Graduação em Ciência da Computação (Bacharelado) (Rio de Janeiro, Rio de Janeiro)
Universidade Veiga de Almeida
DFP_
Localização:Rio de Janeiro - Rio de Janeiro
Duração:4 Anos
Tipo:Carreiras Universitárias
Modalidade:Presenciais
DFP_
O Curso
O Bacharel em Ciência da Computação é um profissional capaz de trabalhar no desenvolvimento, na gerência e na avaliação de sistemas, quer seja na área comercial, ou na área científica. A inclusão de disciplinas como Administração, Economia e Organização e Métodos, aliadas às técnicas, proporcionam ao aluno o desenvolvimento de projetos de sistemas comerciais.
No que tange a área científica, disciplinas tais como Inteligência Computacional e as que abordam aplicações envolvendo pesquisa operacional, sistemas de apoio à decisão, análise de envoltória de dados, algoritmos genéticos, sistemas especialistas, lógica nebulosa, garantem ao egresso de nosso curso a sustentação científica, além de incentivar a pesquisa nessas áreas emergentes.
As disciplinas de banco de dados, aliadas às linguagens avançadas de programação, como o "JAVA", tornam os alunos capazes de desenvolverem aplicações na Internet. Outras, como Interfaces Homem-Máquina e Computação Gráfica, os capacitam a desenvolverem aplicações comerciais, educacionais e científicas em multimídia, cujo exemplo fica retratado na disciplina de projeto final.
Características do curso
O Bacharel em Ciência da Computação é um profissional capaz de trabalhar no desenvolvimento, na gerência e na avaliação de sistemas, quer seja na área comercial, ou na área científica. A inclusão de disciplinas como Administração, Economia e Organização e Métodos, aliadas às técnicas, proporcionam ao aluno o desenvolvimento de projetos de sistemas comerciais.
No que tange à área científica, disciplinas tais como Inteligência Computacional e as que abordam aplicações envolvendo pesquisa operacional, sistemas de apoio a decisão, análise de envoltória de dados, algoritmos genéticos, sistemas especialistas, lógica nebulosa, garantem ao egresso de nosso curso a sustentação científica, além de incentivar a pesquisa nessas áreas emergentes.
As disciplinas de banco de dados, aliadas às linguagens avançadas de programação, como "JAVA", tornam os alunos capazes de desenvolver aplicações na Internet. Outras, como Interfaces Homem-Máquina e Computação Gráfica, os capacitam a desenvolver aplicações comerciais, educacionais e científicas em multimídia, cujo exemplo fica retratado na disciplina de projeto final.
Mercado de Trabalho
Com a sociedade da informação e seu mundo virtual, pode-se aumentar a atividade econômica sem a necessidade de grande volume de capital. A economia virtual é abundante, portanto, é natural que “todos” os setores da economia procurem automatizar seus processos e torná-los mais baratos e eficientes, fornecendo ganhos maiores, como precisão, qualidade e lucro.
Assim, é natural que todos os setores da economia necessitem e demandem sistemas computacionais, seja um banco, comércio, hospitais, indústrias, empresas de telecomunicações entre outros. E essa demanda gera a forte procura por profissionais de computação em praticamente todos os segmentos de mercado.
Esses profissionais podem atuar em empresas públicas, privadas ou como autônomos, e em diferentes setores econômicos, incluindo os setores próprios da Ciência da Computação, como o de desenvolvimento de softwares, o mercado de games e o de publicadores de sites na Internet.
Além disso, surgem continuamente novas empresas e produtos associados à Informática. E, para cada novo dispositivo/software, surge uma nova demanda por profissionais qualificados.
As principais linhas de atuação dentro da área são:
• Projetista de grandes sistemas de Informação;
• Projetista de sistemas de apoio à decisão;
• Projetista de sistemas de multimídia;
• Consultor de empresas;
• Assessor privado e político de assuntos ligados à Informação.
As oportunidades profissionais na área de Ciência da Computação são vastas:
• Projetista de sistemas de aplicações comerciais;
• Projetista de sistemas de aplicações científicas;
• Projetista de sistemas inteligentes;
• Analista de sistemas em empresas públicas ou privadas, de telecomunicações, computação, controles e na indústria eletro-eletrônica;
• Gerente de grandes bancos de dados;
• Gestor de aplicações na Internet, com sistemas de vendas eletrônicas;
• Gestor de aplicações em computação gráfica e multimídia;
• Consultor de empresas públicas e privadas ou de consumidores, para temas ligados a sistemas de informação.
O Bacharel em Ciência da Computação é um profissional capaz de trabalhar no desenvolvimento, na gerência e na avaliação de sistemas, quer seja na área comercial, ou na área científica. A inclusão de disciplinas como Administração, Economia e Organização e Métodos, aliadas às técnicas, proporcionam ao aluno o desenvolvimento de projetos de sistemas comerciais.
No que tange a área científica, disciplinas tais como Inteligência Computacional e as que abordam aplicações envolvendo pesquisa operacional, sistemas de apoio à decisão, análise de envoltória de dados, algoritmos genéticos, sistemas especialistas, lógica nebulosa, garantem ao egresso de nosso curso a sustentação científica, além de incentivar a pesquisa nessas áreas emergentes.
As disciplinas de banco de dados, aliadas às linguagens avançadas de programação, como o "JAVA", tornam os alunos capazes de desenvolverem aplicações na Internet. Outras, como Interfaces Homem-Máquina e Computação Gráfica, os capacitam a desenvolverem aplicações comerciais, educacionais e científicas em multimídia, cujo exemplo fica retratado na disciplina de projeto final.
Características do curso
O Bacharel em Ciência da Computação é um profissional capaz de trabalhar no desenvolvimento, na gerência e na avaliação de sistemas, quer seja na área comercial, ou na área científica. A inclusão de disciplinas como Administração, Economia e Organização e Métodos, aliadas às técnicas, proporcionam ao aluno o desenvolvimento de projetos de sistemas comerciais.
No que tange à área científica, disciplinas tais como Inteligência Computacional e as que abordam aplicações envolvendo pesquisa operacional, sistemas de apoio a decisão, análise de envoltória de dados, algoritmos genéticos, sistemas especialistas, lógica nebulosa, garantem ao egresso de nosso curso a sustentação científica, além de incentivar a pesquisa nessas áreas emergentes.
As disciplinas de banco de dados, aliadas às linguagens avançadas de programação, como "JAVA", tornam os alunos capazes de desenvolver aplicações na Internet. Outras, como Interfaces Homem-Máquina e Computação Gráfica, os capacitam a desenvolver aplicações comerciais, educacionais e científicas em multimídia, cujo exemplo fica retratado na disciplina de projeto final.
Mercado de Trabalho
Com a sociedade da informação e seu mundo virtual, pode-se aumentar a atividade econômica sem a necessidade de grande volume de capital. A economia virtual é abundante, portanto, é natural que “todos” os setores da economia procurem automatizar seus processos e torná-los mais baratos e eficientes, fornecendo ganhos maiores, como precisão, qualidade e lucro.
Assim, é natural que todos os setores da economia necessitem e demandem sistemas computacionais, seja um banco, comércio, hospitais, indústrias, empresas de telecomunicações entre outros. E essa demanda gera a forte procura por profissionais de computação em praticamente todos os segmentos de mercado.
Esses profissionais podem atuar em empresas públicas, privadas ou como autônomos, e em diferentes setores econômicos, incluindo os setores próprios da Ciência da Computação, como o de desenvolvimento de softwares, o mercado de games e o de publicadores de sites na Internet.
Além disso, surgem continuamente novas empresas e produtos associados à Informática. E, para cada novo dispositivo/software, surge uma nova demanda por profissionais qualificados.
As principais linhas de atuação dentro da área são:
• Projetista de grandes sistemas de Informação;
• Projetista de sistemas de apoio à decisão;
• Projetista de sistemas de multimídia;
• Consultor de empresas;
• Assessor privado e político de assuntos ligados à Informação.
As oportunidades profissionais na área de Ciência da Computação são vastas:
• Projetista de sistemas de aplicações comerciais;
• Projetista de sistemas de aplicações científicas;
• Projetista de sistemas inteligentes;
• Analista de sistemas em empresas públicas ou privadas, de telecomunicações, computação, controles e na indústria eletro-eletrônica;
• Gerente de grandes bancos de dados;
• Gestor de aplicações na Internet, com sistemas de vendas eletrônicas;
• Gestor de aplicações em computação gráfica e multimídia;
• Consultor de empresas públicas e privadas ou de consumidores, para temas ligados a sistemas de informação.
DFP_