Graduação em Comunicação Social - Habilitação em Publicidade e Propaganda (Bacharelado) (Natal, Rio Grande do Norte)
Universidade Potiguar
Localização:Natal - Rio Grande do Norte
Duração:4 Anos
Tipo:Carreiras Universitárias
Modalidade:Presenciais
Objetivo Formar cidadão bacharel em Comunicação Social – habilitado em Publicidade e Propaganda, comprometido com valores éticos, capaz de atuar no mercado de comunicação social exercendo a profissão de publicitário e de propagandista, com criatividade, autonomia e empreendedorismo, eixos principais da estrutura curricular do curso. Perfil Profissional O publicitário graduado em Publicidade e Propaganda pela Universidade Potiguar apresentará as competências necessárias para criar e redigir textos publicitários, roteirizar spots e comerciais para TV, dirigir peças para rádio e TV, planejar investimentos e inserções de campanhas publicitárias na mídia, atender clientes anunciantes, produzir e dirigir arte gráfica em publicidade e propaganda, gerenciar contas de clientes e administrar agências de publicidade e propaganda. Diferencial do Curso * Compromisso com a geração de tecnologia para o desenvolvimento publicitário regional; * Produção de campanhas completas para clientes reais; * Único curso de Publicidade e Propaganda no Nordeste a oferecer Laboratório de Voz Profissional; * Oferta da Agência-Escola de Comunicação, espaço de produção em publicidade e propaganda para alunos, através de convênio com entidades governamentais, públicas e do Terceiro Setor; * Núcleo de Cinema, estimulando a produção televisiva e radiofônica nos formatos dramatúrgico e documental; * Conquistas de prêmios de publicidade e propaganda experimental no Brasil e Mercosul, categoria campanhas publicitárias completas, em 2004, 2002, 2001, 2000 e 1998. Funcionamento e Estrutura Sua estrutura comporta salas de aulas climatizadas, laboratórios de televisão, rádio, fotografia, redação publicitária, mídia, direção em arte publicitária, produção e artes gráficas, planejamento, computação gráfica e multimídia, pesquisa de opinião e mercado, voz profissional, multiteca, sala de exibição de vídeos e mini-auditório. Dispõe, também, de salas de professores, direção de curso, coordenação de Trabalho de Conclusão de Curso, gabinetes de orientação ao aluno, além da Central de Atendimento. O curso oferece recursos audiovisuais, de multimídia e serviço de apoio psicopedagógico ao aluno. A biblioteca é constituída por um acervo atualizado e base de dados da área e oferece serviços de consulta, reserva e renovação de empréstimos via internet. O espaço físico está adaptado para pessoas portadoras de necessidades especiais. Atividades de Pesquisa Contam com o Programa de Bolsas de Iniciação Científica – ProBIC/UnP, concentradas na Área de Comunicação e Processos de Significação com ênfase no processo de significação publicitária e empreendedorismo para o Terceiro Setor. Atividades de extensão Possibilitam ao aluno atuar como agente de mudança na sociedade. Entre as atividades, destacam-se os projetos: Cinearte Potiguar, Exposição de Promoção e Merchandising – EXPROM, Comunicação Alternativa, TV UnP (veiculação itinerantes nas unidades da Universidade Potiguar e em escolas do Ensino Médio) e Ação UnP (programa radiofônico destinado à formação de anunciantes da Zona Norte do município de Natal). Mercado de trabalho Dentre outras, o publicitário egresso do curso poderá atuar em: * Agências de publicidade e propaganda, exercendo as funções de criação, redator, roteirista de comerciais para TV, editor de rádio e TV, planejamento de mídia e de campanha, contato, atendimento, direção de arte, direção de rádio e televisão, gerente de contas e administração de agências; * Departamentos de marketing, desempenhando as funções de promotor de vendas, eventos, patrocínios e assessoria publicitária, e na elaboração de campanhas educativas, institucionais, corporativas e mercadológicas; * Empresas de assessoria de comunicação, nas funções de assessor em assuntos de comunicação publicitária; * Nas organizações públicas ou privadas, identificando necessidades de soluções de comunicação; * Empresas de comunicação em linguagem web, produzindo e realizando peças publicitárias (banners) para veiculação na mídia web; * Em órgãos culturais, articulando apoios e patrocínios para projetos culturais; * Produtoras de informes publicitários, nas funções de criação, redação e programação visual; * Centros de produção de entretenimento para rádio, televisão e vídeo, como produtor, roteirista, cinegrafista e editor de cinema, rádio e televisão.
Público-Alvo * Pessoas portadoras de diploma do Ensino Médio ou equivalente que apresentem interesse em desenvolver as competências requeridas para o exercício profissional de publicitário; * Profissionais que realizam serviços na área de comunicação social e na mídia, em agências de publicidade e propaganda, birôs de arte, jornalismo, relações públicas, departamentos de criação de empresas e/ou organizações, marketing, administração, interessados em valorizar suas carreiras, desde que comprovem a conclusão do Ensino Médio; * Pessoas portadoras de diploma de nível superior que queiram agregar conhecimentos da área de publicidade e propaganda.