Graduação em Cinema e Audiovisual (Bacharelado) (Pelotas, Rio Grande do Sul)
Universidade Federal de Pelotas
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Localização:Pelotas - Rio Grande do Sul
Duração:4 Anos
Tipo:Carreiras Universitárias
Modalidade:Presenciais
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O curso de bacharelado em cinema e audiovisual da Universidade Federal de Pelotas (Pelotas/RS) é uma graduação de quatro anos que objetiva formar profissionais que possam atuar em competências específicas da produção audiovisual como direção, direção de arte, direção de fotografia, roteiro, montagem, finalização e efeitos visuais, dentre outras. O curso é oferecido em turno integral.
funcionamento do curso
O curso de cinema e audiuovisual é uma graduação na modalidade bacharelado com a duração de quatro anos totalizando uma formação de 2908 horas mínimas que o estudante deverá cumprir. O curso pertence ao Centro de Artes da Universidade Federal de Pelotas e as aulas acontecem na cidade de Pelotas/RS. O local também abriga os cursos de artes visuais bacharelado e licenciatura, música licenciatura, cinema de animação, design gráfico e design digital da universidade. É uma área que fica cerca de 5 minutos do centro de Pelotas, com diversas linhas de ônibus e restaurantes. A área do Porto, como é conhecida, concentra diversos prédios da UFPEL.
Quais são as formas de ingresso?
A UFPEL é uma universidade pública federal e portanto gratuita para todos os estudantes. O curso de cinema e audiovisual tem ingressos no início do ano letivo, entre os meses de janeiro e fevereiro, geralmente. Pelo sistema SISU são ofertadas, anualmente, 25 vagas. Existem duas formas de ingresso no curso, a saber: (1) a realização do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e a utilização de seu resultado por meio do Sistema de Seleção Unificada (SISU) e (2) pelo ingresso extra-vestibular nas modalidades de reopção (para alunos da UFPEL que desejam mudar de curso), reingresso (estudantes em trancamento que desejam retorno ao curso), transferência voluntária (para alunos de outras IES que desjam ingressar no curso) e ingresso como portador de título (para já graduados que desejam realizar o curso). Esta segunda forma, ingresso extra-vestibular, é regulamentada mediante publicação de edital na página do Departamento de Registros Acadêmicos. Geralmente o edital é publicado cerca de dois meses antes do término dos semestres. Em cada semestre consta no edital o número de vagas para cada curso e são publicados, em anexo, os critérios de seleção para o curso onde são definidas as modalidades que serão aceitas e critérios eliminatórios e classificatórios de seleção para os candidatos. As vagas do ingresso extra-vestibular são oriundas de estudantes que abandonam o curso em diversos períodos e a definição dos critérios tem relação direta com a possibilidade estrutural do curso em receber os estudantes, sem prejuízo com a qualidade de ensino.
A carga horária total é integralizada a partir de disciplinas obigatórias e disciplinas de formação livre e complementar que o estudante pode escolher entre as disciplinas ofertadas pelo design nestas modalidades ou por outros cursos da UFPEL mediante orientação da matrícula pelo colegiado de curso. O restante da carga horária é composta por atividades complementares em pesquisa (produção de conhecimento e iniciação científica) e em extensão (atividades de relação com a comunidade e extensão do conhecimento produzido) por meio de certificados de participação tendo como parâmetro tabela classificatórias das atividades.
O aluno realiza estágio e trabalho final?
Durante o 6º e o 7º semestre os estudantes desenvolvem o projeto final de curso que consiste na produção de uma produção audiovisual orientada pelos professores. Além disso, no 8º semestre, é o momento da produção do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) em formato de artigo científico que apresente uma investigação realizada pelos estudantes a partir dos temas correlatos à área.
1º Semestre
Introdução a linguagem audiovisual
A linguagem no audiovisual. Etapas de produção e os profissionais nos diversos gêneros do audiovisual.
Iconologia da Arte I
Leituras possíveis das obras de arte e o desenvolvimento destas em diferentes culturas e períodos da história da arte no mundo Ocidental e Oriente próximo. Estudo da história da arte para fornecer ao aluno subsídios teóricos necessários para a construção de uma visão crítica voltada para a animação.
Imagem Digital I
Fundamentação teórico-prática dos sistemas tecnológicos para a imagem digital. Conhecimento das dinâmicas e suportes para criação de imagens digitais. Conhecimento sobre a captação, criação e reprodução de imagens digitais.
Operação de equipamentos audiovisuais
Correta operação e manutenção de equipamentos. Consciência de uso, valor de mercado e possibilidades técnicas de equipamentos utilizados em produção audiovisual.
História do Cinema
As possibilidades de interpretação da imagem, através de textos e filmes, promovendo a capacidade de análise crítica. Introdução de autores fundamentais no campo do audiovisual. Apresentação da história do cinema iniciando pelo Primeiro Cinema, passando pelas escolas e gêneros mais representativas.
Técnicas de Criatividade
Criatividade, comunicação e criatividade, processos criativos, percepção da prórpia criatividade, brainstorm.
Introdução ao roteiro
A criação de histórias: narrativa audiovisual, melodrama e os componentes de um roteiro.
2º Semestre
Cinema Brasileiro
Visão de conjunto, através de autores consagrados, da historiografia básica do cinema brasileiro, buscando a compreensão de suas diversas fases no contexto político-econômico do País. Promoção da formação de massa crítica. Apresentar informações e análises para qualificar o aluno a inserir o cinema brasileiro no cinema mundial, enquanto indústria e enquanto gerador de uma estética própria.
Iconologia da Arte II
Estudo da história da arte para fornecer ao aluno subsídios teóricos necessários para a construção de uma visão crítica voltada para o design. Leituras possíveis das obras de arte e o desenvolvimento destas em diferentes culturas e períodos da história da arte no mundo Ocidental e Oriente próximo. Desenvolvimento de uma visão de estética aplicada, contemplando os múltiplos contextos históricos em que se produziram artefatos utilitários dotados de qualidades estéticas, funcionais, ergonômicas.
Imagem Digital II
Estudos sobre a imagem digital em movimento a partir das competências necessárias ao profissional da pós-produção em motion graphics e efeitos. Contato prático com as principais ferramentas para as imagens digitais em movimento.
Design Sonoro I
Consciência Sonora. Introdução ao conceito e utilização do som na linguagem audiovisual. Processos de produção sonora. Planejamento de áudio. Som direto e som off. Sincronia imagem/som.
Roteiro I
O roteiro original de ficção - estrutura e formatação. A relação entre conto e roteiro de curta-metragem. Características e possibilidades no desenvolvimento de histórias para curtas-metragens. As etapas anteriores ao roteiro. Guia de formatação Master Scenes. O desenvolvimento de histórias e a confecção de roteiros literários.
Fotografia
Instrumentalização para a prática fotográfica, fotoquímica, da operação de câmaras às atividades laboratoriais.
3º Semestre
Montagem I
Introdução à montagem, história da montagem e relações teórico-práticas. Questões técnicas, estéticas e narrativas da montagem. A montagem para produções audiovisuais ficcionais.
Laboratório de realização em cinema de ficção
Prática da linguagem audiovisual, observando as etapas de produção e a função de cada um dos profissionais. Experimentação da linguagem em diferentes obras de ficção.
Design Sonoro II
O som entendido como narrativa: da trilha musical aos efeitos sonoros. A finalização de áudio no cinema. Trilha musical original e pesquisada.
Introdução a cinematografia
Princípios da Cinematografia: das lentes ao princípio básico de iluminação. Imagem digital.
Direção de Produção
O papel do diretor de produção. Análise técnica de filmes. Simulação das necessidades de produção. Logística e funcionamento da produção cinematográfica. Decupagem de roteiro. Planilhas de autorizações.
4º Semestre
Produção Executiva
A relevância do produtor executivo em todas as etapas cinematográficas. Simulação do trabalho do produtor executivo a partir de um roteiro: da idéia à exibição. Análise de casos de produção e estratégias de distribuição e lançamento. Plano de produção e levantamento de custos de produção.
Montagem II
Montagem para a produção audiovisual documental. Práticas avançadas de montagem. Iniciação a Pós-produção.
História e Teoria do Documentário
Ampla visão da prática documental numa perspectiva histórica e conceitual.
Portfólio
Direção De Arte
Concepções, funções, práticas e conceitos da direção de arte no audiovisual. Elementos constitutivos e ferramentas da direção de arte: cenografia, figurino, maquiagem.
Preparação de Atores
O trabalho de direção de atores – como dirigir a interpretação dos atores para cinema.
5º Semestre
Direção I
Os grandes diretores de cinema e suas escolhas no campo estético audiovisual. O papel do diretor de cinema enquanto autor. A tomada de decisão do diretor no projeto visual de um filme.
Finalização
Processos de finalização do produto audiovisual para correção e ajuste de cor, videografismo, recortes, composições, efeitos visuais básicos e autoração de projetos audiovisuais.
Direção de Fotografia I
As características da iluminação funcional e dramática para televisão: contextualizações temporal, espacial, temática e de personagens por meio da iluninação. A organização da espacialidade e da dramaticidade como narrativa fotográfica. Hierarquia dos espaços cênicos por meio da iluminação dramática - ambientes das personagens: protagonistas, antagonistas e coadjuvantes. Organização da proposta de ligth design para teledramaturgia, documentários, variedades etc.
6º Semestre
Direção II
A direção no cinema: técnica, estética e prática.
Distribuição e exibição
O cenário de distribuição e exibição do espaço audiovisual brasileiro e suas interpelações institucionais e tecnológicas. Prospecção do desenvolvimento profissional do estudante.
Cinema contemporâneo
Poder analisar criticamente as obras de diferentes suportes, linguagens e tendências estéticas da contemporaneidade; conhecer a produção atual de diversos países sob a perspectiva da vanguarda, incluindo um recorte sobre a produção da televisão brasileira.
Pré-produção de projeto final em cinema e audiovisual
A pré-produção do projeto final: divisão dos grupos, decisão e escrita do roteiro, confecção do projeto visual e produção.
Crítica de cinema I
Definição e funções da análise fílmica; Os procedimentos metodológicos dos processos de crítica jornalística, ensaio crítico e crítica acadêmico,Compreensão e interpretação.
7º Semestre
Projeto em cinema e audiovisual
Planejar e executar, em grupo, uma obra audiovisual (de qualquer formato ou duração) de acordo com os conteúdos adquiridos ao longo do curso.
Metodologia da pesquisa científica para Audiovisual
Estudo sobre os instrumentos para a realização de trabalhos científicos, tendo como foco a imagem e a imagem em movimento, trabalhando os elementos pré-textuais, textuais e pós-textuais.
8º Semestre
Estágio curricular
Atividade prática (estágio profissional) supervisionada na área de audiovisual, seguindo regimento próprio e podendo ser realizada em setor público ou privado. Acompanhamento indireto da interação empresa-universidade (via relatórios, reuniões, visitas ocasionais ao campo de estágios.
Seminário de Orientação
Acompanhamento e orientação na produção e finalização do Trabalho de Conclusão do Curso (TCC).
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