Graduação em Comunicação Social - Habilitação em Jornalismo (Bacharelado) (Recife, Pernambuco)
Universidade Católica de Pernambuco
DFP_
Localização:Recife - Pernambuco
Duração:4 Anos
Tipo:Carreiras Universitárias
Modalidade:Presenciais
DFP_
Objetivos
O Curso de Jornalismo da UNICAP tem por objetivo preparar profissionais críticos e comprometidos com o exercício da cidadania, para atuarem em processos comunicativos, em especial, nos meios de comunicação: rádio, televisão, veículos impressos, digitais e assessorias. Preocupa-se em favorecer o domínio da linguagem utilizada nos diferentes veículos de comunicação; bem como em formar profissionais críticos e éticos, capacitados a participarem de projetos voltados para a formação de uma opinião pública consciente, fornecendo uma visão ampla da realidade local e regional, que contribua com o desenvolvimento da democracia e da cidadania.
Perfil Profissional
O jornalista formado pela UNICAP deverá ser um profissional apto a atuar em qualquer setor da atividade jornalística, de forma competente, ética e crítica, capaz de revelar seu comprometimento com as questões sociais, bem como trabalhar em equipe e de modo multissetorial, uma vez que o exercício do Jornalismo é, em sua essência, um exercício coletivo.
Mercado de Trabalho
O Jornalismo tem a função de divulgar informações sobre a realidade social, econômica, política e cultural para que a população possa exercer a sua cidadania de forma crítica e responsável. O papel social do Jornalista é informar, a partir do levantamento de temas de interesse público. O Jornalista pode trabalhar na mídia impressa, eletrônica e digital, em agências de notícias e assessorias de comunicação em organizações públicas e privadas.
Atividades Complementares
As Atividades Complementares são componentes curriculares de caráter científico, cultural e acadêmico cujo foco principal é o estímulo à prática de estudos independentes, transversais, opcionais e interdisciplinares, de forma a promover, em articulação com as demais atividades acadêmicas, o desenvolvimento intelectual do estudante, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho. Quando são efetivadas de acordo com as diretrizes da UNICAP, aprovadas pela Resolução CONSEPE/UNICAP nº 009/2005 de 06.05.2005, e promovem a aquisição de conhecimento e o desenvolvimento de competências e habilidades, verificados por meio de avaliação, serão validadas academicamente pela UNICAP, mesmo se realizadas em situações de aprendizagem fora da Universidade, desde que vinculadas ao mundo do trabalho e à prática social.
Projeto Experimental
O projeto experimental corresponde ao trabalho de conclusão de curso. Em Jornalismo, o projeto experimental poderá ser desenvolvido em cinco áreas: impresso, rádio, televisão, fotografia e mídias digitais. O aluno poderá desenvolver, também, uma monografia, em seu trabalho de conclusão de curso. Durante a realização do projeto, o aluno conta com a orientação de professores para a área de trabalho escolhida.
Programas de Extensão
A extensão é entendida como prática acadêmica que aproxima a Universidade, nas suas atividades de ensino e pesquisa, às demandas da sociedade na qual ela está inserida, possibilitando, assim, a formação do profissional cidadão e caracterizando o ambiente universitário como espaço privilegiado de produção do conhecimento significativo para superação das desigualdades sociais existentes.
Dentre os programas de Extensão desenvolvidos, destacam-se:
Cursos, Conferências, Seminários
Atividades Artístico-Culturais
Atividades Desportivas
Assistência à Saúde
Assistência Espiritual e Religiosa
Assistência Estudantil
Assistência Social
Assistência Jurídica Gratuita
Assistência Psicológica e Fonoaudiológica
Apoio aos Movimentos Populares
Unicap para a 3ª Idade
Projeto Horizonte
Iniciação Científica
O Programa Institucional de Base de Iniciação Científica – PIBIC/UNICAP foi implantado em 1998. Desde então, têm-se realizado as Jornada de Iniciação Científica e a Mostra de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão, mobilizando as comunidades interna e externa. A partir de 2003, tais eventos foram reunidos e fazem parte da Semana de Integração Universidade-Sociedade. O PIBIC/UNICAP conta com 330 bolsas da própria instituição, nos moldes do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), 30 bolsas do PIBIC/CNPq e 12 bolsas de Iniciação Científica da Fundação de Amparo à Ciência e à Tecnologia do Estado de Pernambuco (FACEPE) por demanda espontânea.
Intercâmbio Estudantil
O Programa de Intercâmbio Estudantil oferecido pela UNICAP visa a propiciar aos alunos uma experiência acadêmica, durante um ou dois semestres, numa IES nacional ou internacional, através de convênios de cooperação mútua educacional. Esse Programa tem sua origem nas diretrizes da AUSJAL – Associação de Universidades confiadas à Companhia de Jesus na América Latina, que propõe a integração dos estudantes de IES jesuítas latino-americanas, como modalidade complementar de sua formação. Por outro lado, a UNICAP recebe estudantes estrangeiros das IES conveniadas que desejem realizar estudos de graduação por um ou dois semestres.
O Curso de Jornalismo da UNICAP tem por objetivo preparar profissionais críticos e comprometidos com o exercício da cidadania, para atuarem em processos comunicativos, em especial, nos meios de comunicação: rádio, televisão, veículos impressos, digitais e assessorias. Preocupa-se em favorecer o domínio da linguagem utilizada nos diferentes veículos de comunicação; bem como em formar profissionais críticos e éticos, capacitados a participarem de projetos voltados para a formação de uma opinião pública consciente, fornecendo uma visão ampla da realidade local e regional, que contribua com o desenvolvimento da democracia e da cidadania.
Perfil Profissional
O jornalista formado pela UNICAP deverá ser um profissional apto a atuar em qualquer setor da atividade jornalística, de forma competente, ética e crítica, capaz de revelar seu comprometimento com as questões sociais, bem como trabalhar em equipe e de modo multissetorial, uma vez que o exercício do Jornalismo é, em sua essência, um exercício coletivo.
Mercado de Trabalho
O Jornalismo tem a função de divulgar informações sobre a realidade social, econômica, política e cultural para que a população possa exercer a sua cidadania de forma crítica e responsável. O papel social do Jornalista é informar, a partir do levantamento de temas de interesse público. O Jornalista pode trabalhar na mídia impressa, eletrônica e digital, em agências de notícias e assessorias de comunicação em organizações públicas e privadas.
Atividades Complementares
As Atividades Complementares são componentes curriculares de caráter científico, cultural e acadêmico cujo foco principal é o estímulo à prática de estudos independentes, transversais, opcionais e interdisciplinares, de forma a promover, em articulação com as demais atividades acadêmicas, o desenvolvimento intelectual do estudante, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho. Quando são efetivadas de acordo com as diretrizes da UNICAP, aprovadas pela Resolução CONSEPE/UNICAP nº 009/2005 de 06.05.2005, e promovem a aquisição de conhecimento e o desenvolvimento de competências e habilidades, verificados por meio de avaliação, serão validadas academicamente pela UNICAP, mesmo se realizadas em situações de aprendizagem fora da Universidade, desde que vinculadas ao mundo do trabalho e à prática social.
Projeto Experimental
O projeto experimental corresponde ao trabalho de conclusão de curso. Em Jornalismo, o projeto experimental poderá ser desenvolvido em cinco áreas: impresso, rádio, televisão, fotografia e mídias digitais. O aluno poderá desenvolver, também, uma monografia, em seu trabalho de conclusão de curso. Durante a realização do projeto, o aluno conta com a orientação de professores para a área de trabalho escolhida.
Programas de Extensão
A extensão é entendida como prática acadêmica que aproxima a Universidade, nas suas atividades de ensino e pesquisa, às demandas da sociedade na qual ela está inserida, possibilitando, assim, a formação do profissional cidadão e caracterizando o ambiente universitário como espaço privilegiado de produção do conhecimento significativo para superação das desigualdades sociais existentes.
Dentre os programas de Extensão desenvolvidos, destacam-se:
Cursos, Conferências, Seminários
Atividades Artístico-Culturais
Atividades Desportivas
Assistência à Saúde
Assistência Espiritual e Religiosa
Assistência Estudantil
Assistência Social
Assistência Jurídica Gratuita
Assistência Psicológica e Fonoaudiológica
Apoio aos Movimentos Populares
Unicap para a 3ª Idade
Projeto Horizonte
Iniciação Científica
O Programa Institucional de Base de Iniciação Científica – PIBIC/UNICAP foi implantado em 1998. Desde então, têm-se realizado as Jornada de Iniciação Científica e a Mostra de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão, mobilizando as comunidades interna e externa. A partir de 2003, tais eventos foram reunidos e fazem parte da Semana de Integração Universidade-Sociedade. O PIBIC/UNICAP conta com 330 bolsas da própria instituição, nos moldes do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), 30 bolsas do PIBIC/CNPq e 12 bolsas de Iniciação Científica da Fundação de Amparo à Ciência e à Tecnologia do Estado de Pernambuco (FACEPE) por demanda espontânea.
Intercâmbio Estudantil
O Programa de Intercâmbio Estudantil oferecido pela UNICAP visa a propiciar aos alunos uma experiência acadêmica, durante um ou dois semestres, numa IES nacional ou internacional, através de convênios de cooperação mútua educacional. Esse Programa tem sua origem nas diretrizes da AUSJAL – Associação de Universidades confiadas à Companhia de Jesus na América Latina, que propõe a integração dos estudantes de IES jesuítas latino-americanas, como modalidade complementar de sua formação. Por outro lado, a UNICAP recebe estudantes estrangeiros das IES conveniadas que desejem realizar estudos de graduação por um ou dois semestres.
Disciplinas
Hist dos meios de comunicacao
Metodologia cientifica
Introducao ao jornalismo
Portugues instrumental I
Sociologia I
Introducao a teologia
Teorias da comunicacao
Introducao a filosofia
Cultura brasileira a
Introducao ao radio e a tv
Portugues e comunicacao I
Soc eco e politica brasileira
Sociologia da comunicacao
Etica e legislac em jornalismo
Redacao jornalistica I
Radiojornalismo I
Telejornalismo I
Lingua portuguesa e jornalismo
Pesquisa em comunicacao
Eletiva
Redacao jornalistica II
Jornal e as novas tecnologias
Radiojornalismo II
Telejornalismo II
Teoria e prat de pesq em com
Plan e gerenciam jornalistico
Tecnicas de reportagem
Radiojornalismo III
Telejornalismo III
Antrop das soc contemporaneas
Introducao a fotografia
A comunicacao e a cidadania
Edicao
Comunicacao visual I
Linguagens audiovisuais
Ciencia politica I
Jornalismo opinativo
Jornal laboratorio
Comunicacao visual II
Producao em video
Fotojornalismo
Humanismo e cidadania
Eletiva
Proj experiment em jornalismo
Hist dos meios de comunicacao
Metodologia cientifica
Introducao ao jornalismo
Portugues instrumental I
Sociologia I
Introducao a teologia
Teorias da comunicacao
Introducao a filosofia
Cultura brasileira a
Introducao ao radio e a tv
Portugues e comunicacao I
Soc eco e politica brasileira
Sociologia da comunicacao
Etica e legislac em jornalismo
Redacao jornalistica I
Radiojornalismo I
Telejornalismo I
Lingua portuguesa e jornalismo
Pesquisa em comunicacao
Eletiva
Redacao jornalistica II
Jornal e as novas tecnologias
Radiojornalismo II
Telejornalismo II
Teoria e prat de pesq em com
Plan e gerenciam jornalistico
Tecnicas de reportagem
Radiojornalismo III
Telejornalismo III
Antrop das soc contemporaneas
Introducao a fotografia
A comunicacao e a cidadania
Edicao
Comunicacao visual I
Linguagens audiovisuais
Ciencia politica I
Jornalismo opinativo
Jornal laboratorio
Comunicacao visual II
Producao em video
Fotojornalismo
Humanismo e cidadania
Eletiva
Proj experiment em jornalismo
DFP_