DFP_
Diploma oferecido:Licenciado em Ciências Biológicas
Localização:Bauru - São Paulo
Duração:3 Anos
Tipo:Carreiras Universitárias
Modalidade:Presenciais
DFP_
A PROFISSÃO
O Profissional Biólogo é responsável por estudar os seres vivos, a relação entre eles e o meio ambiente, além dos processos e mecanismos que regulam a vida. Os profissionais devem possuir conhecimento nas áreas de saúde humana e saúde ambiental.
A Biologia revela que os seres vivos, inclusive os seres humanos, não são seres isolados, ao contrário, todos constituem sistemas que estabelecem complexas relações de interdependência.
A compreensão deste fator envolve o conhecimento das condições físicas do meio, do modo de vida e da organização das diferentes espécies e sistemas biológicos, considerando os aspectos sociais, políticos, econômicos e culturais que estão intrinsecamente ligados ao homem e ao meio.
O profissional Bacharel em Ciências Biológicas, estando de acordo com o Conselho Regional de Biologia (CRBio 1), a partir das disciplinas cursadas em sua graduação e estágio curricular (obrigatório) pode desenvolver atividades ligadas a saúde humana, saúde ambiental, educação para a saúde e educação ambiental.
"Na natureza, nada se cria nada se perde, tudo se transforma." (Lavoisier)
O PROFISSIONAL
Um profissional generalista sujeito da sua história, consciente em relação aos seus deveres de educador cristão, capaz de orientar, dirigir, assessorar e prestar consultoria a empresas e entidades autárquicas, privadas ou de Poder Público, no âmbito de sua especialidade e com condições de: realizar, pesquisa, perícias, emitir e assinar laudos técnicos e pareceres concernentes à sua área de atuação.
Áreas de atuação:
Saúde Humana – atuar em Análise Clínicas e pesquisas voltadas para a saúde humana (fisiologia, genética/biologia molecular, anatomia, farmacologia, microbiologia, imunologia, entre outras). Atuar em Saúde Pública – no âmbito da educação para a saúde (prevenção) e pesquisa.
Saúde Ambiental – atuar em atividades que envolvam Estudos de Impacto Ambiental baseados em metodologias científicas (botânica, zoologia, ecologia, qualidade da água, genética/ biologia molecular, entre outras), emissão de laudos técnicos e a elaboração de Relatórios de Impacto ambiental. Atuar em manejo de fauna e flora, curadoria de Herbários e Museus.
O Profissional Bacharel em Ciências Biológicas, estando de acordo com o Conselho Regional de Biologia (CRBio 1), a partir das disciplinas cursadas em sua graduação e estágio curricular (obrigatório) pode desenvolver atividades ligadas a saúde humana, saúde ambiental, educação para a saúde e educação ambiental.
O Profissional Licenciado em Ciências Biológicas, de acordo com a carga horária definida pelo MEC, ministra aulas de Ciências (Ensino Fundamental) e Biologia (Ensino Médio).
O Mercado do século XXI exige um profissional atualizado, sendo necessário que o egresso continue seus estudos, realizando ESPECIALIZAÇÕES ou PROGRAMAS DE MESTRADO e DOUTORADO.
MERCADO DE TRABALHO
O campo de atuação profissional é considerado diversificado, amplo, emergente, crescente, em transformação contínua, exigindo um profissional cuja formação ao nível de graduação, o capacite a:
. Atuar em pesquisa básica e aplicada nas diferentes áreas das Ciências Biológicas;
. Desenvolver atividades educacionais em diferentes níveis;
. Acompanhar a evolução do pensamento científico na sua área de atuação;
. Estabelecer relações entre ciência, tecnologia e sociedade;
. Elaborar e executar projeto;
. Utilizar o conhecimento socialmente acumulado na produção de novos conhecimentos, tendo a compreensão desse processo a fim de utilizá-lo de forma crítica e com critérios de relevância social;
. Desenvolver ações estratégicas para diagnóstico de problemas, encaminhamento de soluções e tomada de decisões;
. Atuar em prol da preservação da biodiversidade, considerando as necessidades de desenvolvimento inerentes à espécie humana;
. Organizar, coordenar e participar de equipes multiprofissionais;
. Gerenciar e executar tarefas técnicas nas diferentes áreas do conhecimento biológico, no âmbito de sua formação;
. Prestar consultorias e perícias, dar pareceres e atuar no sentido de que a legislação, relativa à área de Ciências Biológicas, seja cumprida;
. Desenvolver idéias inovadoras e ações estratégicas, capazes de ampliar e aperfeiçoar sua área de atuação, preparando-se para a inserção num mercado de trabalho em contínua transformação.
OBJETIVOS GERAIS E ESPECÍFICOS
Geral
. Formar profissionais capacitados para realizar atividades de estudo/pesquisas e técnicas nas diferentes áreas (Saúde Humana e Ambiental) em Ciências Biológicas.
Específicos
. Atuar com senso crítico, responsabilidade, ética e competência.
. Dominar a fundamentação teórica que inclua o conhecimento do padrão de diversidade dos seres vivos, bem como da sua organização em diferentes níveis, suas relações filogenéticas e evolutivas, suas respectivas distribuições e relações com o meio ambiente.
. Conhecer a realidade do campo de atuação, consciente da sua responsabilidade de agente transformador da realidade presente, na busca da melhoria da qualidade de vida da população humana.
. Responsabilizar-se, como educador (educação formal e informal), nos vários contextos da sua atuação profissional e de acordo com sua habilitação.
O Profissional Biólogo é responsável por estudar os seres vivos, a relação entre eles e o meio ambiente, além dos processos e mecanismos que regulam a vida. Os profissionais devem possuir conhecimento nas áreas de saúde humana e saúde ambiental.
A Biologia revela que os seres vivos, inclusive os seres humanos, não são seres isolados, ao contrário, todos constituem sistemas que estabelecem complexas relações de interdependência.
A compreensão deste fator envolve o conhecimento das condições físicas do meio, do modo de vida e da organização das diferentes espécies e sistemas biológicos, considerando os aspectos sociais, políticos, econômicos e culturais que estão intrinsecamente ligados ao homem e ao meio.
O profissional Bacharel em Ciências Biológicas, estando de acordo com o Conselho Regional de Biologia (CRBio 1), a partir das disciplinas cursadas em sua graduação e estágio curricular (obrigatório) pode desenvolver atividades ligadas a saúde humana, saúde ambiental, educação para a saúde e educação ambiental.
"Na natureza, nada se cria nada se perde, tudo se transforma." (Lavoisier)
O PROFISSIONAL
Um profissional generalista sujeito da sua história, consciente em relação aos seus deveres de educador cristão, capaz de orientar, dirigir, assessorar e prestar consultoria a empresas e entidades autárquicas, privadas ou de Poder Público, no âmbito de sua especialidade e com condições de: realizar, pesquisa, perícias, emitir e assinar laudos técnicos e pareceres concernentes à sua área de atuação.
Áreas de atuação:
Saúde Humana – atuar em Análise Clínicas e pesquisas voltadas para a saúde humana (fisiologia, genética/biologia molecular, anatomia, farmacologia, microbiologia, imunologia, entre outras). Atuar em Saúde Pública – no âmbito da educação para a saúde (prevenção) e pesquisa.
Saúde Ambiental – atuar em atividades que envolvam Estudos de Impacto Ambiental baseados em metodologias científicas (botânica, zoologia, ecologia, qualidade da água, genética/ biologia molecular, entre outras), emissão de laudos técnicos e a elaboração de Relatórios de Impacto ambiental. Atuar em manejo de fauna e flora, curadoria de Herbários e Museus.
O Profissional Bacharel em Ciências Biológicas, estando de acordo com o Conselho Regional de Biologia (CRBio 1), a partir das disciplinas cursadas em sua graduação e estágio curricular (obrigatório) pode desenvolver atividades ligadas a saúde humana, saúde ambiental, educação para a saúde e educação ambiental.
O Profissional Licenciado em Ciências Biológicas, de acordo com a carga horária definida pelo MEC, ministra aulas de Ciências (Ensino Fundamental) e Biologia (Ensino Médio).
O Mercado do século XXI exige um profissional atualizado, sendo necessário que o egresso continue seus estudos, realizando ESPECIALIZAÇÕES ou PROGRAMAS DE MESTRADO e DOUTORADO.
MERCADO DE TRABALHO
O campo de atuação profissional é considerado diversificado, amplo, emergente, crescente, em transformação contínua, exigindo um profissional cuja formação ao nível de graduação, o capacite a:
. Atuar em pesquisa básica e aplicada nas diferentes áreas das Ciências Biológicas;
. Desenvolver atividades educacionais em diferentes níveis;
. Acompanhar a evolução do pensamento científico na sua área de atuação;
. Estabelecer relações entre ciência, tecnologia e sociedade;
. Elaborar e executar projeto;
. Utilizar o conhecimento socialmente acumulado na produção de novos conhecimentos, tendo a compreensão desse processo a fim de utilizá-lo de forma crítica e com critérios de relevância social;
. Desenvolver ações estratégicas para diagnóstico de problemas, encaminhamento de soluções e tomada de decisões;
. Atuar em prol da preservação da biodiversidade, considerando as necessidades de desenvolvimento inerentes à espécie humana;
. Organizar, coordenar e participar de equipes multiprofissionais;
. Gerenciar e executar tarefas técnicas nas diferentes áreas do conhecimento biológico, no âmbito de sua formação;
. Prestar consultorias e perícias, dar pareceres e atuar no sentido de que a legislação, relativa à área de Ciências Biológicas, seja cumprida;
. Desenvolver idéias inovadoras e ações estratégicas, capazes de ampliar e aperfeiçoar sua área de atuação, preparando-se para a inserção num mercado de trabalho em contínua transformação.
OBJETIVOS GERAIS E ESPECÍFICOS
Geral
. Formar profissionais capacitados para realizar atividades de estudo/pesquisas e técnicas nas diferentes áreas (Saúde Humana e Ambiental) em Ciências Biológicas.
Específicos
. Atuar com senso crítico, responsabilidade, ética e competência.
. Dominar a fundamentação teórica que inclua o conhecimento do padrão de diversidade dos seres vivos, bem como da sua organização em diferentes níveis, suas relações filogenéticas e evolutivas, suas respectivas distribuições e relações com o meio ambiente.
. Conhecer a realidade do campo de atuação, consciente da sua responsabilidade de agente transformador da realidade presente, na busca da melhoria da qualidade de vida da população humana.
. Responsabilizar-se, como educador (educação formal e informal), nos vários contextos da sua atuação profissional e de acordo com sua habilitação.
DISCIPLINAS
Anatomia humana
Biologia celular e molecular
Comunicação e expressão
Educação para diversidade
Métodos e técnicas da pesquisa
Tecnologias de informação na educação
Antropologia
Biofísica e fisiologia
Imunologia
Microbiologia
Parasitologia
Psicologia do desenvolv. E da aprendizagem
Embriologia e histologia
Ética e cultura religiosa
Física
Matemática
Química básica
Téc. Da comunic. E expressão em sala de aula
Ambientes educativos e práticas interdisciplinares
Anatomia e fisiologia vegetal
Estágio I
Fund de ecologia e educação ambiental
Organização da educação básica
Pesquisa da prática i: planejamento e avaliação
Bioquímica
Estágio II
Organografia e sistemática vegetal
Pesquisa da prática II: planejamento e avaliação
Sociologia da responsabilidade social
Zoologia dos invertebrados
Ativ acad - científico - culturais
Estágio III
Evolução dos seres vivos
Geologia e paleontologia
Libras
Metodologia de projetos educativos
Pesquisa da prática III: planejamento e avaliação
Zoologia dos vertebrados
Anatomia humana
Biologia celular e molecular
Comunicação e expressão
Educação para diversidade
Métodos e técnicas da pesquisa
Tecnologias de informação na educação
Antropologia
Biofísica e fisiologia
Imunologia
Microbiologia
Parasitologia
Psicologia do desenvolv. E da aprendizagem
Embriologia e histologia
Ética e cultura religiosa
Física
Matemática
Química básica
Téc. Da comunic. E expressão em sala de aula
Ambientes educativos e práticas interdisciplinares
Anatomia e fisiologia vegetal
Estágio I
Fund de ecologia e educação ambiental
Organização da educação básica
Pesquisa da prática i: planejamento e avaliação
Bioquímica
Estágio II
Organografia e sistemática vegetal
Pesquisa da prática II: planejamento e avaliação
Sociologia da responsabilidade social
Zoologia dos invertebrados
Ativ acad - científico - culturais
Estágio III
Evolução dos seres vivos
Geologia e paleontologia
Libras
Metodologia de projetos educativos
Pesquisa da prática III: planejamento e avaliação
Zoologia dos vertebrados
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