Graduação em Comunicação Social - Habilitação em Jornalismo (Manaus, Amazonas)
Centro Universitário do Norte
DFP_
Localização:Manaus - Amazonas
Duração:4 Anos
Tipo:Carreiras Universitárias
Modalidade:Presenciais
DFP_
O curso de Comunicação Social - Habilitação em Jornalismo do UniNorte é, hoje, uma referência nos estudos dos processos midiáticos e na formação de comunicadores profissionais. O projeto pedagógico prioriza o equilíbrio na formação teórica e prática com disciplinas que buscam aliar estes dois conceitos, além de contar com laboratórios avançados e projetos que permitem ao aluno aprender na prática o que viu em sala de aula. O currículo do curso inova ao trazer disciplinas de interesse específico para a região, como o Pensamento Social na Amazônia, somadas às disciplinas práticas recentes como Jornalismo Científico, Jornalismo On-line e Comunicação Institucional, voltada para as
assessorias de comunicação e de imprensa.
O Profissional
Os profissionais de jornalismo devem ser críticos e inteirados sobre a realidade em que vivem, podendo exercer a prática jornalística em suas várias funções (reportagem, redação, edição, editoração eletrônica) e Mídias (TV, rádio, revista, jornal, internet, comunicação empresarial).
Áreas de Atuação
O jornalista pode atuar como analista de comunicação; como jornalista e suas várias funções dentro dos veículos mantidos por órgãos governamentais; como assessor de comunicação ou assessor de imprensa do Setor Público, como Governo Federal, Ministérios, Secretarias, Empresas Estatais, Congresso, Poder Legislativo, Governos Estaduais, Governos Municipais e Câmaras de Vereadores, Agências Reguladoras, Autarquias Governamentais, Institutos de Pesquisa.
O jornalista também pode atuar no Setor Privado, tanto em empresas Nacionais e Multinacionais, organismos internacionais, entidades de classe, Institutos de Pesquisa, institutos de opinião pública, meios de comunicação (rádio, TV, internet, jornal, revista), consultoria, entidades filantrópicas, organizações não-governamentais.
O Jornalista pode ainda atuar como empresário, empreendedor, pesquisador e professor.
assessorias de comunicação e de imprensa.
O Profissional
Os profissionais de jornalismo devem ser críticos e inteirados sobre a realidade em que vivem, podendo exercer a prática jornalística em suas várias funções (reportagem, redação, edição, editoração eletrônica) e Mídias (TV, rádio, revista, jornal, internet, comunicação empresarial).
Áreas de Atuação
O jornalista pode atuar como analista de comunicação; como jornalista e suas várias funções dentro dos veículos mantidos por órgãos governamentais; como assessor de comunicação ou assessor de imprensa do Setor Público, como Governo Federal, Ministérios, Secretarias, Empresas Estatais, Congresso, Poder Legislativo, Governos Estaduais, Governos Municipais e Câmaras de Vereadores, Agências Reguladoras, Autarquias Governamentais, Institutos de Pesquisa.
O jornalista também pode atuar no Setor Privado, tanto em empresas Nacionais e Multinacionais, organismos internacionais, entidades de classe, Institutos de Pesquisa, institutos de opinião pública, meios de comunicação (rádio, TV, internet, jornal, revista), consultoria, entidades filantrópicas, organizações não-governamentais.
O Jornalista pode ainda atuar como empresário, empreendedor, pesquisador e professor.
Disciplinas
Filosofia
História da comunicação
Língua portuguesa - gramática
Metodologia do estudo
Práticas da comunicação
Realidade regional em comunicação
Ciência política
Fotojornalismo
Gêneros jornalísticos informativos (notas e notícias)
História do Brasil contemporâneo
Língua portuguesa (lógica da linguagem)
Sociologia geral e da comunicação
Antropologia cultural
Comunicação comunitária
Fundamentos da economia
Gêneros jornalísticos opinativos
Língua portuguesa (produção textual)
Teoria da comunicação
História da arte
Jornalismo especializado
Planejamento gráfico em jornalismo
Psicologia geral e da comunicação
Radiojornalismo - notícias e reportagem
Edição em jornalismo gráfico
Estética da comunicação
Radiojornalismo - gêneros opinativos
Realidade socioeconômica e política do Brasil
Reportagem, entrevista e pesquisa jornalística
Comunicação digital
Comunicação institucional
Jornalismo científico
Legislação e ética em jornalismo
Telejornalismo - práticas de tv
Teorias e métodos de pesquisa em comunicação
Documentário
Elaboração de projeto experimental
Jornalismo on-line
Marketing e empreendedorismo
Pensamento social na Amazônia
Telejornalismo - grande reportagem
Projeto experimental
Tópicos em comunicação social
Filosofia
História da comunicação
Língua portuguesa - gramática
Metodologia do estudo
Práticas da comunicação
Realidade regional em comunicação
Ciência política
Fotojornalismo
Gêneros jornalísticos informativos (notas e notícias)
História do Brasil contemporâneo
Língua portuguesa (lógica da linguagem)
Sociologia geral e da comunicação
Antropologia cultural
Comunicação comunitária
Fundamentos da economia
Gêneros jornalísticos opinativos
Língua portuguesa (produção textual)
Teoria da comunicação
História da arte
Jornalismo especializado
Planejamento gráfico em jornalismo
Psicologia geral e da comunicação
Radiojornalismo - notícias e reportagem
Edição em jornalismo gráfico
Estética da comunicação
Radiojornalismo - gêneros opinativos
Realidade socioeconômica e política do Brasil
Reportagem, entrevista e pesquisa jornalística
Comunicação digital
Comunicação institucional
Jornalismo científico
Legislação e ética em jornalismo
Telejornalismo - práticas de tv
Teorias e métodos de pesquisa em comunicação
Documentário
Elaboração de projeto experimental
Jornalismo on-line
Marketing e empreendedorismo
Pensamento social na Amazônia
Telejornalismo - grande reportagem
Projeto experimental
Tópicos em comunicação social
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