Graduação em Ciências Econômicas (Bacharelado) (Rio de Janeiro, Rio de Janeiro)
Pontifícia Universidade Católica de Campinas
DFP_
Localização:Rio de Janeiro - Rio de Janeiro
Duração:4 Anos
Tipo:Carreiras Universitárias
Modalidade:Presenciais
DFP_
Objetivos
Em relação ao mercado de trabalho, o curso deverá capacitar o egresso a atuar junto às empresas privadas e públicas, instituições financeiras, entidades governamentais, atividade por conta própria, etc. Ao dar ênfase à realidade econômica brasileira, o curso deverá estar comprometido com o estudo da realidade econômica do Brasil e sua inserção na economia internacional, envolvendo desde questões nacionais até as questões regionais e locais. Em relação ao comprometimento social consciente, o curso deverá estimular o aluno a desenvolver sua sensibilidade para as questões sociais, como fruto de uma reflexão consciente e com respeito à ética.
Proporcionar uma sólida formação teórica, instrumental, histórica e humanística, que permitam compreender a realidade econômica nacional, regional e local. Como formação teórica, pela carga horária proposta, o curso deverá dar uma sólida base de teoria econômica e métodos quantitativos, como instrumento de análise da nossa realidade. Como formação histórica, o currículo deverá dar uma sólida base histórica que contribua para a compreensão das questões econômicas atuais. O perfil humanista proposto está condizente com a natureza da ciência econômica, colocando a economia a serviço do homem e não o contrário.
Desenvolver o pensamento econômico crítico, plural e transformador, possibilitando uma ação eficaz no trato dos problemas da realidade sócio-econômica em que está inserido. O pensamento crítico está todo permeado na grade curricular proposta. É próprio da educação para a vida. O encadeamento de disciplinas deverá permitir a formação de um profissional inquieto, questionador e criativo, estimulado a se preocupar com fenômenos não só quantificáveis, mas também com aqueles precariamente quantificáveis, imponderáveis ou imprevisíveis, porque a ciência econômica é fundamentalmente social e não uma ciência exata. O pensamento plural poderá ser percebido pelos conteúdos programáticos que serão apresentados oportunamente. Serão reformulados para não privilegiar uma única escola de pensamento econômico, mas as várias correntes do pensamento econômico moderno.
Finalmente, o curso deverá despertar o caráter transformador do ensino da economia, através do esforço de compreensão das dificuldades do desenvolvimento econômico brasileiro contemporâneo.
Perfil do Egresso
Formar profissionais competentes para o mercado de trabalho, familiarizados com a realidade econômica brasileira, com um comprometimento social consciente.
Recursos
LABORATÓRIOS
- Laboratório de Informática
Em relação ao mercado de trabalho, o curso deverá capacitar o egresso a atuar junto às empresas privadas e públicas, instituições financeiras, entidades governamentais, atividade por conta própria, etc. Ao dar ênfase à realidade econômica brasileira, o curso deverá estar comprometido com o estudo da realidade econômica do Brasil e sua inserção na economia internacional, envolvendo desde questões nacionais até as questões regionais e locais. Em relação ao comprometimento social consciente, o curso deverá estimular o aluno a desenvolver sua sensibilidade para as questões sociais, como fruto de uma reflexão consciente e com respeito à ética.
Proporcionar uma sólida formação teórica, instrumental, histórica e humanística, que permitam compreender a realidade econômica nacional, regional e local. Como formação teórica, pela carga horária proposta, o curso deverá dar uma sólida base de teoria econômica e métodos quantitativos, como instrumento de análise da nossa realidade. Como formação histórica, o currículo deverá dar uma sólida base histórica que contribua para a compreensão das questões econômicas atuais. O perfil humanista proposto está condizente com a natureza da ciência econômica, colocando a economia a serviço do homem e não o contrário.
Desenvolver o pensamento econômico crítico, plural e transformador, possibilitando uma ação eficaz no trato dos problemas da realidade sócio-econômica em que está inserido. O pensamento crítico está todo permeado na grade curricular proposta. É próprio da educação para a vida. O encadeamento de disciplinas deverá permitir a formação de um profissional inquieto, questionador e criativo, estimulado a se preocupar com fenômenos não só quantificáveis, mas também com aqueles precariamente quantificáveis, imponderáveis ou imprevisíveis, porque a ciência econômica é fundamentalmente social e não uma ciência exata. O pensamento plural poderá ser percebido pelos conteúdos programáticos que serão apresentados oportunamente. Serão reformulados para não privilegiar uma única escola de pensamento econômico, mas as várias correntes do pensamento econômico moderno.
Finalmente, o curso deverá despertar o caráter transformador do ensino da economia, através do esforço de compreensão das dificuldades do desenvolvimento econômico brasileiro contemporâneo.
Perfil do Egresso
Formar profissionais competentes para o mercado de trabalho, familiarizados com a realidade econômica brasileira, com um comprometimento social consciente.
Recursos
LABORATÓRIOS
- Laboratório de Informática
Disciplinas
Antropologia teológica A
Direito econômico
Economia política A
História econômica geral
Introdução à economia
Metodologia econômica
Pf-prática de formação A
Sociologia
Antropologia teológica B
Ciência política
Contabilidade geral analise demonstrativos financ
Contabilidade social
Economia política B
Matemática
Pf-prática de formação B
Administração estratégica
Antropologia teológica C
Economia matemática
Formação econômica do Brasil
História pensamento econômico A
Noçoes de matemática financeira
Pf-prática de formação C
Teoria macroeconômica I
Desenvolvimento sócio-econômico
Economia monetária
Estatística econômica
Pf-prática de formação D
Teoria macroeconômica II
Teoria microeconômica I
Análise de custos
Metodologia e técnicas de pesquisa em economia
Métodos quantitativos aplic decisões econômicas
Pf-prática de formação E
Política e planejamento econômico
Teoria macroeconômica III
Teoria microeconômica II
Atividades autônomas monografia I
Economia industrial
Economia setor público
Economia. Meio ambiente e sustentabilidade
Estatística econômica e introdução à econometria
Finanças corporativas
História pensamento econômico B
Monografia I – economia
Pf-prática de formação F
Atividades autônomas monografia II
Econometria e laboratório de econometria I
Economia brasileira contemporânea
Economia e ética
Economia internacional
Mercado financeiro e de capitais
Monografia II- economia
Pf-prática de formação G
Tópicos especiais em economia
Análise da conjuntura econômica
Atividades autônomas monografia III
Atividades complementares
Desenvolvimento regional
Econometria e laboratório de econometria II
Elab análise projetos
Gestão de políticas sociais e economia do trabalho
Monografia III - economia
Pf-prática de formação H
Sistema financeiro internacional
Antropologia teológica A
Direito econômico
Economia política A
História econômica geral
Introdução à economia
Metodologia econômica
Pf-prática de formação A
Sociologia
Antropologia teológica B
Ciência política
Contabilidade geral analise demonstrativos financ
Contabilidade social
Economia política B
Matemática
Pf-prática de formação B
Administração estratégica
Antropologia teológica C
Economia matemática
Formação econômica do Brasil
História pensamento econômico A
Noçoes de matemática financeira
Pf-prática de formação C
Teoria macroeconômica I
Desenvolvimento sócio-econômico
Economia monetária
Estatística econômica
Pf-prática de formação D
Teoria macroeconômica II
Teoria microeconômica I
Análise de custos
Metodologia e técnicas de pesquisa em economia
Métodos quantitativos aplic decisões econômicas
Pf-prática de formação E
Política e planejamento econômico
Teoria macroeconômica III
Teoria microeconômica II
Atividades autônomas monografia I
Economia industrial
Economia setor público
Economia. Meio ambiente e sustentabilidade
Estatística econômica e introdução à econometria
Finanças corporativas
História pensamento econômico B
Monografia I – economia
Pf-prática de formação F
Atividades autônomas monografia II
Econometria e laboratório de econometria I
Economia brasileira contemporânea
Economia e ética
Economia internacional
Mercado financeiro e de capitais
Monografia II- economia
Pf-prática de formação G
Tópicos especiais em economia
Análise da conjuntura econômica
Atividades autônomas monografia III
Atividades complementares
Desenvolvimento regional
Econometria e laboratório de econometria II
Elab análise projetos
Gestão de políticas sociais e economia do trabalho
Monografia III - economia
Pf-prática de formação H
Sistema financeiro internacional
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