição de Plantas
Manejo e Conservação do Solo e da Água
Zootecnia dos Ruminantes
Zootecnia dos Não Ruminantes
Entomologia Aplicada
Fitopatologia Aplicada
Plantas Daninhas e Seu Controle
Produção e Tecnologia de Sementes
7º Conjunto de Disciplinas
Olericultura
Agricultura I
Agricultura II
Fruticultura
Tecnologia de Aplicação de Defensivos
Economia e Administração Rural
Tecnologia de Pós-Colheita
Optativa
4º Núcleo: Eixo Temático - Administração e Economia, Tecnologia Agropecuária
8º Conjunto de Discipinas
Comercialização de Produtos Agrícolas
Agricultura III
Silvicultura
Tecnologia de Alimentos
Biotecnologia
Plantas Ornamentais e Paisagismo
Gestão de Empresas e Marketing
Optativa
9º Conjunto de Disciplinas
Estágio de Residência Agronômica
1º Conjunto de Disciplinas
Investigação Científica
Produção de Leitura e de Texto
Química Geral e Analítica
Informática
Biologia Celular
Morfologia e Sistemática Vegetal
Zoologia
2º Conjunto de Disciplinas
Sociologia
Bioquímica
Cálculo
Desenho Técnico
Ecologia Geral e Aplicada
Anatomia e Fisiologia Animal
Ética e Exercício Profissional
3º Conjunto de Disciplinas
Filosofia
Estatística
Cartografia e Topografia
Geologia
Física
Fisiologia Vegetal
Microbiologia
2º Núcleo: Eixo Temático - Geociências Aplicadas, Engenharia Rural e Tecnologia Agropecuária
4º Conjunto de Disciplinas
Construções Rurais
Hidráulica e Irrigação
Meteorologia e Climatologia
Genética
Mecânica e Mecanização Agrícola
Gênese, Morfologia e Classificação de Solo
5º Conjunto de Disciplinas
Geoprocessamento e Georeferenciamento
Forragicultura e Pastagens
Nutrição Animal
Entomologia Geral
Experimentação Agrícola
Melhoramento de Plantas
Fitopatologia Geral
Fertilidade do Solo
3º Núcleo: Eixo Temático - Tecnologia Agropecuária, Administração e Economia Rural e Meio Ambiente
6º Conjunto de Disciplinas
Nutrição de Plantas
Manejo e Conservação do Solo e da Água
Zootecnia dos Ruminantes
Zootecnia dos Não Ruminantes
Entomologia Aplicada
Fitopatologia Aplicada
Plantas Daninhas e Seu Controle
Produção e Tecnologia de Sementes
7º Conjunto de Disciplinas
Olericultura
Agricultura I
Agricultura II
Fruticultura
Tecnologia de Aplicação de Defensivos
Economia e Administração Rural
Tecnologia de Pós-Colheita
Optativa
4º Núcleo: Eixo Temático - Administração e Economia, Tecnologia Agropecuária
8º Conjunto de Discipinas
Comercialização de Produtos Agrícolas
Agricultura III
Silvicultura
Tecnologia de Alimentos
Biotecnologia
Plantas Ornamentais e Paisagismo
Gestão de Empresas e Marketing
Optativa
9º Conjunto de Disciplinas
Estágio de Residência Agronômica
DFP_