Graduação em Cinema de Animação (Bacharelado) (Pelotas, Rio Grande do Sul)
Universidade Federal de Pelotas
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Localização:Pelotas - Rio Grande do Sul
Duração:4 Anos
Tipo:Carreiras Universitárias
Modalidade:Presenciais
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O curso de bacharelado em cinema de animação da Universidade Federal de Pelotas (Pelotas/RS) é uma graduação de quatro anos na área do audiovisual que objetiva formar profissionais que atuem na produção da animação em suas diferentes tecnologias e especificidades, além de articular esta prática a partir da inserção no campo de produção audiovisual do Brasil. O curso é oferecido em sua maioria durante o turno da noite.
funcionamento do curso
O curso de cinema de animação é uma graduação na modalidade bacharelado com a duração de quatro anos totalizando uma formação de 3066 horas mínimas que o estudante deverá cumprir. O curso pertence ao Centro de Artes da Universidade Federal de Pelotas e as aulas acontecem na cidade de Pelotas/RS. O local também abriga os cursos de artes visuais bacharelado e licenciatura, música licenciatura, cinema de animação, cinema e audiovisual e design gráfico da universidade. É uma área que fica cerca de 5 minutos do centro de Pelotas, com diversas linhas de ônibus e restaurantes. A área do Porto, como é conhecida, concentra diversos prédios da UFPEL.
Quais são as formas de ingresso?
A UFPEL é uma universidade pública federal e portanto gratuita para todos os estudantes. O curso de cinema de animação tem ingressos no início do ano letivo, entre os meses de janeiro e fevereiro, geralmente. Pelo sistema SISU são ofertadas, anualmente, 25 vagas. Existem três formas de ingresso no curso, a saber: (1) a realização do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e a utilização de seu resultado por meio do Sistema de Seleção Unificada (SISU), (2) pelo Programa de Avaliação da Vida Escolar (PAVE) e (2) pelo ingresso extra-vestibular nas modalidades de reopção (para alunos da UFPEL que desejam mudar de curso), reingresso (estudantes em trancamento que desejam retorno ao curso), transferência voluntária (para alunos de outras IES que desjam ingressar no curso) e ingresso como portador de título (para já graduados que desejam realizar o curso). Esta segunda forma, ingresso extra-vestibular, é regulamentada mediante publicação de edital na página do Departamento de Registros Acadêmicos, neste endereço: http://ufpel.edu.br/alunos/. Geralmente o edital é publicado cerca de dois meses antes do término dos semestres. Em cada semestre consta no edital o número de vagas para cada curso e são publicados, em anexo, os critérios de seleção para o curso onde são definidas as modalidades que serão aceitas e critérios eliminatórios e classificatórios de seleção para os candidatos. As vagas do ingresso extra-vestibular são oriundas de estudantes que abandonam o curso em diversos períodos e a definição dos critérios tem relação direta com a possibilidade estrutural do curso em receber os estudantes, sem prejuízo com a qualidade de ensino.
Quando acontecem as aulas?
As aulas são concentradas no período da noite, no horário das 19h às 22h20min. Ocorrem também outras atividades em outros turnos (manhã e tarde) especialmente atividades de pesquisa e extensão e outras disciplinas que podem ser cursadas como formação livre e que são ofertadas pelas demais graduações da UFPEL. No entanto, se o estudante desejar, poderá concentrar a grande maioria das disciplinas no turno da noite, possibilitando que os demais turnos sejam preenchidos por atividades de estágio não-obrigatório ou projetos de pesquisa e desenvolvimento dentro e fora da universidade.
Como é distribuída a carga horária do curso?
A carga horária total é integralizada a partir de disciplinas obigatórias e disciplinas de formação livre e complementar que o estudante pode escolher entre as disciplinas ofertadas pelo design nestas modalidades ou por outros cursos da UFPEL mediante orientação da matrícula pelo colegiado de curso. O restante da carga horária é composta por atividades complementares em pesquisa (produção de conhecimento e iniciação científica) e em extensão (atividades de relação com a comunidade e extensão do conhecimento produzido) por meio de certificados de participação tendo como parâmetro tabela classificatórias das atividades (veja as tabelas).
O aluno realiza estágio e trabalho final?
Durante o 6º e o 7º semestre os estudantes desenvolvem o projeto final de curso que consiste na produção de uma produção audiovisual de animação orientada pelos professores. Além disso, no 8º semestre, é o momento da produção do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) em formato de artigo científico que apresente uma investigação realizada pelos estudantes a partir dos temas correlatos à área.
formação complementar
As atividades complementares constituem-se atividades que acontecem fora do eixo de formação específica previsto no projeto pedagógico, mas ligadas ao que é ofertado pela universidade e pelo ambiente acadêmico da área. Esta modalidade dá possibilidades para que outros lugares de desenvolvimento e apreensão do conhecimento sejam contemplados na trajetória acadêmica e na avaliação do estudante.
Para integralização do curso de bacharelado em cinema de animação o estudante deve cumprir o mínimo de 200 horas de atividades complementares que podem ser comprovadas de formas específicas em dependência de cada caso.
1º Semestre
Introdução a Animação
Estrutura e armação da figura humana e de objetos. Expressão em movimento. Técnicas e processos de produção em 2D.
Iconologia da Arte I
Leituras possíveis das obras de arte e o desenvolvimento destas em diferentes culturas e períodos da história da arte no mundo Ocidental e Oriente próximo. Estudo da história da arte para fornecer ao aluno subsídios teóricos necessários para a construção de uma visão crítica voltada para a animação.
Imagem Digital I
Fundamentação teórico-prática dos sistemas tecnológicos para a imagem digital. Conhecimento das dinâmicas e suportes para criação de imagens digitais. Conhecimento sobre a captação, criação e reprodução de imagens digitais.
Fundamentos do Desenho I
Introdução à linguagem gráfica com ênfase no caráter experimental. Elementos Básicos, Materiais e Instrumentos. Percepção e Composição. Apreciação e Crítica.
História do Cinema
As possibilidades de interpretação da imagem, através de textos e filmes, promovendo a capacidade de análise crítica. Introdução de autores fundamentais no campo do audiovisual. Apresentação da história do cinema iniciando pelo Primeiro Cinema, passando pelas escolas e gêneros mais representativas.
Fundamentos da Linguagem Visual I
Percepção. Processo de percepção visual. Estudo da forma no campo bidimensional. Valor.
2º Semestre
Animação 2D
Animação 2D e seus estilos; analógica e digital; processos da animação 2D; sincronia labial; história da animação 2D; softwares de animação, coloração e composição.
Iconologia da Arte II
Estudo da história da arte para fornecer ao aluno subsídios teóricos necessários para a construção de uma visão crítica voltada para o design. Leituras possíveis das obras de arte e o desenvolvimento destas em diferentes culturas e períodos da história da arte no mundo Ocidental e Oriente próximo. Desenvolvimento de uma visão de estética aplicada, contemplando os múltiplos contextos históricos em que se produziram artefatos utilitários dotados de qualidades estéticas, funcionais, ergonômicas.
Imagem Digital II
Estudos sobre a imagem digital em movimento a partir das competências necessárias ao profissional da pós-produção em motion graphics e efeitos. Contato prático com as principais ferramentas para as imagens digitais em movimento.
Desenho da Figura Humana
Representação gráfica da figura humana a partir do desenho de observação do modelo vivo: Estrutura, Forma e Proporção; Equilíbrio e Tensão. Experimentação com Materiais e Técnicas diversificadas. Apreciação e Crítica.
Fundamentos da Linguagem Visual II
Percepção da cor, aspectos físicos, fisiológicos e culturais. Estudo teórico/prático das relações cromáticas nas artes plásticas e gráficas.
História da Animação
Estudo com caráter de repertório, contemplando a evolução técnica e estética da animação.
Introdução a Linguagem audiovisual
A linguagem no audiovisual. Etapas de produção e os profissionais nos diversos gêneros do audiovisual.
3º Semestre
Tecnologias da Animação
Introdução à Animação. Tecnologias informáticas para Animação Bidimensional e Tridimensional.
Modelagem Geométrica e Visual
Aplicação de técnicas e conceitos de geração e controle de modelos geométricos. Representação de Materiais. Representação das Fontes de Luz. Modelos de Iluminação.
Fundamentos do Desenho II
Investigação e experimentação em Desenho de observação e Imaginação. Expressão e Representação Gráfica. Espaço e Forma. Apreciação e Crítica.
Direção para animação
Introdução aos processos de direção com ênfase no carater experimental. Diferenças da direção Live Action para a Animação. Vantagens e desvantagens.
Introdução ao roteiro
A criação de histórias: narrativa audiovisual, melodrama e os componentes de um roteiro.
4º Semestre
Animação 3D
Aplicação dos conceitos básicos de animação às ferramentas de produção 3d. Ferramentas básicas e intermediárias para animação 3D. Renderização e formatos.
Edição
Identificação do processo de edição como elemento essencial na produção audiovisual. O trabalho do editor : evolução histórica e conceitual, funcionalidade, experimentação e produção técnica. As particularidades da edição em película, vídeo e televisão.
Fotografia
Instrumentalização para a prática fotográfica, fotoquímica, da operação de câmaras às atividades laboratoriais.
Design Sonoro I
Consciência Sonora. Introdução ao conceito e utilização do som na linguagem audiovisual. Processos de produção sonora. Planejamento de áudio. Som direto e som off. Sincronia imagem/som.
Roteiro para animação
O roteiro de animação: elaboração de roteiros originais e adaptados a partir de aportes teóricos da construção da narrativa. As etapas anteriores ao roteiro. As técnicas de produção de roteiro para animação e a formatação em uma e duas colunas.
5º Semestre
Design de personagens
O que é o design de personagens e quais são as diferentes técnicas e tecnológias para concebê-los e produzí-los.
Stop-motion
Produção de cenários e personagens para stop-motion. Técnicas de captura de imagens, e técnicas para efeitos especiais para stop-motion.
Pós Produção em Animação
Ferramentas de Pós-Produção (softwares), características de cada etapa da Pós-Produção, ensino e experimentação em pelo menos um software de Pós-Produção.
Design Sonoro II
O som entendido como narrativa: da trilha musical aos efeitos sonoros. A finalização de áudio no cinema. Trilha musical original e pesquisada.
História em Quadrinhos
A evolução das HQs, os MCM e a HQ, o código lingüistico e imaginário da HQ, codificação e decodificação da narrativa. Análise crítica e produção de HQ, o arte-educador e a HQ, HQ e aplicabilidade.
6º Semestre
Jogos
Desenvolvimento de tecnologias para jogos digitais na web com ferramentas de interação e animação em 2D ou 3D.
Projeto em Animação I
Construir o projeto final de conclusão de curso em cinema de animação, permitindo sua execução em semestre posterior.
Video Arte
Caracterização, conceitos, tipologias e poéticas da vídeo arte. A construção de sentido através das linguagens do vídeo
Efeitos Visuais
Diferenças entre efeitos visuais e efeitos especiais,produção de efeitos visuais, produção de efeitos especiais, gruas com controle de movimento camera tracking, experimentações
Produção Executiva
A relevância do produtor executivo em todas as etapas cinematográficas. Simulação do trabalho do produtor executivo a partir de um roteiro: da idéia à exibição. Análise de casos de produção e estratégias de distribuição e lançamento. Plano de produção e levantamento de custos de produção
7º Semestre
Ética e Legislação
Conceituação do direito moral e ética. Direito e garantias constitucionais. Direito do trabalho. Direito comercial. Direito do consumidor. Direito autoral. Direito civil. Ética profissional.
Marketing
Conceituação e objetivos do marketing. Ambiente do marketing. Sistemas de marketing. Marketing estratégico. Sistema de informações. Mercado e comportamento dos consumidores.
Projeto em Animação II
Executar o projeto em animação apresentado em semestre anterior, promovendo experiência da atividade projetual profissional.
Metodologia da pesquisa científica para Cinema
Metodologia de pesquisa aplicáveis à área de Cinema e Animação. A problemática metodológica da ciência e seu surgimento.
Interfaces de Interação
Conhecimento técnico e teórico sobre interação e interface, permitindo um primeiro contato com a prática do desenvolvimento de interfaces de interação.
8º Semestre
Estágio curricular
Atividade prática (estágio profissional) supervisionada na área de audiovisual, seguindo regimento próprio e podendo ser realizada em setor público ou privado. Acompanhamento indireto da interação empresa-universidade (via relatórios, reuniões, visitas ocasionais ao campo de estágios.
Seminário de Orientação
Acompanhamento e orientação na produção e finalização do Trabalho de Conclusão do Curso (TCC).
Disciplinas da formação livre e complementar
Cinema Documentário
Teoria e prática do documentário: da história do gênero à produção de um filme documental.
Semiótica Narrativa
Programas e percursos narrativos. Figurativização, tematização, enunciação: pessoa, espaço e tempo.
Ciclo de Cinema
Olhar e debate sobre cinema: discussões e análises fílmicas sobre obras destacadas.
Teoria das Imagens Técnicas
Revisão histórica da evolução das imagens técnicas. Estudo comparado do estatuto peculiar de cada uma das imagens, assim conceituadas como técnicas. Prática no desenvolvimento de abordagens analíticas destas imagens.
Cinema e Artes Visuais
Relações de reciprocidade e mutuas interferências entre o cinema e as outras formas visuais do século XX.
Audiovisual e Design
Conhecimento sobre a integração do audiovisual com o design digital e as tecnologias de desenvolvimento e distribuição de audiovisual nas redes de informação.
Tecnologias aplicadas ao projeto
Desenvolvimento prático do trabalho com tecnologias de informação a partir dos conhecimentos teóricos e práticos considerando os diferentes perfis de projetos digitais.
Pré-requisitos: não há.
Videoclipe e Séries para TV
Produções audiovisuais para o mercado: videoclipes e séries para TV.
Pré-requisitos: não há.
Cinematografias periféricas
Exibição de filmes e/ou trechos de filmes para promover repertório de cinema de países fora do eixo Estados Unidos-Europa.
Oficina de produção de roteiro para cinema (4h/4c)
A experiência na escrita de roteiro: amadurecendo as técnicas e aperfeiçoando a construção da narrativa
Found Footage
Reflexão e prática sobre a utilização de found footage na produção audiovisual. Relações tecnológicas e do desenvolvimento colaborativo para produção.
Trilha Musical
Abordagem teórica e prática de conteúdos específicos da área musical: Linguagem Musical. Elementos básicos da Música. Composição e Arranjo Musical. Percepção e apreciação Musical. Estética Musical e efeitos dramáticos da Música. História da Música. Direitos Autorais. Música Erudita e Música Popular. Música para audiovisual, artes e suportes variados. Narrativa a partir da Música.
Design Aplicado À Publicidade
Conhecimento sobre a função do design gráfico na área de publicidade e propaganda.
Efeitos Sonoros
Abordagem teórica e prática de conteúdos específicos da área de efeitos sonoros. Sonoplastia, foley, desenho de som. Natureza dos efeitos sonoros. Aplicação de efeitos sonoros em diferentes áreas artísticas. Captação, edição e finalização de efeitos sonoros.
Libras I
Uma introdução à Língua de Sinais, uma comunicação visual, com sua gramática. Alfabeto manual. Diálogos com estruturas afirmativas, negativas e interrogativas. Expressões de quantificação e intensidade – adjetivação. Descrição. Narrativa básica.
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