DFP_
Localização:São Carlos - São Paulo
Duração:4 Anos
Tipo:Carreiras Universitárias
Modalidade:Presenciais
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Curso
A formação de professores de ciências exatas de alto nível para o ensino médio e fundamental é uma necessidade estratégica para a qualificação da educação básica no Brasil. Alguns dos melhores profissionais dessa área saem do curso de Licenciatura em Ciências Exatas oferecido em conjunto pelo Instituto de Física de São Carlos (IFSC), Instituto de Química de São Carlos (IQSC) e Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC).
O curso acontece em período noturno e, diferente dos programas de bacharelado, tem em seu currículo diversas disciplinas de conteúdo pedagógico. O quadro docente abriga professores com formação e pós-graduação em áreas ligadas à educação. O curso de licenciatura também se diferencia dos programas de graduação em pedagogia, pois não forma alfabetizadores e sim professores de áreas específicas.
Os alunos do curso podem optar pela habilitação em Física, Matemática e Química, que correspondem a disciplinas do ensino médio, além de receberem conhecimentos em biologia, para a habilitação na disciplina de Ciências do ensino fundamental. Com isso, é oferecida uma formação integral e fortemente interdisciplinar em torno das ciências exatas e da natureza, o que amplia as possibilidades de atuação do futuro professor.
Até 1993, os institutos de Física, Química e Matemática do campus da USP em São Carlos mantinham programas separados de licenciatura, em período diurno e integral. Ao unir esses programas em um curso único, interunidades, foi possível criar um pólo de ensino especializado na área, com grade curricular, instalações, práticas didáticas e corpo docente mais especificamente voltados à formação de professores. Onze turmas já foram formadas nesse programa.
De acordo com a professora Nelma Bossolan, a vocação para a docência, o interesse pela educação e a aptidão por temas de ciências exatas e naturais são as principais características dos jovens que buscam o curso. “Alguns alunos já possuem formação em uma área científica e buscam o curso para poderem atuar na rede de ensino, geralmente atraídos após um primeiro contato com a área de educação”, diz.
Currículo
Diversificado, abrangente, integrado, transdisciplinar, associativo, motivador. Assim é o currículo do curso de Licenciatura em Ciências Exatas da USP em São Carlos. Nele são articulados conteúdos de física, química, matemática e biologia a práticas e teorias pedagógicas. O objetivo é formar um professor que reúna o domínio dos conteúdos científicos específicos a habilidades didáticas diferenciadas e uma forte visão humanista sobre a educação.
Para isso, o aluno cumpre, durante os três primeiros anos, um núcleo básico com conteúdos científicos, pedagógicos e de comunicação didática, incluindo três disciplinas anuais de biologia, além de tópicos como astronomia e história da ciência. No quarto ano, é feita a opção por uma das três habilitações – Física, Química ou Matemática – e o curso passa a oferecer disciplinas mais específicas dessas áreas e um programa de estágio supervisionado. Confira a grade curricular para habilitação em Física, Química e Matemática.
Com isso, os formandos estarão habilitados a lecionar Ciências ou Matemática para o Ensino Fundamental e, conforme sua habilitação, também Física, Química ou Matemática para o Ensino Médio. Após concluir o curso, o aluno pode reingressar no programa para formar-se, em um ano, em mais uma habilitação. O curso tem, ao todo, 3.200 horas/aula, aproximadamente.
Durante todo o curso, o estudante tem a oportunidade de participar de pesquisas desenvolvidas em diversos laboratórios e programas de pós-graduação, por meio de bolsas de iniciação científica, além de várias atividades práticas relacionadas à profissão, como estágio em escolas públicas ou privadas e centros educacionais, como o Centro de Divulgação Científica e Cultural (CDCC) e o Espaço Interativo do CBME.
Nessas atividades, o aluno pode vivenciar a realidade e a rotina escolar, acompanhar o trabalho dos professores, apoiar programas de capacitação promovidos pela USP, além de oferecer aulas, minicursos, organizar feiras educativas e visitas a centros e museus de ciências. Os alunos envolvidos mais diretamente com pesquisas podem, ainda, concorrer a bolsas de estudos e participar de congressos promovidos por sociedades científicas ou pela própria universidade, como o Simpósio Internacional de Iniciação Científica da USP.
Mercado de trabalho
O curso de licenciatura é requerido, por exemplo, em todos os concursos públicos para cargos de ensino na educação básica, área em que há um grande déficit de professores de ciências e matemática. Mas o mercado de trabalho para os licenciados em Ciências Exatas vai muito além das escolas públicas e privadas de ensino médio e fundamental.
Os educadores egressos do curso também podem atuar em centros educacionais, como os ligados ao Sistema “S”, composto por SESC, SESI, SENAC e SENAI, bem como planetários, centros de difusão, museus de ciência, cursos pré-vestibulares, universidades e outras instituições de ensino superior, na função de docentes e pesquisadores.
Em todas essas áreas, há um campo de atuação abrangente, diversificado e crescente, em função da necessidade de qualificação e ampliação das diversas modalidades de educação, sobretudo com foco em ciências e matemática. Nesse sentido, o curso de licenciatura da USP em São Carlos procura formar um profissional diferenciado, versátil e de alto nível, capaz de atender a essa demanda estratégica do país.
A média salarial de professores do ensino fundamental que atuam em escolas públicas do estado de São Paulo, em início de carreira, é de aproximadamente R$ 1,4 mil mensais, por 30 horas de aula semanais. Nas escolas particulares, essa média é bastante variável, podendo ultrapassar os R$ 5 mil nas melhores instituições.
Outra possibilidade para os formandos é ingressar na pós-graduação, em programas de mestrado e doutorado em áreas de ciência e educação. Essa opção abre oportunidades inclusive para a realização de pesquisas em universidade do exterior, com bolsas de estudo financiadas por agências de fomento, como a Fapesp e o CNPq.
Visite a empresa IFSC Jr. e conheça algumas oportunidades de ingresso no mercado de trabalho.
A formação de professores de ciências exatas de alto nível para o ensino médio e fundamental é uma necessidade estratégica para a qualificação da educação básica no Brasil. Alguns dos melhores profissionais dessa área saem do curso de Licenciatura em Ciências Exatas oferecido em conjunto pelo Instituto de Física de São Carlos (IFSC), Instituto de Química de São Carlos (IQSC) e Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC).
O curso acontece em período noturno e, diferente dos programas de bacharelado, tem em seu currículo diversas disciplinas de conteúdo pedagógico. O quadro docente abriga professores com formação e pós-graduação em áreas ligadas à educação. O curso de licenciatura também se diferencia dos programas de graduação em pedagogia, pois não forma alfabetizadores e sim professores de áreas específicas.
Os alunos do curso podem optar pela habilitação em Física, Matemática e Química, que correspondem a disciplinas do ensino médio, além de receberem conhecimentos em biologia, para a habilitação na disciplina de Ciências do ensino fundamental. Com isso, é oferecida uma formação integral e fortemente interdisciplinar em torno das ciências exatas e da natureza, o que amplia as possibilidades de atuação do futuro professor.
Até 1993, os institutos de Física, Química e Matemática do campus da USP em São Carlos mantinham programas separados de licenciatura, em período diurno e integral. Ao unir esses programas em um curso único, interunidades, foi possível criar um pólo de ensino especializado na área, com grade curricular, instalações, práticas didáticas e corpo docente mais especificamente voltados à formação de professores. Onze turmas já foram formadas nesse programa.
De acordo com a professora Nelma Bossolan, a vocação para a docência, o interesse pela educação e a aptidão por temas de ciências exatas e naturais são as principais características dos jovens que buscam o curso. “Alguns alunos já possuem formação em uma área científica e buscam o curso para poderem atuar na rede de ensino, geralmente atraídos após um primeiro contato com a área de educação”, diz.
Currículo
Diversificado, abrangente, integrado, transdisciplinar, associativo, motivador. Assim é o currículo do curso de Licenciatura em Ciências Exatas da USP em São Carlos. Nele são articulados conteúdos de física, química, matemática e biologia a práticas e teorias pedagógicas. O objetivo é formar um professor que reúna o domínio dos conteúdos científicos específicos a habilidades didáticas diferenciadas e uma forte visão humanista sobre a educação.
Para isso, o aluno cumpre, durante os três primeiros anos, um núcleo básico com conteúdos científicos, pedagógicos e de comunicação didática, incluindo três disciplinas anuais de biologia, além de tópicos como astronomia e história da ciência. No quarto ano, é feita a opção por uma das três habilitações – Física, Química ou Matemática – e o curso passa a oferecer disciplinas mais específicas dessas áreas e um programa de estágio supervisionado. Confira a grade curricular para habilitação em Física, Química e Matemática.
Com isso, os formandos estarão habilitados a lecionar Ciências ou Matemática para o Ensino Fundamental e, conforme sua habilitação, também Física, Química ou Matemática para o Ensino Médio. Após concluir o curso, o aluno pode reingressar no programa para formar-se, em um ano, em mais uma habilitação. O curso tem, ao todo, 3.200 horas/aula, aproximadamente.
Durante todo o curso, o estudante tem a oportunidade de participar de pesquisas desenvolvidas em diversos laboratórios e programas de pós-graduação, por meio de bolsas de iniciação científica, além de várias atividades práticas relacionadas à profissão, como estágio em escolas públicas ou privadas e centros educacionais, como o Centro de Divulgação Científica e Cultural (CDCC) e o Espaço Interativo do CBME.
Nessas atividades, o aluno pode vivenciar a realidade e a rotina escolar, acompanhar o trabalho dos professores, apoiar programas de capacitação promovidos pela USP, além de oferecer aulas, minicursos, organizar feiras educativas e visitas a centros e museus de ciências. Os alunos envolvidos mais diretamente com pesquisas podem, ainda, concorrer a bolsas de estudos e participar de congressos promovidos por sociedades científicas ou pela própria universidade, como o Simpósio Internacional de Iniciação Científica da USP.
Mercado de trabalho
O curso de licenciatura é requerido, por exemplo, em todos os concursos públicos para cargos de ensino na educação básica, área em que há um grande déficit de professores de ciências e matemática. Mas o mercado de trabalho para os licenciados em Ciências Exatas vai muito além das escolas públicas e privadas de ensino médio e fundamental.
Os educadores egressos do curso também podem atuar em centros educacionais, como os ligados ao Sistema “S”, composto por SESC, SESI, SENAC e SENAI, bem como planetários, centros de difusão, museus de ciência, cursos pré-vestibulares, universidades e outras instituições de ensino superior, na função de docentes e pesquisadores.
Em todas essas áreas, há um campo de atuação abrangente, diversificado e crescente, em função da necessidade de qualificação e ampliação das diversas modalidades de educação, sobretudo com foco em ciências e matemática. Nesse sentido, o curso de licenciatura da USP em São Carlos procura formar um profissional diferenciado, versátil e de alto nível, capaz de atender a essa demanda estratégica do país.
A média salarial de professores do ensino fundamental que atuam em escolas públicas do estado de São Paulo, em início de carreira, é de aproximadamente R$ 1,4 mil mensais, por 30 horas de aula semanais. Nas escolas particulares, essa média é bastante variável, podendo ultrapassar os R$ 5 mil nas melhores instituições.
Outra possibilidade para os formandos é ingressar na pós-graduação, em programas de mestrado e doutorado em áreas de ciência e educação. Essa opção abre oportunidades inclusive para a realização de pesquisas em universidade do exterior, com bolsas de estudo financiadas por agências de fomento, como a Fapesp e o CNPq.
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