Graduação em Ciências Contábeis (Bacharelado) (Botucatu, São Paulo)
Faculdades Integradas de Botucatu
DFP_
Localização:Botucatu - São Paulo
Duração:4 Anos
Tipo:Carreiras Universitárias
Modalidade:Presenciais
DFP_
O Curso de Ciências Contábeis Bacharelado, da UNIFAC, foi autorizado a funcionar, através da PORTARIA FEDERAL 1353/2001
Reconhecimento
O curso de Ciências Contábeis, passou pelo processo de reconhecimento no mês de abril de 2005, quando recebeu a Comissão de Avaliação do MEC, obtendo o conceito “CB”. A Portaria n.º 2.994 de 30 de agosto de 2005, Publicada no Diário Oficial da União corresponde ao ato de reconhecimento do Curso.
1. Organização Geral do Curso
1.1 - Regime Escolar
O regime escolar adotado é seriado semestral.
1.2 - Vagas
O Curso de Ciências Contábeis conta com 100 vagas anuais.
1.3 - Turno
O curso funciona no período noturno.
1.4 - Dimensionamento da Carga Horária
O curso está organizado em base anual com 40 (quarenta) semanas, no período noturno com 4 (quatro) horas/aula de atividades de segunda à sexta-feira.
A carga horária total é de 3.180 horas/aula, assim distribuídas:
• Conteúdos de Formação Básica -: disciplinas que envolvem estudos relacionados com outras áreas do conhecimento (Administração, Economia, Direito, Métodos Quantitativos, Matemática, Estatística).
• Conteúdos de Formação Profissional -- estudos específicos atinentes às Teorias da Contabilidade, incluindo domínio das atividades atuariais e de quantificações de informações financeiras, patrimoniais, governamentais e não governamentais, de auditorias, perícias, arbitragens e controladoria, com suas aplicações peculiares ao setor público e privado.
• Conteúdos de Formação Teórico-Prática: Estágio supervisionado - 320 horas; Atividades Complementares - 200 horas; Prática de Sistemas Contábeis - 160 horas a ser desenvolvido no Escritório Modelo, que tem como bases fundamentais: realização de pesquisa de campo , a pesquisa bibliográfica e a relação prática com todos os órgãos de competência federal, estadual e municipal, além de empresas de consultoria e assessoria. Serão utilizados recursos de informática, com a adoção de softwares administrativos, recursos áudio-visual e quadro negro, além de estudos de caso.
2. Avaliação do Processo de Aprendizagem dos Alunos
A Avaliação é vista no contexto do desenvolvimento de competências, devendo-se considerar:
1. Avaliar o desempenho escolar, ou seja, avaliar as competências em desenvolvimento dos futuros profissionais dos diversos cursos é verificar não apenas se assimilaram os conhecimentos necessários, mas também se, quanto e como mobilizam eles para resolver situações problemas, reais ou simuladas, relacionadas, de alguma forma, com o exercício profissional.
2. Na avaliação do aproveitamento escolar, em função dos objetivos propostos, são utilizados, no decorrer de cada bimestre, dois ou mais instrumentos elaborados pelo professor e, se necessário coadjuvado pelo coordenador do curso.
3. A avaliação do desempenho escolar, parte integrante do processo ensino - aprendizagem, é feita por disciplina e incide sobre a freqüência e o aproveitamento escolar.
4. Para a avaliação do desempenho escolar o aluno é submetido à verificações parciais e exames finais.
5. Para aferição das notas, pode o professor submeter o aluno a formas diversas e continuadas de verificação do rendimento escolar, tais como observação sistematizada, prova escrita, prova multidisciplinar, projetos, relatórios, seminário, painéis, pesquisas bibliográficas e de campo, estudos de casos e outros mecanismos de avaliação, incluindo-se a auto-avaliação.
6. A prova multidisciplinar (PMD), assim como todos os outros instrumentos já mencionados, destina-se a avaliar a aquisição de habilidades e competências consentâneas com o perfil do egresso que se pretende formar. Parte-se da idéia de que as competências profissionais são construídas ao longo do curso e que em cada série estas competências são específicas, embora interajam e dependam umas das outras. A prova é aplicada uma vez a cada semestre, contendo questões objetivas e descritivas correspondentes aos conteúdos curriculares que o aluno está cursando, apresentadas de forma contextualizada, através de vários instrumentos globalizadores, tais como os estudos de caso, os “cases” e outros.
7. Na elaboração e estabelecimento de critérios para a avaliação de provas, trabalhos e/ou seminários multidisciplinares participam os professores dos componentes curriculares pertinentes aos conteúdos a serem avaliados, de comum acordo com a classe e o coordenador do curso.
8. As formas diversas e continuadas de verificação do rendimento escolar bem como os critérios são de conhecimento dos alunos e constam do Plano de Ensino.
9. Na elaboração dos instrumentos de avaliação é observada a norma de preponderância dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos.
10. Compete ao professor da disciplina elaborar os exercícios escolares, as provas intervalares e os exames finais, determinando as demais formas de avaliação a que devam se submeter os alunos, assim como julgar-lhes os resultados.
11. Os resultados da avaliação do aproveitamento escolar são sistematicamente registrados, analisados com o aluno e sintetizados numa nota única, bimestralmente enviada à Secretaria e, posteriormente publicado.
O aproveitamento escolar é avaliado pelo acompanhamento contínuo dos resultados obtidos pelo aluno nos exercícios escolares, nas provas intervalares e, se for o caso, no exame final. O sistema de avaliação da formação ou desenvolvimento das competências profissionais está articulado a um programa de acompanhamento e orientação do futuro profissional e assistido, dentro de reais possibilidades, a uma estrutura monitorial para a superação das eventuais dificuldades nas disciplinas, sob o gerenciamento do professor e coordenação do curso.
3. Conteúdos Curriculares
Para garantir as competências e habilidades requeridas foi definida uma seqüência lógica de disciplinas, distribuídas em torno dos Conteúdos de Formação Básica, Conteúdos de Formação Profissional e Conteúdos de Formação Teórico-Prático.
Reconhecimento
O curso de Ciências Contábeis, passou pelo processo de reconhecimento no mês de abril de 2005, quando recebeu a Comissão de Avaliação do MEC, obtendo o conceito “CB”. A Portaria n.º 2.994 de 30 de agosto de 2005, Publicada no Diário Oficial da União corresponde ao ato de reconhecimento do Curso.
1. Organização Geral do Curso
1.1 - Regime Escolar
O regime escolar adotado é seriado semestral.
1.2 - Vagas
O Curso de Ciências Contábeis conta com 100 vagas anuais.
1.3 - Turno
O curso funciona no período noturno.
1.4 - Dimensionamento da Carga Horária
O curso está organizado em base anual com 40 (quarenta) semanas, no período noturno com 4 (quatro) horas/aula de atividades de segunda à sexta-feira.
A carga horária total é de 3.180 horas/aula, assim distribuídas:
• Conteúdos de Formação Básica -: disciplinas que envolvem estudos relacionados com outras áreas do conhecimento (Administração, Economia, Direito, Métodos Quantitativos, Matemática, Estatística).
• Conteúdos de Formação Profissional -- estudos específicos atinentes às Teorias da Contabilidade, incluindo domínio das atividades atuariais e de quantificações de informações financeiras, patrimoniais, governamentais e não governamentais, de auditorias, perícias, arbitragens e controladoria, com suas aplicações peculiares ao setor público e privado.
• Conteúdos de Formação Teórico-Prática: Estágio supervisionado - 320 horas; Atividades Complementares - 200 horas; Prática de Sistemas Contábeis - 160 horas a ser desenvolvido no Escritório Modelo, que tem como bases fundamentais: realização de pesquisa de campo , a pesquisa bibliográfica e a relação prática com todos os órgãos de competência federal, estadual e municipal, além de empresas de consultoria e assessoria. Serão utilizados recursos de informática, com a adoção de softwares administrativos, recursos áudio-visual e quadro negro, além de estudos de caso.
2. Avaliação do Processo de Aprendizagem dos Alunos
A Avaliação é vista no contexto do desenvolvimento de competências, devendo-se considerar:
1. Avaliar o desempenho escolar, ou seja, avaliar as competências em desenvolvimento dos futuros profissionais dos diversos cursos é verificar não apenas se assimilaram os conhecimentos necessários, mas também se, quanto e como mobilizam eles para resolver situações problemas, reais ou simuladas, relacionadas, de alguma forma, com o exercício profissional.
2. Na avaliação do aproveitamento escolar, em função dos objetivos propostos, são utilizados, no decorrer de cada bimestre, dois ou mais instrumentos elaborados pelo professor e, se necessário coadjuvado pelo coordenador do curso.
3. A avaliação do desempenho escolar, parte integrante do processo ensino - aprendizagem, é feita por disciplina e incide sobre a freqüência e o aproveitamento escolar.
4. Para a avaliação do desempenho escolar o aluno é submetido à verificações parciais e exames finais.
5. Para aferição das notas, pode o professor submeter o aluno a formas diversas e continuadas de verificação do rendimento escolar, tais como observação sistematizada, prova escrita, prova multidisciplinar, projetos, relatórios, seminário, painéis, pesquisas bibliográficas e de campo, estudos de casos e outros mecanismos de avaliação, incluindo-se a auto-avaliação.
6. A prova multidisciplinar (PMD), assim como todos os outros instrumentos já mencionados, destina-se a avaliar a aquisição de habilidades e competências consentâneas com o perfil do egresso que se pretende formar. Parte-se da idéia de que as competências profissionais são construídas ao longo do curso e que em cada série estas competências são específicas, embora interajam e dependam umas das outras. A prova é aplicada uma vez a cada semestre, contendo questões objetivas e descritivas correspondentes aos conteúdos curriculares que o aluno está cursando, apresentadas de forma contextualizada, através de vários instrumentos globalizadores, tais como os estudos de caso, os “cases” e outros.
7. Na elaboração e estabelecimento de critérios para a avaliação de provas, trabalhos e/ou seminários multidisciplinares participam os professores dos componentes curriculares pertinentes aos conteúdos a serem avaliados, de comum acordo com a classe e o coordenador do curso.
8. As formas diversas e continuadas de verificação do rendimento escolar bem como os critérios são de conhecimento dos alunos e constam do Plano de Ensino.
9. Na elaboração dos instrumentos de avaliação é observada a norma de preponderância dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos.
10. Compete ao professor da disciplina elaborar os exercícios escolares, as provas intervalares e os exames finais, determinando as demais formas de avaliação a que devam se submeter os alunos, assim como julgar-lhes os resultados.
11. Os resultados da avaliação do aproveitamento escolar são sistematicamente registrados, analisados com o aluno e sintetizados numa nota única, bimestralmente enviada à Secretaria e, posteriormente publicado.
O aproveitamento escolar é avaliado pelo acompanhamento contínuo dos resultados obtidos pelo aluno nos exercícios escolares, nas provas intervalares e, se for o caso, no exame final. O sistema de avaliação da formação ou desenvolvimento das competências profissionais está articulado a um programa de acompanhamento e orientação do futuro profissional e assistido, dentro de reais possibilidades, a uma estrutura monitorial para a superação das eventuais dificuldades nas disciplinas, sob o gerenciamento do professor e coordenação do curso.
3. Conteúdos Curriculares
Para garantir as competências e habilidades requeridas foi definida uma seqüência lógica de disciplinas, distribuídas em torno dos Conteúdos de Formação Básica, Conteúdos de Formação Profissional e Conteúdos de Formação Teórico-Prático.
DFP_