Graduação em Ciências Contábeis (Bacharelado) (São José do Rio Preto, São Paulo)
Centro Universitário de Rio Preto
DFP_
Localização:São José do Rio Preto - São Paulo
Duração:4 Anos
Tipo:Carreiras Universitárias
Modalidade:Presenciais
DFP_
A titulação de bacharel em Ciências Contábeis foi regulada pelo Decreto Lei nº 7.988 de 22 de setembro de 1945, decreto que criou o Curso de Ciências Contábeis. O exercício da profissão de contador foi reconhecido pelo Decreto Lei nº 9.295, de 27 de maio de 1946, e suas atividades são fiscalizadas em nível federal pelo Conselho Federal de Contabilidade, com sede em Brasília. Na esfera estadual, o Conselho Regional de Contabilidade é o órgão fiscalizador.
Até o ano de 2010 foram formados 1007 profissionais. Durante esse período o Curso obteve vários êxitos acadêmicos e de aceitação da sociedade riopretense e regional, entre eles destacamos:
Na avaliação do ENADE de 2006, o Curso obteve os conceitos 3 e 4 IDD, onde apenas 122 cursos em todo o Brasil tiveram notas superiores que o Curso de Ciências Contábeis da UNIRP, sendo que apenas 24 estão no Estado de São Paulo. O conceito IDD - Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado - determina o quanto de conhecimento os cursos agregam aos alunos. Apenas 28 cursos no Brasil e 6 cursos no Estado de São Paulo obtiveram notas superiores ao Curso de Ciências Contábeis de Rio Preto.
Na avaliação do ENADE de 2009, o Curso obteve os conceitos 3 e 3 IDD e conceito 3 no CPC.
Guia do Estudante da Editora Abril - 2007, 2008 , 2009 e 2010 publicou o ranking dos melhores cursos e melhores instituições universitárias do Brasil, consagrando o Curso de Ciências Contábeis da UNIRP como o melhor avaliado da área, com 3 estrelas. Tal honraria deve-se à atualização constante do currículo, à qualificação dos docentes e ao incentivo ao comprometimento dos alunos.
No ano de 2008 foi desenvolvido um projeto denominado Comunicação e Contabilidade: um estudo sobre a linguagem e o discurso utilizado pela Perícia Contábil. Projeto concluso em 28 de fevereiro de 2009, obtendo primeiro lugar do Brasil no 9º CONIC-SEMESP.
No ano de 2010 foi iniciado um projeto de Iniciação Científica cujo título A Semântica em Contabilidade: Um estudo sobre as normas internacionais de Demonstrações Financeiras.
No programa institucional de Extensão, o Curso de Ciências Contábeis realiza desde 2007 projetos sociais denominados Doe sem Doer e Destinação Solidária, em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente - CMDCA, e com apoio da Secretaria da Receita Federal e do Ministério Público. Com o objetivo de promover auditoria nas entidades filantrópicas de São José do Rio Preto quanto à regularidade da aplicação dos recursos oriundos de deduções do Imposto de Renda das Pessoas Físicas e Jurídicas para aplicações diversas nas entidades.
O Curso tem como objetivo formar profissionais aptos para as atividades contábeis exigidas na atualidade e as exigidas pelo mercado de trabalho regional, composto, na sua maioria, por empresas de pequeno e médio porte, atuando em todos os segmentos da sociedade agrícola, indústria, comércio e serviços. O curso possibilita a imediata inserção no mercado de trabalho em condições privilegiadas.
Considerando o objetivo traçado para o curso e as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Ciências Contábeis instituídas pela Resolução nº 10, de 16 de dezembro de 2004, o currículo pleno do curso estrutura-se da seguinte forma:
12 disciplinas com conteúdos de formação profissional correspondendo a 48.30% da carga horária total.
9 disciplinas com conteúdos de formação básica correspondendo a 29,88% da carga horária total.
2 disciplinas com conteúdos de formação teórico-prática, correspondendo a 4,59% da carga horária total.
Estágio Curricular Supervisionado correspondendo a 13,79% da carga horária total
Atividades Complementares, correspondendo a 3,44% da carga horária total e
1 disciplina optativa com 20 horas aulas de carga horária.
O Curso empenha-se em atuar como facilitador do processo de capacitação profissional e de autoinstrução, focado no profissional da Contabilidade exigido pelo mercado de trabalho regional. Mercado esse, na sua maioria, formado por empresas de pequeno e médio porte que exige dos profissionais, visão integrada e sistêmica dos fenômenos relacionados com a produção e gestão dos resultados.
Listando as principais características desejadas do formando, podemos incluir:
Capacidade de autoinstrução.
Visão sistêmica.
Visão global com foco local.
Domínio das técnicas e linguagens contábeis.
Análise crítica do contexto.
Capacidade de interagir com gestores.
Capacidade de assumir riscos.
Cidadania e ética.
Da mesma forma, então as competências e habilidades desejáveis incluem-se:
Ser proficiente:
No uso da linguagem semiótica contábil como meio eficaz de desempenhar suas atividades profissionais.
Na visão sistêmica, holística e interdisciplinar da atividade contábil.
No uso do raciocínio lógico e crítico-analítico para solução de problemas.
Na elaboração de relatório que contribua para o desempenho eficiente e eficaz de seus usuários.
Na articulação e liderança de equipes multidisciplinares.
Ser capaz de:
Conceber, analisar e implantar com sucesso sistemas eficientes e eficazes de informação contábil e de controle gerencial.
Exercer com ética e proficiência as atribuições e prerrogativas que lhes são prescritas por meio de legislação específica.
O bacharel em Ciências Contábeis após registro no Conselho Regional de Contabilidade está credenciado a optar por um dos vários segmentos oferecidos pela profissão, exemplos: Contador, especialista em Contabilidade Industrial, Rural, Comercial, Hospitalar, Hotelaria, etc., Analista de Crédito, de Sistemas, Empresário Contábil, Auditor, Perito, Consultor, Contador Público, Agente Fiscal, etc.
Até o ano de 2010 foram formados 1007 profissionais. Durante esse período o Curso obteve vários êxitos acadêmicos e de aceitação da sociedade riopretense e regional, entre eles destacamos:
Na avaliação do ENADE de 2006, o Curso obteve os conceitos 3 e 4 IDD, onde apenas 122 cursos em todo o Brasil tiveram notas superiores que o Curso de Ciências Contábeis da UNIRP, sendo que apenas 24 estão no Estado de São Paulo. O conceito IDD - Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado - determina o quanto de conhecimento os cursos agregam aos alunos. Apenas 28 cursos no Brasil e 6 cursos no Estado de São Paulo obtiveram notas superiores ao Curso de Ciências Contábeis de Rio Preto.
Na avaliação do ENADE de 2009, o Curso obteve os conceitos 3 e 3 IDD e conceito 3 no CPC.
Guia do Estudante da Editora Abril - 2007, 2008 , 2009 e 2010 publicou o ranking dos melhores cursos e melhores instituições universitárias do Brasil, consagrando o Curso de Ciências Contábeis da UNIRP como o melhor avaliado da área, com 3 estrelas. Tal honraria deve-se à atualização constante do currículo, à qualificação dos docentes e ao incentivo ao comprometimento dos alunos.
No ano de 2008 foi desenvolvido um projeto denominado Comunicação e Contabilidade: um estudo sobre a linguagem e o discurso utilizado pela Perícia Contábil. Projeto concluso em 28 de fevereiro de 2009, obtendo primeiro lugar do Brasil no 9º CONIC-SEMESP.
No ano de 2010 foi iniciado um projeto de Iniciação Científica cujo título A Semântica em Contabilidade: Um estudo sobre as normas internacionais de Demonstrações Financeiras.
No programa institucional de Extensão, o Curso de Ciências Contábeis realiza desde 2007 projetos sociais denominados Doe sem Doer e Destinação Solidária, em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente - CMDCA, e com apoio da Secretaria da Receita Federal e do Ministério Público. Com o objetivo de promover auditoria nas entidades filantrópicas de São José do Rio Preto quanto à regularidade da aplicação dos recursos oriundos de deduções do Imposto de Renda das Pessoas Físicas e Jurídicas para aplicações diversas nas entidades.
O Curso tem como objetivo formar profissionais aptos para as atividades contábeis exigidas na atualidade e as exigidas pelo mercado de trabalho regional, composto, na sua maioria, por empresas de pequeno e médio porte, atuando em todos os segmentos da sociedade agrícola, indústria, comércio e serviços. O curso possibilita a imediata inserção no mercado de trabalho em condições privilegiadas.
Considerando o objetivo traçado para o curso e as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Ciências Contábeis instituídas pela Resolução nº 10, de 16 de dezembro de 2004, o currículo pleno do curso estrutura-se da seguinte forma:
12 disciplinas com conteúdos de formação profissional correspondendo a 48.30% da carga horária total.
9 disciplinas com conteúdos de formação básica correspondendo a 29,88% da carga horária total.
2 disciplinas com conteúdos de formação teórico-prática, correspondendo a 4,59% da carga horária total.
Estágio Curricular Supervisionado correspondendo a 13,79% da carga horária total
Atividades Complementares, correspondendo a 3,44% da carga horária total e
1 disciplina optativa com 20 horas aulas de carga horária.
O Curso empenha-se em atuar como facilitador do processo de capacitação profissional e de autoinstrução, focado no profissional da Contabilidade exigido pelo mercado de trabalho regional. Mercado esse, na sua maioria, formado por empresas de pequeno e médio porte que exige dos profissionais, visão integrada e sistêmica dos fenômenos relacionados com a produção e gestão dos resultados.
Listando as principais características desejadas do formando, podemos incluir:
Capacidade de autoinstrução.
Visão sistêmica.
Visão global com foco local.
Domínio das técnicas e linguagens contábeis.
Análise crítica do contexto.
Capacidade de interagir com gestores.
Capacidade de assumir riscos.
Cidadania e ética.
Da mesma forma, então as competências e habilidades desejáveis incluem-se:
Ser proficiente:
No uso da linguagem semiótica contábil como meio eficaz de desempenhar suas atividades profissionais.
Na visão sistêmica, holística e interdisciplinar da atividade contábil.
No uso do raciocínio lógico e crítico-analítico para solução de problemas.
Na elaboração de relatório que contribua para o desempenho eficiente e eficaz de seus usuários.
Na articulação e liderança de equipes multidisciplinares.
Ser capaz de:
Conceber, analisar e implantar com sucesso sistemas eficientes e eficazes de informação contábil e de controle gerencial.
Exercer com ética e proficiência as atribuições e prerrogativas que lhes são prescritas por meio de legislação específica.
O bacharel em Ciências Contábeis após registro no Conselho Regional de Contabilidade está credenciado a optar por um dos vários segmentos oferecidos pela profissão, exemplos: Contador, especialista em Contabilidade Industrial, Rural, Comercial, Hospitalar, Hotelaria, etc., Analista de Crédito, de Sistemas, Empresário Contábil, Auditor, Perito, Consultor, Contador Público, Agente Fiscal, etc.
Análise das Demonstrações Contábeis I e II
Auditoria Interna e Externa I e II
Contabilidade, Custos e Orçamentos Comerciais I e II
Contabilidade, Custos e Orçamentos Industriais I e II
Contabilidade, Custos e Orçamentos Rurais I e II
Comunicação e Expressão I e II
Contabilidade Financeira I e II
Comportamento Organizacional I e II
Contabilidade Pública I e II
Direito Empresarial I e II
Economia I e II
Introdução à Atuária I e II
Iniciação à Contabilidade I e II
Introdução à Estatística I e II
Informática I e II
Matemática Básica I e II
Matemática Financeira I e II
Perícia I e II
Planejamento Tributário I e II
Sistemas de Informações Gerenciais I e II
Sociologia I e II
Teoria da Contabilidade I e II
Teorias da Administração I e II
Auditoria Interna e Externa I e II
Contabilidade, Custos e Orçamentos Comerciais I e II
Contabilidade, Custos e Orçamentos Industriais I e II
Contabilidade, Custos e Orçamentos Rurais I e II
Comunicação e Expressão I e II
Contabilidade Financeira I e II
Comportamento Organizacional I e II
Contabilidade Pública I e II
Direito Empresarial I e II
Economia I e II
Introdução à Atuária I e II
Iniciação à Contabilidade I e II
Introdução à Estatística I e II
Informática I e II
Matemática Básica I e II
Matemática Financeira I e II
Perícia I e II
Planejamento Tributário I e II
Sistemas de Informações Gerenciais I e II
Sociologia I e II
Teoria da Contabilidade I e II
Teorias da Administração I e II
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