Graduação em Biologia (Bacharelado) (Barra Mansa, Rio de Janeiro)

Centro Universitário de Barra Mansa
DFP_
Localização:Barra Mansa - Rio de Janeiro
Duração:4 Anos
Tipo:Carreiras Universitárias
Modalidade:Presenciais
DFP_
Sobre o Curso
O curso visa promover a qualificação técnico-profissional dos bacharelandos, na busca do conhecimento necessário para atuarem no campo de pesquisa e prestação de serviços à comunidade.
Prioriza também promover a fusão entre os conhecimentos teóricos e práticos, possibilitando a contextualização dos conhecimentos científicos e capacitando os acadêmicos para atuarem nas várias vertentes da área da Biologia.
Estrutura do Curso
O curso conta com laboratórios e outras estruturas de apoio prontos para oferecer ao aluno todo o mix de informações e atividades práticas que ele necessitará para uma formação integral. Eis algumas dessas estruturas: Laboratórios Multidisciplinares, de Microscopia, Anatômico, Microbiologia, Química/Bioquímica, Física, Biotério, Horto Ecológico, etc.
Perfil do Estudante
O Biólogo deve ter o comprometimento com os resultados de sua atuação, direcionando a sua conduta profissional por critérios humanísticos e de rigor científico, bem como por diferenciais éticos e legais. Dessa forma, o estudante dessa área deve possuir perfil generalista, crítico e ético, sendo necessário também ser um cidadão com espírito de solidariedade.
Mercado de Trabalho
O Biólogo tem um extenso campo de atuação, podendo trabalhar em atividades de distindas áreas, como: Laboratórios de Análises Clínicas, Pesquisa e Desenvolvimento, Consultoria Ambiental, Auditoria e Perícia Ambiental, Departamento de Meio Ambiente em Empresas Públicas e Privadas, Centro de Triagem Animal, Horto Florestal, EIA (Estudo de Impacto Ambiental), RIMA (Relatório de Impacto Ambiental).
Dica do Profissional
É necessário que, além da Biologia, este profissional conheça a realidade sócio cultural do país e de sua região em particular, para que os resultados das pesquisas biológicas sejam aproveitados e aplicados em função dessa realidade.
Embora tanto o licenciado como o bacharel em Biologia sejam Biólogos, a formação do licenciado é mais adequada ao ensino, enquanto a do bacharel é mais apropriada à pesquisa e à prestação de serviços à comunidade.
O biólogo deve atuar em pesquisa básica e aplicada nas diferentes áreas da Biologia, comprometendo-se com a divulgação dos resultados das pesquisas em veículos adequados para ampliar a difusão e ampliação do conhecimento.
Conhecer a legislação pertinente à sua atividade é imprescindível. Dessa forma, o biólogo utilizará os conhecimentos da Biologia para compreender e transformar o contexto sócio-político e as relações nas quais está inserida sua prática profissional.
1º Período
01 Anatomia
02 Biologia Celular, Molecular e Genética
03 Química
04 Biofísica e Fisiologia I
05 Leitura e Produção de Textos
06 Filosofia e Ética
Atividades Complementares
2º Período
01 Histologia e Embriologia
02 Biofísica e Fisiologia II
03 Bioquímica
04 Zoologia Geral e Protozoologia
05 Estudos Socioantropológicos
06 Metodologia Científica
Atividades Complementares
3º Período
Semipresencial
01 Bioestatística
02 Botânica Estrutural
03 Microbiologia, Imunologia e Parasitologia
04 Zoologia de Protostomatos I
05 Direito e Cidadania
06 Responsabilidade Socioambiental
Atividades Complementares
4º Período
N.º Disciplinas CH
01 Física
02 Ecologia Geral
03 Botânica: Organografia
04 Zoologia de Protostomatos II
05 Conjuntura Econômica
06 Tecnologia e Sociedade
Atividades Complementares
5º Período
01 Botânica: Taxonomia Vegetal
02 Ecologia Numérica e Pesquisa
03 Planejamento Ambiental: ( solos e ambiente)
04 Legislação Ambiental, Bioética e Cidadania
05 Empreendedorismo
06 Liderança e Tomada de Decisão
Atividades Complementares
Estágio Curricular Supervisionado I
6º Período
01 Zoologia de Deuterostomatos I
02 Fisiologia Vegetal
03 Genética das Populações e Evolução
04 MTTC: Coleções Didáticas
05 Anatomia e Embriologia Comparada
Atividades Complementares
Estágio Curricular Supervisionado II
7º Período
01 Geociências: Geoprocessamento, Sensoriamento Remoto e Cartografia
02 Conservação dos Recursos Naturais
03 Botânica Econômica
04 Geologia e Paleontologia
05 Zoologia de Deuterostomatos II
Atividades Complementares
Estágio Curricular Supervisionado III
TFC I - Iniciação Cientifica
8º Período
01 Auditoria e Perícia Ambiental
02 Optativa
03 Etologia
04 Ecoturismo
OPTATIVA – 8º Período
01 Libras
02 Microbiologia Ambiental
03 Gestão Ambiental
Documentos necessários à realização da matrícula:
* Certificado ou diploma de conclusão do Ensino Médio ou equivalente (original e duas cópias);
* Cópia da publicação do Diário Oficial do Estado, constando conclusão do Ensino Médio, para os alunos formados a partir de 1985, no Estado do Rio de Janeiro e São Paulo; Histórico Escolar do Ensino Médio ou equivalente (original e duas cópias);
* Para portadores de Curso Superior: Histórico Escolar e Diploma (original e duas cópias);
* Certificado de Quitação do Serviço Militar (original e duas cópias);
* Carteira de Identidade (original e duas cópias);
* Certidão de Nascimento ou Casamento (original e duas cópias);
* Duas fotos 3 x 4 recentes;
* CPF (original e duas cópias);
* Título de Eleitor (original e duas cópias);
* Comprovante de residência.
OBS: Os menores de 18 anos deverão trazer os pais ou responsáveis legais, munidos de documentação para assinatura do requerimento de matrícula.
* O candidato que não efetuar sua matrícula no prazo estipulado neste Edital perderá irrecorrivelmente o direito à mesma, sendo chamado, em substituição, o colocado na ordem imediata de classificação.
* O candidato que tenha realizado estudos equivalentes ao Ensino Médio, no todo ou em parte, no exterior, deverá apresentar Parecer de equivalência de estudos emitido pelo Conselho de Educação competente.
* O candidato que tiver acesso direto, mediante comprovação de conclusão de Curso Superior, poderá requerer dispensa de disciplina (s) anteriormente cursada (s) nesta ou em outra Instituição.
* Havendo interesse do candidato e disponibilidade de vaga será permitida a troca de turno e/ou a transferência do Campus Barra Mansa ou Campus Cicuta e vice-versa, respeitada a ordem de classificação.
DFP_