Graduação em Ciências Biológicas (Licenciatura) (Rio de Janeiro, Rio de Janeiro)
Pontifícia Universidade Católica de Campinas
DFP_
Localização:Rio de Janeiro - Rio de Janeiro
Duração:4 Anos
Tipo:Carreiras Universitárias
Modalidade:Presenciais
DFP_
Objetivos
O curso prepara o profissional para atuar no ensino de Ciências e Biologia e para desenvolver pesquisa básica e aplicada em empresas. Prepara-o, ainda, para atuar em áreas de preservação, controle ambiental e centros de pesquisa, capacitando-o também a realizar perícias e emitir laudos técnicos.
Incentiva sempre mais a formação científica, através de uma aprendizagem ativa na qual o estudante se familiariza com a metodologia científica e com as aplicações da Ciência e da Técnica no mundo moderno. Busca a integração entre as disciplinas, aumentando a sua interdependência, procurando criar espaços e situações favoráveis ao trabalho conjunto entre diferentes disciplinas. Garantir a formação didático-pedagógico do aluno, mantendo a integração entre as disciplinas específicas da formação do licenciado e as demais. Permitir que o aluno tenha, ao longo do curso, um panorama geral de todo o potencial das Ciências Biológicas.
Forma educadores afinados com as novas necessidades da Educação em um mundo globalizado, onde a produção está diretamente vinculada ao domínio de instrumentos tecnológicos e à qualificação profissional. Mantém a atenção aos desenvolvimentos das Ciências e sua incidência no mundo atual, preparando profissionais aptos a inserir-se no mercado de trabalho e na sociedade atual. Reflete, ao longo do curso, sobre os aspectos éticos e sociais dos conhecimentos adquiridos e de sua aplicação, procurando a formação de um profissional consciente e atuante na sociedade. Valoriza as atividades de pesquisa e prestação de serviços existentes na Universidade, tornando-as instrumentos de melhoria da qualidade do curso.
Perfil do Egresso
O Profissional graduado em Ciências Biológicas na PUC-Campinas, atuará na Biologia Molecular e na Biotecnologia, que tem entrado nos mais diferentes campos da atividade humana, tais como a Medicina, a Zootecnia e a Agricultura, as Ciências Ambientais e os processos de produção industrial; nas Ciências Ambientais, à medida que praticamente todas as atividades humanas atuais são avaliadas em termos de seus riscos e comprometimentos ambientais e a conservação e preservação dos ecossistemas e da biodiversidade nos ambientes tropicais se tornou uma preocupação mundial; na Biologia Aplicada ao manejo de espécies e a produção animal e vegetal: piscicultura, mitilicultura, ranicultura, manejo de espécies silvestres visando a preservação, criação de cogumelos, criação de algas, clonagem de plantas, etc; na docência, vocação original da PUC-Campinas, que já nasceu voltada a preparação de professores. As dificuldades enfrentadas pela Educação no Brasil, decorrentes da falta de verbas, estímulos e pessoal qualificado, fazem com que a Faculdade de Ciências Biológicas, tenha a preocupação prioritária de formar Biólogos preocupados com o contexto social dentro do qual atuam, capacitados e motivados para o exercício da docência do Ensino Fundamental até a Universidade.
Deve-se salientar que este Biólogo aqui descrito, não pode ser compreendido dentro de uma oposição entre professor ou pesquisador. Ele é professor-pesquisador, cientista-mestre com critérios humanísticos, éticos, transformador da realidade e compromissado com a conservação da biodiversidade.
Recursos
Hospital e Maternidade Celso Pierro
LABORATÓRIOS:
Laboratório de Química;
Laboratório de Citologia e Genética;
Laboratório de Fisiologia;
Laboratório de Microbiologia, Imunologia e Micologia;
Laboratório de Parasitologia;
Laboratório de Patologia;
Laboratório de Histologia e Embriologia;
Laboratório de Ecologia, Zoologia e Botânica;
Laboratório de Anatomia e Neuroanatomia
Biotério
Horta
O curso prepara o profissional para atuar no ensino de Ciências e Biologia e para desenvolver pesquisa básica e aplicada em empresas. Prepara-o, ainda, para atuar em áreas de preservação, controle ambiental e centros de pesquisa, capacitando-o também a realizar perícias e emitir laudos técnicos.
Incentiva sempre mais a formação científica, através de uma aprendizagem ativa na qual o estudante se familiariza com a metodologia científica e com as aplicações da Ciência e da Técnica no mundo moderno. Busca a integração entre as disciplinas, aumentando a sua interdependência, procurando criar espaços e situações favoráveis ao trabalho conjunto entre diferentes disciplinas. Garantir a formação didático-pedagógico do aluno, mantendo a integração entre as disciplinas específicas da formação do licenciado e as demais. Permitir que o aluno tenha, ao longo do curso, um panorama geral de todo o potencial das Ciências Biológicas.
Forma educadores afinados com as novas necessidades da Educação em um mundo globalizado, onde a produção está diretamente vinculada ao domínio de instrumentos tecnológicos e à qualificação profissional. Mantém a atenção aos desenvolvimentos das Ciências e sua incidência no mundo atual, preparando profissionais aptos a inserir-se no mercado de trabalho e na sociedade atual. Reflete, ao longo do curso, sobre os aspectos éticos e sociais dos conhecimentos adquiridos e de sua aplicação, procurando a formação de um profissional consciente e atuante na sociedade. Valoriza as atividades de pesquisa e prestação de serviços existentes na Universidade, tornando-as instrumentos de melhoria da qualidade do curso.
Perfil do Egresso
O Profissional graduado em Ciências Biológicas na PUC-Campinas, atuará na Biologia Molecular e na Biotecnologia, que tem entrado nos mais diferentes campos da atividade humana, tais como a Medicina, a Zootecnia e a Agricultura, as Ciências Ambientais e os processos de produção industrial; nas Ciências Ambientais, à medida que praticamente todas as atividades humanas atuais são avaliadas em termos de seus riscos e comprometimentos ambientais e a conservação e preservação dos ecossistemas e da biodiversidade nos ambientes tropicais se tornou uma preocupação mundial; na Biologia Aplicada ao manejo de espécies e a produção animal e vegetal: piscicultura, mitilicultura, ranicultura, manejo de espécies silvestres visando a preservação, criação de cogumelos, criação de algas, clonagem de plantas, etc; na docência, vocação original da PUC-Campinas, que já nasceu voltada a preparação de professores. As dificuldades enfrentadas pela Educação no Brasil, decorrentes da falta de verbas, estímulos e pessoal qualificado, fazem com que a Faculdade de Ciências Biológicas, tenha a preocupação prioritária de formar Biólogos preocupados com o contexto social dentro do qual atuam, capacitados e motivados para o exercício da docência do Ensino Fundamental até a Universidade.
Deve-se salientar que este Biólogo aqui descrito, não pode ser compreendido dentro de uma oposição entre professor ou pesquisador. Ele é professor-pesquisador, cientista-mestre com critérios humanísticos, éticos, transformador da realidade e compromissado com a conservação da biodiversidade.
Recursos
Hospital e Maternidade Celso Pierro
LABORATÓRIOS:
Laboratório de Química;
Laboratório de Citologia e Genética;
Laboratório de Fisiologia;
Laboratório de Microbiologia, Imunologia e Micologia;
Laboratório de Parasitologia;
Laboratório de Patologia;
Laboratório de Histologia e Embriologia;
Laboratório de Ecologia, Zoologia e Botânica;
Laboratório de Anatomia e Neuroanatomia
Biotério
Horta
Disciplinas
Antropologia teológica A
Biologia celular
Biologia-invertebrados A
Educação, cultura e sociedade
Morfologia e sistemática vegetal A
Operações análises numéricas APL biologia
PF-prática de formação A
Projeto I: atividades práticas integradoras
Química geral
Anatomia humana
Atividades complementares de formação A
Biologia das fanerógamas
Biologia dos invertebrados B
Ecologia geral
Física para biólogos
Histologia
PF-prática de formação B
Projeto II: atividades práticas integradoras
Biofísica e fisiologia humana
Biologia dos invertebrados terrestres
Bioquímica estrutural
Ecologia ecossistemas aquáticos
Embriologia
Genética básica
PF-prática de formação C
Projeto III: atividades práticas integradoras
Antropologia teológica B
Atividades complementares de formação B
Biologia dos vertebrados aquáticos
Bioquímica funcional
Genética molecular
Microbiologia geral
Morfologia vegetal interna
PF-língua de sinais:libras
Projeto IV: atividades práticas integradoras
Biologia de vertebrados A
Biologia molecular
Estágio supervisionado em ciências e biologia I
Fisiologia vegetal e botânica econômica A
Microbiologia ambiental
Prát integradas biologia vertebrados A
Prát integradas ecologia ecossistemas aquáticos
Prát integradas fisiologia veget botânica econ A
Prát integradas microbiologia ambiental
Projeto atuaç ensino ciênc e biologia I
Antropologia teológica C
Atividades complementares de formação C
Biofísica
Biologia de vertebrados B
Ecologia ecossistemas terrestres
Estágio supervisionado em ciências e biologia II
Evolução e paleontologia
Fisiologia vegetal e botânica econômica B
Geologia
Política educacional
Prát integradas biofísica
Prát integradas biologia vertebrados B
Prát integradas ecologia ecossistemas terrestres
Projeto atuaç ensino ciênc e biologia II
Atividades autôn de trab concl curso I
Biologia de populações
Estág superv ciências e biologia III
Fisiologia geral e humana
Microbiologia e saúde
Parasitologia e saúde
Pf-prática de formação G
Prát integradas parasitologia e saúde
Projeto atuaç ensino ciênc e biologia III
Trabalho conclusão curso I
Atividades autôn de estágio supervisionado-bachar
Atividades autôn de trab concl curso II
Atividades complementares de formação D
Biologia vegetal e experimental
Biotecnologia
Ecologia, manejo e educação ambiental
Estág superv bacharelado
Estág superv ciências e biologia IV
Imunologia
Pf-prática de formação H
Projeto atuaç ensino ciênc e biologia IV
Trabalho conclusão curso II
Zoologia experimental
Antropologia teológica A
Biologia celular
Biologia-invertebrados A
Educação, cultura e sociedade
Morfologia e sistemática vegetal A
Operações análises numéricas APL biologia
PF-prática de formação A
Projeto I: atividades práticas integradoras
Química geral
Anatomia humana
Atividades complementares de formação A
Biologia das fanerógamas
Biologia dos invertebrados B
Ecologia geral
Física para biólogos
Histologia
PF-prática de formação B
Projeto II: atividades práticas integradoras
Biofísica e fisiologia humana
Biologia dos invertebrados terrestres
Bioquímica estrutural
Ecologia ecossistemas aquáticos
Embriologia
Genética básica
PF-prática de formação C
Projeto III: atividades práticas integradoras
Antropologia teológica B
Atividades complementares de formação B
Biologia dos vertebrados aquáticos
Bioquímica funcional
Genética molecular
Microbiologia geral
Morfologia vegetal interna
PF-língua de sinais:libras
Projeto IV: atividades práticas integradoras
Biologia de vertebrados A
Biologia molecular
Estágio supervisionado em ciências e biologia I
Fisiologia vegetal e botânica econômica A
Microbiologia ambiental
Prát integradas biologia vertebrados A
Prát integradas ecologia ecossistemas aquáticos
Prát integradas fisiologia veget botânica econ A
Prát integradas microbiologia ambiental
Projeto atuaç ensino ciênc e biologia I
Antropologia teológica C
Atividades complementares de formação C
Biofísica
Biologia de vertebrados B
Ecologia ecossistemas terrestres
Estágio supervisionado em ciências e biologia II
Evolução e paleontologia
Fisiologia vegetal e botânica econômica B
Geologia
Política educacional
Prát integradas biofísica
Prát integradas biologia vertebrados B
Prát integradas ecologia ecossistemas terrestres
Projeto atuaç ensino ciênc e biologia II
Atividades autôn de trab concl curso I
Biologia de populações
Estág superv ciências e biologia III
Fisiologia geral e humana
Microbiologia e saúde
Parasitologia e saúde
Pf-prática de formação G
Prát integradas parasitologia e saúde
Projeto atuaç ensino ciênc e biologia III
Trabalho conclusão curso I
Atividades autôn de estágio supervisionado-bachar
Atividades autôn de trab concl curso II
Atividades complementares de formação D
Biologia vegetal e experimental
Biotecnologia
Ecologia, manejo e educação ambiental
Estág superv bacharelado
Estág superv ciências e biologia IV
Imunologia
Pf-prática de formação H
Projeto atuaç ensino ciênc e biologia IV
Trabalho conclusão curso II
Zoologia experimental
DFP_