Graduação em Ciências Biológicas (Licenciatura) (Patos, Paraíba)
Universidade Federal de Campina Grande
DFP_
Localização:Patos - Paraíba
Duração:5 Anos
Tipo:Carreiras Universitárias
Modalidade:Presenciais
DFP_
O curso de Ciências Biológicas do campus de Patos da Universidade Federal de Campina Grande foi recentemente avaliado por comissão do Ministério da Educação, do dia primeiro ao dia 4 deste mês, e recebeu a nota Quatro em uma escala que vai até Cinco, o que constitui um ótimo resultado, demonstrando o potencial do curso em formar profissionais qualificados e contribuir para o desenvolvimento da região, especialmente quanto à melhoria qualidade do ensino básico.
O referido curso foi criado em 2006, atualmente oferece 90 vagas anuais, tendo uma turma no período noturno, com entrada no segundo semestre, e outra no diurno, com entrada no primeiro semestre, e terá sua primeira turma de egressos no ano que vem. Conta atualmente com alunos do Rio Grande do Norte, Pernambuco e Paraíba, atendendo a grande região de influência de Patos. Apresenta professores qualificados, tendo vários sido recentemente contratados e, mesmo com poucos anos de funcionamento, muitos de seus alunos já se encontram engajados em atividades de pesquisa, extensão e monitoria, encontrando apoio em programas institucionais.
..:: Informações Gerais ::..
O curso de Ciências Biológicas da UFCG/Campus de Patos, iniciou suas atividades em 2000. O curso de Licenciatura Plena em Biologia foi criado em função das novas necessidades previstas na Lei de Diretrizes e Bases (LDB 9.294/96). Estas Diretrizes Básicas da Educação (MEC/1996) estimulam o estabelecimento de currículos dos cursos de graduação, adaptados à realidade regional.
Neste contexto, foi elaborado o primeiro Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura Plena em Biologia, com o objetivo de atender ao perfil do Biólogo necessário à sua atuação no mundo contemporâneo, dada ênfase à concepção e foco do curso em Biologia da Conservação.
Também foram ressaltados o desenvolvimento lógico do conteúdo e a organização seqüenciada dos conhecimentos de maneira a permitir a construção de habilidades e competências, visando a formação de um aluno com capacidade crítica e analítica, observador, questionador e preparado para o mercado de trabalho em constante mutação. Dentro deste cenário, no presente Projeto Pedagógico (ver na Home) são apresentadas as bases filosóficas para a Grade Curricular da Licenciatura bem como as informações a respeito da estrutura e funcionamento do Curso.
O Currículo de Licenciatura está atualizado do ponto de vista do conteúdo psico-pedágogico, conforme exigido nas novas diretrizes curriculares do MEC para os Cursos de Ciências Biológicas (Parecer CNE/CES 1301/2001), e, quanto à carga horária para os Cursos de Formação de Professores, atende às Resoluções CNE/CP1 de 18/02/2001 e CNE/CP2 de 19/02/2001.
A atual proposta inclui outros aspectos pedagógicos que visam uma melhor estrutura do Curso: maior coerência entre as Ementas e os Planos de Ensino das diferentes disciplinas, e, sobretudo, maior organicidade do Curso como um todo para que o aluno vá, gradativamente, adquirindo competências e habilidades de forma lógica e seqüenciada desde o início do Curso.
As habilidades psico-pedagógicas serão adquiridas ao longo do Curso, não apenas nas disciplinas específicas, mas também em cada disciplina através de práticas que incluem trabalhos em grupo, apresentação de seminários e painéis e outras atividades variadas.
A formação técnico-científica envolverá experiências em laboratório, no campo e na Iniciação Científica. Estas experiências são baseadas na manipulação de conceitos de modo a consolidar os conhecimentos teóricos e melhorar a aplicação dos mesmos no contexto escolar e social.
..:: Objetivo Geral ::..
1. Objetivo geral
O objetivo do Curso de Ciências Biológicas é garantir ao futuro Licenciado em Ciências Biológicas uma formação profissional sólida e ampla, baseada numa integração das diversas áreas da Biologia, com as competências, habilidades e posturas que permitam ao Biólogo aqui formado plena atuação na pesquisa, ensino e extensão de todas as áreas da Biologia.
2. Objetivos específicos
Este currículo do Curso de Ciências Biológicas é fruto de discussões feitas em diversas reuniões com todos os professores que ministram disciplinas no Curso. O presente Projeto Pedagógico atende às novas diretrizes curriculares encaminhadas pelo MEC e, ao mesmo tempo, atende aos ensejos dos professores e alunos de melhorar cada vez mais a qualidade da experiência de ensino-apredizagem. O currículo aqui apresentado contém todos os conteúdos necessários para a formação do Biólogo, preservando a flexibilidade que permite um maior aprofundamento na área de interesse através das disciplinas optativas. De acordo com as recomendações SESU/MEC (2001), as habilidades e competências a serem desenvolvidos dentro do curso de Ciências Biológicas são:
a) atuar em pesquisa básica e aplicada nas diferentes áreas das Ciências Biológicas;
b) desenvolver atividades educacionais em diferentes níveis;
c) acompanhar a evolução do pensamento científico na sua área de atuação;
d) estabelecer relações entre ciência, tecnologia e sociedade;
e) elaborar e executar projetos;
f) utilizar o conhecimento socialmente acumulado na produção de novos conhecimentos, tendo a compreensão desse processo a fim de utilizá-lo de forma crítica e com critérios de relevância social;
g) desenvolver ações estratégicas para diagnóstico de problemas, encaminhamento de soluções e tomada de decisões;
h) atuar em prol da preservação da biodiversidade, considerando as necessidades de desenvolvimento inerentes à espécie humana;
i) organizar, coordenar e participar de equipes multiprofissionais;
j) gerenciar e executar tarefas técnicas nas diferentes áreas do conhecimento biológico, no âmbito de sua formação;
k) prestar consultorias e perícias, dar pareceres e atuar no sentido de que a legislação, relativa à área de Ciências Biológicas, seja cumprida;
l) desenvolver idéias inovadoras e ações estratégicas, capazes de ampliar e aperfeiçoar sua área de atuação, preparando-se para a inserção num mercado de trabalho em contínua transformação.
A fim de formar biólogos que tenham as habilidades e competências mencionadas acima, estes devem obter, através das disciplinas obrigatórias, aqui definidas como núcleo comum, uma visão generalista das Ciências Biológicas. O licenciado em Ciências Biológicas, além de poder atuar nos diferentes campos de trabalho abertos ao Biólogo conforme a legislação, o que pressupõe uma excelente formação de um biólogo, também deve estar apto à atividade de ensino. Desta forma, foram adicionadas as disciplinas psico-pedagógicas, as quais são obrigatórias para o curso de Licenciatura.
..:: Áreas de Atuação ::..
Ensino:
Ensino fundamental e médio nas disciplinas de Ciências e Biologia
Ensino superior nas várias disciplinas cujos temas são atendidos pela formação do biólogo, especialmente em cursos das áreas das Ciências Naturais, Saúde e Ciências Agrárias.
Genética:
Genética Geral
Aconselhamento Genético
Genética Humana
Genética Molecular
Genética de Microorganismos
Genética do Desenvolvimento
Radiogenética
Citogenética
Engenharia Genética
Evolução
Ciências Morfológicas:
Citologia
Citopatologia
Embriologia Molecular
Embriologia Experimental
Embriologia Vegetal e Animal
Anatomia Vegetal
Anatomia Humana
Histologia
Histopatologia
Histofisiologia
Histoquímica
Botânica:
Sistemática e Taxonomia de Vegetais
Anatomia Vegetal
Fisiologia
Bioquímica dos Vegetais
Fitogeografia
Botânica Ornamental
Jardinagem
Botânica Aplicada à Farmacologia
Fitopatologia
Estudos e Análises de Sementes
Dinâmica de Populações Vegetais
Reflorestamento
Levantamento e Prospecção de Recursos Vegetais
Farmacognosia
Fitossanidade
Zoologia:
Zoogeografia
Zoologia Econômica
Silvestres
Anatomia Animal
Fisiologia Animal
Protozoologia
Malacologia
Carcinologia
Entomologia
Parasitologia Animal
Taxidermia
Ictologia
Ornitologia
Mastozoologia
Herpetologia
Ecologia:
Ecologia Animal
Dinâmica de Populações Animais
Manejo de Populações Animais
Ecologia dos Solos
Ecologia Marinha
Ecologia de Microorganismos
Ecologia Aplicada
Ecologia de Populações
Ecologia de Comunidades
Ecologia Energética
Ecologia de Ecossistemas
Ecologia Costeira
Tecnologia Ambiental
Recuperação de Ecossistemas
Análise de Ecossistemas Naturais e Artificiais
Paleoecologia
Preservação e Conservação de Recursos Naturais
Limnologia
Ecologia de Estuários
Ecologia Humana
Planejamento Ambiental
Controle de Poluição
Reciclagem dos Resíduos Orgânicos
Manejo de Recursos Naturais Renováveis
Controle de Pragas e Cultivos Vegetais
Toxicologia dos Pesticidas
Controle Químico Biológico
Integrado de Pragas
Biologia Sanitária e Ambiental
Banco de Amostras Ambientais
Monitoramento Biológico
Controle e Monitoramento Ambiental
Biolixiviação
Vermicompostagem
Compostagem
Microbiologia
Micologia
Micologia Aplicada
Biologia de Fermentação
Imunologia
Bacteriologia
Microbiologia de Alimentos
Preservação dos Alimentos
Bioquímica de Microorganismos
Gestão Aeróbica e Anaeróbica
Virologia
Enziminologia
Microbiologia Ambiental
Biologia Econômica
Paisagismo
Aquicultura
Sericultura
Biologia de Pesca
Zoologia Econômica
Botânica Econômica
Apicultura
Levantamento e Prospecção de Recursos Biológicos
Carcinicultura
Manejo de Animais Silvestres
Helicicultura
Milicultura
Osteocultura
Psicultura
Ranicultura
Vermicultura
Manejo de Espécies Vegetais
Silvestres
Administração
Administração de Jardins Botânicos
Administração de Herbários
Administração de Museus de História Natural
Administração de Jardins Zoológicos
Adminstração de Exposições Biológicas
Administração de Recursos Aquáticos
Administração de Unidades de Conservação
Administração de Biotérios
Administração em Órgãos Públicos e Privados de Áreas Afins
Outras Áreas
Paleontologia
Paleobiografia
Biografia
Oceanografia Biológica
Oceanologia Biológica
Biologia Marinha Fisiologia Geral
Fisiologia Humana
Fisiopatologia Animal e Vegetal
Parasitologia Humana
Bioquímica
Biofísica
Matemática Aplicada à Biologia
Bio-Estatística
Biologia Quantitativa
Análises Clínicas
Educação Ambiental
Ecoturismo
Avaliação de Impacto Ambiental
Ecotecnologia
Sensoriamento Remoto Aplicado
Biotecnologia
Sociobiologia
Aerofotogrametria
Biologia dos Solos
Bioclimatologia
Foto Interpretação
Informática Aplicada à Biologia
Inventário e Avaliação do Patrimônio Cultural
Bioespeleologia
Criobiologia
Biologia Aero-Espacial
Radiobiologia
Ensaios Radionizantes
Radio Imunoensaios
Tecnologia Bionuclear
Ecotoxicologia
Hidroponia
Auditoria (Auditagem) Ambiental
Biotério
Cultura de Tecidos
..:: Perfil do Biólogo ::..
As atribuições do Licenciado em Ciências Biológicas são mais amplas, em relação às do Bacharel. Embora ambos podem exercer a profissão de Biólogo, somente o Licenciado pode atuar no ensino fundamental e médio. Neste contexto, conforme o CFB (1994), tanto o Bacharel como o Licenciado poderão desenvolver as atividades constantes da Lei 6.684/79 e Decreto No. 88.438/83 citados na descrição do Mercado Global de Trabalho, acima. Este profissional, atuando em um mercado de trabalho tão complexo e diversificado como este, deverá ser caracterizado por ter uma formação sólida e ampla dos princípios e teorias da Biologia; ser capaz de relacionar ciência, tecnologia e sociedade; ter domínio de metodologia científica; ser capaz de atender às exigências do mercado de trabalho com visão ética e humanística; e analisar a realidade onde está inserido.
Mais detalhadamente, o Perfil do Bacharel em Ciências Biológicas é descrito no Parecer CNE/CES 1301/2001 do MEC, que trata das Diretrizes Curriculares para os Cursos de Ciências Biológicas. O trecho relevante do Parecer é transcrito a seguir:
1. PERFIL DOS FORMANDOS
O Bacharel em Ciências Biológicas deverá ser:
a) generalista, crítico, ético, e cidadão com espírito de solidariedade;
b) detentor de adequada fundamentação teórica, como base para uma ação competente, que inclua o conhecimento profundo da diversidade dos seres vivos, bem como sua organização e funcionamento em diferentes níveis, suas relações filogenéticas e evolutivas, suas respectivas distribuições e relações com o meio em que vivem;
c) consciente da necessidade de atuar com qualidade e responsabilidade em prol da conservação e manejo da biodiversidade, políticas de saúde, meio ambiente, biotecnologia, bioprospecção, biossegurança, na gestão ambietal, tanto nos aspectos técnicos-científicos, quanto na formulação de políticas, e de se tornar agente transformador da realidade presente, na busca de melhoria da qualidade de vida;
d) comprometido com os resultados de sua atuação, pautando sua conduta profissional por critérios humanísticos, compromisso com a cidadania e rigor científico, bem como por referenciais éticos legais;
e) consciente de sua responsabilidade como educador, nos vários contextos de atuação profissional;
f) apto a atuar multi e interdisciplinarmente, adaptável à dinâmica do mercado de trabalho e às situações de mudança contínua do mesmo;
g) preparado para desenvolver idéias inovadoras e ações estratégicas, capazes de ampliar e aperfeiçoar sua área de atuação.
2. COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
a) Pautar-se por princípios da ética democrática: responsabilidade social e ambiental, dignidade humana, direito à vida, justiça, respeito mútuo, participação, responsabilidade, diálogo e solidariedade;
b) Reconhecer formas de discriminação racial, social, de gênero, etc. que se fundem inclusive em alegados pressupostos biológicos, posicionando-se diante delas de forma crítica, com respaldo em pressupostos epistemológicos coerentes e na bibliografia de referência;
c) Atuar em pesquisa básica e aplicada nas diferentes áreas das Ciências Biológicas, comprometendo-se com a divulgação dos resultados das pesquisas em veículos adequados para ampliar a difusão e ampliação do conhecimento;
d) Portar-se como educador, consciente de seu papel na formação de cidadãos, inclusive na perspectiva sócio-ambiental;
e) Utilizar o conhecimento sobre organização, gestão e financiamento da pesquisa e sobre a legislação e políticas públicas referentes à área;
f) Entender o processo histórico de produção do conhecimento das ciências biológicas referente a conceitos/princípios/teorias;
g) Estabelecer relações entre ciência, tecnologia e sociedade;
h) Aplicar a metodologia científica para o planejamento, gerenciamento e execução de processos e técnicas visando o desenvolvimento de projetos, perícias, consultorias, emissão de laudos, pareceres etc. em diferentes contextos;
i) Utilizar os conhecimentos das ciências biológicas para compreender e transformar o contexto sócio-político e as relações nas quais está inserida a prática profissional, conhecendo a legislação pertinente;
j) Desenvolver ações estratégicas capazes de ampliar e aperfeiçoar as formas de atuação profissional, preparando-se para a inserção no mercado de trabalho em contínua transformação;
k) Orientar escolhas e decisões em valores e pressupostos metodológicos alinhados com a democracia, com o respeito à diversidade étnica e cultural, às culturas autóctones e à biodiversidade;
l) Atuar multi e interdisciplinarmente, interagindo com diferentes especialidades e diversos profissionais, de modo a estar preparado a contínua mudança do mundo produtivo;
m) Avaliar o impacto potencial ou real de novos conhecimentos/tecnologias/serviços e produtos resultantes da atividade profissional, considerando os aspectos éticos, sociais e epistemológicos;
n) Comprometer-se com o desenvolvimento profissional constante, assumindo uma postura de flexibilidade e disponibilidade para mudanças contínuas, esclarecido quanto às opções sindicais e corporativas inerentes ao exercício profissional.
O referido curso foi criado em 2006, atualmente oferece 90 vagas anuais, tendo uma turma no período noturno, com entrada no segundo semestre, e outra no diurno, com entrada no primeiro semestre, e terá sua primeira turma de egressos no ano que vem. Conta atualmente com alunos do Rio Grande do Norte, Pernambuco e Paraíba, atendendo a grande região de influência de Patos. Apresenta professores qualificados, tendo vários sido recentemente contratados e, mesmo com poucos anos de funcionamento, muitos de seus alunos já se encontram engajados em atividades de pesquisa, extensão e monitoria, encontrando apoio em programas institucionais.
..:: Informações Gerais ::..
O curso de Ciências Biológicas da UFCG/Campus de Patos, iniciou suas atividades em 2000. O curso de Licenciatura Plena em Biologia foi criado em função das novas necessidades previstas na Lei de Diretrizes e Bases (LDB 9.294/96). Estas Diretrizes Básicas da Educação (MEC/1996) estimulam o estabelecimento de currículos dos cursos de graduação, adaptados à realidade regional.
Neste contexto, foi elaborado o primeiro Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura Plena em Biologia, com o objetivo de atender ao perfil do Biólogo necessário à sua atuação no mundo contemporâneo, dada ênfase à concepção e foco do curso em Biologia da Conservação.
Também foram ressaltados o desenvolvimento lógico do conteúdo e a organização seqüenciada dos conhecimentos de maneira a permitir a construção de habilidades e competências, visando a formação de um aluno com capacidade crítica e analítica, observador, questionador e preparado para o mercado de trabalho em constante mutação. Dentro deste cenário, no presente Projeto Pedagógico (ver na Home) são apresentadas as bases filosóficas para a Grade Curricular da Licenciatura bem como as informações a respeito da estrutura e funcionamento do Curso.
O Currículo de Licenciatura está atualizado do ponto de vista do conteúdo psico-pedágogico, conforme exigido nas novas diretrizes curriculares do MEC para os Cursos de Ciências Biológicas (Parecer CNE/CES 1301/2001), e, quanto à carga horária para os Cursos de Formação de Professores, atende às Resoluções CNE/CP1 de 18/02/2001 e CNE/CP2 de 19/02/2001.
A atual proposta inclui outros aspectos pedagógicos que visam uma melhor estrutura do Curso: maior coerência entre as Ementas e os Planos de Ensino das diferentes disciplinas, e, sobretudo, maior organicidade do Curso como um todo para que o aluno vá, gradativamente, adquirindo competências e habilidades de forma lógica e seqüenciada desde o início do Curso.
As habilidades psico-pedagógicas serão adquiridas ao longo do Curso, não apenas nas disciplinas específicas, mas também em cada disciplina através de práticas que incluem trabalhos em grupo, apresentação de seminários e painéis e outras atividades variadas.
A formação técnico-científica envolverá experiências em laboratório, no campo e na Iniciação Científica. Estas experiências são baseadas na manipulação de conceitos de modo a consolidar os conhecimentos teóricos e melhorar a aplicação dos mesmos no contexto escolar e social.
..:: Objetivo Geral ::..
1. Objetivo geral
O objetivo do Curso de Ciências Biológicas é garantir ao futuro Licenciado em Ciências Biológicas uma formação profissional sólida e ampla, baseada numa integração das diversas áreas da Biologia, com as competências, habilidades e posturas que permitam ao Biólogo aqui formado plena atuação na pesquisa, ensino e extensão de todas as áreas da Biologia.
2. Objetivos específicos
Este currículo do Curso de Ciências Biológicas é fruto de discussões feitas em diversas reuniões com todos os professores que ministram disciplinas no Curso. O presente Projeto Pedagógico atende às novas diretrizes curriculares encaminhadas pelo MEC e, ao mesmo tempo, atende aos ensejos dos professores e alunos de melhorar cada vez mais a qualidade da experiência de ensino-apredizagem. O currículo aqui apresentado contém todos os conteúdos necessários para a formação do Biólogo, preservando a flexibilidade que permite um maior aprofundamento na área de interesse através das disciplinas optativas. De acordo com as recomendações SESU/MEC (2001), as habilidades e competências a serem desenvolvidos dentro do curso de Ciências Biológicas são:
a) atuar em pesquisa básica e aplicada nas diferentes áreas das Ciências Biológicas;
b) desenvolver atividades educacionais em diferentes níveis;
c) acompanhar a evolução do pensamento científico na sua área de atuação;
d) estabelecer relações entre ciência, tecnologia e sociedade;
e) elaborar e executar projetos;
f) utilizar o conhecimento socialmente acumulado na produção de novos conhecimentos, tendo a compreensão desse processo a fim de utilizá-lo de forma crítica e com critérios de relevância social;
g) desenvolver ações estratégicas para diagnóstico de problemas, encaminhamento de soluções e tomada de decisões;
h) atuar em prol da preservação da biodiversidade, considerando as necessidades de desenvolvimento inerentes à espécie humana;
i) organizar, coordenar e participar de equipes multiprofissionais;
j) gerenciar e executar tarefas técnicas nas diferentes áreas do conhecimento biológico, no âmbito de sua formação;
k) prestar consultorias e perícias, dar pareceres e atuar no sentido de que a legislação, relativa à área de Ciências Biológicas, seja cumprida;
l) desenvolver idéias inovadoras e ações estratégicas, capazes de ampliar e aperfeiçoar sua área de atuação, preparando-se para a inserção num mercado de trabalho em contínua transformação.
A fim de formar biólogos que tenham as habilidades e competências mencionadas acima, estes devem obter, através das disciplinas obrigatórias, aqui definidas como núcleo comum, uma visão generalista das Ciências Biológicas. O licenciado em Ciências Biológicas, além de poder atuar nos diferentes campos de trabalho abertos ao Biólogo conforme a legislação, o que pressupõe uma excelente formação de um biólogo, também deve estar apto à atividade de ensino. Desta forma, foram adicionadas as disciplinas psico-pedagógicas, as quais são obrigatórias para o curso de Licenciatura.
..:: Áreas de Atuação ::..
Ensino:
Ensino fundamental e médio nas disciplinas de Ciências e Biologia
Ensino superior nas várias disciplinas cujos temas são atendidos pela formação do biólogo, especialmente em cursos das áreas das Ciências Naturais, Saúde e Ciências Agrárias.
Genética:
Genética Geral
Aconselhamento Genético
Genética Humana
Genética Molecular
Genética de Microorganismos
Genética do Desenvolvimento
Radiogenética
Citogenética
Engenharia Genética
Evolução
Ciências Morfológicas:
Citologia
Citopatologia
Embriologia Molecular
Embriologia Experimental
Embriologia Vegetal e Animal
Anatomia Vegetal
Anatomia Humana
Histologia
Histopatologia
Histofisiologia
Histoquímica
Botânica:
Sistemática e Taxonomia de Vegetais
Anatomia Vegetal
Fisiologia
Bioquímica dos Vegetais
Fitogeografia
Botânica Ornamental
Jardinagem
Botânica Aplicada à Farmacologia
Fitopatologia
Estudos e Análises de Sementes
Dinâmica de Populações Vegetais
Reflorestamento
Levantamento e Prospecção de Recursos Vegetais
Farmacognosia
Fitossanidade
Zoologia:
Zoogeografia
Zoologia Econômica
Silvestres
Anatomia Animal
Fisiologia Animal
Protozoologia
Malacologia
Carcinologia
Entomologia
Parasitologia Animal
Taxidermia
Ictologia
Ornitologia
Mastozoologia
Herpetologia
Ecologia:
Ecologia Animal
Dinâmica de Populações Animais
Manejo de Populações Animais
Ecologia dos Solos
Ecologia Marinha
Ecologia de Microorganismos
Ecologia Aplicada
Ecologia de Populações
Ecologia de Comunidades
Ecologia Energética
Ecologia de Ecossistemas
Ecologia Costeira
Tecnologia Ambiental
Recuperação de Ecossistemas
Análise de Ecossistemas Naturais e Artificiais
Paleoecologia
Preservação e Conservação de Recursos Naturais
Limnologia
Ecologia de Estuários
Ecologia Humana
Planejamento Ambiental
Controle de Poluição
Reciclagem dos Resíduos Orgânicos
Manejo de Recursos Naturais Renováveis
Controle de Pragas e Cultivos Vegetais
Toxicologia dos Pesticidas
Controle Químico Biológico
Integrado de Pragas
Biologia Sanitária e Ambiental
Banco de Amostras Ambientais
Monitoramento Biológico
Controle e Monitoramento Ambiental
Biolixiviação
Vermicompostagem
Compostagem
Microbiologia
Micologia
Micologia Aplicada
Biologia de Fermentação
Imunologia
Bacteriologia
Microbiologia de Alimentos
Preservação dos Alimentos
Bioquímica de Microorganismos
Gestão Aeróbica e Anaeróbica
Virologia
Enziminologia
Microbiologia Ambiental
Biologia Econômica
Paisagismo
Aquicultura
Sericultura
Biologia de Pesca
Zoologia Econômica
Botânica Econômica
Apicultura
Levantamento e Prospecção de Recursos Biológicos
Carcinicultura
Manejo de Animais Silvestres
Helicicultura
Milicultura
Osteocultura
Psicultura
Ranicultura
Vermicultura
Manejo de Espécies Vegetais
Silvestres
Administração
Administração de Jardins Botânicos
Administração de Herbários
Administração de Museus de História Natural
Administração de Jardins Zoológicos
Adminstração de Exposições Biológicas
Administração de Recursos Aquáticos
Administração de Unidades de Conservação
Administração de Biotérios
Administração em Órgãos Públicos e Privados de Áreas Afins
Outras Áreas
Paleontologia
Paleobiografia
Biografia
Oceanografia Biológica
Oceanologia Biológica
Biologia Marinha Fisiologia Geral
Fisiologia Humana
Fisiopatologia Animal e Vegetal
Parasitologia Humana
Bioquímica
Biofísica
Matemática Aplicada à Biologia
Bio-Estatística
Biologia Quantitativa
Análises Clínicas
Educação Ambiental
Ecoturismo
Avaliação de Impacto Ambiental
Ecotecnologia
Sensoriamento Remoto Aplicado
Biotecnologia
Sociobiologia
Aerofotogrametria
Biologia dos Solos
Bioclimatologia
Foto Interpretação
Informática Aplicada à Biologia
Inventário e Avaliação do Patrimônio Cultural
Bioespeleologia
Criobiologia
Biologia Aero-Espacial
Radiobiologia
Ensaios Radionizantes
Radio Imunoensaios
Tecnologia Bionuclear
Ecotoxicologia
Hidroponia
Auditoria (Auditagem) Ambiental
Biotério
Cultura de Tecidos
..:: Perfil do Biólogo ::..
As atribuições do Licenciado em Ciências Biológicas são mais amplas, em relação às do Bacharel. Embora ambos podem exercer a profissão de Biólogo, somente o Licenciado pode atuar no ensino fundamental e médio. Neste contexto, conforme o CFB (1994), tanto o Bacharel como o Licenciado poderão desenvolver as atividades constantes da Lei 6.684/79 e Decreto No. 88.438/83 citados na descrição do Mercado Global de Trabalho, acima. Este profissional, atuando em um mercado de trabalho tão complexo e diversificado como este, deverá ser caracterizado por ter uma formação sólida e ampla dos princípios e teorias da Biologia; ser capaz de relacionar ciência, tecnologia e sociedade; ter domínio de metodologia científica; ser capaz de atender às exigências do mercado de trabalho com visão ética e humanística; e analisar a realidade onde está inserido.
Mais detalhadamente, o Perfil do Bacharel em Ciências Biológicas é descrito no Parecer CNE/CES 1301/2001 do MEC, que trata das Diretrizes Curriculares para os Cursos de Ciências Biológicas. O trecho relevante do Parecer é transcrito a seguir:
1. PERFIL DOS FORMANDOS
O Bacharel em Ciências Biológicas deverá ser:
a) generalista, crítico, ético, e cidadão com espírito de solidariedade;
b) detentor de adequada fundamentação teórica, como base para uma ação competente, que inclua o conhecimento profundo da diversidade dos seres vivos, bem como sua organização e funcionamento em diferentes níveis, suas relações filogenéticas e evolutivas, suas respectivas distribuições e relações com o meio em que vivem;
c) consciente da necessidade de atuar com qualidade e responsabilidade em prol da conservação e manejo da biodiversidade, políticas de saúde, meio ambiente, biotecnologia, bioprospecção, biossegurança, na gestão ambietal, tanto nos aspectos técnicos-científicos, quanto na formulação de políticas, e de se tornar agente transformador da realidade presente, na busca de melhoria da qualidade de vida;
d) comprometido com os resultados de sua atuação, pautando sua conduta profissional por critérios humanísticos, compromisso com a cidadania e rigor científico, bem como por referenciais éticos legais;
e) consciente de sua responsabilidade como educador, nos vários contextos de atuação profissional;
f) apto a atuar multi e interdisciplinarmente, adaptável à dinâmica do mercado de trabalho e às situações de mudança contínua do mesmo;
g) preparado para desenvolver idéias inovadoras e ações estratégicas, capazes de ampliar e aperfeiçoar sua área de atuação.
2. COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
a) Pautar-se por princípios da ética democrática: responsabilidade social e ambiental, dignidade humana, direito à vida, justiça, respeito mútuo, participação, responsabilidade, diálogo e solidariedade;
b) Reconhecer formas de discriminação racial, social, de gênero, etc. que se fundem inclusive em alegados pressupostos biológicos, posicionando-se diante delas de forma crítica, com respaldo em pressupostos epistemológicos coerentes e na bibliografia de referência;
c) Atuar em pesquisa básica e aplicada nas diferentes áreas das Ciências Biológicas, comprometendo-se com a divulgação dos resultados das pesquisas em veículos adequados para ampliar a difusão e ampliação do conhecimento;
d) Portar-se como educador, consciente de seu papel na formação de cidadãos, inclusive na perspectiva sócio-ambiental;
e) Utilizar o conhecimento sobre organização, gestão e financiamento da pesquisa e sobre a legislação e políticas públicas referentes à área;
f) Entender o processo histórico de produção do conhecimento das ciências biológicas referente a conceitos/princípios/teorias;
g) Estabelecer relações entre ciência, tecnologia e sociedade;
h) Aplicar a metodologia científica para o planejamento, gerenciamento e execução de processos e técnicas visando o desenvolvimento de projetos, perícias, consultorias, emissão de laudos, pareceres etc. em diferentes contextos;
i) Utilizar os conhecimentos das ciências biológicas para compreender e transformar o contexto sócio-político e as relações nas quais está inserida a prática profissional, conhecendo a legislação pertinente;
j) Desenvolver ações estratégicas capazes de ampliar e aperfeiçoar as formas de atuação profissional, preparando-se para a inserção no mercado de trabalho em contínua transformação;
k) Orientar escolhas e decisões em valores e pressupostos metodológicos alinhados com a democracia, com o respeito à diversidade étnica e cultural, às culturas autóctones e à biodiversidade;
l) Atuar multi e interdisciplinarmente, interagindo com diferentes especialidades e diversos profissionais, de modo a estar preparado a contínua mudança do mundo produtivo;
m) Avaliar o impacto potencial ou real de novos conhecimentos/tecnologias/serviços e produtos resultantes da atividade profissional, considerando os aspectos éticos, sociais e epistemológicos;
n) Comprometer-se com o desenvolvimento profissional constante, assumindo uma postura de flexibilidade e disponibilidade para mudanças contínuas, esclarecido quanto às opções sindicais e corporativas inerentes ao exercício profissional.
..:: Estrutura Curricular ::..
1º Período
História, Filosofia e Metodologia da Ciência
Evolução
Sistemática e Biogeografia
Sociologia e Antropologia da Educação
Flora Local
2º Período
Física para Ciências Biológicas
Psicologia da Educação
Biologia Celular e Molecular
Fundamentos de Geologia e Pedologia
Técnicas de Coleta e Preparação de Material Zoológico
3º Período
Meio Ambiente Físico e Ecossistemas
Matemática Aplicada à Biologia
Microbiologia
Morfologia e Anatomia Vegetal
Química Geral e Orgânica
4º Período
Ecologia Geral
Anatomia Animal Comparada
Didática para o Ensino de Ciências e Biologia
Genética Básica
Biologia e Sistemática de Algas, Briófitas e Pteridófitas
5º Período
Bioestatística
Genética Molecular
Biofísica e Química Fisiológica
Biologia e Sistemática de Invertebrados
Bioquímica
6º Período
Estrutura e Funcionamento do Ensino Fundamental e Médio
Ecologia de Populações e Comunidades
Histologia e Embriologia Animal, com Ênfase nos Vertebrados
Biologia e Sistemática de Plantas Fanerógamas
Paleontologia, Paleoecologia e História da Terra
7º Período
Metodologia e Prática do Ensino de Ciências e Biologia
Instrumentação para o Ensino de Ciências
Fisiologia Vegetal
Biologia e Sistemática de Cordados
Parasitologia
Imunologia
8º Período
Instrumentação para o Ensino de Biologia
Genética do Processo Evolutivo e da Conservação Biológica
Programa de Saúde
Fisiologia Animal Comparada
9º e 10º Período
Estágio Supervisionado
Atividades Complementares Flexíveis ou Optativas
Obs.: As atividades complementares poderão ser cursadas ao longo do curso, conforme definido no Projeto Político Pedagógico, sendo contabilizadas até 200 (duzentas) horas. Desta carga horária, 90 (noventa) horas deverão ser integralizadas na forma de disciplinas optativas. Atividades como monitoria, iniciação científica, apresentação de trabalhos em eventos científicos, cursos e atividades de extensão, estágios em laboratórios e outras de caráter acadêmico, científico ou cultural, devidamente comprovadas e a critério do Colegiado de Curso, poderão constituir créditos para efeito da integralização curricular, na forma de conteúdos complementares flexíveis, conforme disposto no Projeto Político Pedagógico e por decisão dos órgãos do curso.
1º Período
História, Filosofia e Metodologia da Ciência
Evolução
Sistemática e Biogeografia
Sociologia e Antropologia da Educação
Flora Local
2º Período
Física para Ciências Biológicas
Psicologia da Educação
Biologia Celular e Molecular
Fundamentos de Geologia e Pedologia
Técnicas de Coleta e Preparação de Material Zoológico
3º Período
Meio Ambiente Físico e Ecossistemas
Matemática Aplicada à Biologia
Microbiologia
Morfologia e Anatomia Vegetal
Química Geral e Orgânica
4º Período
Ecologia Geral
Anatomia Animal Comparada
Didática para o Ensino de Ciências e Biologia
Genética Básica
Biologia e Sistemática de Algas, Briófitas e Pteridófitas
5º Período
Bioestatística
Genética Molecular
Biofísica e Química Fisiológica
Biologia e Sistemática de Invertebrados
Bioquímica
6º Período
Estrutura e Funcionamento do Ensino Fundamental e Médio
Ecologia de Populações e Comunidades
Histologia e Embriologia Animal, com Ênfase nos Vertebrados
Biologia e Sistemática de Plantas Fanerógamas
Paleontologia, Paleoecologia e História da Terra
7º Período
Metodologia e Prática do Ensino de Ciências e Biologia
Instrumentação para o Ensino de Ciências
Fisiologia Vegetal
Biologia e Sistemática de Cordados
Parasitologia
Imunologia
8º Período
Instrumentação para o Ensino de Biologia
Genética do Processo Evolutivo e da Conservação Biológica
Programa de Saúde
Fisiologia Animal Comparada
9º e 10º Período
Estágio Supervisionado
Atividades Complementares Flexíveis ou Optativas
Obs.: As atividades complementares poderão ser cursadas ao longo do curso, conforme definido no Projeto Político Pedagógico, sendo contabilizadas até 200 (duzentas) horas. Desta carga horária, 90 (noventa) horas deverão ser integralizadas na forma de disciplinas optativas. Atividades como monitoria, iniciação científica, apresentação de trabalhos em eventos científicos, cursos e atividades de extensão, estágios em laboratórios e outras de caráter acadêmico, científico ou cultural, devidamente comprovadas e a critério do Colegiado de Curso, poderão constituir créditos para efeito da integralização curricular, na forma de conteúdos complementares flexíveis, conforme disposto no Projeto Político Pedagógico e por decisão dos órgãos do curso.
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