DFP_
Localização:Vila Velha - Espírito Santo
Duração:4 Anos
Tipo:Carreiras Universitárias
Modalidade:Presenciais
DFP_
Missão
Formar profissionais inovadores, com sólida base científica e tecnológica na área de computação e informática, aptos a utilizar e evoluir as tecnologias, levando em conta aspectos humanos, técnicos e sociais, atendendo às demandas profissionais e sociais da região.
Mercado de trabalho
É fornecida ao aluno do curso uma formação sólida com variadas competências e habilidades que o possibilita a atuar em diversos cargos e ocupações que requerem o conhecimento da computação e informática. O egresso é um profissional apto a atuar em um contexto dinâmico, característico da computação, desenvolvendo sistemas de natureza complexa, criando novas técnicas e novos métodos, ou evoluindo os existentes. O egresso está apto a atuar em empresas desenvolvedoras de software e em departamentos de tecnologia da informação, em cargos como Desenvolvedor, Engenheiro de Software, Analista de Sistemas, Analista de Banco de Dados, Arquiteto de Software, Testador, e outras funções ligadas ao ciclo de desenvolvimento de software. O egresso está apto também a trabalhar em empresas cuja atividade fim não é necessariamente a computação, mas que tenha necessidade de sistemas computacionais para atender seus problemas específicos. São exemplos os sistemas para engenharia, para ciências naturais, para a área de petróleo, etc. O embasamento em hardware e redes de computadores habilita o egresso a atuar em empresas que possuem redes e servidores. Alguns cargos ligados à infra-estrutura de tecnologia da informação são: Analista de Suporte Técnico, Gerente de Suporte, Administrador de Redes, Administrador de Banco de Dados, Projetista de Redes, Analista de Segurança da Informação, etc. O embasamento em hardware e em circuitos lógicos e digitais possibilita ao egresso atuar em empresas que desenvolvem soluções integradas de hardware e software. A formação em empreendedorismo incentiva o egresso a empreender e transformar suas idéias e ferramentas em um negócio próprio, tornando-se um empresário com uma visão técnica, gerencial e social da sociedade conectada. Esta formação também favorece a atuação do egresso em cargos de mais alto nível como Gerente de Projeto, Gerente de Informática, Consultor e Auditor. O egresso do curso também é estimulado e preparado para atuar na pesquisa ou realizar pós-graduação na área para que possa aperfeiçoar e expandir seus conhecimentos. Nesta atuação profissional é possível trabalhar em universidades ou centros de pesquisa participando de projetos de pesquisa científica e tecnológica.
Objetivos
Tendo em vista a missão e visando atender às necessidades do ambiente externo, a formação do egresso do curso será multidisciplinar, humanista, crítica e reflexiva, para que tenha condições de assimilar, aplicar e desenvolver novas tecnologias e atuar criticamente e criativamente na identificação e resolução de problemas computacionais. Ao final do curso, o aluno deve apresentar sólida formação tecnológica, científica, humanística e ética; ter capacidade de se adaptar rapidamente a mudanças de tecnologia; ser empreendedor e inovador; atuar no desenvolvimento de software; ser capaz de analisar problemas de maneira crítica e gerar soluções através de desenvolvimento e/ou integração de tecnologias para as mais diversas áreas.
Perfil profissional
O egresso do curso terá domínio sobre o estado da arte da ciência e da tecnologia da computação de tal forma que possa aplicar seus conhecimentos promovendo o desenvolvimento científico e tecnológico da área. Será um profissional apto a atuar em um contexto dinâmico, característico da computação, desenvolvendo sistemas de natureza complexa, criando novas técnicas e novos métodos, ou evoluindo os existentes, sempre usando os recursos adequados com eficácia e eficiência. Estará condicionado, pela própria dinâmica do curso, a manter-se constantemente atualizado e, além de conhecimento técnico na área da computação, suas habilidades englobarão o empreendedorismo e a capacidade de pesquisa científica, desenvolvidos ao longo do curso em atividades curriculares e extracurriculares. Sua visão humanística, também enfatizada durante o curso, lhe proporcionará a consciência de seu compromisso com a sociedade, o cultivo dos valores humanos e da ética, bem como uma visão estratégica que lhe permita se posicionar mais proativamente no desempenho de suas atividades.
Formar profissionais inovadores, com sólida base científica e tecnológica na área de computação e informática, aptos a utilizar e evoluir as tecnologias, levando em conta aspectos humanos, técnicos e sociais, atendendo às demandas profissionais e sociais da região.
Mercado de trabalho
É fornecida ao aluno do curso uma formação sólida com variadas competências e habilidades que o possibilita a atuar em diversos cargos e ocupações que requerem o conhecimento da computação e informática. O egresso é um profissional apto a atuar em um contexto dinâmico, característico da computação, desenvolvendo sistemas de natureza complexa, criando novas técnicas e novos métodos, ou evoluindo os existentes. O egresso está apto a atuar em empresas desenvolvedoras de software e em departamentos de tecnologia da informação, em cargos como Desenvolvedor, Engenheiro de Software, Analista de Sistemas, Analista de Banco de Dados, Arquiteto de Software, Testador, e outras funções ligadas ao ciclo de desenvolvimento de software. O egresso está apto também a trabalhar em empresas cuja atividade fim não é necessariamente a computação, mas que tenha necessidade de sistemas computacionais para atender seus problemas específicos. São exemplos os sistemas para engenharia, para ciências naturais, para a área de petróleo, etc. O embasamento em hardware e redes de computadores habilita o egresso a atuar em empresas que possuem redes e servidores. Alguns cargos ligados à infra-estrutura de tecnologia da informação são: Analista de Suporte Técnico, Gerente de Suporte, Administrador de Redes, Administrador de Banco de Dados, Projetista de Redes, Analista de Segurança da Informação, etc. O embasamento em hardware e em circuitos lógicos e digitais possibilita ao egresso atuar em empresas que desenvolvem soluções integradas de hardware e software. A formação em empreendedorismo incentiva o egresso a empreender e transformar suas idéias e ferramentas em um negócio próprio, tornando-se um empresário com uma visão técnica, gerencial e social da sociedade conectada. Esta formação também favorece a atuação do egresso em cargos de mais alto nível como Gerente de Projeto, Gerente de Informática, Consultor e Auditor. O egresso do curso também é estimulado e preparado para atuar na pesquisa ou realizar pós-graduação na área para que possa aperfeiçoar e expandir seus conhecimentos. Nesta atuação profissional é possível trabalhar em universidades ou centros de pesquisa participando de projetos de pesquisa científica e tecnológica.
Objetivos
Tendo em vista a missão e visando atender às necessidades do ambiente externo, a formação do egresso do curso será multidisciplinar, humanista, crítica e reflexiva, para que tenha condições de assimilar, aplicar e desenvolver novas tecnologias e atuar criticamente e criativamente na identificação e resolução de problemas computacionais. Ao final do curso, o aluno deve apresentar sólida formação tecnológica, científica, humanística e ética; ter capacidade de se adaptar rapidamente a mudanças de tecnologia; ser empreendedor e inovador; atuar no desenvolvimento de software; ser capaz de analisar problemas de maneira crítica e gerar soluções através de desenvolvimento e/ou integração de tecnologias para as mais diversas áreas.
Perfil profissional
O egresso do curso terá domínio sobre o estado da arte da ciência e da tecnologia da computação de tal forma que possa aplicar seus conhecimentos promovendo o desenvolvimento científico e tecnológico da área. Será um profissional apto a atuar em um contexto dinâmico, característico da computação, desenvolvendo sistemas de natureza complexa, criando novas técnicas e novos métodos, ou evoluindo os existentes, sempre usando os recursos adequados com eficácia e eficiência. Estará condicionado, pela própria dinâmica do curso, a manter-se constantemente atualizado e, além de conhecimento técnico na área da computação, suas habilidades englobarão o empreendedorismo e a capacidade de pesquisa científica, desenvolvidos ao longo do curso em atividades curriculares e extracurriculares. Sua visão humanística, também enfatizada durante o curso, lhe proporcionará a consciência de seu compromisso com a sociedade, o cultivo dos valores humanos e da ética, bem como uma visão estratégica que lhe permita se posicionar mais proativamente no desempenho de suas atividades.
Introdução ao Cálculo
Programação de Computadores I
Raciocínio Lógico
Introdução à Ciência da Computação
Introdução ao Hardware e Sistemas Operacionais
Introdução à Multimídia para Web
Técnicas de Relacionamento Interpessoal
Cálculo Diferencial e Integral
Lógica para Computação
Programação de Computadores II
Sistemas de Informação e Modelagem de Dados
Circuitos Lógicos e Digitais
Física para Computação
Álgebra para Computação
Geometria Analítica
Programação Orientada a Objetos
Estrutura de Dados I
Banco de Dados I
Interação homem-computador
Arquitetura e Organização de Computadores I
Álgebra Linear
Tópicos Avançados de Programação
Estrutura de Dados II
Banco de Dados II
Arquitetura e Organização de Computadores II
Engenharia de Software I
Computador, Sociedade e Ética Profissional
Teoria da Computação
Programação Linear
Qualidade de Software e Testes de Sistemas
Engenharia de Software II
Projeto e Análise de Algoritmos
Programação Avançada para Web
Sistemas Operacionais
Linguagens Formais e Autômatos
Programação Distribuída e Concorrente
Redes de Computadores I
Linguagens de Programação
Teoria dos Grafos
Optativa 1
Compiladores
Inteligência Artificial
Computação Gráfica e Multimídia
Gestão de Projetos de Software
Probabilidade e Estatística
Projeto de Graduação em Ciência da Computação I
Optativa 2
Atividades Complementares
Optativa 3
Laboratório de Redes e de Sistemas Operacionais
Cálculo Numérico Computacional
Empreendimentos na Área de Software
Aspectos Legais na Informática
Laboratório de Engenharia de Software
Projeto de Graduação em Ciência da Computação II
Programação de Computadores I
Raciocínio Lógico
Introdução à Ciência da Computação
Introdução ao Hardware e Sistemas Operacionais
Introdução à Multimídia para Web
Técnicas de Relacionamento Interpessoal
Cálculo Diferencial e Integral
Lógica para Computação
Programação de Computadores II
Sistemas de Informação e Modelagem de Dados
Circuitos Lógicos e Digitais
Física para Computação
Álgebra para Computação
Geometria Analítica
Programação Orientada a Objetos
Estrutura de Dados I
Banco de Dados I
Interação homem-computador
Arquitetura e Organização de Computadores I
Álgebra Linear
Tópicos Avançados de Programação
Estrutura de Dados II
Banco de Dados II
Arquitetura e Organização de Computadores II
Engenharia de Software I
Computador, Sociedade e Ética Profissional
Teoria da Computação
Programação Linear
Qualidade de Software e Testes de Sistemas
Engenharia de Software II
Projeto e Análise de Algoritmos
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Sistemas Operacionais
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Redes de Computadores I
Linguagens de Programação
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Compiladores
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Computação Gráfica e Multimídia
Gestão de Projetos de Software
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Projeto de Graduação em Ciência da Computação I
Optativa 2
Atividades Complementares
Optativa 3
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Empreendimentos na Área de Software
Aspectos Legais na Informática
Laboratório de Engenharia de Software
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