Graduação em Arquitetura e Urbanismo (Bacharelado) (Rio de Janeiro, Rio de Janeiro)
Pontifícia Universidade Católica de Goiás
DFP_
Diploma oferecido:Arquiteto e Urbanismo
Localização:Rio de Janeiro - Rio de Janeiro
Duração:4320 Horas
Tipo:Carreiras Universitárias
Modalidade:Presenciais
DFP_
Perfil do Curso
São inúmeros os exemplos de transformações pelas quais passam o mundo e o Brasil, dentre elas, destacam-se: a globalização, a reestruturação produtiva, a relevância da informação e do conhecimento, as inovações tecnológicas, a desigualdade econômica e social entre países e regiões, o acirramento das questões ambientais, que alteram o sentido e a consciência da vida. Na Região Centro-Oeste e, especialmente, no Estado de Goiás, significativas mudanças se processam.
É este quadro de transformações que constitui-se o grande desafio para o profissional que tem por atribuição pensar, planejar, projetar e intervir no ambiente construído. Demandas novas e complexas impõem-se para o Curso de Arquitetura e Urbanismo da UCG.
Esse reconhecimento exige do Curso o delineamento de atitudes e compromissos que o viabilizem:
• o comprometimento com o conhecimento da realidade local e regional, todavia sem desvinculá-la de contextos maiores, em suas dimensões histórica, cultural, socioespacial etc. Esse é o caminho que pode proporcionar a formação de profissionais comprometidos com o seu tempo, com responsabilidade técnica e social na construção de um ambiente adequado, justo e sustentável. Acredita-se, por outro lado, que as atividades de pesquisa e extensão são aquelas capazes de alimentar esse conhecimento e qualificar o ensino;
• o ensino pautado pelo conhecimento teórico e prático, próprio do campo da arquitetura e do urbanismo. Assim, é necessário que ele esteja permanentemente aberto aos novos paradigmas, acompanhando as novas solicitações e aspirações relativas ao ambiente construído;
• a busca de novas práticas pedagógicas devem ser buscadas com o objetivo de assegurar um ensino adequado a um tempo em que demandas e expectativas modificam-se rapidamente;
• a implementação do debate acadêmico em âmbitos diversos. Questões profissionais atuais, discussões teóricas contemporâneas, metodologias de ensino etc são exemplos de temas que podem envolver toda comunidade envolvida com o curso.
A Arquitetura e Urbanismo conformam um campo profissional, um ofício e, ao mesmo tempo, uma atividade intelectual. Artes, ciências humanas e sociais, ciências exatas e tecnologia comparecem integradamente na formação e na atuação profissional. Daí o reconhecimento da sua amplitude e complexidade. Além disso, a observância da prática, da legislação profissional e das diretrizes curriculares nacionais para os cursos de arquitetura e urbanismo no Brasil permitem ampliar a compreensão do seu campo de atuação.
O Curso de Arquitetura e Urbanismo da UCG, ancorado nas orientações e regulamentações, estabelece como meta formar profissionais críticos assim como produzir e compartilhar conhecimentos que qualifiquem o ato de pensar, projetar, planejar, implementar, construir e avaliar nas diversas escalas de atuação, do edifício ao território urbano e regional.
Os objetivos do curso centram-se no âmbito da Arquitetura, contemplando os espaços edificados – sua arquitetura, seus espaços interiores e exteriores e seu paisagismo; e no âmbito do Urbanismo, tratando do espaço urbano e regional – abarcando o desenho urbano, o paisagismo e o planejamento urbano e regional. Nesses dois âmbitos, a Tecnologia comparece como aspecto imprescindível para a concepção e realização do ambiente construído e para assegurar a adequação ambiental dos espaços.
A proposta do currículo se organiza em três Ramos: de Projeto, de Tecnologia e de Teoria, História e Crítica da Arquitetura e do Urbanismo, que viabilizam um conjunto de conhecimentos e habilidades necessários para a formação profissional. A proposta do curso da UCG privilegia a interação dos dois âmbitos de conhecimento, arquitetura e urbanismo, no tripé dos ramos já mencionados. Além desses três Ramos, complementam a estrutura um Núcleo de Concentração com um conjunto de disciplinas e atividades e Núcleo de Formação Geral constituído por disciplinas de outros campos disciplinares.
No Ramo de Projeto de Arquitetura e Urbanismo, suas atividades estão voltadas à teoria e à prática da elaboração de projetos e planos, que são considerados os produtos mais típicos e específicos da formação e atuação do arquiteto e urbanista. O projeto e o plano são as atividades centrais de ensino/aprendizagem do curso, e como produtos sínteses exigem a contribuição da teoria, da crítica e da história da Arquitetura e Urbanismo e o conhecimento e domínio relativos ao processo de realização da obra. A qualidade do projeto realizado pelo estudante explicita a qualificação alcançada em cada estágio do curso.
O Ramo de Teoria, História e Crítica da Arquitetura e do Urbanismo compreende o estudo de matérias que conformam a base cultural e os conhecimentos necessários para o desenvolvimento do pensamento crítico, o hábito da reflexão teórica e da pesquisa, respaldando sua futura atuação e posicionamento político-profissional. Este Ramo se organiza na seqüência de estudos de teoria, história e crítica e agrega-se a ele um conjunto de disciplinas responsáveis pela ampliação do repertório intelectual do estudante.
O Ramo de Tecnologia da Arquitetura e Urbanismo trata das questões relativas aos meios de edificação e adequação ambiental dos espaços, habilitando o futuro profissional para atuação no canteiro de obra, além de melhor capacitá-lo na articulação entre arte e técnica quando da idealização dos espaços. Este ramo se estrutura mediante o desenvolvimento de estudos de conteúdos que compõem as seqüências: Construção, Conforto Ambiental e Estrutura.
Um Núcleo de Concentração de conhecimentos se agrega a essa estrutura, permitindo ao estudante uma flexibilidade na organização do seu currículo, viabilizando uma formação mais específica. Neste núcleo, disciplinas dos diversos campos se articulam na conformação de áreas de especialização e é complementado pelo Estágio Obrigatório.
Além disso, a almejada interação entre as diversas unidades acadêmicas da Universidade se realiza por maio de disciplinas por elas oferecidas, possibilitando que o curso se coloca em atitude de diálogo aberto e permanente com as demais unidades acadêmicas da UCG.
O curso estabelece diferentes relações numéricas entre os professores e estudantes, conferindo a cada área de conhecimento uma especificidade. Nas disciplinas teóricas e técnicas que compõem o Ramo de Teoria História e Crítica e Ramo de Tecnologia, onde a exposição e a discussão de conteúdos é a principal metodologia utilizada a relação é de um professor para 60 (sessenta) alunos. Nas disciplinas do Ramo de Tecnologia, que necessitam da utilização de uma metodologia de laboratório, essa relação é de um professor para 30 (trinta) alunos. Já nas disciplinas práticas de projeto, desenho projetivo, expressão gráfica e maquete a relação passa a ser de um professor para 15 (quinze) alunos. No Trabalho de Curso, no Ensaio Crítico e na Tecnologia da Arquitetura e Urbanismo a relação professor/aluno é de um professor para cada 6 alunos.
A pesquisa e a extensão comparecem na estruturação do curso como atividades ligadas a núcleos específicos – Núcleo de Pesquisa do Edifício, da Cidade e Oficina de Planejamento Urbano e Ambiental e o Centro de Geoprocessamento da UCG. É objetivo do Curso de Arquitetura e Urbanismo da UCG promover, permanentemente, práticas que sucitem uma maior articulação entre pesquisa, extensão e ensino, assim como o envolvimento de estudantes e professores nos seus diversos projetos.
DFP_