Graduação em Comunicação Social - Habilitação em Jornalismo (Bacharelado) (São José do Rio Preto, São Paulo)
Centro Universitário de Rio Preto
DFP_
Localização:São José do Rio Preto - São Paulo
Duração:4 Anos
Tipo:Carreiras Universitárias
Modalidade:Presenciais
DFP_
O Curso de Comunicação Social - habilitação Jornalismo da UNIRP caracteriza-se por suas competências profissionais, sociais e intelectuais em matéria de criação, produção, distribuição, recepção e análise crítica referente às mídias, as práticas profissionais e sociais relacionadas com estas, e a suas inserções culturais, políticas e econômicas.
Utiliza, criticamente, em sua atividade profissional, o instrumental teórico-prático oferecido no curso, sendo, portanto, competente para posicionar-se de um ponto de vista ético-político, sobre o exercício do poder na comunicação, sobre os constrangimentos a que a comunicação pode ser submetida, sobre as repercussões sociais que enseja e, ainda, sobre as necessidades da sociedade contemporânea em relação à comunicação social.
O Curso de Jornalismo da UNIRP prepara o aluno para atuar como revisor, repórter, redator e/ou editor em meios impressos, eletrônicos e virtuais, agências de notícias e de comunicação, assessorias políticas e de imprensa; trabalhar como free-lancer ou montar sua própria empresa de serviços jornalísticos.
O campo de atuação profissional dos jornalistas, formados por meio da habilitação em Jornalismo, compreende principalmente os meios de comunicação de massa, ou seja, jornais, revistas, emissoras de rádio e televisão, internet. Nesses meios, o profissional, utilizando das técnicas e da linguagem jornalística, exerce funções de repórter, editor, copydesk, fotógrafo, diretor de arte, produtor gráfico, chefe de redação, redator, chefe de reportagem, rádio-escuta, apresentador, entre várias outras funções.
As assessorias de imprensa, em diversos tipos de organizações, em Organizações não Governamentais - ONGs, prefeituras, Assembléias, Câmaras Municipal e Federal, Congresso Nacional, empresas de capital misto, clubes esportivos e recreativos colocam-se também como um outro espaço de atuação, onde o jornalista se encarrega da produção de materiais jornalísticos. Outro mercado em expansão são as mídias via internet como os sites de informação.
Utiliza, criticamente, em sua atividade profissional, o instrumental teórico-prático oferecido no curso, sendo, portanto, competente para posicionar-se de um ponto de vista ético-político, sobre o exercício do poder na comunicação, sobre os constrangimentos a que a comunicação pode ser submetida, sobre as repercussões sociais que enseja e, ainda, sobre as necessidades da sociedade contemporânea em relação à comunicação social.
O Curso de Jornalismo da UNIRP prepara o aluno para atuar como revisor, repórter, redator e/ou editor em meios impressos, eletrônicos e virtuais, agências de notícias e de comunicação, assessorias políticas e de imprensa; trabalhar como free-lancer ou montar sua própria empresa de serviços jornalísticos.
O campo de atuação profissional dos jornalistas, formados por meio da habilitação em Jornalismo, compreende principalmente os meios de comunicação de massa, ou seja, jornais, revistas, emissoras de rádio e televisão, internet. Nesses meios, o profissional, utilizando das técnicas e da linguagem jornalística, exerce funções de repórter, editor, copydesk, fotógrafo, diretor de arte, produtor gráfico, chefe de redação, redator, chefe de reportagem, rádio-escuta, apresentador, entre várias outras funções.
As assessorias de imprensa, em diversos tipos de organizações, em Organizações não Governamentais - ONGs, prefeituras, Assembléias, Câmaras Municipal e Federal, Congresso Nacional, empresas de capital misto, clubes esportivos e recreativos colocam-se também como um outro espaço de atuação, onde o jornalista se encarrega da produção de materiais jornalísticos. Outro mercado em expansão são as mídias via internet como os sites de informação.
Estética e Criatividade
Língua Portuguesa I
Oficina de Fotografia
Sociologia da Comunicação
Teoria da Comunicação
Filosofia, Política, Ética e Cidadania
História Contemporânea
Informática Aplicada à Comunicação
Lingua Portuguesa II
Marketing
Semiótica da Comunicação
Antropologia da Comunicação
Estatística e Análise de Dados
Introdução ao Design Gráfico em Publicidade e Propaganda
Introdução Publicitária em RTVC
Oficina de Fotopublicidade
Design Gráfico em Publicidade e Propaganda
Ética e Legislação Publicitária
Metodologia da Pesquisa Científica em Comunicação
Promoção de Vendas e Merchandising
Psicologia em Comunicação
Administração e Organização Publicitária
História da Arte Universal
Laboratório de Criação, Redação e Produção Publicitária em RTVC
Planejamento de Campanha de Mídia I
Redação Publicitária em Língua Portuguesa II
Análise da Mídia
Comportamento do Consumidor
Marketing Político e Propaganda Eleitoral
Planejamento de Campanha de Mídia II
Técnicas de Organização de Eventos e Patrocínios
Criação e Produção em RTVC I
Criação e Produção Gráfica
Estratégia de Campanha
Gestão de Negócios e Empreendedorismo
Redação e Expressão Oral I
Consultoria Metodológica em Publicidade
Criação e Produção em RTVC II
Criação e Produção Gráfica
Novas Tecnologias e Web Publicidade
Redação e Expressão Oral II
Língua Portuguesa I
Oficina de Fotografia
Sociologia da Comunicação
Teoria da Comunicação
Filosofia, Política, Ética e Cidadania
História Contemporânea
Informática Aplicada à Comunicação
Lingua Portuguesa II
Marketing
Semiótica da Comunicação
Antropologia da Comunicação
Estatística e Análise de Dados
Introdução ao Design Gráfico em Publicidade e Propaganda
Introdução Publicitária em RTVC
Oficina de Fotopublicidade
Design Gráfico em Publicidade e Propaganda
Ética e Legislação Publicitária
Metodologia da Pesquisa Científica em Comunicação
Promoção de Vendas e Merchandising
Psicologia em Comunicação
Administração e Organização Publicitária
História da Arte Universal
Laboratório de Criação, Redação e Produção Publicitária em RTVC
Planejamento de Campanha de Mídia I
Redação Publicitária em Língua Portuguesa II
Análise da Mídia
Comportamento do Consumidor
Marketing Político e Propaganda Eleitoral
Planejamento de Campanha de Mídia II
Técnicas de Organização de Eventos e Patrocínios
Criação e Produção em RTVC I
Criação e Produção Gráfica
Estratégia de Campanha
Gestão de Negócios e Empreendedorismo
Redação e Expressão Oral I
Consultoria Metodológica em Publicidade
Criação e Produção em RTVC II
Criação e Produção Gráfica
Novas Tecnologias e Web Publicidade
Redação e Expressão Oral II
DFP_