DFP_
Localização:São Paulo - São Paulo
Duração:4 Anos
Tipo:Carreiras Universitárias
Modalidade:Presenciais
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Nosso curso de Biomedicina possui grade curricular consistente e adota a metodologia de ensino PBL (Problem Based Learning), que fundamenta o aprendizado na solução de problemas, permitindo integrar e estudar os conteúdos estabelecidos segundo necessidades concretas.
Desta forma, os alunos têm acesso a uma formação completa, que lhes possibilitará trabalhar em parceria com institutos de pesquisa, indústrias de desenvolvimento tecnológico, laboratórios de diagnóstico complementar e preditivo das patologias humanas, bem como análises ambientais e de alimentos, estudos/análises em genética humana e biologia molecular.
Além disso, a realização do Programa Interdisciplinar de Saúde na Comunidade (PISCO), cujos campos de atuação são os ambientes comunitários, a Universidade, as equipes do Programa Saúde da Família e os serviços de saúde primários, possibilita aos estudantes o constate contato com a população e a prática da profissão. Preparando-os, assim, para atuar na comunidade, integrando equipes de saúde pública, realizando planejamento, supervisão e controle de programas de saúde relativos à prevenção de doenças.
A Universidade reúne infraestrutura da mais alta qualidade, com modernos laboratórios, como o mais novo Laboratório de Análises Clínicas, que contribui para o ensino, a pesquisa, a assistência à saúde e prestação de serviços à comunidade, com excelência técnica e qualidade.
Perfil e mercado de trabalho
Atuação em diversas áreas tais como pesquisa e docência. A Biomedicina é uma carreira ampla e promissora, com mercado de trabalho diversificado. Possui 33 áreas de atuação reconhecidas pelo Conselho Federal de Biomedicina. Destas áreas de atuação, destacam-se principalmente duas: docência/pesquisa e as Análises Clínicas.
Docência em cursos de pós-graduação, mestrado e doutorado. A pesquisa pode ser básica (como biologia molecular ou imunologia) ou em pesquisa aplicada à clínica (como reprodução humana). A maioria dos biomédicos que trabalham com docência e pesquisa após a graduação seguem a carreira acadêmica com cursos de pós-graduação, mestrado e doutorado.
Mercado de trabalho favorável ao profissional. Além das análises clínicas (diagnóstico laboratorial), as outras áreas de atuação do biomédico são: bancos de sangue, onde o profissional realiza todas as tarefas, com exceção da transfusão; análises ambientais, onde desenvolve as análises físico-químicas e microbiológicas para o saneamento do meio ambiente; análises de alimentos e toxicológicas; indústrias, podendo atuar no desenvolvimento e pesquisa de soros, vacinas e reagentes; imagenologia, no qual o biomédico atua na área de raios-X, ultra-sonografia, tomografia, ressonância magnética e medicina nuclear. Na área de biologia molecular, realiza exames laboratoriais envolvendo DNA, como testes de paternidade, avaliação do risco de doenças genéticas, entre outros.
Diferenciais
Um dos diferenciais do curso é a metodologia de ensino baseada na solução de problemas, denominada PBL (Problem Based Learning). Esta inovadora metodologia permite resolver problemas que permitam integrar e estudar os conteúdos estabelecidos na grade curricular segundo necessidades concretas. Entre as principais características do PBL estão:
• o aluno é responsável por seu aprendizado, incluindo a organização de seu tempo e a busca de oportunidades para aprender;
• o currículo é integrado e integrador e fornece uma linha condutora geral, facilitando e estimulando o aprendizado. Essa linha segue módulos temáticos do currículo e nos problemas, que deverão ser discutidos e resolvidos em grupos tutoriais;
• é oferecida uma vasta oportunidade de aprendizado por meio de laboratórios, estágios em centros de pesquisas, atuação com a comunidade, bibliotecas e acesso a meios eletrônicos;
• o aluno é inserido de imediato em atividades práticas relevantes para sua futura vida profissional;
• o currículo é dinâmico, isto é, pode ser modificado pela experiência;
• a assistência ao aluno é individualizada, possibilitando que ele discuta suas dificuldades com profissionais envolvidos com o gerenciamento do currículo, quando necessário.
Outro diferencial do curso é o PISCO (Programa Interdisciplinar de Saúde na Comunidade). São atividades desenvolvidas em um dos períodos da semana, a partir do 3º semestre letivo, priorizando o enfoque biológico-social-bioético. Realizadas por meio de grupos de estudo, de preferência multiprofissionais, o PISCO adota a metodologia problematizadora e de investigação científica. Os campos de atuação são os ambientes comunitários, a Universidade, as equipes do Programa Saúde da Família, serviços de saúde primários.
Desta forma, os alunos têm acesso a uma formação completa, que lhes possibilitará trabalhar em parceria com institutos de pesquisa, indústrias de desenvolvimento tecnológico, laboratórios de diagnóstico complementar e preditivo das patologias humanas, bem como análises ambientais e de alimentos, estudos/análises em genética humana e biologia molecular.
Além disso, a realização do Programa Interdisciplinar de Saúde na Comunidade (PISCO), cujos campos de atuação são os ambientes comunitários, a Universidade, as equipes do Programa Saúde da Família e os serviços de saúde primários, possibilita aos estudantes o constate contato com a população e a prática da profissão. Preparando-os, assim, para atuar na comunidade, integrando equipes de saúde pública, realizando planejamento, supervisão e controle de programas de saúde relativos à prevenção de doenças.
A Universidade reúne infraestrutura da mais alta qualidade, com modernos laboratórios, como o mais novo Laboratório de Análises Clínicas, que contribui para o ensino, a pesquisa, a assistência à saúde e prestação de serviços à comunidade, com excelência técnica e qualidade.
Perfil e mercado de trabalho
Atuação em diversas áreas tais como pesquisa e docência. A Biomedicina é uma carreira ampla e promissora, com mercado de trabalho diversificado. Possui 33 áreas de atuação reconhecidas pelo Conselho Federal de Biomedicina. Destas áreas de atuação, destacam-se principalmente duas: docência/pesquisa e as Análises Clínicas.
Docência em cursos de pós-graduação, mestrado e doutorado. A pesquisa pode ser básica (como biologia molecular ou imunologia) ou em pesquisa aplicada à clínica (como reprodução humana). A maioria dos biomédicos que trabalham com docência e pesquisa após a graduação seguem a carreira acadêmica com cursos de pós-graduação, mestrado e doutorado.
Mercado de trabalho favorável ao profissional. Além das análises clínicas (diagnóstico laboratorial), as outras áreas de atuação do biomédico são: bancos de sangue, onde o profissional realiza todas as tarefas, com exceção da transfusão; análises ambientais, onde desenvolve as análises físico-químicas e microbiológicas para o saneamento do meio ambiente; análises de alimentos e toxicológicas; indústrias, podendo atuar no desenvolvimento e pesquisa de soros, vacinas e reagentes; imagenologia, no qual o biomédico atua na área de raios-X, ultra-sonografia, tomografia, ressonância magnética e medicina nuclear. Na área de biologia molecular, realiza exames laboratoriais envolvendo DNA, como testes de paternidade, avaliação do risco de doenças genéticas, entre outros.
Diferenciais
Um dos diferenciais do curso é a metodologia de ensino baseada na solução de problemas, denominada PBL (Problem Based Learning). Esta inovadora metodologia permite resolver problemas que permitam integrar e estudar os conteúdos estabelecidos na grade curricular segundo necessidades concretas. Entre as principais características do PBL estão:
• o aluno é responsável por seu aprendizado, incluindo a organização de seu tempo e a busca de oportunidades para aprender;
• o currículo é integrado e integrador e fornece uma linha condutora geral, facilitando e estimulando o aprendizado. Essa linha segue módulos temáticos do currículo e nos problemas, que deverão ser discutidos e resolvidos em grupos tutoriais;
• é oferecida uma vasta oportunidade de aprendizado por meio de laboratórios, estágios em centros de pesquisas, atuação com a comunidade, bibliotecas e acesso a meios eletrônicos;
• o aluno é inserido de imediato em atividades práticas relevantes para sua futura vida profissional;
• o currículo é dinâmico, isto é, pode ser modificado pela experiência;
• a assistência ao aluno é individualizada, possibilitando que ele discuta suas dificuldades com profissionais envolvidos com o gerenciamento do currículo, quando necessário.
Outro diferencial do curso é o PISCO (Programa Interdisciplinar de Saúde na Comunidade). São atividades desenvolvidas em um dos períodos da semana, a partir do 3º semestre letivo, priorizando o enfoque biológico-social-bioético. Realizadas por meio de grupos de estudo, de preferência multiprofissionais, o PISCO adota a metodologia problematizadora e de investigação científica. Os campos de atuação são os ambientes comunitários, a Universidade, as equipes do Programa Saúde da Família, serviços de saúde primários.
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