Graduação em Ciências Biológicas (Licenciatura) (Recife, Pernambuco)
Universidade Católica de Pernambuco
DFP_
Localização:Recife - Pernambuco
Duração:4 Anos
Tipo:Carreiras Universitárias
Modalidade:Presenciais
DFP_
Objetivos
O curso de Ciências Biológicas, Licenciatura, objetiva formar o professor para atuar nos Ensinos Fundamental e Médio. Os conteúdos das disciplinas do Curso são trabalhados em conjunto com a prática pedagógica desde o primeiro período do curso com o objetivo de preparar um profissional qualificado para o ensino, com senso de responsabilidade, competência, criatividade, ética e iniciativa para enfrentar novos desafios da profissão. Mas, o curso também permite que o aluno desenvolva pesquisas inseridas em projetos de pesquisas de docente da Universidade. Após o término da graduação, o graduado poderá investir em pós-graduação e dá continuidade as suas pesquisas realizadas.
Perfil Profissional
O Licenciado em Ciências Biológicas é um profissional cujo perfil caracteriza-se pela sólida e ampla formação básica que contempla integralmente teoria e prática na construção do conhecimento; compreensão do significado das ciências para a sociedade e da sua responsabilidade como educador nos vários contextos de sua atuação; capacidade crítica no cultivo e transmissão dos conhecimentos próprios à área; permanente busca do seu aperfeiçoamento profissional; aptidão investigativa voltada para a pesquisa científica e a sensibilidade e responsabilidade social no exercício ético de sua profissão.
Mercado de Trabalho
O profissional licenciado em Ciências Biológicas está habilitado para atuar em empresas públicas ou privadas, quais sejam: instituições de ensino e organizações, ministrando aulas, assumindo cargos de direção, atuando como apoio nas áreas de tecnologia para educação. A Biologia está entre as principais profissões da atualidade, com participação efetiva nas áreas de: meio ambiente, microbiologia, engenharia genética, agronomia e saúde. O mercado de trabalho está cada vez mais amplo. No campo da licenciatura, com a nova proposta de ensino e o importante papel do educador, o biólogo licenciado participa diretamente da formação dos alunos dos Ensinos Fundamental e Médio, assim como na formação e reciclagem de profissionais nas áreas de Ciências Biológicas e da saúde. O exercício da profissão exige que o profissional tenha uma visão geral com o objetivo de aprofundar os seus conhecimentos por meio da pós-graduação na área de interesse.
Atividades Complementares
As Atividades Complementares são componentes curriculares de caráter científico, cultural e acadêmico cujo foco principal é o estímulo à prática de estudos independentes, transversais, opcionais e interdisciplinares, de forma a promover, em articulação com as demais atividades acadêmicas, o desenvolvimento intelectual do estudante, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho. Quando são efetivadas de acordo com as diretrizes da UNICAP, aprovadas pela Resolução CONSEPE/UNICAP nº 009/2005 de 06.05.2005, e promovem a aquisição de conhecimento e o desenvolvimento de competências e habilidades, verificados por meio de avaliação, serão validadas academicamente pela UNICAP, mesmo se realizadas em situações de aprendizagem fora da Universidade, desde que vinculadas ao mundo do trabalho e à prática social.
Estágio Curricular Supervisionado
O estágio é desenvolvido nas escolas de ensino Fundamental e Médio, conforme estabelecido nas Diretrizes Curriculares Nacionais.
Programas de Extensão
A extensão é entendida como prática acadêmica que aproxima a Universidade, nas suas atividades de ensino e pesquisa, às demandas da sociedade na qual ela está inserida, possibilitando, assim, a formação do profissional cidadão e caracterizando o ambiente universitário como espaço privilegiado de produção do conhecimento significativo para superação das desigualdades sociais existentes. Dentre os programas de Extensão desenvolvidos, destacam-se:
Cursos, Conferências, Seminários
Atividades Artístico-Culturais
Atividades Desportivas
Assistência à Saúde
Assistência Espiritual e Religiosa
Assistência Estudantil
Assistência Social
Assistência Jurídica Gratuita
Assistência Psicológica e Fonoaudiológica
Apoio aos Movimentos Populares
Unicap para a 3ª Idade
Projeto Horizonte
Iniciação Científica
O Programa Institucional de Base de Iniciação Científica – PIBIC/UNICAP foi implantado em 1998. Desde então, têm-se realizado as Jornada de Iniciação Científica e a Mostra de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão, mobilizando as comunidades interna e externa. A partir de 2003, tais eventos foram reunidos e fazem parte da Semana de Integração Universidade-Sociedade. O PIBIC/UNICAP conta com 180 bolsas da própria instituição, nos moldes do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), 35 bolsas do PIBIC/CNPq e outras bolsas de Iniciação Científica da Fundação de Amparo à Ciência e à Tecnologia do Estado de Pernambuco (FACEPE) por damanda espontânea, além do Programa de Iniciação Científica para voluntários.
Intercâmbio Estudantil
O Programa de Intercâmbio Estudantil oferecido pela UNICAP visa a propiciar aos alunos uma experiência acadêmica, durante um ou dois semestres, numa IES nacional ou internacional, através de convênios de cooperação mútua educacional. Esse Programa tem sua origem nas diretrizes da AUSJAL – Associação de Universidades confiadas à Companhia de Jesus na América Latina, que propõe a integração dos estudantes de IES jesuítas latino-americanas, como modalidade complementar de sua formação. Por outro lado, a UNICAP recebe estudantes estrangeiros das IES conveniadas que desejem realizar estudos de graduação por um ou dois semestres.
O curso de Ciências Biológicas, Licenciatura, objetiva formar o professor para atuar nos Ensinos Fundamental e Médio. Os conteúdos das disciplinas do Curso são trabalhados em conjunto com a prática pedagógica desde o primeiro período do curso com o objetivo de preparar um profissional qualificado para o ensino, com senso de responsabilidade, competência, criatividade, ética e iniciativa para enfrentar novos desafios da profissão. Mas, o curso também permite que o aluno desenvolva pesquisas inseridas em projetos de pesquisas de docente da Universidade. Após o término da graduação, o graduado poderá investir em pós-graduação e dá continuidade as suas pesquisas realizadas.
Perfil Profissional
O Licenciado em Ciências Biológicas é um profissional cujo perfil caracteriza-se pela sólida e ampla formação básica que contempla integralmente teoria e prática na construção do conhecimento; compreensão do significado das ciências para a sociedade e da sua responsabilidade como educador nos vários contextos de sua atuação; capacidade crítica no cultivo e transmissão dos conhecimentos próprios à área; permanente busca do seu aperfeiçoamento profissional; aptidão investigativa voltada para a pesquisa científica e a sensibilidade e responsabilidade social no exercício ético de sua profissão.
Mercado de Trabalho
O profissional licenciado em Ciências Biológicas está habilitado para atuar em empresas públicas ou privadas, quais sejam: instituições de ensino e organizações, ministrando aulas, assumindo cargos de direção, atuando como apoio nas áreas de tecnologia para educação. A Biologia está entre as principais profissões da atualidade, com participação efetiva nas áreas de: meio ambiente, microbiologia, engenharia genética, agronomia e saúde. O mercado de trabalho está cada vez mais amplo. No campo da licenciatura, com a nova proposta de ensino e o importante papel do educador, o biólogo licenciado participa diretamente da formação dos alunos dos Ensinos Fundamental e Médio, assim como na formação e reciclagem de profissionais nas áreas de Ciências Biológicas e da saúde. O exercício da profissão exige que o profissional tenha uma visão geral com o objetivo de aprofundar os seus conhecimentos por meio da pós-graduação na área de interesse.
Atividades Complementares
As Atividades Complementares são componentes curriculares de caráter científico, cultural e acadêmico cujo foco principal é o estímulo à prática de estudos independentes, transversais, opcionais e interdisciplinares, de forma a promover, em articulação com as demais atividades acadêmicas, o desenvolvimento intelectual do estudante, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho. Quando são efetivadas de acordo com as diretrizes da UNICAP, aprovadas pela Resolução CONSEPE/UNICAP nº 009/2005 de 06.05.2005, e promovem a aquisição de conhecimento e o desenvolvimento de competências e habilidades, verificados por meio de avaliação, serão validadas academicamente pela UNICAP, mesmo se realizadas em situações de aprendizagem fora da Universidade, desde que vinculadas ao mundo do trabalho e à prática social.
Estágio Curricular Supervisionado
O estágio é desenvolvido nas escolas de ensino Fundamental e Médio, conforme estabelecido nas Diretrizes Curriculares Nacionais.
Programas de Extensão
A extensão é entendida como prática acadêmica que aproxima a Universidade, nas suas atividades de ensino e pesquisa, às demandas da sociedade na qual ela está inserida, possibilitando, assim, a formação do profissional cidadão e caracterizando o ambiente universitário como espaço privilegiado de produção do conhecimento significativo para superação das desigualdades sociais existentes. Dentre os programas de Extensão desenvolvidos, destacam-se:
Cursos, Conferências, Seminários
Atividades Artístico-Culturais
Atividades Desportivas
Assistência à Saúde
Assistência Espiritual e Religiosa
Assistência Estudantil
Assistência Social
Assistência Jurídica Gratuita
Assistência Psicológica e Fonoaudiológica
Apoio aos Movimentos Populares
Unicap para a 3ª Idade
Projeto Horizonte
Iniciação Científica
O Programa Institucional de Base de Iniciação Científica – PIBIC/UNICAP foi implantado em 1998. Desde então, têm-se realizado as Jornada de Iniciação Científica e a Mostra de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão, mobilizando as comunidades interna e externa. A partir de 2003, tais eventos foram reunidos e fazem parte da Semana de Integração Universidade-Sociedade. O PIBIC/UNICAP conta com 180 bolsas da própria instituição, nos moldes do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), 35 bolsas do PIBIC/CNPq e outras bolsas de Iniciação Científica da Fundação de Amparo à Ciência e à Tecnologia do Estado de Pernambuco (FACEPE) por damanda espontânea, além do Programa de Iniciação Científica para voluntários.
Intercâmbio Estudantil
O Programa de Intercâmbio Estudantil oferecido pela UNICAP visa a propiciar aos alunos uma experiência acadêmica, durante um ou dois semestres, numa IES nacional ou internacional, através de convênios de cooperação mútua educacional. Esse Programa tem sua origem nas diretrizes da AUSJAL – Associação de Universidades confiadas à Companhia de Jesus na América Latina, que propõe a integração dos estudantes de IES jesuítas latino-americanas, como modalidade complementar de sua formação. Por outro lado, a UNICAP recebe estudantes estrangeiros das IES conveniadas que desejem realizar estudos de graduação por um ou dois semestres.
Disciplinas
Citologia
Morf e sistem de criptogamos
Educacao e pratica social
Fund de fisica para biologia
Fund de quimica para biologia
Introducao a teologia
Histologia e embriologia
Morf e sistemat de fanerogamos
Biofisica e bioquimica
Fund psicolog da educacao I
Fil e conhecimen tecnologico
Fund de matemat para biologia
Fundamentos de anatomia humana
Fisiologia vegetal
Zoologia de invertebrados I
Fund de fisiologia humana
Fund psicolog da educacao II
Genetica basica
Zoologia de invertebrados II
Ecologia
Didatica
Bioestatistica
Zoologia de vertebrados
Eco de popul e educ ambiental
Planej e aval da aprendizagem
Estagio curricular na escola
Geologia
Anat e fisiol animal comparada
Microbiologia e imunologia
Paleontologia
Projeto pedagogico
Libras
Est curric no ensin de bio I
Genetica evolutiva
Parasitologia e saude publica
Bioetica e biotecnologia
Politica e legisl educacional
Est curric no ensin de bio II
Biologia marinha
Laboratorio de ens de biologia
Est curric no ensin de bio III
Humanismo e cidadania
Citologia
Morf e sistem de criptogamos
Educacao e pratica social
Fund de fisica para biologia
Fund de quimica para biologia
Introducao a teologia
Histologia e embriologia
Morf e sistemat de fanerogamos
Biofisica e bioquimica
Fund psicolog da educacao I
Fil e conhecimen tecnologico
Fund de matemat para biologia
Fundamentos de anatomia humana
Fisiologia vegetal
Zoologia de invertebrados I
Fund de fisiologia humana
Fund psicolog da educacao II
Genetica basica
Zoologia de invertebrados II
Ecologia
Didatica
Bioestatistica
Zoologia de vertebrados
Eco de popul e educ ambiental
Planej e aval da aprendizagem
Estagio curricular na escola
Geologia
Anat e fisiol animal comparada
Microbiologia e imunologia
Paleontologia
Projeto pedagogico
Libras
Est curric no ensin de bio I
Genetica evolutiva
Parasitologia e saude publica
Bioetica e biotecnologia
Politica e legisl educacional
Est curric no ensin de bio II
Biologia marinha
Laboratorio de ens de biologia
Est curric no ensin de bio III
Humanismo e cidadania
DFP_