Graduação em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo (Bacharelado) (Salvador, Bahia)
Centro Universitário Jorge Amado
DFP_
Localização:Salvador - Bahia
Duração:4 Anos
Tipo:Carreiras Universitárias
Modalidade:Presenciais
DFP_
O CURSO
"Nessa nova realidade social, que muitos críticos chamam de Idade Mídia, o jornalismo, como técnica, linguagem e conhecimento, atua como uma ferramenta indispensável às relações sociais e exerce papel fundamental entre os homens e suas instituições, sejam elas públicas ou privadas. É com essa visão generalista, que o Centro Universitário Jorge Amado define a formação de seus alunos com o novo perfil do jornalismo mundial.
Avaliado pelo Ministério da Educação (MEC), com Conceito Muito Bom (CMB), o curso pretende formar um profissional capaz de "falar" da realidade social e de buscar nas relações entre indivíduos, instituições e o Estado, fatos relevantes para o conhecimento da sociedade. O que torna necessário o domínio de conceitos, da linguagem e dos aparatos tecnológicos mais atuais. Criativo, pesquisador e tecnicamente capaz são características indispensáveis para atuar diante da complexidade da contemporaneidade.
O curso é fundamentado por disciplinas como Ética, Atelier de produção de texto (documentário, jornalismo, literatura etc) e Teoria da comunicação, que buscam através de uma didática dinâmica e atual, o desenvolvimento profissional do aluno.
O grande objetivo do curso é atender às exigências de interpretação e posicionamento frente às questões de uma atualidade desafiadora dos saberes constituídos, trazendo para o aluno não só o acesso aos conteúdos constantemente atualizados em sala de aula, como também o contato direto com a prática. O "fazer" jornalístico é desenvolvido nas oficinas de texto, vídeo, rádio, webjornalismo, ambientes fundamentais para que o futuro jornalista veja de perto o cotidiano deste universo profissional e possa, desde o inicio de sua caminhada, desenvolver competências cognitivas e habilidades na produção de reportagens, entrevistas, telejornais, webjornais, revistas, que só a experimentação pode trazer.
O recém-formado poderá atuar em diversos campos da comunicação, como assessoria de comunicação, jornalismo para rádio, jornal impresso, TV, mídia digital, colaborador em empresas de comunicação, dentre outros. A implantação da TV digital e a promessa de regionalização da televisão, juntamente com o crescimento da programação jornalística nas emissoras de rádio, a profissionalização da comunicação organizacional e a atuação nas organizações não-governamentais são possibilidades que emergem no ambiente coorporativo.
Neste momento está sendo implantado o Núcleo Interdisciplinar de Tecnologia e Informação (NITI), que tem como objetivos incentivar a utilização de tecnologias contemporâneas como instrumentos produtivos de conteúdos científicos, técnicos e artísticos, junto à comunidade acadêmica; contribuir com a ampliação do repertório cultural de alunos e professores da Instituição, em torno de temas da cibercultura; injetar no mercado discussões avançadas sobre tecnologias associadas à comunicação, através de eventos de ponta; incentivo, manutenção e articulação conjugada de eventos institucionais com a feição de tecnologias do contemporâneo, como Ciber.Comunica, Semana de Tecnologia, Festival de Filmes Celular Micromínima, videoconferências internacionais etc."
"Nessa nova realidade social, que muitos críticos chamam de Idade Mídia, o jornalismo, como técnica, linguagem e conhecimento, atua como uma ferramenta indispensável às relações sociais e exerce papel fundamental entre os homens e suas instituições, sejam elas públicas ou privadas. É com essa visão generalista, que o Centro Universitário Jorge Amado define a formação de seus alunos com o novo perfil do jornalismo mundial.
Avaliado pelo Ministério da Educação (MEC), com Conceito Muito Bom (CMB), o curso pretende formar um profissional capaz de "falar" da realidade social e de buscar nas relações entre indivíduos, instituições e o Estado, fatos relevantes para o conhecimento da sociedade. O que torna necessário o domínio de conceitos, da linguagem e dos aparatos tecnológicos mais atuais. Criativo, pesquisador e tecnicamente capaz são características indispensáveis para atuar diante da complexidade da contemporaneidade.
O curso é fundamentado por disciplinas como Ética, Atelier de produção de texto (documentário, jornalismo, literatura etc) e Teoria da comunicação, que buscam através de uma didática dinâmica e atual, o desenvolvimento profissional do aluno.
O grande objetivo do curso é atender às exigências de interpretação e posicionamento frente às questões de uma atualidade desafiadora dos saberes constituídos, trazendo para o aluno não só o acesso aos conteúdos constantemente atualizados em sala de aula, como também o contato direto com a prática. O "fazer" jornalístico é desenvolvido nas oficinas de texto, vídeo, rádio, webjornalismo, ambientes fundamentais para que o futuro jornalista veja de perto o cotidiano deste universo profissional e possa, desde o inicio de sua caminhada, desenvolver competências cognitivas e habilidades na produção de reportagens, entrevistas, telejornais, webjornais, revistas, que só a experimentação pode trazer.
O recém-formado poderá atuar em diversos campos da comunicação, como assessoria de comunicação, jornalismo para rádio, jornal impresso, TV, mídia digital, colaborador em empresas de comunicação, dentre outros. A implantação da TV digital e a promessa de regionalização da televisão, juntamente com o crescimento da programação jornalística nas emissoras de rádio, a profissionalização da comunicação organizacional e a atuação nas organizações não-governamentais são possibilidades que emergem no ambiente coorporativo.
Neste momento está sendo implantado o Núcleo Interdisciplinar de Tecnologia e Informação (NITI), que tem como objetivos incentivar a utilização de tecnologias contemporâneas como instrumentos produtivos de conteúdos científicos, técnicos e artísticos, junto à comunidade acadêmica; contribuir com a ampliação do repertório cultural de alunos e professores da Instituição, em torno de temas da cibercultura; injetar no mercado discussões avançadas sobre tecnologias associadas à comunicação, através de eventos de ponta; incentivo, manutenção e articulação conjugada de eventos institucionais com a feição de tecnologias do contemporâneo, como Ciber.Comunica, Semana de Tecnologia, Festival de Filmes Celular Micromínima, videoconferências internacionais etc."
DISCIPLINAS
Antropologia
Produção em Novas Mídias
Estética
Práticas Investigativas Interdisciplinares I
Oficina de Leitura e Escrita
Sociedade e tecnologia
Prática de reportagem
Informática Aplicada à Comunicação
Leitura e Produção Textual
Produção em Rádio,Televisão e Cinema
Ateliê de Fotografia
Estudos Culturais
Radiojornalismo
Ateliê de Fotojornalismo
Prática de Reportagem – Aspectos Técnicos
Teorias da Comunicação
Planejamento e Produção Gráfica
Sociologia
Teorias do Jornalismo
Radiojornalismo e Produção de Programas
Comunicação e Política
Cultura Brasileira e Baiana
Semiótica Geral
Ética
Telejornalismo
Oficina de Planejamento Gráfico
Jornalismo On-line
Práticas Práticas Investigativas Interdisciplinares II
História do Jornalismo
Práticas de Reportagem e Linguagem Jornalística
Assessoria de Comunicação
Gestão de Negócios
Práticas Investigativas Interdisciplinares III
Documentário
Jornalismo, Literatura e Gêneros Opinativos
Jornalismo On-line e Produção de Novos Conteúdos
Planejamento e Produção Telejornalística
Prática Avançadas de Reportagem
Metodologia da Pesquisa
Jornalismo Especializado
Mundo Contemporâneo
Elaboração de Projetos
Comunicação e Produção em Novas Mídias
Projeto Experimental de Jornalismo
Ateliê de Webmídia
Ateliê de Produtos Audiovisuais
Ateliê de Produção
Práticas de Apuração
Antropologia
Produção em Novas Mídias
Estética
Práticas Investigativas Interdisciplinares I
Oficina de Leitura e Escrita
Sociedade e tecnologia
Prática de reportagem
Informática Aplicada à Comunicação
Leitura e Produção Textual
Produção em Rádio,Televisão e Cinema
Ateliê de Fotografia
Estudos Culturais
Radiojornalismo
Ateliê de Fotojornalismo
Prática de Reportagem – Aspectos Técnicos
Teorias da Comunicação
Planejamento e Produção Gráfica
Sociologia
Teorias do Jornalismo
Radiojornalismo e Produção de Programas
Comunicação e Política
Cultura Brasileira e Baiana
Semiótica Geral
Ética
Telejornalismo
Oficina de Planejamento Gráfico
Jornalismo On-line
Práticas Práticas Investigativas Interdisciplinares II
História do Jornalismo
Práticas de Reportagem e Linguagem Jornalística
Assessoria de Comunicação
Gestão de Negócios
Práticas Investigativas Interdisciplinares III
Documentário
Jornalismo, Literatura e Gêneros Opinativos
Jornalismo On-line e Produção de Novos Conteúdos
Planejamento e Produção Telejornalística
Prática Avançadas de Reportagem
Metodologia da Pesquisa
Jornalismo Especializado
Mundo Contemporâneo
Elaboração de Projetos
Comunicação e Produção em Novas Mídias
Projeto Experimental de Jornalismo
Ateliê de Webmídia
Ateliê de Produtos Audiovisuais
Ateliê de Produção
Práticas de Apuração
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