Graduação em Comunicação Social - Habilitação em Jornalismo (Bacharelado) (Campinas, São Paulo)
Universidade de Sorocaba
DFP_
Diploma oferecido:Bacharel em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo
Localização:Campinas - São Paulo
Duração:3 Anos
Tipo:Carreiras Universitárias
Modalidade:Presenciais
DFP_
O curso de Comunicação Social, habilitação em Jornalismo, oferece formação cultural e profissional sintonizada com as necessidades do mercado e do exercício da cidadania. Busca a inter-relação entre ensino, pesquisa e extensão, capacitando os futuros jornalistas a exercerem a profissão de maneira crítica e ética. O curso proporciona ampla visão da realidade mundial, mas mantém forte ligação com o contexto regional e a comunidade na qual a Universidade está inserida.
Campo de Atuação
A habilitação em Jornalismo forma profissional capacitado para atuar nas áreas de revistas, jornais, emissoras de rádio e televisão, comunicação social de organizações públicas, privadas e terceiro setor, editoras, assessoria de imprensa, mídia digital e de empreendedorismo na área jornalística.
Diferencial
Todos os professores que ministram os componentes curriculares em disciplinas práticas possuem, no mínimo, cinco anos de registro em carteira profissional nos componentes por eles ministrados.
Para estimular e desenvolver a prática dos alunos, o curso publica um jornal mensal, o "Jornal Ensaio", uma revista semestral, "Fala Sério", e programas internos de Tv e rádio, além de outros produtos de comunicação.
Tanto abre possibilidade de estágio nos meios de comunicação regionais como propicia o desenvolvimento de projetos científicos aos estudantes interessados em seguir na área acadêmica.
INFRA-ESTRUTURA
Apresentação
O Laboratório de Comunicação da Uniso cumpre um papel importante na formação dos alunos, no desenvolvimento da pesquisa aplicada em comunicação e no desenvolvimento de projetos comunicacionais para a comunidade regional.
Criado há 10 anos para atender as práticas das habilitações Jornalismo, Publicidade e Propaganda e Relações Públicas, contam com tecnologia de ponta, propiciando aos alunos o aprendizado e o desenvolvimento em tecnologias, linguagens e ambientes comunicacionais utilizados pelo mercado profissional.
Esse laboratório é atualizado constantemente, já estando dotado com os mais modernos equipamentos digitais de áudio e vídeo. Além do atendimento prioritário aos alunos de Comunicação Social, presta serviço para emissoras de TV e Rádio.
Essa infra-estrutura não só permite que o aluno aprenda na prática, como também possibilita que o aluno desenvolva a capacidade de refletir sobre o fazer e posicionar-se criticamente sobre a sua produção. Nesse processo, teoria-prática-reflexão são integradas, permitindo que o aluno se prepare, tanto para diversas áreas de atuação jornalística, quanto para a reflexão e investigação próprias da pesquisa científica.
Para as aulas práticas ministradas no Laboratório de Comunicação, as turmas são moduladas em subturmas de, no máximo, 40 alunos, para garantir o máximo de aproveitamento das atividades desenvolvidas e o atendimento individual de cada projeto realizado.
Infra-estrutura
No Estúdio de Televisão, são possíveis produções, utilizando equipamentos no formato DVCAM, DV e BETACAM. O espaço é composto de uma sala de controle mestre e 3 ilhas, com todo o sistema interligado por rede. É disponibilizado, ainda, um Estúdio de Rádio, dividido em três cabines: duas de Produção, com os mais modernos equipamentos digitais para gravação e reprodução, e uma de Locução, que atende até 6 locutores, e um Estúdio Fotográfico, com parque completo de iluminação, máquinas fotográficas de pequeno, médio e grande formato, equipamentos digitais e outros que utilizam filmes convencionais. Possui, ainda, um almoxarifado com todos os equipamentos necessários para a produção de trabalhos externos dos alunos (gravadores de áudio digital, máquinas fotográficas profissionais, analógicas e digitais, e câmeras de vídeo com microfones para reportagens externas)
Produções
Contando com uma equipe de técnicos , o Laboratório de Comunicação fica aberto de segunda a sexta, das 7h as 13h e das 17h ás 23h. Nos Estúdios de Rádio e Televisão, os estudantes produzem comerciais, telejornais e rádiojornais, documentários, vídeo clipes etc. Já no Estúdio de Foto, são realizados trabalhos editoriais e publicitários (capas de revista, ensaios fotográficos e fotos de produtos e modelos). Os alunos do último semestre produzem, também, vídeos documentários que constituem o Projeto Experimental.
Profissionalmente são produzidos programas independentes para emissoras de TV e Rádio.
Campo de Atuação
A habilitação em Jornalismo forma profissional capacitado para atuar nas áreas de revistas, jornais, emissoras de rádio e televisão, comunicação social de organizações públicas, privadas e terceiro setor, editoras, assessoria de imprensa, mídia digital e de empreendedorismo na área jornalística.
Diferencial
Todos os professores que ministram os componentes curriculares em disciplinas práticas possuem, no mínimo, cinco anos de registro em carteira profissional nos componentes por eles ministrados.
Para estimular e desenvolver a prática dos alunos, o curso publica um jornal mensal, o "Jornal Ensaio", uma revista semestral, "Fala Sério", e programas internos de Tv e rádio, além de outros produtos de comunicação.
Tanto abre possibilidade de estágio nos meios de comunicação regionais como propicia o desenvolvimento de projetos científicos aos estudantes interessados em seguir na área acadêmica.
INFRA-ESTRUTURA
Apresentação
O Laboratório de Comunicação da Uniso cumpre um papel importante na formação dos alunos, no desenvolvimento da pesquisa aplicada em comunicação e no desenvolvimento de projetos comunicacionais para a comunidade regional.
Criado há 10 anos para atender as práticas das habilitações Jornalismo, Publicidade e Propaganda e Relações Públicas, contam com tecnologia de ponta, propiciando aos alunos o aprendizado e o desenvolvimento em tecnologias, linguagens e ambientes comunicacionais utilizados pelo mercado profissional.
Esse laboratório é atualizado constantemente, já estando dotado com os mais modernos equipamentos digitais de áudio e vídeo. Além do atendimento prioritário aos alunos de Comunicação Social, presta serviço para emissoras de TV e Rádio.
Essa infra-estrutura não só permite que o aluno aprenda na prática, como também possibilita que o aluno desenvolva a capacidade de refletir sobre o fazer e posicionar-se criticamente sobre a sua produção. Nesse processo, teoria-prática-reflexão são integradas, permitindo que o aluno se prepare, tanto para diversas áreas de atuação jornalística, quanto para a reflexão e investigação próprias da pesquisa científica.
Para as aulas práticas ministradas no Laboratório de Comunicação, as turmas são moduladas em subturmas de, no máximo, 40 alunos, para garantir o máximo de aproveitamento das atividades desenvolvidas e o atendimento individual de cada projeto realizado.
Infra-estrutura
No Estúdio de Televisão, são possíveis produções, utilizando equipamentos no formato DVCAM, DV e BETACAM. O espaço é composto de uma sala de controle mestre e 3 ilhas, com todo o sistema interligado por rede. É disponibilizado, ainda, um Estúdio de Rádio, dividido em três cabines: duas de Produção, com os mais modernos equipamentos digitais para gravação e reprodução, e uma de Locução, que atende até 6 locutores, e um Estúdio Fotográfico, com parque completo de iluminação, máquinas fotográficas de pequeno, médio e grande formato, equipamentos digitais e outros que utilizam filmes convencionais. Possui, ainda, um almoxarifado com todos os equipamentos necessários para a produção de trabalhos externos dos alunos (gravadores de áudio digital, máquinas fotográficas profissionais, analógicas e digitais, e câmeras de vídeo com microfones para reportagens externas)
Produções
Contando com uma equipe de técnicos , o Laboratório de Comunicação fica aberto de segunda a sexta, das 7h as 13h e das 17h ás 23h. Nos Estúdios de Rádio e Televisão, os estudantes produzem comerciais, telejornais e rádiojornais, documentários, vídeo clipes etc. Já no Estúdio de Foto, são realizados trabalhos editoriais e publicitários (capas de revista, ensaios fotográficos e fotos de produtos e modelos). Os alunos do último semestre produzem, também, vídeos documentários que constituem o Projeto Experimental.
Profissionalmente são produzidos programas independentes para emissoras de TV e Rádio.
Componente Curricular
Agência de Notícias
Assessoria de Imprensa
Atividades Complementares em Jornalismo
Comunicação Organizacional
Comunicação Visual
Comunicação, Cultura e Arte
Cultura, Religiosidade e Mudança Social
Estatística
Estudos da Recepção e Produção de Sentidos
Ética em Jornalismo
Fotografia
Fotojornalismo 1
Fotojornalismo 2
Gêneros Jornalísticos
Gestão de Produtos e Serviços em Comunicação
Introdução a Rádio e TV
Jornal Laboratório 1
Jornal Laboratório 2
Jornalismo Digital
Jornalismo Político e Econômico
Legislação Jornalística
Língua Portuguesa: Texto e Contexto
Linguagem Jornalística 1
Linguagem Jornalística 2
Pesquisa de Opinião, Mercado e Comportamento
Planejamento Gráfico
Prática de Pesquisa I
Prática de Pesquisa II
Prática de Pesquisa III
Produção e Interpretação de Textos em Comunicação
Projeto Experimental: Produto
Psicologia em Comunicação
Rádio Jornalismo
Revista Laboratório
Sociologia da Comunicação
Técnicas de Reportagem e Entrevista
Tecnologias em Comunicação
Telejornalismo
Teorias da Comunicação 1
Teorias da Comunicação 2
Agência de Notícias
Assessoria de Imprensa
Atividades Complementares em Jornalismo
Comunicação Organizacional
Comunicação Visual
Comunicação, Cultura e Arte
Cultura, Religiosidade e Mudança Social
Estatística
Estudos da Recepção e Produção de Sentidos
Ética em Jornalismo
Fotografia
Fotojornalismo 1
Fotojornalismo 2
Gêneros Jornalísticos
Gestão de Produtos e Serviços em Comunicação
Introdução a Rádio e TV
Jornal Laboratório 1
Jornal Laboratório 2
Jornalismo Digital
Jornalismo Político e Econômico
Legislação Jornalística
Língua Portuguesa: Texto e Contexto
Linguagem Jornalística 1
Linguagem Jornalística 2
Pesquisa de Opinião, Mercado e Comportamento
Planejamento Gráfico
Prática de Pesquisa I
Prática de Pesquisa II
Prática de Pesquisa III
Produção e Interpretação de Textos em Comunicação
Projeto Experimental: Produto
Psicologia em Comunicação
Rádio Jornalismo
Revista Laboratório
Sociologia da Comunicação
Técnicas de Reportagem e Entrevista
Tecnologias em Comunicação
Telejornalismo
Teorias da Comunicação 1
Teorias da Comunicação 2
DFP_