Graduação em Comunicação Social - Jornalismo (Bacharelado) (Ubá, Minas Gerais)
Faculdade Governador Ozanam Coelho
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Localização:Ubá - Minas Gerais
Duração:4 Anos
Tipo:Carreiras Universitárias
Modalidade:Presenciais
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O curso de Bacharelado em Comunicação Social, habilitação em Jornalismo da FAGOC, funciona desde fevereiro de 2000. Foi autorizado pela Portaria do Ministério da Educação (MEC) n° 1.300, publicado no Diário Oficial da União em 27/08/1999 e reconhecido pelo através da Portaria nº 1.138, publicado Diário Oficial da União em 03/05/2004.
A estrutura do curso é seriada semestral, com carga horária total de 2.728horas/aula. As aulas são no período noturno com duração de 50 minutos cada e o ano letivo, 200 dias. São oferecidas, anualmente, 80 vagas, cujo ingresso é possibilitado por meio de processo seletivo. O tempo mínimo de integralização do curso é de 4 (quatro) anos e o tempo máximo de 7 (sete) anos.
Objetivos do Curso
Formar um profissional capacitado a atuar no mercado de trabalho, dominando a linguagem jornalística, as técnicas das mídias tradicionais, as novas tecnologias aplicadas ao mundo da comunicação e torná-lo apto a ter uma visão global crítica, identificando as mazelas, muitas vezes escondidas, que só vêm à tona, pelo trabalho da imprensa. Esse mesmo profissional deve ter a idéia de empreendedorismo e possibilidades de criar seu próprio negócio. Para isso, o curso de Comunicação Social – Habilitação em Jornalismo oferece ao discente:
* Disciplinas que trabalham a questão da ética, as ciências humanas, o debate, o senso crítico, a reflexão.
* As técnicas do jornalismo impresso, a arte da TV, do Rádio, da Internet, a assessoria de Comunicação e a fotografia digital.
Mas, o objetivo final é agregar todo o conteúdo oferecido no decorrer de quatro anos transformando o aluno em um profissional ético, crítico, reflexivo, habilidoso e ágil.
Perfil do Egresso
O egresso de Curso de Graduação em Comunicação, em qualquer de suas habilitações, caracteriza-se por:
1. Sua capacidade de criação, produção, distribuição, recepção, e análise crítica referentes às mídias, às práticas profissionais e sociais relacionadas com estas, e a suas inserções culturais, políticas e econômicas;
2. Sua habilidade em refletir a variedade e mutabilidade de demandas sociais e profissionais na área, adequando-se à complexidade e velocidade do mundo contemporâneo;
3. Sua visão integradora e horizontalizada - genérica e ao mesmo tempo especializada de seu campo de trabalho possibilitando o entendimento da dinâmica das diversas modalidades comunicacionais e das suas relações com os processos sociais que as originam e que destas decorrem.
4. Utilizar criticamente o instrumental teórico-prático oferecido em seu curso, sendo portanto competente para posicionar-se de um ponto de vista ético-político sobre o exercício do poder na comunicação. Entretanto, os perfis específicos resultam das habilitações diferenciadas do campo da Comunicação, que se caracteriza por uma abrangência sobre diferentes meios, linguagens e práticas profissionais e de pesquisa e, na atualidade, por envolver um acelerado dinamismo social e tecnológico.
Prática Profissional Compartilhada
Os estudantes de Comunicação Social da FAGOC têm experiências práticas em jornalismo através da produção laboratorial de jornal impresso e on-line, programas de rádio e de TV. Além destes, eles têm oportunidades, através de convênios de estágio estabelecidos entre a faculdade e outras empresas, de realizar prática profissional compartilhada. O trabalho tem sido realizado em redações de jornais, rádios e emissoras de TV em Ubá e região, assim como em ambientes corporativos e institucionais, para prestação de serviços de assessoria de comunicação. Após o término do convênio, o aluno é avaliado levando-se em conta aspectos profissionais e humanos.
Monitoria
O curso de Comunicação Social oferece monitorias para a Agência de Notícias e para as práticas laboratoriais de Fotojornalismo, Radiojornalismo, Telejornalismo.
Habilidades desenvolvidas pelo curso
* Redação de notícias e reportagens;
* Apuração de informações;
* Entrevistas e coberturas de eventos;
* Expressão oral para rádio e TV;
* Planejamento e execução de projetos de Comunicação para empresas, instituições e mídias.
Mercado de trabalho
O profissional formado em Comunicação Social habilitação em Jornalismo da FAGOC a trabalhar nos diversos veículos de comunicação regionais, nacionais e internacionais, dominando as linguagens e processos de produção, apuração, redação e edição da informação no jornalismo gráfico (jornais, revistas e outros periódicos), eletrônico (rádio, TV, cinema) e on-line (internet). As oportunidades de trabalho para o profissional formado em Jornalismo estão também nas empresas e instituições, onde ele está preparado para prestar os serviços de assessoria de comunicação, inclusive de forma terceirizada (através de agência própria). O Bacharel em Comunicação Social pode aprofundar-se em projetos de pesquisa e produção científica, podendo prosseguir seus estudos através de cursos de especialização, mestrado e doutorado, preparando-se para a docência.
1° período
Teorias da comunicação
Teoria e método de pesquisa em comunicação
Introdução ao jornalismo
Língua portuguesa - redação e expressão oral I
Economia
Ciência política
2° período
Comunicação comparada
Introdução aos meios audiovisuais
Redação em jornalismo I
Realidade sócio-econômica e política brasileira
Inglês instrumental
Língua portuguesa - redação e expressão oral II
3° período
Sociologia geral e da comunicação
História do mundo contemporâneo
Ética e legislação na comunicação
Fotojornalismo
Redação em jornalismo II
Língua portuguesa - redação e expressão oral III
4° período
Radiojornalismo
Novas tecnologias da comunicação
Redação em jornalismo III
Antropologia cultural
Filosofia
5° período
Estética e cultura de massa
Telejornalismo
Edição e planejamento visual
Assessoria de comunicação
Laboratório gráfico I
6° período
Laboratório gráfico II
Semiótica
Hipermídia
Comunicação comunitária
Empreendedorismo
7° período
Projetos experimentais I
Atividades complementares em comunicação social
Laboratório eletrônico I
Especiais em comunicação
8° período
Projetos experimentais II
Prática profissional compartilhada
Laboratório eletrônico II
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