Graduação em Artes Visuais (Licenciatura) (Canoas, Rio Grande do Sul)
Universidade Luterana do Brasil
Diploma oferecido:Licenciado em Artes Visuais
Localização:Canoas - Rio Grande do Sul
Duração:3 Anos
Tipo:Carreiras Universitárias
Modalidade:Presenciais
O Curso
O curso enfatiza estudos em ensino da arte e da história da arte, além da prática em diferentes linguagens tais como: desenho, pintura, gravura, cerâmica, escultura, fotografia e sua aplicabilidade no ambiente escolar. Prepara o profissional para atuar no ensino fundamental e médio nas disciplinas que desenvolvam a percepção, criatividade e conhecimento artístico. Esse profissional também está preparado para ministrar oficinas e cursos em museus, centros de cultura, ateliês privados e em escolinhas de arte.
Também pode atuar como organizador cultural em órgãos públicos e particulares como museus, galerias, casas de cultura, secretarias municipais e estaduais, associações de classe, ONGs.
Tem como objetivo promover a formação de profissionais capacitados e habilitados na área de licenciatura em Artes Visuais, contemplando as orientações legais previstas na nova Lei de Diretrizes e Bases da Educação.
Objetivos Específicos
a) Formar profissional para exercer atividades integradas de ensino-pesquisa com vistas ao exercício da licenciatura e do processo de permanente construção de conhecimento no campo das artes visuais;
b) Capacitar o aluno objetivando o domínio teórico-prático da linguagem visual;
c) Desenvolver o conhecimento das técnicas e linguagens artísticas;
d) Aprofundar o conhecimento quanto ao ensino da arte através do estudo e uso de metodologias adequadas à prática de ensino;
e) Favorecer integração com outras áreas do conhecimento, através da interdisciplinaridade e da flexibilização curricular;
f) Mostrar possibilidades de construção de conceitos articulados com a realidade (representações) de seus alunos;
g) Fomentar o pensamento crítico, implicando no desenvolvimento de competências cognitivas do aprender a aprender, e instrumentos conceituais para interpretar a realidade e intervir nelas;
h) Valorizar o vínculo entre o conhecimento e sua funcionalidade prática;
i) Reconhecer a diferença e a diversidade cultural.
Mercado de trabalho
O profissional também está preparado para atuar no ensino fundamental e médio, ministrar oficinas e cursos em museus, centros de cultura, ateliês privados e em escolinhas de arte. Também pode atuar como organizador cultural em órgãos públicos e particulares como museus, galerias, casas de cultura, secretarias municipais e estaduais, associações de classe, ONGs.
Diferenciais
O curso tem professores e estudantes inseridos no mercado de trabalho. A sala de aula, além de ambiente de aprendizado formal, é lugar de intensa troca de experiências.
A graduação possui ampla infraestrutura física e um corpo docente que primam pela atualização e aprimoramento constante, estando sempre em sintonia com o mercado de trabalho.
Os profissionais formados pelo curso terão habilidades técnicas e pensamento crítico, que possibilitam seguir seus estudos em programas de pós-graduação ou atuar diretamente no mercado de trabalho.
O curso, através de seus programas de extensão, proporciona a inserção de seus alunos em atividades junto a diferentes públicos, instigando o interesse pela pesquisa.
As aulas ocorrem no turno da noite, sendo uma alternativa para os profissionais que já se encontram no mercado de trabalho.
Egresso
O egresso do curso deve estar basicamente habilitado para lecionar no ensino fundamental e médio, o que não descarta outras possibilidades de atuação profissional. Para tanto, o curso deve fomentar as relações entre arte e educação, alicerçando-se, sobretudo, na produção, pesquisa e crítica, levando-se em conta o desenvolvimento da percepção, da sensibilidade, do processo criativo pessoal e da capacidade reflexiva autônoma.
O professor de Artes Visuais deve explorar as metodologias de ensino - estudadas e praticadas no curso - de modo a acionar um processo educativo múltiplo.
A Lei de Diretrizes e Bases da Educação incrementa o mercado de trabalho para os profissionais de artes visuais. Conforme a LDB de 20/12/1996, nos níveis básico, fundamental e médio de ensino, as aulas de artes devem ser ministradas por educadores com formação específica, alcançada através da licenciatura plena. Deste modo, o principal campo de atuação é a rede de ensino formal. Considera-se como área de atuação diversas atividades tais como: gerenciamento cultural, atuação em eventos como exposições e bienais, prestação de serviços para museus, centros culturais e áreas afins, em que se requer potencial criativo, teórico e técnico específico.
O profissional egresso deste curso deve ser um educador arrojado, inovador, capaz de encontrar soluções originais e criativas, bem como trabalhar para o desenvolvimento da sociedade operando uma apropriação crítica à cultura visual que nos cerca. Contudo, vale lembrar que o educador também lida com a identidade, com a construção de cidadania. Para isso, o professor de artes dispõe de metodologias peculiares, que permitem trabalhar tais questões de forma integrada com outras matérias e temas transversais, numa perspectiva interdisciplinar. Nesse sentido, o profissional egresso é um sujeito de seu tempo, capaz de acionar um processo multiplicador ao exercício da sensibilidade artística aliado a um processo amplo de construção de conhecimento.
Competências e habilidades
Espera-se que o egresso do curso seja capaz de:
• Exprimir-se com clareza;
• Organizar suas idéias;
• Estabelecer relações;
• Compreender o contexto social onde estiver inserido;
• Possuir capacidade e flexibilidade para atuar em ambientes caracterizados pela mudança contínua e pela interdisciplinaridade;
• Auar ética, crítica, autônoma e criativamente;
• Ser responsável e empenhado com os valores humanísticos;
• Articular os conhecimentos teóricos e práticos;
• Interagir com outras áreas do conhecimento,
• Fomentar sua formação continuada através da prática profissional em cursos de atualização e pós-graduação;
• Compreender os elementos e processos concernentes às questões de ensino e pesquisa com base nos fundamentos filosóficos, teóricos e metodológicos da Arte;
• Reconhecer e aplicar as diferentes linguagens artísticas;
• Acionar o processo multiplicador de desenvolvimento da percepção, da reflexão, e da criatividade;
• Utilizar diferentes conceitos pertinentes à arte e ao ensino.
Projeto Pedagógico
O curso possui uma matriz curricular estruturada da seguinte forma: poéticas visuais, história, teoria e crítica, e ensino. Isto permite ao aluno ter contato com as diferentes linguagens da arte (desenho, pintura, gravura, escultura, cerâmica, fotografia), relacionadas com a história da arte e com ênfase na reflexão sobre a prática em ambientes de ensino. A formação dos alunos é alcançada na sala de aula e nos ateliês, podendo ser complementada através de projetos de extensão mantidos pelo curso.
O currículo é direcionado à formação de professores em arte, o que não exclui atuação em outras áreas, como artista, museus, e desenvolvimento de projetos independentes.
O curso foi reconhecido pelo MEC, em 2005/I obtendo os conceitos máximos (MB) para corpo de professores e projeto pedagógico.
Missão
A partir do conhecimento integrado da Arte e da Educação, o curso forma profissionais capacitados a atuarem na sociedade de forma criativa, estimulando a construção de valores e saberes baseados em princípios éticos e estéticos.
Visão
Ser um curso de excelência reconhecido pela formação de profissionais altamente capacitados e comprometidos com a Arte e seu ensino.
Infraestrutura
- Atelier de Pintura
- Atelier de Desenho
- Atelier de Gravura
- Atelier de Cerâmica e Escultura
- Laboratório de Fotografia
- Laboratório de Informática da ULBRA - (LABIN) - Prédio 14 - 3º e 4º andares
- Biblioteca Martinho Lutero
Atividades Acadêmicas
- PROJETOS DE EXTENSÃO COMUNITÁRIA
- Atividades Complementares
- Salão ArteULBRA e Exposições
- Fórum de Relatos de Experiências no Ensino da Arte
Projeto de Extensão Comunitária – Atelier Aberto
Espaço de articulação entre o curso de Artes Visuais e a comunidade, através de iniciativas em ensino, desenho, cerâmica, ação social, gravura. Visa promover a educação continuada e as trocas de conhecimento entre professores, acadêmicos e sociedade, e reforçar a presença da Universidade junto à comunidade. A participação é aberta tanto aos acadêmicos da ULBRA, quanto à comunidade externa.
Contato: dirartes@ulbra.br – fone: (051) 3477.4000 ramal 2261
Atelier Aberto em Cerâmica e Mosaico - Me José Antônio Schenini Giuliano
Pesquisar diferentes processos com o uso de mosaico e materiais cerâmicos, visando possibilidades de uso no design de superfície e no ensino da arte. O projeto é direcionado aos alunos da ULBRA e comunidade externa.
Arte e Interculturalidade: Um Fazer Especial – Me Jurema Roehrs Trindade
Ressaltar a importância do processo de criação em arte, envolvendo crianças, adolescentes e adultos das comunidades de Mathias Velho, em Canoas, e Esteio, com vistas à valorização e desenvolvimento intercultural.
Atelier Aberto em Gravura – Me Renato Garcia
Realizar ações com gravuras através do reaproveitamento de materiais, destacando tanto a preservação da linguagem quanto o cuidado com o meio ambiente. As oficinas são realizadas por alunos do curso e direcionadas a outros acadêmicos e comunidade externa. Além disto, ocorrerão exposições e aulas abertas. http://gravuraulbra.blogspot.com/
Salão ARTEULBRA e Exposições
No segundo semestre de cada ano, ocorre o Salão ARTEULBRA, no qual se apresenta a produção dos acadêmicos do curso de Artes Visuais. Além do Salão, os acadêmicos podem participar de exposições realizadas dentro da Universidade ou em outros espaços.
Fórum de Relatos de Experiências no Ensino da Arte
Ocorre no final de cada semestre letivo. Nele, os formandos apresentam um relato de suas práticas nos estágios supervisionados.
Atividades Complementares
As atividades complementares visam o aprofundamento do estudo da arte, a partir dos interesses do próprio aluno, que busca outras perspectivas e abordagens que não aquelas previstas na matriz curricular do curso ou nas suas disciplinas, mas as que se somem ou se complementem.
Definição das Atividades Complementares:
"São mecanismos de aproveitamento de conhecimentos adquiridos pelo estudante, através de estudos, troca de experiências e práticas independentes, com conteúdos extracurriculares que lhes permitam enriquecer o conhecimento propiciado pelo curso escolhido." (ULBRA, Resolução CONSUN nº0164, de 27 de novembro de 2002)
As atividades complementares visam proporcionar ao aluno a oportunidade de realizar uma trajetória autônoma e particular, dentro e fora da Universidade, com o objetivo de alcançar uma formação ampla e transdisciplinar, vinculada ao ensino, pesquisa e extensão na área de artes visuais e afins.
Os acadêmicos do curso de Artes Visuais deverão cumprir, obrigatoriamente, 200 horas de atividades complementares, sendo que o mínimo previsto em uma das modalidades previstas nos três grupos de atividades (Ensino, Pesquisa, Extensão) é de 20 horas.
As atividades complementares deverão ser comprovadas mediante documentação organizada de todo conjunto de atividades realizadas, a partir do seu ingresso no curso e apresentadas até o final do 6º semestre do curso (penúltimo semestre).
Na documentação comprobatória, expedida e assinada pela entidade promotora do evento, deve constar, quando for o caso, o número de horas, local, conteúdo, e identificação do participante.
Serão consideradas Atividades Complementares:
1. Seminários, extensões, simpósios, colóquios, cursos, oficinas, estágios, etc, que envolvam o exercício de práticas na área de artes visuais ou áreas afins.
2. Participação como expositor em salões, exposições individuais e coletivas. A pesquisa em artes é apresentada através de produções em diferentes linguagens plásticas (desenho, pintura, fotografia) as quais quando expostas em lugares públicos e reconhecidos, também se caracterizam como Extensão.
O aluno deve expor, por iniciativa própria ou por outros meios que ocorrerem, em exposições individuais e coletivas, encaminhando posteriormente uma comprovação através de convites das exposições, folders, recortes de jornal, certificados ou outros meios que comprovem sua participação nesses eventos.
3. Participação em organização de eventos - mostras, exposições e em áreas afins - na área de artes visuais.
4. Organização e execução de extensões (palestras, oficinas, mediações em exposições e outros eventos na área de artes visuais e áreas afins).
Disciplinas
Atividades complementares
Comunicação e expressão
Cultura religiosa
Introdução a arte
Fundamentos da percepção
Fundamentos do desenho
Tendências e perspectivas para o ensino da arte
Fundamentos da ação pedagógica I
Sociedade e contemporaneidade
Instrumentalização cientifica
Desenho de observação
Projetos de ensino em arte
Fundamentos da ação pedagógica II
Artes visuais até o século XV
Introdução ao tridimensional
Introdução a gravura
Ação em arte e ensino
Currículo e gestão em ambientes educativos
Estagio em artes visuais I
Artes visuais da renascença ao século XVIII
Desenho da figura humana
Organização do trabalho pedagógico
Estagio em artes visuais II
Cerâmica
Optativa I
Estagio em artes visuais III
Escultura
Artes visuais no século XIX
Introdução a fotografia
Estagio em artes visuais IV
Pintura
Artes visuais a partir de 1900
Etnoestetica: folclore
Libras