Graduação em Comunicação Social - Habilitação em Jornalismo (Mogi das Cruzes, São Paulo)

Universidade de Mogi das Cruzes
DFP_
Localização:Mogi das Cruzes - São Paulo
Duração:4 Anos
Tipo:Carreiras Universitárias
Modalidade:Presenciais
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DESCRIÇÃO
O jornalismo é um serviço à sociedade, pois divulga informações de interesse público por meio de veículos de comunicação, como jornais, revistas, rádio, TV e internet. O jornalista apura, redige e edita reportagens, entrevistas e artigos, adaptando o tamanho, a abordagem e a linguagem dos textos ao veículo e ao público a que se destinam. Senso crítico, capacidade de expressão, domínio do português e de técnicas de redação são fundamentais.
MERCADO
O jornalista pode trabalhar em empresas, instituições públicas, agências de notícias e ONGs, em diversos segmentos como comunicação interna e externa, assessoria em comunicação, pesquisa, assessoria em política, elaboração de informativos, boletins, publicações digitais, Internet, etc. Nos veículos de comunicação (jornal, rádio e TV) são diversas as funções desempenhadas por jornalistas, como repórter, redator, apresentador, editor e os cargos de chefia.
DIFERENCIAIS
O Curso de Comunicação Social da UMC existe há 37 anos, sendo o pioneiro da Região do Alto Tietê;
Parcerias com as empresas jornalísticas regionais que permitem aos alunos realizar visitas às suas oficinas e redações;
O curso tem o Jornal Laboratório Página UM feito pelos alunos e direcionado para a comunidade, um prática de extensão universitária.
Outro diferencial importante é a realização de projetos interdisciplinares em cada ano, promovendo a Iniciação Científica e a Prática Profissional.
Participa do BALCAP- balanço do curso articulado por projetos, uma mostra dos projetos desenvolvidos ao longo do ano, premiando os melhores trabalhos de todas as séries.
HISTÓRICO DO CURSO
O curso de Comunicação Social foi reconhecido em suas habilitações Jornalismo e Publicidade e Propaganda pelo Decreto Federal nº 79.745 (DOU/27-05-1977) .
A partir de 2001, o curso passou por atualizações significativas na sua forma original de organização, que veio atender aos parâmetros do Parecer CNE/CES 492/2001, da Comissão de Especialistas de Ensino de Comunicação Social da SESU/MEC, sobre as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Comunicação Social e sobre os Padrões de Qualidade para Cursos da Área de Comunicação Social .
Esta estrutura veio conjugar ainda às novas demandas do profissional Jornalismo, Publicidade e Propaganda que é, antes de tudo, um comunicador: profissional que trabalha basicamente com seleção, recombinação e divulgação de informações, num diálogo permanente com valores éticos, filosóficos e culturais.
O jornalismo é um serviço à sociedade, pois divulga informações de interesse público por meio de veículos de comunicação, como jornais, revistas, rádio, TV e internet. O jornalista apura, redige e edita reportagens, entrevistas e artigos, adaptando o tamanho, a abordagem e a linguagem dos textos ao veículo e ao público a que se destinam. Senso crítico, capacidade de expressão, domínio do português e de técnicas de redação são fundamentais.
MERCADO
O jornalista pode trabalhar em empresas, instituições públicas, agências de notícias e ONGs, em diversos segmentos como comunicação interna e externa, assessoria em comunicação, pesquisa, assessoria em política, elaboração de informativos, boletins, publicações digitais, Internet, etc. Nos veículos de comunicação (jornal, rádio e TV) são diversas as funções desempenhadas por jornalistas, como repórter, redator, apresentador, editor e os cargos de chefia.
DIFERENCIAIS
O Curso de Comunicação Social da UMC existe há 37 anos, sendo o pioneiro da Região do Alto Tietê;
Parcerias com as empresas jornalísticas regionais que permitem aos alunos realizar visitas às suas oficinas e redações;
O curso tem o Jornal Laboratório Página UM feito pelos alunos e direcionado para a comunidade, um prática de extensão universitária.
Outro diferencial importante é a realização de projetos interdisciplinares em cada ano, promovendo a Iniciação Científica e a Prática Profissional.
Participa do BALCAP- balanço do curso articulado por projetos, uma mostra dos projetos desenvolvidos ao longo do ano, premiando os melhores trabalhos de todas as séries.
HISTÓRICO DO CURSO
O curso de Comunicação Social foi reconhecido em suas habilitações Jornalismo e Publicidade e Propaganda pelo Decreto Federal nº 79.745 (DOU/27-05-1977) .
A partir de 2001, o curso passou por atualizações significativas na sua forma original de organização, que veio atender aos parâmetros do Parecer CNE/CES 492/2001, da Comissão de Especialistas de Ensino de Comunicação Social da SESU/MEC, sobre as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Comunicação Social e sobre os Padrões de Qualidade para Cursos da Área de Comunicação Social .
Esta estrutura veio conjugar ainda às novas demandas do profissional Jornalismo, Publicidade e Propaganda que é, antes de tudo, um comunicador: profissional que trabalha basicamente com seleção, recombinação e divulgação de informações, num diálogo permanente com valores éticos, filosóficos e culturais.
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