Graduação em Comunicação Social - Jornalismo (Bacharelado) (Curitiba, Paraná)
Universidade Tuiuti do Paraná
DFP_
Localização:Curitiba - Paraná
Duração:4 Anos
Tipo:Carreiras Universitárias
Modalidade:Presenciais
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O comunicador é um profissional atento às mudanças e às transformações socioculturais, políticas e econômicas e que detém uma parcela importante na evolução e organização da sociedade. Dessa forma, é preparado a exercer seu trabalho sempre em busca de inovação, como reflexo do avanço da sociedade, dos meios de comunicação e da tecnologia, desempenhando um papel essencial na defesa da liberdade e no desenvolvimento dos povos.
A habilitação em Jornalismo da UTP forma um profissional consciente do seu papel social, capaz de operar de forma técnica e científica comprometido com a democratização das comunicações, facilitando o desenvolvimento da cidadania. No exercício profissional, um jornalista não pode restringir-se ao mero relato dos fatos. Deve oferecer informações precisas, numa perspectiva analítica da realidade observada, para que o público entenda o mundo em que está inserido e possa formar juízos. Dessa forma, o objetivo é estimular o discente para o conhecimento das idéias como sistematização, permitindo-lhe a percepção do presente e do futuro. Assim, compreenderá e saberá avaliar a profissão de jornalista como fenômeno social.
Os projetos de extensão existentes no curso, os laboratórios e estúdios de televisão e rádio e o Núcleo de Comunicação e Marketing da UTP colocam o aluno em contato com a área de atuação e trazem, para dentro da sala de aula, a rotina da profissão.
Campo de Atuação
Podem atuar em veículos de comunicação impressos e eletrônicos, como jornais, revistas, rádios, televisões, jornalismo na internet, assessorias de imprensa convencionais privadas e de órgãos governamentais, além de meios alternativos como ONGs, outras organizações sociais e na área de multimídia.
Núcleo de Ética em Comunicação Social
O Núcleo de Ética em Comunicação Social da Universidade Tuiuti do Paraná é um espaço para a discussão sobre questões éticas e jurídicas em assuntos que envolvam os cursos de Jornalismo, Publicidade e Propaganda e Rádio e TV. Entre as atividades do núcleo, estão: a edição do boletim Diálogo, que divulga ações do setor; elaboração de clipping eletrônico semestral com assuntos concernentes à questão ética; intercâmbio com os sindicatos; avaliação da questão ética em projetos e pesquisas de alunos e professores. O núcleo também se ocupa da promoção de palestras sobre direito autoral, concessão de registro e código de ética.
Núcleo de Comunicação e Marketing
Com o objetivo de integrar ainda mais as diversas áreas da Comunicação Social, o Núcleo de Comunicação e Marketing reúne as agências experimentais de Publicidade e Propaganda, Agência de Notícias, Núcleo de Rádio e TV e Núcleo de Estudos de Mercado e Pesquisa de Opinião, pioneiro neste serviço na área acadêmica. As agências do Núcleo oferecem diversos serviços à comunidade interna e externa da UTP. Com o Núcleo de Comunicação e Marketing Tuiuti, o cliente tem diversos caminhos para realizar uma comunicação eficiente por ter à sua disposição vários profissionais e ferramentas de trabalho.
AJO - Agência Experimental de Jornalismo
Na AJO o aluno tem a oportunidade de conhecer o trabalho desenvolvido em assessoria de imprensa e produção de releases em mídias impressas e eletrônicas; cobertura de eventos, reportagens fotográficas e produção de vídeos e áudios jornalísticos institucionais; clippings de jornais e revistas; diagramação e produção de jornais e revista e comercialização de espaços publicitários nos veículos produzidos para a UTP (jornais Folha da Praça, Pauta NQM, Arquivo NQM, Café com Notícia (mural) e na Rádio WEB).
A habilitação em Jornalismo da UTP forma um profissional consciente do seu papel social, capaz de operar de forma técnica e científica comprometido com a democratização das comunicações, facilitando o desenvolvimento da cidadania. No exercício profissional, um jornalista não pode restringir-se ao mero relato dos fatos. Deve oferecer informações precisas, numa perspectiva analítica da realidade observada, para que o público entenda o mundo em que está inserido e possa formar juízos. Dessa forma, o objetivo é estimular o discente para o conhecimento das idéias como sistematização, permitindo-lhe a percepção do presente e do futuro. Assim, compreenderá e saberá avaliar a profissão de jornalista como fenômeno social.
Os projetos de extensão existentes no curso, os laboratórios e estúdios de televisão e rádio e o Núcleo de Comunicação e Marketing da UTP colocam o aluno em contato com a área de atuação e trazem, para dentro da sala de aula, a rotina da profissão.
Campo de Atuação
Podem atuar em veículos de comunicação impressos e eletrônicos, como jornais, revistas, rádios, televisões, jornalismo na internet, assessorias de imprensa convencionais privadas e de órgãos governamentais, além de meios alternativos como ONGs, outras organizações sociais e na área de multimídia.
Núcleo de Ética em Comunicação Social
O Núcleo de Ética em Comunicação Social da Universidade Tuiuti do Paraná é um espaço para a discussão sobre questões éticas e jurídicas em assuntos que envolvam os cursos de Jornalismo, Publicidade e Propaganda e Rádio e TV. Entre as atividades do núcleo, estão: a edição do boletim Diálogo, que divulga ações do setor; elaboração de clipping eletrônico semestral com assuntos concernentes à questão ética; intercâmbio com os sindicatos; avaliação da questão ética em projetos e pesquisas de alunos e professores. O núcleo também se ocupa da promoção de palestras sobre direito autoral, concessão de registro e código de ética.
Núcleo de Comunicação e Marketing
Com o objetivo de integrar ainda mais as diversas áreas da Comunicação Social, o Núcleo de Comunicação e Marketing reúne as agências experimentais de Publicidade e Propaganda, Agência de Notícias, Núcleo de Rádio e TV e Núcleo de Estudos de Mercado e Pesquisa de Opinião, pioneiro neste serviço na área acadêmica. As agências do Núcleo oferecem diversos serviços à comunidade interna e externa da UTP. Com o Núcleo de Comunicação e Marketing Tuiuti, o cliente tem diversos caminhos para realizar uma comunicação eficiente por ter à sua disposição vários profissionais e ferramentas de trabalho.
AJO - Agência Experimental de Jornalismo
Na AJO o aluno tem a oportunidade de conhecer o trabalho desenvolvido em assessoria de imprensa e produção de releases em mídias impressas e eletrônicas; cobertura de eventos, reportagens fotográficas e produção de vídeos e áudios jornalísticos institucionais; clippings de jornais e revistas; diagramação e produção de jornais e revista e comercialização de espaços publicitários nos veículos produzidos para a UTP (jornais Folha da Praça, Pauta NQM, Arquivo NQM, Café com Notícia (mural) e na Rádio WEB).
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