Graduação em Ciências Econômicas (Bacharelado) (Pelotas, Rio Grande do Sul)
Universidade Federal de Pelotas
DFP_
Diploma oferecido:Bacharel em Ciências Econômicas
Localização:Pelotas - Rio Grande do Sul
Duração:4 Anos
Tipo:Carreiras Universitárias
Modalidade:Presenciais
DFP_
Situação do Curso
O Bacharelado em Ciências Econômicas é um curso sob a responsabilidade do Departamento de Economiaa da UFPel, tendo sido implantado em agosto de 2000, através da Resolução 02/2001 do CONSUN. Curso foi reconhecido pela Portaria MEC Nº. 3.799 de 17/11/2004.
O documento que reúne as diretrizes e regras básicas do Bacharelado em Ciências Econômicas é chamado Projeto Pedagógico.
Objetivos
Como objetivo geral, produzir, integrar e tornar acessível o conhecimento na área de Economia, possibilitando a formação de recursos humanos capazes de promover o desenvolvimento integrado da região, em especial das organizações, visando a melhoria da qualidade de vida, nos planos individual, social e ambiental, tendo em vista:
- a formação de uma consciência crítica dos estudantes, capaz de auxiliar no aprimoramento da ordem econômica;
- a adequação interdisciplinar dos conteúdos programáticos, ao mercado de trabalho, visando interesses e necessidades da região;
- o conhecimento da realidade econômica nacional e internacional;
- a integração crescente do ensino com a pesquisa e a extensão;
Visão
O Curso de Economia da Universidade Federal de Pelotas, como presença indispensável no processo de desenvolvimento sustentado do conhecimento, está aberto para responder, de forma rápida e criativa as exigências e possibilidades da sociedade.
Organização Curricular
O Curso de Economia é composto de oito semestres, sendo os cinco primeiros de formação comum, propiciando uma formação humanística e econômica ampla, através de um Currículo Genérico que abre caminho para a escolha de sua especialização. O sexto, sétimo e oitavo semestres, serão constituídos Políticas Púbicas ou Políticas de Negócios.
Perfil do Economista
Como egresso do CURSO DE ECONOMIA da Universidade Federal de Pelotas, o futuro profissional deverá possuir:
Formação humanística, com uma visão geral ética e filosófica, que o capacite a compreender a realidade sistêmica do mundo econômico em que vive, promovendo sua atuação de forma interdisciplinar.
Formação técnico-científica, geradora de credibilidade e raciocínio lógico, habilitando-o para a aplicação de uma sólida formação teórica, qualitativa e quantitativa, que possibilite a resolução de problemas ligados a planejamento, crescimento e desenvolvimento econômico.
Habilidades do Economista
Como profissional de Economia, nosso egresso deverá demonstrar capacidade:
- Comunicação e expressão, oral e escrita, que viabilize a compreensão de textos econômicos, com habilidade dissertativa.
- Compreensão de conceitos básicos e fundamentais da Ciência Econômica.
- Utilização de raciocínio lógico, crítico e analítico, formulações matemáticas e estatísticas, na análise dos fenômenos sócio-econômicos.
- Seleção de estratégias adequadas de ação, objetivando corresponder a interesses interpessoais e institucionais.
- Identificação e dimensionamento do mercado, prevenindo crises e empreendendo transformações econômico-financeiras.
Proposição de intercâmbios, convênios e parcerias, com vistas a produção de conhecimento tecnológico e captação de recursos.
DFP_