Graduação em Ciência da Computação (Bacharelado) (Passo Fundo, Rio Grande do Sul)
Universidade de Passo Fundo
DFP_
Diploma oferecido:Bacharel em Ciência da Computação
Localização:Passo Fundo - Rio Grande do Sul
Duração:4 Anos
Tipo:Carreiras Universitárias
Modalidade:Presenciais
DFP_
Perfil Profissional
O profissional formado neste curso está capacitado ao desenvolvimento de pesquisas científicas nas mais diversas áreas do conhecimento, que englobam investigação e desenvolvimento de conhecimento teórico na área de computação; análise e modelagem de problemas do ponto de vista computacional e projeto e implementação de sistemas de computação. Também está capacitado a dimensionar as necessidades de hardware e software para as mais diversas demandas, além de estar apto a analisar, projetar e desenvolver softwares e sistemas computacionais complexos para ambientes comerciais, industriais e científicos.
Mercado de Trabalho
O setor de informática apresenta crescimento significativo em todo o mundo. A consolidação do Polo Sul de Desenvolvimento de Software na cidade de Passo Fundo, a instalação de empresas de desenvolvimento de sistemas, a geração de novos postos de trabalho e o aumento da média salarial são aspectos positivos do setor no norte gaúcho. As taxas de empregabilidade dos egressos dos cursos de Ciência da Computação estão próximas a 100%, sendo comum a conquista de espaço no mercado de trabalho antes mesmo da conclusão do curso. Dados do Ministério da Ciência e Tecnologia demonstram que atualmente há cerca de 100 mil vagas em aberto em todo o Brasil, sendo cinco mil vagas no Rio Grande do Sul.
O curso na UPF
O curso forma profissionais qualificados há mais de 26 anos. Para isso, oferece currículo atualizado com as exigências do mercado de trabalho e do campo de pesquisa científica, estando em conformidade com as recomendações da Sociedade Brasileira de Computação (SBC); quadro de professores formado em 100% por mestres e doutores; acervo bibliográfico atualizado; prédio próprio e 18 laboratórios de informática com tecnologia de ponta; seis laboratórios de pesquisa avançada; oportunidades de se integrar a grupos de pesquisa e extensão; permanente oferta de estágios e empregos remunerados e facilidade de ingresso no mercado de trabalho. Esses são alguns dos motivos para escolher a Ciência da Computação da UPF.
O profissional formado neste curso está capacitado ao desenvolvimento de pesquisas científicas nas mais diversas áreas do conhecimento, que englobam investigação e desenvolvimento de conhecimento teórico na área de computação; análise e modelagem de problemas do ponto de vista computacional e projeto e implementação de sistemas de computação. Também está capacitado a dimensionar as necessidades de hardware e software para as mais diversas demandas, além de estar apto a analisar, projetar e desenvolver softwares e sistemas computacionais complexos para ambientes comerciais, industriais e científicos.
Mercado de Trabalho
O setor de informática apresenta crescimento significativo em todo o mundo. A consolidação do Polo Sul de Desenvolvimento de Software na cidade de Passo Fundo, a instalação de empresas de desenvolvimento de sistemas, a geração de novos postos de trabalho e o aumento da média salarial são aspectos positivos do setor no norte gaúcho. As taxas de empregabilidade dos egressos dos cursos de Ciência da Computação estão próximas a 100%, sendo comum a conquista de espaço no mercado de trabalho antes mesmo da conclusão do curso. Dados do Ministério da Ciência e Tecnologia demonstram que atualmente há cerca de 100 mil vagas em aberto em todo o Brasil, sendo cinco mil vagas no Rio Grande do Sul.
O curso na UPF
O curso forma profissionais qualificados há mais de 26 anos. Para isso, oferece currículo atualizado com as exigências do mercado de trabalho e do campo de pesquisa científica, estando em conformidade com as recomendações da Sociedade Brasileira de Computação (SBC); quadro de professores formado em 100% por mestres e doutores; acervo bibliográfico atualizado; prédio próprio e 18 laboratórios de informática com tecnologia de ponta; seis laboratórios de pesquisa avançada; oportunidades de se integrar a grupos de pesquisa e extensão; permanente oferta de estágios e empregos remunerados e facilidade de ingresso no mercado de trabalho. Esses são alguns dos motivos para escolher a Ciência da Computação da UPF.
DISCIPLINAS
Iniciação ao conhecimento acadêmico
Álgebra booleana e lógica
Álgebra linear
Algoritmos e programação
Introdução à ciência da computação
Laboratório de informática
Comprovação de competência na leitura de textos em língua estrangeira
Leitura e produção de textos
Matemática discreta
Circuitos digitais
Estrutura de dados I
Informática educativa
Teoria dos grafos
Inglês para leitura acadêmica
Tópicos de cálculo diferencial e integral
Arquitetura e organização de computadores I
Computação simbólica e numérica
Estrutura de dados II
Linguagens formais e autômatos
Organização de arquivos e dados
Tópicos de geometria
Análise e projeto de algoritmos
Arquitetura e organização de computadores II
Banco de dados I
Programação orientada a objetos
Redes de computadores I
Sistemas operacionais
Estatística computacional
Banco de dados II
Compiladores
Computação científica
Engenharia de software
Linguagens de programação
Redes de computadores II
Análise e projeto de software
Computabilidade e funções recursivas
Computação gráfica
Fundamentos de sistemas de informação
Inteligência artificial
Sistemas distribuídos
Eletiva I
Empreendedorismo e gestão em TI
Modelagem e simulação de sistemas
Programação paralela e distribuída
Qualidade e teste de software
Segurança e auditoria de sistemas
Trabalho de conclusão I
Sociologia da ciência e da tecnologia
Ética geral
Língua brasileira de sinais (Libras)
Computação científica paralela
Desenvolvimento de aplicações móveis
Desenvolvimento de aplicações para a Web
Desenvolvimento de objetos digitais de aprendizagem
Eletiva II
Engenharia de software avançada
Inclusão digital e software livre na educação
Inteligência artificial aplicada à educação
Interface humano-computador
Introdução a computação embarcada: automação e controle
Metodologias e técnicas para gestão da informação
Modelagem de software orientada a objetos com UML
Processamento digital de imagens
Serviços de rede
Sistemas distribuídos avançados
Sistemas inteligentes avançados
Tecnologias contemporâneas e sociedade
Tecnologias e metodologias para educação a distância
Tolerância a falhas
Trabalho de conclusão II
XML: teoria e aplicações
Iniciação ao conhecimento acadêmico
Álgebra booleana e lógica
Álgebra linear
Algoritmos e programação
Introdução à ciência da computação
Laboratório de informática
Comprovação de competência na leitura de textos em língua estrangeira
Leitura e produção de textos
Matemática discreta
Circuitos digitais
Estrutura de dados I
Informática educativa
Teoria dos grafos
Inglês para leitura acadêmica
Tópicos de cálculo diferencial e integral
Arquitetura e organização de computadores I
Computação simbólica e numérica
Estrutura de dados II
Linguagens formais e autômatos
Organização de arquivos e dados
Tópicos de geometria
Análise e projeto de algoritmos
Arquitetura e organização de computadores II
Banco de dados I
Programação orientada a objetos
Redes de computadores I
Sistemas operacionais
Estatística computacional
Banco de dados II
Compiladores
Computação científica
Engenharia de software
Linguagens de programação
Redes de computadores II
Análise e projeto de software
Computabilidade e funções recursivas
Computação gráfica
Fundamentos de sistemas de informação
Inteligência artificial
Sistemas distribuídos
Eletiva I
Empreendedorismo e gestão em TI
Modelagem e simulação de sistemas
Programação paralela e distribuída
Qualidade e teste de software
Segurança e auditoria de sistemas
Trabalho de conclusão I
Sociologia da ciência e da tecnologia
Ética geral
Língua brasileira de sinais (Libras)
Computação científica paralela
Desenvolvimento de aplicações móveis
Desenvolvimento de aplicações para a Web
Desenvolvimento de objetos digitais de aprendizagem
Eletiva II
Engenharia de software avançada
Inclusão digital e software livre na educação
Inteligência artificial aplicada à educação
Interface humano-computador
Introdução a computação embarcada: automação e controle
Metodologias e técnicas para gestão da informação
Modelagem de software orientada a objetos com UML
Processamento digital de imagens
Serviços de rede
Sistemas distribuídos avançados
Sistemas inteligentes avançados
Tecnologias contemporâneas e sociedade
Tecnologias e metodologias para educação a distância
Tolerância a falhas
Trabalho de conclusão II
XML: teoria e aplicações
DFP_