Graduação em Comunicação Social - Habilitação em Jornalismo (Bacharelado) (Maceió, Alagoas)
Faculdade Integrada Tiradentes
DFP_
Diploma oferecido:Bacharel em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo
Localização:Maceió - Alagoas
Duração:4 Anos
Tipo:Carreiras Universitárias
Modalidade:Presenciais
DFP_
APRESENTAÇÃO
O Curso de Comunicação Social: Habilitação Jornalismo, da Faculdade Integrada Tiradentes – FITs foi implantado no segundo semestre de 2007, ofertando 50 vagas para cada turno (manhã e noite) por semestre, e baseando-se pela Portaria de autorização do MEC n. 121, de 02 de fevereiro de 2007, e segue as diretrizes curriculares fixadas pelo MEC, através da Resolução CNE/CES 16, de 13 de março de 2002.
O curso tem como objetivo principal desenvolver a formação profissional continuada que corresponda às demandas do mercado de trabalho baseadas na articulação pedagógica e tecnológica a partir dos preceitos constantes no Projeto Pedagógico do Curso e no Projeto Pedagógico Institucional – PPI.
A Matriz Curricular atual respeita as regulamentações legais que tratam do Curso de Comunicação Social, tendo em vista, também, as discussões sobre o currículo dos cursos de Comunicação Social realizadas em fóruns como a INTERCOM, o Fórum de Professores de Jornalismo, dentre outros, levando ainda em consideração a orientação da Comissão de Especialistas do Ensino de Jornalismo, visando atender às necessidades atuais, adequando-se à realidade regional e estabelecendo conexão direta com os eixos estruturantes e os núcleos geradores do ensino, pesquisa e extensão descritos no Projeto Pedagógico Institucional.
PERFIL DO EGRESSO
O profissional de Comunicação – Jornalismo formado pela Faculdade Integrada Tiradentes caracterizar-se-á por sua capacidade de criação, produção, distribuição, recepção e análise crítica referente às mídias, às práticas profissionais e sociais relacionadas com estas, e as suas inserções culturais, políticas e econômicas; sua habilidade em refletir a variabilidade e mutabilidade das demandas sociais e profissionais na área, em consonância com a complexidade do mundo contemporâneo; sua visão integradora e horizontalizada de seu campo de trabalho, possibilitando o entendimento da dinâmica das diversas modalidades comunicacionais e de suas relações com os processos sociais que as originam; utilizar criticamente o instrumental teórico-prático oferecido no curso.
O perfil do egresso se caracteriza:
a) Pela produção de informações relacionadas a fatos, circunstâncias e contextos do momento presente;
b) Pelo exercício da objetividade na apuração, interpretação, registro e divulgação dos fatos sociais;
c) Pelo exercício da tradução e disseminação de informações de modo a qualificar o senso comum;
d) Pelo exercício de relações com outras áreas sociais, culturais e econômicas com as quais o jornalismo faz interface.
Esse perfil deverá contemplar as seguintes habilidades e competências:
a) Habilidade para pesquisa, entrevista, redação, planejamento e produção de mensagens para os diferentes meios de comunicação impressos;
b) Habilidade em manusear os recursos tecnológicos disponíveis no campo da computação;
c) Conhecimento das bases de funcionamento dos equipamentos fotográficos e de vídeo para poder tirar o maior proveito deles quando estiver coordenando uma reportagem;
d) Conhecimento para empregar as técnicas de forma ética e responsável;
e) Formação crítica e criativa;
f) Conhecimento para exercer com absoluto profissionalismo sua atividade e, para isso, deve combinar ao seu conhecimento técnico e humanístico, o domínio dos valores culturais locais e regionais, as especificidades do mercado em que está inserido e o conhecimento da realidade social, econômica e política do país. O respeito ao ser humano deve ser um dos princípios que comandam sua carreira profissional. A ética no desempenho de suas funções como jornalista deve estar permanentemente presente na sua produção.
Nessa direção, consonante com as Diretrizes Curriculares CNE/CES 16/2002, a formação em Comunicação Social: Jornalismo da Fits contempla, dentre outras, as seguintes competências específicas:
a) Registrar fatos jornalísticos, apurando, editando e transformando-o em notícias e reportagens;
b) Interpretar, explicar e contextualizar informações;
c) Investigar informações, produzir textos e mensagens jornalísticas com clareza e correção e editá-los em espaço e período de tempo limitado;
d) Formular pautas e planejar coberturas jornalísticas;
e) Formular questões e conduzir entrevistas;
f) Relacionar-se com as fontes de informação de qualquer natureza;
g) Trabalhar em equipe de profissionais da área;
h) Compreender os processos envolvidos na recepção de mensagens jornalísticas e seus impactos sobre os diversos setores da sociedade;
i) Dominar a língua nacional e as estruturas narrativas e expositivas aplicáveis às mensagens jornalísticas.
OBJETIVOS DO CURSO
Geral
Formar profissionais no campo da Comunicação Social: Jornalismo, capacitando-os para atuarem na sociedade, utilizando-se das mídias e suas linguagens para a produção e divulgação da informação e para a análise e interpretação dos fatos de forma contextualizada e crítica, numa prática profissional teórica e tecnicamente fundamentada, além de comprometida com a ética e a cidadania.
Específico
– Possibilitar uma utilização crítica do instrumental teórico-prático oferecido no curso, a partir da compreensão da dinâmica dos processos comunicacionais e de suas relações com os processos sociais;
– Desenvolver no aluno domínio das linguagens usadas no processo de comunicação e jornalístico, entendidas em suas diferentes dimensões de criação, produção, interpretação e técnica;
– Levar o aluno a compreender, sistematizar e organizar todas as etapas de produção jornalística;
– Oferecer condições para que o aluno possa avaliar criticamente os produtos e as práticas jornalísticas;
– Realizar práticas de atividades extensionistas voltadas para o exercício profissional estabelecendo interação com a sociedade, baseada em um processo participativo de planejamento, educação e avaliação de atividades desenvolvidas, inspirada na reflexão coletiva sobre a realidade e no incentivo à organização social;
– Incentivar a articulação da aprendizagem acadêmica do aluno com a experiência do trabalho profissional, levando em conta o cenário midiático em Alagoas e região;
– Promover ações relacionadas à pesquisa em comunicação, incentivando os alunos ao desenvolvimento de projetos de pesquisa e demais atividades de iniciação científica, como instrumentos geradores de conhecimento da realidade e de reflexão sobre a prática jornalística;
– Desenvolver no aluno atitudes de compromisso com a busca da verdade jornalística, com postura ética e compromisso com a cidadania;
– Preparar o aluno para o desempenho de funções de gerência e assessoria em veículos de comunicação, departamentos de imprensa de empresas industriais, comerciais ou de prestação de serviços; e também em organizações sociais e de classe;
- Desenvolver a capacidade criativa dos alunos, estimulando-os à investigação e ao empreendedorismo;
- Habilitar o aluno para desenvolver projetos jornalísticos, pesquisar, planejar, criar e distribuir conteúdos para ambientes digitais de informação (CD-ROM, Intranets, Internet);
- Preparar o aluno para desenvolver canais de comunicação digital para assessoria online, sistemas de notícia online/webjornalismo;
- Suprir conhecimentos específicos do uso de tecnologias da informação e comunicação, utilizando critérios de usabilidade como agregador de valor nos processos de planejamento de canais de comunicação digital;
- Capacitar o aluno para a edição de conteúdo audiovisuais utilizando ferramentas online objetivando a inserção de conteúdos e convergência de mídias em sistemas de notícia online;
- Utilizar de forma crítica os conteúdos digitais e as ferramentas on line, objetivando uma postura ética e compromisso com a cidadania;
- Capacitar para o trabalho individual ou em grupo, sabendo unir teoria e prática, em projetos e comunicação digital de acordo com as exigências técnicas e critérios jornalísticos de mercado, objetivando sua capacitação para o mercado de trabalho aliado a uma compreensão da importância do conhecimento científico para justificar e fundamentar o seu produto teoricamente.
CAMPO DE ATUAÇÃO
O profissional de Comunicação Social: Jornalismo, além de trabalhar na produção para mídias como rádio, TV, impressos e internet, poderá atuar, ainda, em áreas diversificadas, como nas assessorias de comunicação em organizações sociais, culturais, empresariais, governamentais e de classe, além de outros campos alternativos, como estúdios fotográficos e institutos de pesquisas, dentre outros.
Considerando o mercado de trabalho atual, o jornalista poderá atuar na gerência de comunicação em veículos midiáticos, departamentos de imprensa de empresas industriais, comerciais ou de prestação de serviços.
MERCADO DE TRABALHO
Considerando o mercado de trabalho atual, o jornalista poderá atuar na gerência de comunicação em veículos midiáticos, departamentos de imprensa de órgãos públicos e de empresas industriais, comerciais ou de prestação de serviços.
INFRAESTRUTURA
Os Cursos de Comunicação Social, habilitações Jornalismo e Publicidade e Propaganda são dotados de um Complexo de Comunicação Social (CCS), uma estrutura laboratorial moderna objetivando atender às expectativas dos professores e alunos do Curso.
Toda a estrutura do CCS possui espaço físico adequado às finalidades laboratoriais, com boa iluminação natural e artificial, equipamento e mobiliário moderno, acesso à internet, softwares devidamente licenciados e pessoal com qualificação adequada às atividades exercidas pelos cursos de Comunicação Social. Os ambientes possuem adequado sistema de refrigeração e acústica interna.
Além do CCS, existe o laboratório de Informática e a biblioteca, utilizados pelo curso de Comunicação Social, em regime de compartilhamento, funcionando durante os turnos em que existem turmas alocadas para os mesmos.
O Curso de Comunicação Social: Habilitação Jornalismo, da Faculdade Integrada Tiradentes – FITs foi implantado no segundo semestre de 2007, ofertando 50 vagas para cada turno (manhã e noite) por semestre, e baseando-se pela Portaria de autorização do MEC n. 121, de 02 de fevereiro de 2007, e segue as diretrizes curriculares fixadas pelo MEC, através da Resolução CNE/CES 16, de 13 de março de 2002.
O curso tem como objetivo principal desenvolver a formação profissional continuada que corresponda às demandas do mercado de trabalho baseadas na articulação pedagógica e tecnológica a partir dos preceitos constantes no Projeto Pedagógico do Curso e no Projeto Pedagógico Institucional – PPI.
A Matriz Curricular atual respeita as regulamentações legais que tratam do Curso de Comunicação Social, tendo em vista, também, as discussões sobre o currículo dos cursos de Comunicação Social realizadas em fóruns como a INTERCOM, o Fórum de Professores de Jornalismo, dentre outros, levando ainda em consideração a orientação da Comissão de Especialistas do Ensino de Jornalismo, visando atender às necessidades atuais, adequando-se à realidade regional e estabelecendo conexão direta com os eixos estruturantes e os núcleos geradores do ensino, pesquisa e extensão descritos no Projeto Pedagógico Institucional.
PERFIL DO EGRESSO
O profissional de Comunicação – Jornalismo formado pela Faculdade Integrada Tiradentes caracterizar-se-á por sua capacidade de criação, produção, distribuição, recepção e análise crítica referente às mídias, às práticas profissionais e sociais relacionadas com estas, e as suas inserções culturais, políticas e econômicas; sua habilidade em refletir a variabilidade e mutabilidade das demandas sociais e profissionais na área, em consonância com a complexidade do mundo contemporâneo; sua visão integradora e horizontalizada de seu campo de trabalho, possibilitando o entendimento da dinâmica das diversas modalidades comunicacionais e de suas relações com os processos sociais que as originam; utilizar criticamente o instrumental teórico-prático oferecido no curso.
O perfil do egresso se caracteriza:
a) Pela produção de informações relacionadas a fatos, circunstâncias e contextos do momento presente;
b) Pelo exercício da objetividade na apuração, interpretação, registro e divulgação dos fatos sociais;
c) Pelo exercício da tradução e disseminação de informações de modo a qualificar o senso comum;
d) Pelo exercício de relações com outras áreas sociais, culturais e econômicas com as quais o jornalismo faz interface.
Esse perfil deverá contemplar as seguintes habilidades e competências:
a) Habilidade para pesquisa, entrevista, redação, planejamento e produção de mensagens para os diferentes meios de comunicação impressos;
b) Habilidade em manusear os recursos tecnológicos disponíveis no campo da computação;
c) Conhecimento das bases de funcionamento dos equipamentos fotográficos e de vídeo para poder tirar o maior proveito deles quando estiver coordenando uma reportagem;
d) Conhecimento para empregar as técnicas de forma ética e responsável;
e) Formação crítica e criativa;
f) Conhecimento para exercer com absoluto profissionalismo sua atividade e, para isso, deve combinar ao seu conhecimento técnico e humanístico, o domínio dos valores culturais locais e regionais, as especificidades do mercado em que está inserido e o conhecimento da realidade social, econômica e política do país. O respeito ao ser humano deve ser um dos princípios que comandam sua carreira profissional. A ética no desempenho de suas funções como jornalista deve estar permanentemente presente na sua produção.
Nessa direção, consonante com as Diretrizes Curriculares CNE/CES 16/2002, a formação em Comunicação Social: Jornalismo da Fits contempla, dentre outras, as seguintes competências específicas:
a) Registrar fatos jornalísticos, apurando, editando e transformando-o em notícias e reportagens;
b) Interpretar, explicar e contextualizar informações;
c) Investigar informações, produzir textos e mensagens jornalísticas com clareza e correção e editá-los em espaço e período de tempo limitado;
d) Formular pautas e planejar coberturas jornalísticas;
e) Formular questões e conduzir entrevistas;
f) Relacionar-se com as fontes de informação de qualquer natureza;
g) Trabalhar em equipe de profissionais da área;
h) Compreender os processos envolvidos na recepção de mensagens jornalísticas e seus impactos sobre os diversos setores da sociedade;
i) Dominar a língua nacional e as estruturas narrativas e expositivas aplicáveis às mensagens jornalísticas.
OBJETIVOS DO CURSO
Geral
Formar profissionais no campo da Comunicação Social: Jornalismo, capacitando-os para atuarem na sociedade, utilizando-se das mídias e suas linguagens para a produção e divulgação da informação e para a análise e interpretação dos fatos de forma contextualizada e crítica, numa prática profissional teórica e tecnicamente fundamentada, além de comprometida com a ética e a cidadania.
Específico
– Possibilitar uma utilização crítica do instrumental teórico-prático oferecido no curso, a partir da compreensão da dinâmica dos processos comunicacionais e de suas relações com os processos sociais;
– Desenvolver no aluno domínio das linguagens usadas no processo de comunicação e jornalístico, entendidas em suas diferentes dimensões de criação, produção, interpretação e técnica;
– Levar o aluno a compreender, sistematizar e organizar todas as etapas de produção jornalística;
– Oferecer condições para que o aluno possa avaliar criticamente os produtos e as práticas jornalísticas;
– Realizar práticas de atividades extensionistas voltadas para o exercício profissional estabelecendo interação com a sociedade, baseada em um processo participativo de planejamento, educação e avaliação de atividades desenvolvidas, inspirada na reflexão coletiva sobre a realidade e no incentivo à organização social;
– Incentivar a articulação da aprendizagem acadêmica do aluno com a experiência do trabalho profissional, levando em conta o cenário midiático em Alagoas e região;
– Promover ações relacionadas à pesquisa em comunicação, incentivando os alunos ao desenvolvimento de projetos de pesquisa e demais atividades de iniciação científica, como instrumentos geradores de conhecimento da realidade e de reflexão sobre a prática jornalística;
– Desenvolver no aluno atitudes de compromisso com a busca da verdade jornalística, com postura ética e compromisso com a cidadania;
– Preparar o aluno para o desempenho de funções de gerência e assessoria em veículos de comunicação, departamentos de imprensa de empresas industriais, comerciais ou de prestação de serviços; e também em organizações sociais e de classe;
- Desenvolver a capacidade criativa dos alunos, estimulando-os à investigação e ao empreendedorismo;
- Habilitar o aluno para desenvolver projetos jornalísticos, pesquisar, planejar, criar e distribuir conteúdos para ambientes digitais de informação (CD-ROM, Intranets, Internet);
- Preparar o aluno para desenvolver canais de comunicação digital para assessoria online, sistemas de notícia online/webjornalismo;
- Suprir conhecimentos específicos do uso de tecnologias da informação e comunicação, utilizando critérios de usabilidade como agregador de valor nos processos de planejamento de canais de comunicação digital;
- Capacitar o aluno para a edição de conteúdo audiovisuais utilizando ferramentas online objetivando a inserção de conteúdos e convergência de mídias em sistemas de notícia online;
- Utilizar de forma crítica os conteúdos digitais e as ferramentas on line, objetivando uma postura ética e compromisso com a cidadania;
- Capacitar para o trabalho individual ou em grupo, sabendo unir teoria e prática, em projetos e comunicação digital de acordo com as exigências técnicas e critérios jornalísticos de mercado, objetivando sua capacitação para o mercado de trabalho aliado a uma compreensão da importância do conhecimento científico para justificar e fundamentar o seu produto teoricamente.
CAMPO DE ATUAÇÃO
O profissional de Comunicação Social: Jornalismo, além de trabalhar na produção para mídias como rádio, TV, impressos e internet, poderá atuar, ainda, em áreas diversificadas, como nas assessorias de comunicação em organizações sociais, culturais, empresariais, governamentais e de classe, além de outros campos alternativos, como estúdios fotográficos e institutos de pesquisas, dentre outros.
Considerando o mercado de trabalho atual, o jornalista poderá atuar na gerência de comunicação em veículos midiáticos, departamentos de imprensa de empresas industriais, comerciais ou de prestação de serviços.
MERCADO DE TRABALHO
Considerando o mercado de trabalho atual, o jornalista poderá atuar na gerência de comunicação em veículos midiáticos, departamentos de imprensa de órgãos públicos e de empresas industriais, comerciais ou de prestação de serviços.
INFRAESTRUTURA
Os Cursos de Comunicação Social, habilitações Jornalismo e Publicidade e Propaganda são dotados de um Complexo de Comunicação Social (CCS), uma estrutura laboratorial moderna objetivando atender às expectativas dos professores e alunos do Curso.
Toda a estrutura do CCS possui espaço físico adequado às finalidades laboratoriais, com boa iluminação natural e artificial, equipamento e mobiliário moderno, acesso à internet, softwares devidamente licenciados e pessoal com qualificação adequada às atividades exercidas pelos cursos de Comunicação Social. Os ambientes possuem adequado sistema de refrigeração e acústica interna.
Além do CCS, existe o laboratório de Informática e a biblioteca, utilizados pelo curso de Comunicação Social, em regime de compartilhamento, funcionando durante os turnos em que existem turmas alocadas para os mesmos.
MATRIZ CURRICULAR
Introdução ao Jornalismo
Criatividade
Produção Textual I
Sociologia
Psicologia
Filosofia
Metodologia da Ciência
Técnicas de Dicção
Antropologia
Teorias da Comunicação
Produção Textual II
História da Imprensa
Cultura Brasileira e Regional
Técnicas de Reportagem, Entrevista e Pesquisa Jornalística
Comunicação Comparada
Realidade Sócio Econ. e Pol. Regional
Ciências Políticas
Teoria Textual e Produção de Texto Jornalístico
Fotojornalismo I
Radiojornalismo I
Edição
Jornalismo Comunitário e Sindical
Fundamentos da Economia
Língua e Ideologia no Jornalismo
Planejamento Gráfico em Jornalismo
Fotojornalismo II
Radiojornalismo II
Categoria e Gêneros Jornalísticos
Jornalismo Literário
Telejornalismo I
Assessoria de Imprensa e Cominicação
Editoração Eletrônica
Produção de Texto em jornalismo Impresso
Telejornalismo II
Jornalismo On-line
Legislação e Ética em Jornalismo
Jornalismo Impresso
Livro-Reportagem
Metodologia da Pesquisa Aplicada ao Jornalismo
Comunicação Integrada em Marketing
Projetos em Jornalismo Digital
Projetos em Fotografia e Vídeo
Projetos Experimentais em Jornalismo
Optativa
Disciplinas Optativas
Linguagem e Comunicação 02 36
Libras 02 36
Introdução ao Jornalismo
Criatividade
Produção Textual I
Sociologia
Psicologia
Filosofia
Metodologia da Ciência
Técnicas de Dicção
Antropologia
Teorias da Comunicação
Produção Textual II
História da Imprensa
Cultura Brasileira e Regional
Técnicas de Reportagem, Entrevista e Pesquisa Jornalística
Comunicação Comparada
Realidade Sócio Econ. e Pol. Regional
Ciências Políticas
Teoria Textual e Produção de Texto Jornalístico
Fotojornalismo I
Radiojornalismo I
Edição
Jornalismo Comunitário e Sindical
Fundamentos da Economia
Língua e Ideologia no Jornalismo
Planejamento Gráfico em Jornalismo
Fotojornalismo II
Radiojornalismo II
Categoria e Gêneros Jornalísticos
Jornalismo Literário
Telejornalismo I
Assessoria de Imprensa e Cominicação
Editoração Eletrônica
Produção de Texto em jornalismo Impresso
Telejornalismo II
Jornalismo On-line
Legislação e Ética em Jornalismo
Jornalismo Impresso
Livro-Reportagem
Metodologia da Pesquisa Aplicada ao Jornalismo
Comunicação Integrada em Marketing
Projetos em Jornalismo Digital
Projetos em Fotografia e Vídeo
Projetos Experimentais em Jornalismo
Optativa
Disciplinas Optativas
Linguagem e Comunicação 02 36
Libras 02 36
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