Graduação em Comunicação Social - Habilitação em Cinema (São José dos Campos, São Paulo)
Fundação Armando Alvares Penteado
DFP_
Localização:São José dos Campos - São Paulo
Duração:4 Anos
Tipo:Carreiras Universitárias
Modalidade:Presenciais
DFP_
Apresentação
Nascido dos cursos livres dos anos 1950 e 1960, o programa de cinema se estruturou como curso superior a partir de 1976. Hoje, forma profissionais habilitados a explorar diferentes linguagens audiovisuais e são reconhecidos pelo mercado graças à capacidade de trabalhar tanto nas produções comerciais quanto nos campos experimental, documental e ficcional do cinema mais autoral. Além de escola, a habilitação em Cinema da FAAP é, pelo acervo e pelos profissionais que envolve, um pólo de cinematografia, uma referência nacional no movimento de revalorização do cinema brasileiro. Entre a nova safra de diretores do País, nomes como Mara Mourão, Manoel Paiva, Flávio Del Carlo, Laís Bodansky e Beto Brandt passaram pelo curso de cinema da FAAP.
A cada semestre, os alunos utilizam em suas produções uma média de quarenta latas de filme - ou melhor, quatrocentos minutos de película virgem que, somados, seriam suficientes para realizar um longa-metragem. Para esses trabalhos, contam com as modernas câmeras Aaton e Arriflex SR3, totalmente equipadas com vídeo assist; dolly com trinta metros de trilhos, e ilhas providas com Avid e Protools e destinadas à edição não linear de imagem e som. Para as aulas, mostras e exercícios, o curso tem à disposição duas salas de cinema com projetores de 16 mm e de 35 mm, permitindo o contato dos alunos com importantes obras e realizadores.
Os curtas realizados pelos alunos e produzidos pela FACOM têm faturado prêmios em vários festivais, como a Mostra Internacional de Curtas - Metragens de São Paulo, a Mostra Internacional de Curtas-Metragens do Rio, o Festival Brasileiro de Cinema Universitário do Rio, o Festival de Brasília e o Festival de Gramado (neste evento, os alunos da FACOM ganharam todos os prêmios destinados a curtas-metragens em 16 mm de 2004 e o Prêmio Especial do Júri em 2005).
Com o objetivo de inserir o curso na cena cultural do cinema brasileiro, a FAAP fez parcerias com os mais importantes eventos do País e entre eles se destacam: a Mostra Internacional de Cinema de São Paulo com exibições gratuitas na Sala de Cinema, uma verdadeira maratona, aberta ao grande público, representando o que há de mais expressivo no cinema mundial; Mostra Internacional de Curtas-Metragens, apresentando um panorama da nova produção mundial; o Festival Mix Brasil e Instituto Goethe, com uma oficina Expressionismo Alemão e o Festival Internacional de Animação do Brasil – Anima Mundi. Com o objetivo de aprofundar a discussão com os alunos e professores, e aproximá-los da realidade do mercado, a FACOM procura sempre trazer, por ocasião das exibições dos filmes, seus diretores e/ou produtores. Promovendo debates, encontros, publicações e oficinas, estiveram presentes nos últimos anos: Manoel de Oliveira, nascido em Portugal, em 1908, o cineasta vivo com maior tempo de atividade profissional; Anselmo Duarte, o único diretor brasileiro a conquistar a Palma de Ouro no Festival de Cannes, que ganhou uma retrospectiva em 2005 e recebeu uma homenagem pelos 60 anos da brilhante carreira; Amos Gitai e Abbas Kiarostami, com retrospectiva, lançamento de livro, exposição de fotografias e uma oficina de cinema; Danis Tanovic e Cedomir Kolar, vencedores do Oscar, para realizar oficinas de Produção e Direção, e também exibição do filme O Inferno, ainda inédito no Brasil; Fernando Meirelles, na pré-estréia de Cidade de Deus; Christian Berger, João Batista de Andrade, João Moreira Salles, Suzana Amaral, Tizuka Yamasaki, Jayme Monjardim, Daniel Burman, Evaldo Morcazel, Marcelo Masagão, Laís Bodansky, Win Wenders, David Lynch; entre muitos outros.
A FAAP promoveu em 2004 o I Panorama Latino-Americano de Cinema Universitário, um encontro bienal entre estudantes de cinema e audiovisual das escolas latino-americanas. Durante uma semana, além das análises curriculares e trocas de experiências acadêmicas, o cinema produzido por esses jovens foi amplamente discutido, debatido e evidenciado na tela. Participaram ativamente do evento cineastas, professores e críticos como Carlos Reichenbach, Dolly Pussi, Francisco César Filho, Leon Cakoff e Maria Dora Mourão.
CINEMATECA VALIOSA
A FAAP é a instituição de ensino brasileira com o maior e mais completo acervo de cinema (filmoteca, videoteca e fototeca), além de dezenas de roteiros disponibilizados para pesquisa. Esse acervo, formado com a atuação de críticos e historiadores como Ademar Carvalhaes e Máximo Barro, possui hoje cerca de 3.000 cartazes de filmes nacionais e internacionais; novecentos títulos com fragmentos e obras completas em película, 1.300 títulos em dvd e vhs, e mais de 6.000 stills (fotografias de cena). Para se ter idéia da importância desse material, o acervo de películas abriga 80% da obra de Akira Kurosawa, toda a produção da Vera Cruz e da Maristela nos anos 1950, as comédias de Mack Sennett, 33 obras de Charles Chaplin, dez de Buster Keaton e oito de Harold Lloyd. Encontram-se também disponíveis clássicos como O nascimento de uma nação, de David Griffith, em duas versões (a original e a editada pelo diretor para a filmoteca de Nova York); Ouro e maldição (Greed), de Erich von Stroheim; O vampiro de Düsseldorf e Metrópolis, de Fritz Lang; Cidadão Kane, de Orson Welles, e Joana d'Arc, de Carl Dreyer. Há ainda raridades como fitas de Thomas Edison, de Georges Méliès (o célebre Viagem à Lua) e dos irmãos Lumière, além de Os óculos do vovô (1913), considerado o mais antigo filme nacional. Podem-se encontrar igualmente curiosidades que vão do filme de formatura de Roman Polanski (Dois homens e um armário) à única aparição de Noel Rosa num registro em movimento (um documentário sobre o grupo Bando de Tangarás, cuja única cópia conhecida pertence à filmoteca). Esse acervo, vasto material didático para os professores e para a pesquisa histórica, tem alimentado exposições e mostras em espaços, como o Museu da Imagem e do Som de São Paulo, o Centro Cultural São Paulo, o Sesc Pompéia (São Paulo) e o Centro Cultural Banco do Brasil do Rio de Janeiro.
Nascido dos cursos livres dos anos 1950 e 1960, o programa de cinema se estruturou como curso superior a partir de 1976. Hoje, forma profissionais habilitados a explorar diferentes linguagens audiovisuais e são reconhecidos pelo mercado graças à capacidade de trabalhar tanto nas produções comerciais quanto nos campos experimental, documental e ficcional do cinema mais autoral. Além de escola, a habilitação em Cinema da FAAP é, pelo acervo e pelos profissionais que envolve, um pólo de cinematografia, uma referência nacional no movimento de revalorização do cinema brasileiro. Entre a nova safra de diretores do País, nomes como Mara Mourão, Manoel Paiva, Flávio Del Carlo, Laís Bodansky e Beto Brandt passaram pelo curso de cinema da FAAP.
A cada semestre, os alunos utilizam em suas produções uma média de quarenta latas de filme - ou melhor, quatrocentos minutos de película virgem que, somados, seriam suficientes para realizar um longa-metragem. Para esses trabalhos, contam com as modernas câmeras Aaton e Arriflex SR3, totalmente equipadas com vídeo assist; dolly com trinta metros de trilhos, e ilhas providas com Avid e Protools e destinadas à edição não linear de imagem e som. Para as aulas, mostras e exercícios, o curso tem à disposição duas salas de cinema com projetores de 16 mm e de 35 mm, permitindo o contato dos alunos com importantes obras e realizadores.
Os curtas realizados pelos alunos e produzidos pela FACOM têm faturado prêmios em vários festivais, como a Mostra Internacional de Curtas - Metragens de São Paulo, a Mostra Internacional de Curtas-Metragens do Rio, o Festival Brasileiro de Cinema Universitário do Rio, o Festival de Brasília e o Festival de Gramado (neste evento, os alunos da FACOM ganharam todos os prêmios destinados a curtas-metragens em 16 mm de 2004 e o Prêmio Especial do Júri em 2005).
Com o objetivo de inserir o curso na cena cultural do cinema brasileiro, a FAAP fez parcerias com os mais importantes eventos do País e entre eles se destacam: a Mostra Internacional de Cinema de São Paulo com exibições gratuitas na Sala de Cinema, uma verdadeira maratona, aberta ao grande público, representando o que há de mais expressivo no cinema mundial; Mostra Internacional de Curtas-Metragens, apresentando um panorama da nova produção mundial; o Festival Mix Brasil e Instituto Goethe, com uma oficina Expressionismo Alemão e o Festival Internacional de Animação do Brasil – Anima Mundi. Com o objetivo de aprofundar a discussão com os alunos e professores, e aproximá-los da realidade do mercado, a FACOM procura sempre trazer, por ocasião das exibições dos filmes, seus diretores e/ou produtores. Promovendo debates, encontros, publicações e oficinas, estiveram presentes nos últimos anos: Manoel de Oliveira, nascido em Portugal, em 1908, o cineasta vivo com maior tempo de atividade profissional; Anselmo Duarte, o único diretor brasileiro a conquistar a Palma de Ouro no Festival de Cannes, que ganhou uma retrospectiva em 2005 e recebeu uma homenagem pelos 60 anos da brilhante carreira; Amos Gitai e Abbas Kiarostami, com retrospectiva, lançamento de livro, exposição de fotografias e uma oficina de cinema; Danis Tanovic e Cedomir Kolar, vencedores do Oscar, para realizar oficinas de Produção e Direção, e também exibição do filme O Inferno, ainda inédito no Brasil; Fernando Meirelles, na pré-estréia de Cidade de Deus; Christian Berger, João Batista de Andrade, João Moreira Salles, Suzana Amaral, Tizuka Yamasaki, Jayme Monjardim, Daniel Burman, Evaldo Morcazel, Marcelo Masagão, Laís Bodansky, Win Wenders, David Lynch; entre muitos outros.
A FAAP promoveu em 2004 o I Panorama Latino-Americano de Cinema Universitário, um encontro bienal entre estudantes de cinema e audiovisual das escolas latino-americanas. Durante uma semana, além das análises curriculares e trocas de experiências acadêmicas, o cinema produzido por esses jovens foi amplamente discutido, debatido e evidenciado na tela. Participaram ativamente do evento cineastas, professores e críticos como Carlos Reichenbach, Dolly Pussi, Francisco César Filho, Leon Cakoff e Maria Dora Mourão.
CINEMATECA VALIOSA
A FAAP é a instituição de ensino brasileira com o maior e mais completo acervo de cinema (filmoteca, videoteca e fototeca), além de dezenas de roteiros disponibilizados para pesquisa. Esse acervo, formado com a atuação de críticos e historiadores como Ademar Carvalhaes e Máximo Barro, possui hoje cerca de 3.000 cartazes de filmes nacionais e internacionais; novecentos títulos com fragmentos e obras completas em película, 1.300 títulos em dvd e vhs, e mais de 6.000 stills (fotografias de cena). Para se ter idéia da importância desse material, o acervo de películas abriga 80% da obra de Akira Kurosawa, toda a produção da Vera Cruz e da Maristela nos anos 1950, as comédias de Mack Sennett, 33 obras de Charles Chaplin, dez de Buster Keaton e oito de Harold Lloyd. Encontram-se também disponíveis clássicos como O nascimento de uma nação, de David Griffith, em duas versões (a original e a editada pelo diretor para a filmoteca de Nova York); Ouro e maldição (Greed), de Erich von Stroheim; O vampiro de Düsseldorf e Metrópolis, de Fritz Lang; Cidadão Kane, de Orson Welles, e Joana d'Arc, de Carl Dreyer. Há ainda raridades como fitas de Thomas Edison, de Georges Méliès (o célebre Viagem à Lua) e dos irmãos Lumière, além de Os óculos do vovô (1913), considerado o mais antigo filme nacional. Podem-se encontrar igualmente curiosidades que vão do filme de formatura de Roman Polanski (Dois homens e um armário) à única aparição de Noel Rosa num registro em movimento (um documentário sobre o grupo Bando de Tangarás, cuja única cópia conhecida pertence à filmoteca). Esse acervo, vasto material didático para os professores e para a pesquisa histórica, tem alimentado exposições e mostras em espaços, como o Museu da Imagem e do Som de São Paulo, o Centro Cultural São Paulo, o Sesc Pompéia (São Paulo) e o Centro Cultural Banco do Brasil do Rio de Janeiro.
1ª SÉRIE
Análise da imagem I
Animação
Antropologia
Argumento I
Cinema publicitário
Criatividade
História da arte I
Língua portuguesa I
Oficina de câmera e iluminação
Sociologia
Teoria da comunicação I
2ª SÉRIE
Análise da imagem II
Animação aplicada
Argumento II
Comunicação e mercado
Direção de atores
Direção de produção
Estudos culturais
História da arte II
Língua portuguesa II
Sociologia da comunicação
Teoria da comunicação II
Vídeo I
3ª SÉRIE
Edição de imagem
Epistemologia em comunicação
Estética
Filosofia
Fotografia e iluminação I
História do cinema I
Língua portuguesa III
Roteiro I
Teoria da comunicação III
Vídeo II
4ª SÉRIE
Assistência de direção e continuidade
Comunicação e hipermídia
Direção de som
Filosofia da comunicação
Fotografia e iluminação II
História do cinema II
Literatura e dramaturgia
Política cultural e mídia
Psicologia
Roteiro II
5ª SÉRIE
Cenografia
Cinema brasileiro I
Comunicação comparada
Direção de filme
Fotografia e iluminação III
Geopolítica internacional
História do cinema III
Psicologia da comunicação
Teorias sociais do Brasil
Trucagem e efeitos especiais
6ª SÉRIE
Análise de filme
Cinema brasileiro II
Crítica em comunicação
Ética contemporânea
História do cinema iv
Legislação
Realização cinematográfica
Seminários de criação
Teoria do contemporâneo
7ª SÉRIE
Cinema brasileiro III
Direção de arte
Documentário
História do cinema V
Inteligência de mercado
Montagem e edição sonora
Produção executiva
Roteiro - projeto
8ª SÉRIE
Cenografia e direção de arte - projeto
Cinema brasileiro IV
Direção - projeto
Distribuição e exibição
Fotografia e iluminação de filme - projeto
Montagem - projeto
Música para cinema
Pós-produção e finalização - projeto
Produção executiva - projeto
Som - projeto
Atividades complementares realizadas do 1° ao 8° semestre
OPTATIVA DO 8º SEMESTRE
Língua brasileira de sinais
Análise da imagem I
Animação
Antropologia
Argumento I
Cinema publicitário
Criatividade
História da arte I
Língua portuguesa I
Oficina de câmera e iluminação
Sociologia
Teoria da comunicação I
2ª SÉRIE
Análise da imagem II
Animação aplicada
Argumento II
Comunicação e mercado
Direção de atores
Direção de produção
Estudos culturais
História da arte II
Língua portuguesa II
Sociologia da comunicação
Teoria da comunicação II
Vídeo I
3ª SÉRIE
Edição de imagem
Epistemologia em comunicação
Estética
Filosofia
Fotografia e iluminação I
História do cinema I
Língua portuguesa III
Roteiro I
Teoria da comunicação III
Vídeo II
4ª SÉRIE
Assistência de direção e continuidade
Comunicação e hipermídia
Direção de som
Filosofia da comunicação
Fotografia e iluminação II
História do cinema II
Literatura e dramaturgia
Política cultural e mídia
Psicologia
Roteiro II
5ª SÉRIE
Cenografia
Cinema brasileiro I
Comunicação comparada
Direção de filme
Fotografia e iluminação III
Geopolítica internacional
História do cinema III
Psicologia da comunicação
Teorias sociais do Brasil
Trucagem e efeitos especiais
6ª SÉRIE
Análise de filme
Cinema brasileiro II
Crítica em comunicação
Ética contemporânea
História do cinema iv
Legislação
Realização cinematográfica
Seminários de criação
Teoria do contemporâneo
7ª SÉRIE
Cinema brasileiro III
Direção de arte
Documentário
História do cinema V
Inteligência de mercado
Montagem e edição sonora
Produção executiva
Roteiro - projeto
8ª SÉRIE
Cenografia e direção de arte - projeto
Cinema brasileiro IV
Direção - projeto
Distribuição e exibição
Fotografia e iluminação de filme - projeto
Montagem - projeto
Música para cinema
Pós-produção e finalização - projeto
Produção executiva - projeto
Som - projeto
Atividades complementares realizadas do 1° ao 8° semestre
OPTATIVA DO 8º SEMESTRE
Língua brasileira de sinais
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