DFP_
Diploma oferecido:Engenheiro Agrônomo
Localização:Ji-Paraná - Rondonia
Duração:5 Anos
Tipo:Carreiras Universitárias
Modalidade:Presenciais
DFP_
O Curso
O curso visa à formação de profissionais generalistas, inovadores e voltados a desenvolver, implantar e administrar sistemas de produção vegetal e animal economicamente viáveis e que atendam às necessidades da sociedade. Este profissional será capaz de desenvolver o ensino, a pesquisa e a extensão em Agronomia.
São atribuições do engenheiro agrônomo: a administração de empresas agrícolas ou agroindustriais, administração de indústrias de processamento de produtos primários, pesquisa agropecuária, produção agrícola e pecuária, manejo de recursos naturais e áreas de preservação ambiental, consultorias agropecuárias e elaboração de projetos, vistorias, avaliações e comercialização de produtos e insumos agrícolas, engenharia e construções rurais, docência em escolas agrícolas e afins.
O currículo dará condições a seus egressos para adquirirem competências e habilidades a fim de:
• Projetar, coordenar, analisar, fiscalizar, assessorar, supervisionar e especificar técnica e economicamente projetos agroindustriais e do agronegócio, aplicando padrões, medidas e controle de qualidade;
• Realizar vistorias, perícias, avaliações, arbitramentos, laudos e pareceres técnicos, com condutas, atitudes e responsabilidade técnica e social, respeitando a fauna e a flora e promovendo a conservação e/ou recuperação da qualidade do solo, do ar e da água, com uso de tecnologias integradas e sustentáveis do ambiente;
• Atuar na organização e gerenciamento empresarial e comunitário interagindo e influenciando nos processos decisórios de agentes e instituições, na gestão de políticas setoriais;
• Produzir, conservar e comercializar alimentos, fibras e outros produtos agropecuários;
• Participar e atuar em todos os segmentos das cadeias produtivas do agronegócio;
• Exercer atividades de docência, pesquisa e extensão no ensino técnico profissional, ensino superior, pesquisa, análise, experimentação, ensaios e diulgação técnica e extensão;
• Enfrentar os desafios das rápidas transformações da sociedade e do mercado de trabalho, adaptando-se às situações novas e emergentes.
Projeto Pedagógico
Os conhecimentos que caracterizam as atribuições e responsabilidades profissionais do engenheiro agrônomo em solos, fitotecnia, defesa sanitária, silvicultura, zootecnia, engenharia, tecnologia de produtos agropecuários, desenvolvimento agrário e ecologia e manejo ambiental.
De forma detalhada, as áreas de profissionalização são assim definidas:
Solos
Compreende o estudo da geologia, mineralogia e pedologia, da física, química e biologia do solo, da fertilidade do solo, do uso e propriedades de fertilizantes e corretivos, da nutrição mineral das plantas e do manejo e conservação do solo.
Fitotecnia
Compreende o estudo, a implantação, a exploração e o manejo de culturas temporárias e permanentes, da produção de sementes e mudas e de parques e jardins; e o estudo de métodos de melhoramento e propagação de plantas.
Silvicultura
Compreende o estudo de viveiros, do manejo sustentado de áreas silvestres e de áreas de reflorestamento, e da exploração e industrialização de matas.
Defesa Sanitária
Compreende o estudo da fitopatologia, da entomologia e parasitologia agrícola, da defesa sanitária e do manejo de plantas concorrentes.
Zootecnia
Compreende o estudo da criação, manejo e melhoramento animal, das pastagens e forrageiras, dos alimentos e alimentação animal e das instalações e equipamentos zootécnicos.
Engenharia Rural
Compreende o estudo sobre construções para fins rurais, energia, hidrologia, topografia e geoprocessamento, máquinas e mecanização agrícola, meteorologia e climatologia agrícola.
Tecnologia de Produtos Agropecuários
Compreende o estudo sobre as tecnologias de processamento, padronização, classificação, conservação, armazenamento, higiene e controle de qualidade de produtos de origem animal e vegetal.
Ecologia e Manejo Ambiental
Compreende o estudo da dinâmica, impactos, manejo e recuperação de ecossistemas, agroecossistemas e de recursos naturais.
Desenvolvimento Agrícola
Compreende o estudo do espaço agrário, do desenvolvimento da agricultura e suas relações sociais, da dinâmica do agronegócio e do processo de geração, transferência e adoção de inovações tecnológicas.
Infraestrutura
O Curso de Agronomia da ULBRA de Canoas teve seu primeiro vestibular realizado em dezembro de 2005 e no ano seguinte iniciou-se a construção das estruturas físicas específicas para o curso. Os acadêmicos do Curso de Agronomia utilizam salas de aula amplas e modernas, laboratórios de informática, laboratórios específicos para as disciplinas de Anatomia e Fisiologia Animal, Botânica Vegetal, Genética Animal e Vegetal, Bioquímica, Microbiologia, Solos, Fitotecnia, Climatologia, instalações zootécnicas para as disciplinas envolvendo a prática com animais e ainda contam com áreas demonstrativas e de atividades acadêmicas para Fruticultura, Forrageiras e Plantas de Lavoura.
Atividades Acadêmicas
No intuito de ampliar a interdisciplinaridade e a flexibilização da formação do estudante, o currículo prevê a realização de atividades complementares, pelas quais o aluno poderá expandir os conhecimentos para além da proposta curricular, de acordo com questões e demandas específicas e individuais. A Universidade considera as atividades complementares como mecanismos de aproveitamento de conhecimentos adquiridos pelo estudante, através de estudos, troca de experiências e práticas independentes, com conteúdos extracurriculares, que lhe permitam enriquecer o conhecimento propiciado pelo curso escolhido.
Aspectos inovadores da integração entre ensino, pesquisa e extensão
A coordenação, junto com alunos voluntários e professores podem organizar cursos de extensão, seminários, palestras, visitas técnicas, entre outras atividades que visam complementar a formação do aluno. Os temas abordados são complementares aos desenvolvidos nas respectivas disciplinas que o currículo do curso oferece. Permite-se ao aluno que participe com sugestões de temas que possam ser objetivados vindos ao encontro do interesse do estudante.
Seminários são realizados como uma forma de construção da parte teórica relacionada à aplicação prática, revelando uma excelente oportunidade para uma atividade com momentos de discussão sobre temas, como também integração com o meio empresarial.
No sentido de organizar e orientar as atividades complementares desenvolvidas pelos estudantes será disponibilizado um documento específico que abrange as modalidades de atividades que podem ser abordadas. O curso oferece eventualmente a possibilidade de o aluno cursar disciplinas em modalidade de curso intensivo, durante as férias, adequando à política de tempo disponível e de interesse do acadêmico.
O curso visa à formação de profissionais generalistas, inovadores e voltados a desenvolver, implantar e administrar sistemas de produção vegetal e animal economicamente viáveis e que atendam às necessidades da sociedade. Este profissional será capaz de desenvolver o ensino, a pesquisa e a extensão em Agronomia.
São atribuições do engenheiro agrônomo: a administração de empresas agrícolas ou agroindustriais, administração de indústrias de processamento de produtos primários, pesquisa agropecuária, produção agrícola e pecuária, manejo de recursos naturais e áreas de preservação ambiental, consultorias agropecuárias e elaboração de projetos, vistorias, avaliações e comercialização de produtos e insumos agrícolas, engenharia e construções rurais, docência em escolas agrícolas e afins.
O currículo dará condições a seus egressos para adquirirem competências e habilidades a fim de:
• Projetar, coordenar, analisar, fiscalizar, assessorar, supervisionar e especificar técnica e economicamente projetos agroindustriais e do agronegócio, aplicando padrões, medidas e controle de qualidade;
• Realizar vistorias, perícias, avaliações, arbitramentos, laudos e pareceres técnicos, com condutas, atitudes e responsabilidade técnica e social, respeitando a fauna e a flora e promovendo a conservação e/ou recuperação da qualidade do solo, do ar e da água, com uso de tecnologias integradas e sustentáveis do ambiente;
• Atuar na organização e gerenciamento empresarial e comunitário interagindo e influenciando nos processos decisórios de agentes e instituições, na gestão de políticas setoriais;
• Produzir, conservar e comercializar alimentos, fibras e outros produtos agropecuários;
• Participar e atuar em todos os segmentos das cadeias produtivas do agronegócio;
• Exercer atividades de docência, pesquisa e extensão no ensino técnico profissional, ensino superior, pesquisa, análise, experimentação, ensaios e diulgação técnica e extensão;
• Enfrentar os desafios das rápidas transformações da sociedade e do mercado de trabalho, adaptando-se às situações novas e emergentes.
Projeto Pedagógico
Os conhecimentos que caracterizam as atribuições e responsabilidades profissionais do engenheiro agrônomo em solos, fitotecnia, defesa sanitária, silvicultura, zootecnia, engenharia, tecnologia de produtos agropecuários, desenvolvimento agrário e ecologia e manejo ambiental.
De forma detalhada, as áreas de profissionalização são assim definidas:
Solos
Compreende o estudo da geologia, mineralogia e pedologia, da física, química e biologia do solo, da fertilidade do solo, do uso e propriedades de fertilizantes e corretivos, da nutrição mineral das plantas e do manejo e conservação do solo.
Fitotecnia
Compreende o estudo, a implantação, a exploração e o manejo de culturas temporárias e permanentes, da produção de sementes e mudas e de parques e jardins; e o estudo de métodos de melhoramento e propagação de plantas.
Silvicultura
Compreende o estudo de viveiros, do manejo sustentado de áreas silvestres e de áreas de reflorestamento, e da exploração e industrialização de matas.
Defesa Sanitária
Compreende o estudo da fitopatologia, da entomologia e parasitologia agrícola, da defesa sanitária e do manejo de plantas concorrentes.
Zootecnia
Compreende o estudo da criação, manejo e melhoramento animal, das pastagens e forrageiras, dos alimentos e alimentação animal e das instalações e equipamentos zootécnicos.
Engenharia Rural
Compreende o estudo sobre construções para fins rurais, energia, hidrologia, topografia e geoprocessamento, máquinas e mecanização agrícola, meteorologia e climatologia agrícola.
Tecnologia de Produtos Agropecuários
Compreende o estudo sobre as tecnologias de processamento, padronização, classificação, conservação, armazenamento, higiene e controle de qualidade de produtos de origem animal e vegetal.
Ecologia e Manejo Ambiental
Compreende o estudo da dinâmica, impactos, manejo e recuperação de ecossistemas, agroecossistemas e de recursos naturais.
Desenvolvimento Agrícola
Compreende o estudo do espaço agrário, do desenvolvimento da agricultura e suas relações sociais, da dinâmica do agronegócio e do processo de geração, transferência e adoção de inovações tecnológicas.
Infraestrutura
O Curso de Agronomia da ULBRA de Canoas teve seu primeiro vestibular realizado em dezembro de 2005 e no ano seguinte iniciou-se a construção das estruturas físicas específicas para o curso. Os acadêmicos do Curso de Agronomia utilizam salas de aula amplas e modernas, laboratórios de informática, laboratórios específicos para as disciplinas de Anatomia e Fisiologia Animal, Botânica Vegetal, Genética Animal e Vegetal, Bioquímica, Microbiologia, Solos, Fitotecnia, Climatologia, instalações zootécnicas para as disciplinas envolvendo a prática com animais e ainda contam com áreas demonstrativas e de atividades acadêmicas para Fruticultura, Forrageiras e Plantas de Lavoura.
Atividades Acadêmicas
No intuito de ampliar a interdisciplinaridade e a flexibilização da formação do estudante, o currículo prevê a realização de atividades complementares, pelas quais o aluno poderá expandir os conhecimentos para além da proposta curricular, de acordo com questões e demandas específicas e individuais. A Universidade considera as atividades complementares como mecanismos de aproveitamento de conhecimentos adquiridos pelo estudante, através de estudos, troca de experiências e práticas independentes, com conteúdos extracurriculares, que lhe permitam enriquecer o conhecimento propiciado pelo curso escolhido.
Aspectos inovadores da integração entre ensino, pesquisa e extensão
A coordenação, junto com alunos voluntários e professores podem organizar cursos de extensão, seminários, palestras, visitas técnicas, entre outras atividades que visam complementar a formação do aluno. Os temas abordados são complementares aos desenvolvidos nas respectivas disciplinas que o currículo do curso oferece. Permite-se ao aluno que participe com sugestões de temas que possam ser objetivados vindos ao encontro do interesse do estudante.
Seminários são realizados como uma forma de construção da parte teórica relacionada à aplicação prática, revelando uma excelente oportunidade para uma atividade com momentos de discussão sobre temas, como também integração com o meio empresarial.
No sentido de organizar e orientar as atividades complementares desenvolvidas pelos estudantes será disponibilizado um documento específico que abrange as modalidades de atividades que podem ser abordadas. O curso oferece eventualmente a possibilidade de o aluno cursar disciplinas em modalidade de curso intensivo, durante as férias, adequando à política de tempo disponível e de interesse do acadêmico.
Disciplinas
Atividades complementares
Introdução a agronomia
Matemática
Fundamentos de citologia e química aplicada às ciências
Cultura religiosa
Anatomia dos animais de produção
Anatomia e botânica agrícola
Ecologia na agropecuária
Bioclimatologia e zootecnia
Genética aplicada às ciências agrárias
Química analítica e quantitativa
Comunicação e expressão
Zoologia e parasitologia
Fisiologia dos animais de produção
Desenho técnico e geometria descritiva
Introdução as ciências do solo
Topografia I
Fundamentos de física
Sociedade e contemporaneidade
Climatologia e meteorologia
Estatística e experimentação na agropecuária
Fisiologia vegetal na agronomia
Entomologia agrícola
Bioquímica aplicada às ciências agrárias
Instrumentalização cientifica
Melhoramento genético vegetal
Microbiologia aplicada às ciências agrárias
Construções rurais
Fertilidade e biologia do solo
Fitopatologia
Hidrologia e hidráulica
Forrageiras
Plantas daninhas
Mecanização agrícola
Nutrição animal
Manejo de sistemas pastoris
Fruticultura
Plantas de lavoura
Produção e manejo de ruminantes
Produção e manejo de não ruminantes
Manejo e conservação de solo e água
Olericultura
Irrigação e drenagem
Recursos florestais
Tecnologia de sementes
Geoprocessamento
Controle de pragas e moléstias
Aquacultura
Fisiologia e tecnologia pos colheita de produtos agrícolas
Paisagismo e meio ambiente
Novas tecnologias em agronomia
Gestão ambiental
Difusão de tecnologia agropecuária
Gestão e estratégia empresarial na agropecuária
Tecnologia de produtos agropecuários
Recuperação de áreas degradadas
Planejamento agronômico integrado
Optativa
Estagio supervisionado em agronomia
Trabalho de conclusão de curso em agronomia
Atividades complementares
Introdução a agronomia
Matemática
Fundamentos de citologia e química aplicada às ciências
Cultura religiosa
Anatomia dos animais de produção
Anatomia e botânica agrícola
Ecologia na agropecuária
Bioclimatologia e zootecnia
Genética aplicada às ciências agrárias
Química analítica e quantitativa
Comunicação e expressão
Zoologia e parasitologia
Fisiologia dos animais de produção
Desenho técnico e geometria descritiva
Introdução as ciências do solo
Topografia I
Fundamentos de física
Sociedade e contemporaneidade
Climatologia e meteorologia
Estatística e experimentação na agropecuária
Fisiologia vegetal na agronomia
Entomologia agrícola
Bioquímica aplicada às ciências agrárias
Instrumentalização cientifica
Melhoramento genético vegetal
Microbiologia aplicada às ciências agrárias
Construções rurais
Fertilidade e biologia do solo
Fitopatologia
Hidrologia e hidráulica
Forrageiras
Plantas daninhas
Mecanização agrícola
Nutrição animal
Manejo de sistemas pastoris
Fruticultura
Plantas de lavoura
Produção e manejo de ruminantes
Produção e manejo de não ruminantes
Manejo e conservação de solo e água
Olericultura
Irrigação e drenagem
Recursos florestais
Tecnologia de sementes
Geoprocessamento
Controle de pragas e moléstias
Aquacultura
Fisiologia e tecnologia pos colheita de produtos agrícolas
Paisagismo e meio ambiente
Novas tecnologias em agronomia
Gestão ambiental
Difusão de tecnologia agropecuária
Gestão e estratégia empresarial na agropecuária
Tecnologia de produtos agropecuários
Recuperação de áreas degradadas
Planejamento agronômico integrado
Optativa
Estagio supervisionado em agronomia
Trabalho de conclusão de curso em agronomia
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