Graduação em Ciências Biológicas (Licenciatura) (Belo Jardim, Pernambuco)

Autarquia Educacional do Belo Jardim
DFP_
Localização:Belo Jardim - Pernambuco
Duração:4 Anos
Tipo:Carreiras Universitárias
Modalidade:Presenciais
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OBJETIVOS
O curso de Licenciatura em Ciências Biológicas tem como objetivo principal formar professores para atuarem no magistério de Ciências e Biologia no Ensino Fundamental e Médio e visa, também, formar profissionais para atuarem nos vários setores da Biologia; profissionais estes, conscientes e comprometidos com a realidade democrática que possam atuar como agentes de transformação da Região Nordeste e de modo particular do Agreste Pernambucano.
PERFIL DO PROFISSIONAL EGRESSO
O Biólogo deve ter qualificação técnico-científicas que o habilite no cumprimento das atribuições que lhe são permitidas pela legislação (Leis n.os 6684/79 e 701/82; Decreto Presidencial n.o 88438/83) e regidas pelo código de Ética estabelecido pelo Conselho Federal de Biologia. Desta forma, o licenciado em Ciências Biológicas deve ter formação generalista, mas sólida e abrangente em conteúdos dos diversos campos da Biologia e ser capaz de exercer funções de Ensino, Supervisão, Coordenação e Execução de trabalhos relacionados às Ciências Biológicas com vistas à Conservação, Preservação, Erradicação, Manejo e Melhoramento de Organismos, Saneamento e Melhoramento do Meio Ambiente.
ATIVIDADES COMPLEMENTARES
As atividades complementares serão para fins de integralização do mínimo de 200 horas, para outras formas de atividades acadêmico-científico-culturais, de acordo com a Resolução CP nº. 021 de 06 de agosto de 2001.
Na FABEJA as atividades complementares constarão de:
• Disciplinas eletivas (oferecidas pela Instituição);
• Atividades de extensão com acompanhamento comprovado;
• Atividades de pesquisa (iniciação científica);
• Atividades de monitoria;
• Participação em Jornada de Iniciação Científica internamente e externamente;
• Elaboração de materiais didáticos, tais como, experiências demonstrativas, maquetes, painéis e outro materiais audio-visuais, bem como roteiros explicativos.
METODOLOGIA DE ENSINO
As matérias de formação profissional, além dos tradicionais recursos da exposição didática, estudos de casos, dos exercícios práticos em sala de aula, dos estudos dirigidos e independentes e seminários, inclui mecanismos que garantem a articulação da vida acadêmica com a realidade concreta da sociedade e os avanços tecnológicos, incluindo alternativas como multimídia, visitas técnicas, teleconferências, etc. A metodologia aplicada no Curso envolve procedimentos didático-pedagógicos que integram a teoria e a prática através de situações problematizadoras de aprendizagem que subsidiarão a construção do conhecimento necessário à formação e atualização do profissional das Ciências Biológicas.
As disciplinas específicas ministradas contam com aulas práticas de Laboratório e aulas práticas de campo, estas ministradas em Ecossistemas da Região Agreste e da Região Metropolitana do Recife, tais como Refúgio Ecológico Charles Darwin, Mata Atlântica de Dois Irmãos, Parque de Dois Irmãos, Zoológico de Dois Irmãos, Jardim Botânico do Curado, Centro de Mamíferos Aquáticos de Itamaracá, etc.
AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM
Sendo um elemento essencial do processo ensino-aprendizagem de qualidade, deve observar os seguintes critérios:
1) Avaliação contínua e cumulativa do desempenho do aluno, com prevalência dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos e dos resultados ao longo do período sobre os de eventuais provas finais.
2) Que o processo avaliativo seja orientado para a realimentação do esforço do aluno na medida em que os resultados das atividades de avaliação sejam discutidos a fim de servirem para orientar o esforço de aprendizagem, indicando erros e limitações, sugerindo rumos e advertindo sobre riscos e não apenas comunicando aos alunos.
As avaliações de aprendizagem são realizadas em duas etapas de verificações marcadas pelos Departamentos Acadêmicos. Entretanto, as notas atribuídas aos alunos constituem um somatório de notas de relatórios, seminários, aulas práticas de laboratório, de microscopia, de campo, e de outras atividades extracurriculares, a critério dos professores ministrantes. Ao final de cada período os professores entregam as notas referentes a 1ª e a 2ª verificações de aprendizagem e os alunos que não atingirem a média 7,0 (sete), farão provas finais.
ESTÁGIO SUPERVISIONADO OBRIGATÓRIO (ESO)
Contempla os seguintes pontos:
1) O relato das atividades desenvolvidas ao longo dos semestres;
2) Elaboração e redação dos resultados do estágio em documento, com a necessária fundamentação teórico-conceitual;
3) Capacidade de análise crítica e proposição criativa de solução técnicas para os problemas diagnosticados.
O curso de Licenciatura em Ciências Biológicas tem como objetivo principal formar professores para atuarem no magistério de Ciências e Biologia no Ensino Fundamental e Médio e visa, também, formar profissionais para atuarem nos vários setores da Biologia; profissionais estes, conscientes e comprometidos com a realidade democrática que possam atuar como agentes de transformação da Região Nordeste e de modo particular do Agreste Pernambucano.
PERFIL DO PROFISSIONAL EGRESSO
O Biólogo deve ter qualificação técnico-científicas que o habilite no cumprimento das atribuições que lhe são permitidas pela legislação (Leis n.os 6684/79 e 701/82; Decreto Presidencial n.o 88438/83) e regidas pelo código de Ética estabelecido pelo Conselho Federal de Biologia. Desta forma, o licenciado em Ciências Biológicas deve ter formação generalista, mas sólida e abrangente em conteúdos dos diversos campos da Biologia e ser capaz de exercer funções de Ensino, Supervisão, Coordenação e Execução de trabalhos relacionados às Ciências Biológicas com vistas à Conservação, Preservação, Erradicação, Manejo e Melhoramento de Organismos, Saneamento e Melhoramento do Meio Ambiente.
ATIVIDADES COMPLEMENTARES
As atividades complementares serão para fins de integralização do mínimo de 200 horas, para outras formas de atividades acadêmico-científico-culturais, de acordo com a Resolução CP nº. 021 de 06 de agosto de 2001.
Na FABEJA as atividades complementares constarão de:
• Disciplinas eletivas (oferecidas pela Instituição);
• Atividades de extensão com acompanhamento comprovado;
• Atividades de pesquisa (iniciação científica);
• Atividades de monitoria;
• Participação em Jornada de Iniciação Científica internamente e externamente;
• Elaboração de materiais didáticos, tais como, experiências demonstrativas, maquetes, painéis e outro materiais audio-visuais, bem como roteiros explicativos.
METODOLOGIA DE ENSINO
As matérias de formação profissional, além dos tradicionais recursos da exposição didática, estudos de casos, dos exercícios práticos em sala de aula, dos estudos dirigidos e independentes e seminários, inclui mecanismos que garantem a articulação da vida acadêmica com a realidade concreta da sociedade e os avanços tecnológicos, incluindo alternativas como multimídia, visitas técnicas, teleconferências, etc. A metodologia aplicada no Curso envolve procedimentos didático-pedagógicos que integram a teoria e a prática através de situações problematizadoras de aprendizagem que subsidiarão a construção do conhecimento necessário à formação e atualização do profissional das Ciências Biológicas.
As disciplinas específicas ministradas contam com aulas práticas de Laboratório e aulas práticas de campo, estas ministradas em Ecossistemas da Região Agreste e da Região Metropolitana do Recife, tais como Refúgio Ecológico Charles Darwin, Mata Atlântica de Dois Irmãos, Parque de Dois Irmãos, Zoológico de Dois Irmãos, Jardim Botânico do Curado, Centro de Mamíferos Aquáticos de Itamaracá, etc.
AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM
Sendo um elemento essencial do processo ensino-aprendizagem de qualidade, deve observar os seguintes critérios:
1) Avaliação contínua e cumulativa do desempenho do aluno, com prevalência dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos e dos resultados ao longo do período sobre os de eventuais provas finais.
2) Que o processo avaliativo seja orientado para a realimentação do esforço do aluno na medida em que os resultados das atividades de avaliação sejam discutidos a fim de servirem para orientar o esforço de aprendizagem, indicando erros e limitações, sugerindo rumos e advertindo sobre riscos e não apenas comunicando aos alunos.
As avaliações de aprendizagem são realizadas em duas etapas de verificações marcadas pelos Departamentos Acadêmicos. Entretanto, as notas atribuídas aos alunos constituem um somatório de notas de relatórios, seminários, aulas práticas de laboratório, de microscopia, de campo, e de outras atividades extracurriculares, a critério dos professores ministrantes. Ao final de cada período os professores entregam as notas referentes a 1ª e a 2ª verificações de aprendizagem e os alunos que não atingirem a média 7,0 (sete), farão provas finais.
ESTÁGIO SUPERVISIONADO OBRIGATÓRIO (ESO)
Contempla os seguintes pontos:
1) O relato das atividades desenvolvidas ao longo dos semestres;
2) Elaboração e redação dos resultados do estágio em documento, com a necessária fundamentação teórico-conceitual;
3) Capacidade de análise crítica e proposição criativa de solução técnicas para os problemas diagnosticados.
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