Graduação em Ciências Biológicas (Bacharelado) (Presidente Prudente, São Paulo)
Universidade do Oeste Paulista
DFP_
Localização:Presidente Prudente - São Paulo
Duração:4 Anos
Tipo:Carreiras Universitárias
Modalidade:Presenciais
DFP_
OBJETIVO
O principal objetivo do Curso de Ciências Biológicas é formar profissionais que possam:
a) Atuar com responsabilidade, nas propostas de solução dos problemas ambientais de forma integrada, visando a preservação, com monitoramento dos ecossistemas;
b) Conhecer as realidades sócio-cultural nacional e regional, para que os resultados de pesquisas cientificas biológicas possam ser aplicadas para a transformação dessa realidade, buscando melhoria da qualidade de vida;
c) Oferecer uma formação acadêmica voltada para a pesquisa e prestação de serviços à comunidade;
d) Desenvolver raciocínio científico e espírito crítico focado na manutenção e preservação da biodiversidade como patrimônio da humanidade;
e) Pautar sua atuação profissional através de critérios humanísticos, científicos, éticos e legais;
f) Compreender que a vida organizou-se ao longo dos tempos, sob a ação de processos evolutivos, resultando na grande biodiversidade de organismos que constituem sistemas com complexas relações de interdependência.
VOCÊ SABIA?
Que os acadêmicos licenciados ou bacharéis em Ciências Biológicas matriculados em 2007 receberão o diploma autorizado pelo MEC, e terão direito ao registro e a carteira profissional, junto ao Conselho Regional de Biologia (CRBio)?
PERFIL PROFISSIONAL
O Curso de Ciências Biológicas – modalidade bacharelado, da Faculdade de Ciências, Letras e Educação de Presidente Prudente - (Faclepp)-, de acordo com a Resolução CNE/CES, de 07/03/2002, que estabelece as diretrizes curriculares para os cursos de Ciências Biológicas, propõe como perfil do bacharel:
a) Generalista, crítico, ético, e cidadão com espírito de solidariedade;
b) Detentor de adequada fundamentação teórica, como base para uma ação competente, que inclua o conhecimento profundo da diversidade dos seres vivos, bem como sua organização e funcionamento em diferentes níveis, suas relações filogenéticas e evolutivas, suas respectivas distribuições e relações com o meio em que vivem;
c) Consciente da necessidade de atuar com qualidade e responsabilidade em prol da conservação e manejo da biodiversidade, políticas de saúde, meio ambiente, biotecnologia, bioprospecção, biossegurança, na gestão ambiental, tanto nos aspectos técnico-científicos, quanto na formulação de políticas, e de se tornar agente transformador da realidade presente, na busca de melhoria da qualidade de vida;
d) Comprometido com resultados de sua atuação, pautando sua conduta profissional por critérios humanísticos, empenhado com a cidadania e rigor científico, bem como por referenciais éticos legais;
e) Consciente de sua responsabilidade como educador, nos vários contextos de atuação profissional;
f) Apto a atuar multi e interdisciplinarmente, adaptável à dinâmica do mercado de trabalho e às situações de mudança contínua do mesmo;
g) Preparado para desenvolver idéias inovadoras e ações estratégicas, capazes de ampliar e aperfeiçoar sua área de atuação;
f) Compreender que a vida organizou-se ao longo dos tempos, sob a ação de processos evolutivos, resultando na grande biodiversidade de organismos que constituem sistemas com complexas relações de interdependência.
PRINCIPAIS ATIVIDADES
Conforme estabelecido e regulamentado pelos Conselhos Federal e Regional da categoria, o biólogo pode exercer as seguintes atividades profissionais:
a) Formular e elaborar estudos, projetos e pesquisas científicas básicas e aplicadas, nos vários setores da Biologia ou a eles ligados, bem como os que se relacionam à preservação, saneamento e melhoramento do meio ambiente, executando direta e indiretamente nas atividades resultantes desse trabalho;
b) Orientar, dirigir, assessorar e prestar consultoria a empresas, fundações, sociedades, associações de classe, entidades, autarquias ou poder público, no âmbito de sua especialidade;
c) Realizar perícias, emitir e assinar laudos técnicos e pareceres de acordo com o currículo efetivamente realizado, entre outras funções;
d) O acórdão nº 01022117 de 12/07/2006 dá direito aos biólogos de realizarem análises clínico-laboratoriais e também a responsabilidade técnica pelos respectivos laboratórios, desde que observados os requisitos atinentes ao “currículo efetivamente realizado”;
e) Como a modalidade bacharelado visa a formação de profissionais com conhecimentos mais especializados, este curso apresenta um currículo mais voltado para a formação de profissionais liberais para atuarem como pesquisadores ou prestadores de serviço nas suas áreas de especialidade.
O corpo teórico das diversas disciplinas do curso é constituído por um conjunto integrado de conceitos que, articulados à prática, farão parte do saber científico da formação acadêmica do aluno.
As aulas práticas são desenvolvidas em modernos laboratórios, e as aulas de campo são desenvolvidas em áreas propícias à perfeita complementaridade com as aulas teóricas, ressaltando-se a reconhecida qualidade da infraestrutura da Unoeste.
ÁREAS DE ATUAÇÃO
O biólogo, de acordo com a Lei no.: 6.684 de 03/09/79 e regulamentada pelo decreto no.: 88.438 de 28/06/83 pode exercer as atividades em universidades; unidades de conservação; empresas públicas e privadas; indústrias de biotecnologia; agroindústrias; laboratórios; hospitais; herbários; jardins botânicos; biotérios; zoológicos; museus; ONG`s ambientalistas; secretarias de meio ambiente e correlatas; atuando no planejamento, gestão e conservação ambiental, bem como no ecoturismo, entre outras atividades.
O licenciado em Ciências Biológicas ainda pode lecionar Ciências no Ensino Fundamental e Biologia, no Ensino Médio.
A profissão de Biólogo está presente entre as dez mais procuradas do século XXI. Isto ocorre pelo fato do grande leque de opções que a carreira vem conquistando nos últimos anos.
Tanto o licenciado, quanto o bacharel em Ciências Biológicas poderá continuar a sequência acadêmica com especialização, mestrado, doutorado ou pós-doutorado.
FAIXA SALARIAL
O salário dos professores da rede pública ou particular de ensino, varia de acordo com a quantidade de horas/aulas, para quem atua em outros segmentos a pretensão salarial aumenta de acordo com o seu cargo profissional.
O principal objetivo do Curso de Ciências Biológicas é formar profissionais que possam:
a) Atuar com responsabilidade, nas propostas de solução dos problemas ambientais de forma integrada, visando a preservação, com monitoramento dos ecossistemas;
b) Conhecer as realidades sócio-cultural nacional e regional, para que os resultados de pesquisas cientificas biológicas possam ser aplicadas para a transformação dessa realidade, buscando melhoria da qualidade de vida;
c) Oferecer uma formação acadêmica voltada para a pesquisa e prestação de serviços à comunidade;
d) Desenvolver raciocínio científico e espírito crítico focado na manutenção e preservação da biodiversidade como patrimônio da humanidade;
e) Pautar sua atuação profissional através de critérios humanísticos, científicos, éticos e legais;
f) Compreender que a vida organizou-se ao longo dos tempos, sob a ação de processos evolutivos, resultando na grande biodiversidade de organismos que constituem sistemas com complexas relações de interdependência.
VOCÊ SABIA?
Que os acadêmicos licenciados ou bacharéis em Ciências Biológicas matriculados em 2007 receberão o diploma autorizado pelo MEC, e terão direito ao registro e a carteira profissional, junto ao Conselho Regional de Biologia (CRBio)?
PERFIL PROFISSIONAL
O Curso de Ciências Biológicas – modalidade bacharelado, da Faculdade de Ciências, Letras e Educação de Presidente Prudente - (Faclepp)-, de acordo com a Resolução CNE/CES, de 07/03/2002, que estabelece as diretrizes curriculares para os cursos de Ciências Biológicas, propõe como perfil do bacharel:
a) Generalista, crítico, ético, e cidadão com espírito de solidariedade;
b) Detentor de adequada fundamentação teórica, como base para uma ação competente, que inclua o conhecimento profundo da diversidade dos seres vivos, bem como sua organização e funcionamento em diferentes níveis, suas relações filogenéticas e evolutivas, suas respectivas distribuições e relações com o meio em que vivem;
c) Consciente da necessidade de atuar com qualidade e responsabilidade em prol da conservação e manejo da biodiversidade, políticas de saúde, meio ambiente, biotecnologia, bioprospecção, biossegurança, na gestão ambiental, tanto nos aspectos técnico-científicos, quanto na formulação de políticas, e de se tornar agente transformador da realidade presente, na busca de melhoria da qualidade de vida;
d) Comprometido com resultados de sua atuação, pautando sua conduta profissional por critérios humanísticos, empenhado com a cidadania e rigor científico, bem como por referenciais éticos legais;
e) Consciente de sua responsabilidade como educador, nos vários contextos de atuação profissional;
f) Apto a atuar multi e interdisciplinarmente, adaptável à dinâmica do mercado de trabalho e às situações de mudança contínua do mesmo;
g) Preparado para desenvolver idéias inovadoras e ações estratégicas, capazes de ampliar e aperfeiçoar sua área de atuação;
f) Compreender que a vida organizou-se ao longo dos tempos, sob a ação de processos evolutivos, resultando na grande biodiversidade de organismos que constituem sistemas com complexas relações de interdependência.
PRINCIPAIS ATIVIDADES
Conforme estabelecido e regulamentado pelos Conselhos Federal e Regional da categoria, o biólogo pode exercer as seguintes atividades profissionais:
a) Formular e elaborar estudos, projetos e pesquisas científicas básicas e aplicadas, nos vários setores da Biologia ou a eles ligados, bem como os que se relacionam à preservação, saneamento e melhoramento do meio ambiente, executando direta e indiretamente nas atividades resultantes desse trabalho;
b) Orientar, dirigir, assessorar e prestar consultoria a empresas, fundações, sociedades, associações de classe, entidades, autarquias ou poder público, no âmbito de sua especialidade;
c) Realizar perícias, emitir e assinar laudos técnicos e pareceres de acordo com o currículo efetivamente realizado, entre outras funções;
d) O acórdão nº 01022117 de 12/07/2006 dá direito aos biólogos de realizarem análises clínico-laboratoriais e também a responsabilidade técnica pelos respectivos laboratórios, desde que observados os requisitos atinentes ao “currículo efetivamente realizado”;
e) Como a modalidade bacharelado visa a formação de profissionais com conhecimentos mais especializados, este curso apresenta um currículo mais voltado para a formação de profissionais liberais para atuarem como pesquisadores ou prestadores de serviço nas suas áreas de especialidade.
O corpo teórico das diversas disciplinas do curso é constituído por um conjunto integrado de conceitos que, articulados à prática, farão parte do saber científico da formação acadêmica do aluno.
As aulas práticas são desenvolvidas em modernos laboratórios, e as aulas de campo são desenvolvidas em áreas propícias à perfeita complementaridade com as aulas teóricas, ressaltando-se a reconhecida qualidade da infraestrutura da Unoeste.
ÁREAS DE ATUAÇÃO
O biólogo, de acordo com a Lei no.: 6.684 de 03/09/79 e regulamentada pelo decreto no.: 88.438 de 28/06/83 pode exercer as atividades em universidades; unidades de conservação; empresas públicas e privadas; indústrias de biotecnologia; agroindústrias; laboratórios; hospitais; herbários; jardins botânicos; biotérios; zoológicos; museus; ONG`s ambientalistas; secretarias de meio ambiente e correlatas; atuando no planejamento, gestão e conservação ambiental, bem como no ecoturismo, entre outras atividades.
O licenciado em Ciências Biológicas ainda pode lecionar Ciências no Ensino Fundamental e Biologia, no Ensino Médio.
A profissão de Biólogo está presente entre as dez mais procuradas do século XXI. Isto ocorre pelo fato do grande leque de opções que a carreira vem conquistando nos últimos anos.
Tanto o licenciado, quanto o bacharel em Ciências Biológicas poderá continuar a sequência acadêmica com especialização, mestrado, doutorado ou pós-doutorado.
FAIXA SALARIAL
O salário dos professores da rede pública ou particular de ensino, varia de acordo com a quantidade de horas/aulas, para quem atua em outros segmentos a pretensão salarial aumenta de acordo com o seu cargo profissional.
Disciplinas
Biologia celular e molecular
Filosofia da ciência
Matemática aplicada
Química geral e experimental
Taxonomia e filogenia
Biogeografia e ecologia geral
Educação física I
Embriologia animal
Química orgânica
Zoologia dos invertebrados I
Organografia vegetal
Física geral e experimental
Genética geral
Educação física II
Bioestat. Experimental e noções de bioinformática
Bioquímica I
Anatomia vegetal
Zoologia dos invertebrados II
Biofísica
Histologia animal
Sistemática vegetal I
Evolução
Metodologia da pesquisa científica
Ecologia de populações e comunidades
Fisiologia vegetal I
Bioquímica II
Anatomia humana
Microbiologia básica
Fisiologia vegetal II
Sistemática vegetal II
Ecologia e ecofisiologia vegetal
Zoologia dos vertebrados I
Imunologia
Fisiologia humana
Parasitologia
Genética molecular e biotecnologia
Microbiologia aplicada I
Geologia
Estágio supervisionado I
Legislação e educação ambiental
Paleontologia
Zoologia dos vertebrados II
Bioética e biossegurança
Microbiologia aplicada II
Conservação e manejo de recursos naturais
Princípios de análises clínicas I
Projeto de graduação
Estágio supervisionado II
Fisiologia comparada de cordados
Legislação e áreas de atuação do biólogo
Química ambiental para biologia
Planejamento e gestão ambiental
Princípios de análises clínicas II
Biologia integrativa
Trabalho de conclusão de curso
Língua brasileira de sinais - Libras (optativa)
Biologia celular e molecular
Filosofia da ciência
Matemática aplicada
Química geral e experimental
Taxonomia e filogenia
Biogeografia e ecologia geral
Educação física I
Embriologia animal
Química orgânica
Zoologia dos invertebrados I
Organografia vegetal
Física geral e experimental
Genética geral
Educação física II
Bioestat. Experimental e noções de bioinformática
Bioquímica I
Anatomia vegetal
Zoologia dos invertebrados II
Biofísica
Histologia animal
Sistemática vegetal I
Evolução
Metodologia da pesquisa científica
Ecologia de populações e comunidades
Fisiologia vegetal I
Bioquímica II
Anatomia humana
Microbiologia básica
Fisiologia vegetal II
Sistemática vegetal II
Ecologia e ecofisiologia vegetal
Zoologia dos vertebrados I
Imunologia
Fisiologia humana
Parasitologia
Genética molecular e biotecnologia
Microbiologia aplicada I
Geologia
Estágio supervisionado I
Legislação e educação ambiental
Paleontologia
Zoologia dos vertebrados II
Bioética e biossegurança
Microbiologia aplicada II
Conservação e manejo de recursos naturais
Princípios de análises clínicas I
Projeto de graduação
Estágio supervisionado II
Fisiologia comparada de cordados
Legislação e áreas de atuação do biólogo
Química ambiental para biologia
Planejamento e gestão ambiental
Princípios de análises clínicas II
Biologia integrativa
Trabalho de conclusão de curso
Língua brasileira de sinais - Libras (optativa)
DFP_