Graduação em Ciências Biológicas Mod. Médica - Biomedicina (Bacharelado) (Rio de Janeiro, Rio de Janeiro)
Pontifícia Universidade Católica de Goiás
DFP_
Diploma oferecido:Biólogo
Localização:Rio de Janeiro - Rio de Janeiro
Duração:4 Anos
Tipo:Carreiras Universitárias
Modalidade:Presenciais
DFP_
O curso apresenta uma proposta pedagógica baseada na integração entre o modelo tradicional e o método ativo (PBL) onde o estudante adquire seus conhecimentos a partir da discussão de casos clínicos e situações problema. A semana pedagógica é iniciada com uma tutoria em pequenos grupos de 10 a 15 alunos(as) a qual norteia os objetivos de aprendizagem semanais, incluindo encontros teóricos e práticos. A semana pedagógica é finalizada com uma avaliação integradora que estimula o hábito de estudo. Esta estratégia promove nos acadêmicos a inter e a transdisciplinaridade, estimula a busca pelo conhecimento, desenvolve a auto-confiança, a capacidade de exposição de idéias, o hábito de discussão, o senso crítico, os valores éticos e o hábito de estudo.
Já no primeiro e segundo períodos do curso o acadêmico inicia as atividades práticas nos laboratórios de Bioquímica, Biofísica, Anatomia Humana, Fisiologia e Histologia. Realiza no segundo período a disciplina de Introdução à Biomedicina que apresenta as mais de 33 áreas de atuação do Biomédico no mercado de trabalho como análises clínicas, análises ambientais, análises bromatológicas, Biologia Molecular e Genética, banco de sangue, Citopatologia, Reprodução Humana, Acupuntura, Imagenologia entre outras.
Nos primeiros períodos as aulas práticas são voltadas para o estudo da origem, função e estrutura dos principais tecidos que compõe os órgãos do corpo humano. Nas aulas práticas de Bioquímica o aluno manipula vidrarias, realiza o estudo de soluções percentuais, molares, normais, entre outras que permitem a preparação de reagentes para caracterização das principais macromoléculas, como as proteínas, os lipídeos e os carboidratos. Realizam também diferentes tipos de dosagens aplicadas ao diagnóstico laboratorial.
Os conteúdos de anatomia e fisiologia, de forma integrada, possibilitam o estudo dos vários sistemas orgânicos com aulas práticas em peças sintéticas e naturais. A fisiologia muscular é demonstrada em equipamentos automatizados de maneira a facilitar a interpretação dos mecanismos de contração. As aulas práticas de genética e biologia molecular possibilitam ao aluno diversos conhecimentos na área com destaque para extração e a manipulação de ácidos nucléicos para as várias aplicações no diagnóstico molecular. As disciplinas de biofísica permitem a exploração das técnicas de esterilização, com práticas no laboratório onde os alunos manuseiam os equipamentos como autoclave e estufas e ainda preparam soluções desinfetantes e/ou esterilizantes além de exercitar continuamente os procedimentos de Biossegurança.
Os processos de agravo do ser humano são estudados em atividades teóricas e práticas nas disciplinas de Imunologia, Patologia humana, Bacteriologia, Micologia e Virologia. A disciplina de Introdução à Parasitologia possibilita a identificação de cistos, oocistos e ovos dos principais parasitos de interesse médico.
No quinto período do curso o acadêmico aprofunda seus conhecimentos em áreas fundamentais da formação do Biomédico como Imagenologia, Saúde Pública, Banco de Sangue, Análises Toxicológicas, Biologia Molecular Aplicada, Organização Laboratorial entre outras. No sexto e sétimo períodos, tem contanto com as disciplinas que subsidiam o diagnóstico laboratorial das diferentes enfermidades a partir das disciplinas de Microbiologia, Parasitologia, Citopatologia, Imunologia Clínica, Hematologia Clínica, Bioquímica Clínica e Líquidos Corporais. Ainda no sétimo período os discentes realizam a disciplina de Metodologia Científica que aborda os fundamentos da pesquisa e os prepara para a realização do trabalho de conclusão de curso (TCC).
Do oitavo ao nono períodos o acadêmico participa efetivamente de todas as atividades do LAS (Laboratório da Área de Saúde), desde o atendimento ao paciente, coleta de materiais biológicos, separação de materiais e a realização de exames laboratoriais nas seções de Imunologia, Hematologia, Bioquímica, Líquidos Corporais, Parasitologia, Microbiologia, Hormônios e Organização e Controle de Qualidade no Laboratório de Análises Clínicas. O LAS é conveniado ao Sistema Único de Saúde (SUS), fato que garante uma demanda de pacientes estável, possibilitando ao aluno a rotina de entrada de materiais biológicos para a realização de ensaios laboratoriais. Os professores do módulo (oitavo e nono períodos) orientam e acompanham os alunos nas atividades de estágio supervisionado de acordo com o rodízio preestabelecido no início de cada semestre. Todas as seções possuem equipamentos automatizados de última geração que permitem demonstrar ao aluno as metodologias mais atualizadas, além da garantia da qualidade. O acadêmico também é treinado para a execução de técnicas manuais que facilitam o entendimento dos princípios básicos das reações. Em 2010 foi inaugurado o Posto de coleta do LAS no PSF da Vila Mutirão, possibilitando a inserção e familiarização dos acadêmicos com as políticas públicas de saúde, bem como a ampliação das atividades de estágio e extensão.
Mercado de Trabalho
A biomedicina apresenta na atualidade um mercado de trabalho diversificado com mais de 33 áreas de atuação autorizadas pelo Conselho Federal de Biomedicina (CFBM). Considerável proporção dos profissionais Biomédicos direcionam suas carreiras para atuação nos laboratórios de análises clínicas onde atuam na coleta e processamento de amostras biológicas, controle de qualidade e liberação de laudos. Outras áreas tem se destacado como a docência e a pesquisa nas instituições de ensino superior, a atuação em bancos de sangue (exceto realização de transfusão), a realização de análises físico-químicas e microbiológicas, o diagnóstico por imagem com atuação na área de raio-X, tomografia e ressonância magnética entre outras.
O salário do Biomédico varia de acordo com a área de atuação e carga horária.
DFP_