Graduação em Ciências Humanas (Licenciatura) (Várzea Grande, Mato Grosso)
Centro Universitário de Várzea Grande
DFP_
Localização:Várzea Grande - Mato Grosso
Duração:3 Anos
Tipo:Carreiras Universitárias
Modalidade:Presenciais
DFP_
Missão
Formar profissionais-cidadãos nas diferentes áreas do conhecimento humano, aptos ao exercício pleno da cidadania, à inserção nos setores produtivos e à participação no desenvolvimento da sociedade regional e brasileira.
Perfil do Formando
O professor em Ciências Humanas licenciado pelo Univag – Centro Universitário deverá possuir sólida formação teórica e prática que o habilite a participar do processo de formação escolar, com o objetivo de contribuir para a construção da cidadania. Neste sentido, além de dominar o conhecimento de sua área de formação, deverá possuir consciência do significado social de sua profissão, por isso, o curso espera formar um profissional que apresente o seguinte perfil:
• Sólida formação teórica que lhe permita compreender a educação como uma prática social que envolva os aspectos políticos, econômicos e culturais do processo educacional;
• Compreensão crítica da realidade educacional, do papel social das instituições educativas e do papel social do professor na escola de ensino básico, conseqüentemente na sociedade;
• Domínio dos fundamentos teóricos e metodológicos das Ciências Humanas, compreendidos como suportes para a elaboração e vivência dos projetos pedagógicos da escola e, oportunamente, na comunidade, numa perspectiva interdisciplinar e totalizadora;
• Autonomia intelectual para além de saber e saber fazer, compreender as ações que a desencadeia;
• Competência para planejar, elaborar, executar e avaliar projetos educacionais e de formação continuada no âmbito educacional;
• Competência para utilizar a pesquisa como princípio educativo, pelo domínio dos processos de investigação que possibilitem o aperfeiçoamento de sua prática pedagógica;
• Capacidade de comunicação oral e escrita;
• Compreensão dos princípios ético-democráticos e de responsabilidade social que devem nortear o exercício profissional do educador;
• Competência para elaborar planos, e capacidade para contribuir na formulação de políticas educacionais adequadas à realidade local e regional;
• Compreensão da sua formação profissional como processo reflexivo, contínuo e autônomo permanente;
• Conhecimento dos referenciais teóricos que permitam a análise do espaço construído pela sociedade humana e colocar em prática ações metodológicas necessárias para a formação cidadã.
Diferencial
O curso de Licenciatura em Ciências Humanas apresenta, desde a sua concepção, um olhar diferenciado, pois se fundamenta numa construção curricular que contempla um constante diálogo entre as ciências (Filosofia, Geografia, História e Sociologia).
Dentro de uma perspectiva interdisciplinar privilegia a interação do ser humano com o seu tempo presente, promovendo o rompimento com o paradigma tradicional da fragmentação do conhecimento, cujos resquícios ainda são evidentes na formação e na prática docente.
A formação integrada e interdisciplinar resultará um profissional com olhar diferenciado frente aos desafios educacionais contemporâneos, olhar esse tão suscitado nas atuais discussões e propostas didáticos pedagógicas.
O licenciado em Ciências Humanas, enquanto profissional da educação, se apresenta com qualificações necessárias para desenvolver atividades docentes, tanto no Ensino Fundamental como no Ensino Médio.
Atividades de Extensão, Iniciação Científica e Pesquisa
As atividades de Extensão ocorrem concomitantes com o avanço do acadêmico na grade do Curso. Elas são apoiadas pelo Projeto Político Pedagógico do Curso e consistem em complementar a formação de professor.
A Iniciação Científica acontece ao final de cada conjunto de disciplinas, por meio de Seminários Integrados, quando os alunos apresentam seus ensaios e produções acadêmicas
Infra-Estrutura de Ensino
A infraestrutura que atende o curso é composta por amplas salas de aula, refrigeradas, com recursos audio-visuais, Laboratório Interdisciplinar de Prática Educacional, além dos laboratórios de informática e da Biblioteca Central .
Formar profissionais-cidadãos nas diferentes áreas do conhecimento humano, aptos ao exercício pleno da cidadania, à inserção nos setores produtivos e à participação no desenvolvimento da sociedade regional e brasileira.
Perfil do Formando
O professor em Ciências Humanas licenciado pelo Univag – Centro Universitário deverá possuir sólida formação teórica e prática que o habilite a participar do processo de formação escolar, com o objetivo de contribuir para a construção da cidadania. Neste sentido, além de dominar o conhecimento de sua área de formação, deverá possuir consciência do significado social de sua profissão, por isso, o curso espera formar um profissional que apresente o seguinte perfil:
• Sólida formação teórica que lhe permita compreender a educação como uma prática social que envolva os aspectos políticos, econômicos e culturais do processo educacional;
• Compreensão crítica da realidade educacional, do papel social das instituições educativas e do papel social do professor na escola de ensino básico, conseqüentemente na sociedade;
• Domínio dos fundamentos teóricos e metodológicos das Ciências Humanas, compreendidos como suportes para a elaboração e vivência dos projetos pedagógicos da escola e, oportunamente, na comunidade, numa perspectiva interdisciplinar e totalizadora;
• Autonomia intelectual para além de saber e saber fazer, compreender as ações que a desencadeia;
• Competência para planejar, elaborar, executar e avaliar projetos educacionais e de formação continuada no âmbito educacional;
• Competência para utilizar a pesquisa como princípio educativo, pelo domínio dos processos de investigação que possibilitem o aperfeiçoamento de sua prática pedagógica;
• Capacidade de comunicação oral e escrita;
• Compreensão dos princípios ético-democráticos e de responsabilidade social que devem nortear o exercício profissional do educador;
• Competência para elaborar planos, e capacidade para contribuir na formulação de políticas educacionais adequadas à realidade local e regional;
• Compreensão da sua formação profissional como processo reflexivo, contínuo e autônomo permanente;
• Conhecimento dos referenciais teóricos que permitam a análise do espaço construído pela sociedade humana e colocar em prática ações metodológicas necessárias para a formação cidadã.
Diferencial
O curso de Licenciatura em Ciências Humanas apresenta, desde a sua concepção, um olhar diferenciado, pois se fundamenta numa construção curricular que contempla um constante diálogo entre as ciências (Filosofia, Geografia, História e Sociologia).
Dentro de uma perspectiva interdisciplinar privilegia a interação do ser humano com o seu tempo presente, promovendo o rompimento com o paradigma tradicional da fragmentação do conhecimento, cujos resquícios ainda são evidentes na formação e na prática docente.
A formação integrada e interdisciplinar resultará um profissional com olhar diferenciado frente aos desafios educacionais contemporâneos, olhar esse tão suscitado nas atuais discussões e propostas didáticos pedagógicas.
O licenciado em Ciências Humanas, enquanto profissional da educação, se apresenta com qualificações necessárias para desenvolver atividades docentes, tanto no Ensino Fundamental como no Ensino Médio.
Atividades de Extensão, Iniciação Científica e Pesquisa
As atividades de Extensão ocorrem concomitantes com o avanço do acadêmico na grade do Curso. Elas são apoiadas pelo Projeto Político Pedagógico do Curso e consistem em complementar a formação de professor.
A Iniciação Científica acontece ao final de cada conjunto de disciplinas, por meio de Seminários Integrados, quando os alunos apresentam seus ensaios e produções acadêmicas
Infra-Estrutura de Ensino
A infraestrutura que atende o curso é composta por amplas salas de aula, refrigeradas, com recursos audio-visuais, Laboratório Interdisciplinar de Prática Educacional, além dos laboratórios de informática e da Biblioteca Central .
I NÚCLEO DE ESTUDOS EIXO TEMÁTICO: Pressupostos Teóricos das Ciências Humanas
1. Produção de Leitura e de Texto
2. Epistemologia das Ciências Humanas
3. Psicologia da Aprendizagem
4. Antropologia
5. Investigação Científica
6. Estrutura e Funcionamento da Educação Básica
7. Educação, Sociedade e Estruturas Sociais
8. Sociologia
9. Prática de pesquisa em Ciências Humanas
10. Didática
11. Tópicos emergentes em educação
12. Concepções das Ciências Humanas na Atualidade
13. Temporalidade, Sociedade e Espaço
14. Fundamentos Teóricos em Educação
15. Prática em Gestão Escolar
16. Filosofia
II NÚCLEO DE ESTUDOS EIXO TEMÁTICO: Instrumentalização para a docência em Ciências Humanas
1. O currículo da Educação Básica nas Ciências Humanas
2. A ética nas organizações educativas
3. Movimentos Sociais e cidadania no Brasil
4. Modernidade e Ambiente
5. Prática docente nas organizações
6. Estágio Supervisionado
7. Cultura Brasileira
8. Diversidade Cultural em Mato Grosso
9. Espaços e Redes
10. Metodologia para o ensino em Ciências Humanas
11. Práticas para o ensino médio
12. Estágio Supervisionado
III NÚCLEO DE ESTUDOS EIXO TEMÁTICO: Prática vivencial em Ciências Humanas
1. Tópicos especiais em Ciências Humanas
2. Sociedade, Mídias e desenvolvimento tecnológico
3. Instrumentalização para a docência
4. Métodos e pesquisa em Ciências Humanas
5. Prática em Projeto de Intervenção
6. Estágio Supervisionado
7. Dinâmica Social em Mato Grosso
8. Estudos geo-históricos regionais
9. Cartografia, Documentos e Memória
10. Produção Científica
11. Prática em análise de projetos
12. Estágio Supervisionado
1. Produção de Leitura e de Texto
2. Epistemologia das Ciências Humanas
3. Psicologia da Aprendizagem
4. Antropologia
5. Investigação Científica
6. Estrutura e Funcionamento da Educação Básica
7. Educação, Sociedade e Estruturas Sociais
8. Sociologia
9. Prática de pesquisa em Ciências Humanas
10. Didática
11. Tópicos emergentes em educação
12. Concepções das Ciências Humanas na Atualidade
13. Temporalidade, Sociedade e Espaço
14. Fundamentos Teóricos em Educação
15. Prática em Gestão Escolar
16. Filosofia
II NÚCLEO DE ESTUDOS EIXO TEMÁTICO: Instrumentalização para a docência em Ciências Humanas
1. O currículo da Educação Básica nas Ciências Humanas
2. A ética nas organizações educativas
3. Movimentos Sociais e cidadania no Brasil
4. Modernidade e Ambiente
5. Prática docente nas organizações
6. Estágio Supervisionado
7. Cultura Brasileira
8. Diversidade Cultural em Mato Grosso
9. Espaços e Redes
10. Metodologia para o ensino em Ciências Humanas
11. Práticas para o ensino médio
12. Estágio Supervisionado
III NÚCLEO DE ESTUDOS EIXO TEMÁTICO: Prática vivencial em Ciências Humanas
1. Tópicos especiais em Ciências Humanas
2. Sociedade, Mídias e desenvolvimento tecnológico
3. Instrumentalização para a docência
4. Métodos e pesquisa em Ciências Humanas
5. Prática em Projeto de Intervenção
6. Estágio Supervisionado
7. Dinâmica Social em Mato Grosso
8. Estudos geo-históricos regionais
9. Cartografia, Documentos e Memória
10. Produção Científica
11. Prática em análise de projetos
12. Estágio Supervisionado
DFP_