Graduação em Ciências Biológicas - Modalidade Médica (Ribeirão Preto, São Paulo)
Universidade de São Paulo
DFP_
Localização:Ribeirão Preto - São Paulo
Duração:3 Anos
Tipo:Carreiras Universitárias
Modalidade:Presenciais
DFP_
A Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo iniciou em 1993 a implantação de uma nova estrutura curricular, elaborada visando corrigir distorções anteriormente existentes, bem como adequar o ensino médico às tendências observadas atualmente em várias das melhores escolas médicas do Ocidente. As principais características desta nova estrutura curricular, em relação ao modelo tradicional anteriormente prevalente são:
A adequação às tendências atuais de atividades multidisciplinares. As disciplinas tradicionais foram substituídas por Unidades de Ensino, onde áreas de conhecimentos afins são articuladas segundo critério de complexidade crescente;
A existência de um conjunto de atividades que propicie o contacto do aluno, desde o seu ingresso na Faculdade, com a assistência médica e o sistema de saúde;
A elaboração de um elenco de disciplinas optativas, que inclui atividades voltadas à formação humanística e ao enriquecimento cultural;
A criação de espaços, na grade curricular, para que o aluno possa engajar-se em programas de iniciação científica;
No nível pré-clínico, a ampliação de disciplinas de Semiologia Médica integrando-a com tópicos de semiotécnica especializada;
A articulação de áreas clínicas afins em unidades de ensino onde dar-se-á o ensino integrado de especialidades médicas, desenvolvendo de modo a utilizar ampla e racionalmente os diferentes recursos ambulatoriais do sistema regional de saúde, além das instalações próprias da Faculdade;
A ampliação do Internato, período terminal de treinamento médico do curso, com inclusão de espaço para atividades optativas;
A coordenação do curso em nível supra departamental, criando condições para a avaliação sistemática do ensino e de seu percurso e permitindo o seu constante aprimoramento.
Um esquema representativo de nova estrutura curricular é apresentado no quadro anexo. É interessante salientar que, nesta estrutura, o aluno poderá, em qualquer etapa, optar pelo bacharelado em Biomedicina ou, eventualmente, completar programas de pós-graduação, sem prejuízo da posterior graduação em Medicina. Um Núcleo de Tecnologia Educacional foi criado e este fornece subsídios à formação do aluno, estimulando-o à auto-instrução com recursos modernos adequados. Ao longo do curso médico, o estudante participa de diversas atividades voltadas à avaliação da estrutura curricular, de iniciativa da Comissão de Graduação. Ao fazer matriculas para o semestre seguinte o estudante é convidado a preencher um questionário breve sobre a qualidade das disciplinas que cursou naquele semestre nas últimas semanas do curso, ao final do Internato, os alunos que se dispõe a participar como voluntários, de avaliação global do currículo passam por provas de conhecimento e provas práticas, clínicas e cirúrgicas, cujos resultados vão dar informações sobre a eficácia do currículo da Faculdade em formar bons médicos.
A adequação às tendências atuais de atividades multidisciplinares. As disciplinas tradicionais foram substituídas por Unidades de Ensino, onde áreas de conhecimentos afins são articuladas segundo critério de complexidade crescente;
A existência de um conjunto de atividades que propicie o contacto do aluno, desde o seu ingresso na Faculdade, com a assistência médica e o sistema de saúde;
A elaboração de um elenco de disciplinas optativas, que inclui atividades voltadas à formação humanística e ao enriquecimento cultural;
A criação de espaços, na grade curricular, para que o aluno possa engajar-se em programas de iniciação científica;
No nível pré-clínico, a ampliação de disciplinas de Semiologia Médica integrando-a com tópicos de semiotécnica especializada;
A articulação de áreas clínicas afins em unidades de ensino onde dar-se-á o ensino integrado de especialidades médicas, desenvolvendo de modo a utilizar ampla e racionalmente os diferentes recursos ambulatoriais do sistema regional de saúde, além das instalações próprias da Faculdade;
A ampliação do Internato, período terminal de treinamento médico do curso, com inclusão de espaço para atividades optativas;
A coordenação do curso em nível supra departamental, criando condições para a avaliação sistemática do ensino e de seu percurso e permitindo o seu constante aprimoramento.
Um esquema representativo de nova estrutura curricular é apresentado no quadro anexo. É interessante salientar que, nesta estrutura, o aluno poderá, em qualquer etapa, optar pelo bacharelado em Biomedicina ou, eventualmente, completar programas de pós-graduação, sem prejuízo da posterior graduação em Medicina. Um Núcleo de Tecnologia Educacional foi criado e este fornece subsídios à formação do aluno, estimulando-o à auto-instrução com recursos modernos adequados. Ao longo do curso médico, o estudante participa de diversas atividades voltadas à avaliação da estrutura curricular, de iniciativa da Comissão de Graduação. Ao fazer matriculas para o semestre seguinte o estudante é convidado a preencher um questionário breve sobre a qualidade das disciplinas que cursou naquele semestre nas últimas semanas do curso, ao final do Internato, os alunos que se dispõe a participar como voluntários, de avaliação global do currículo passam por provas de conhecimento e provas práticas, clínicas e cirúrgicas, cujos resultados vão dar informações sobre a eficácia do currículo da Faculdade em formar bons médicos.
1º Semestre:
Bioquímica
Biologia Celular, Molecular, Tecidual e do Desenvolvimento
Genética Humana
Anatomia Geral e do Aparelho Locomotor
Atenção à Saúde da Comunidade I
Bioética e Formação Humanística I
2º Semestre:
Morfologia do Torax
Morfologia do Abdomem e da Pelve
Morfologia da Cabeça e do Pescoço
Introdução à Bioestatística
Primeiros Socorros e Atendimento Pré-Hospitalar
3º Semestre:
Estrutura e Função do Sistema Nervoso
Fisiologia e Bioquímica Médica
Imunologia
Patologia Geral
Bioética e Formação Humanística II
Atenção à Saúde da Comunidade II
4º Semestre:
Microbiologia e Parasitologia
Farmacologia Básica
Biologia do Câncer
Introdução à Comunicação com Pacientes
Introdução ao Conhecimento sobre Infecção Hospitalar
5º Semestre:
Cálculo
Introdução à Probabilidades
Delineamento de Experimentos
Evolução
Informática em Bioestatística
Biossegurança e Ética na Experimentação Animal
5º e 6º Semestre:
Estágio em Laboratório de Bioquímica
Estágio em Laboratório de Genética
Estágio em Laboratório de Fisiologia
Estágio em Laboratório de Farmacologia
Estágio em Laboratório de Parasitologia
Estágio em Laboratório de Patologia
Estágio em Laboratório de Microbiologia
Estágio em Laboratório de Imunologia
Estágio em Laboratório de Anatomia
Estágio em Laboratório de Biologia Celular e Molecular
Bioquímica
Biologia Celular, Molecular, Tecidual e do Desenvolvimento
Genética Humana
Anatomia Geral e do Aparelho Locomotor
Atenção à Saúde da Comunidade I
Bioética e Formação Humanística I
2º Semestre:
Morfologia do Torax
Morfologia do Abdomem e da Pelve
Morfologia da Cabeça e do Pescoço
Introdução à Bioestatística
Primeiros Socorros e Atendimento Pré-Hospitalar
3º Semestre:
Estrutura e Função do Sistema Nervoso
Fisiologia e Bioquímica Médica
Imunologia
Patologia Geral
Bioética e Formação Humanística II
Atenção à Saúde da Comunidade II
4º Semestre:
Microbiologia e Parasitologia
Farmacologia Básica
Biologia do Câncer
Introdução à Comunicação com Pacientes
Introdução ao Conhecimento sobre Infecção Hospitalar
5º Semestre:
Cálculo
Introdução à Probabilidades
Delineamento de Experimentos
Evolução
Informática em Bioestatística
Biossegurança e Ética na Experimentação Animal
5º e 6º Semestre:
Estágio em Laboratório de Bioquímica
Estágio em Laboratório de Genética
Estágio em Laboratório de Fisiologia
Estágio em Laboratório de Farmacologia
Estágio em Laboratório de Parasitologia
Estágio em Laboratório de Patologia
Estágio em Laboratório de Microbiologia
Estágio em Laboratório de Imunologia
Estágio em Laboratório de Anatomia
Estágio em Laboratório de Biologia Celular e Molecular
DFP_