Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda (Bacharelado) (Barra Mansa, Rio de Janeiro)
Centro Universitário de Barra Mansa
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Localização:Barra Mansa - Rio de Janeiro
Duração:3 Anos
Tipo:Carreiras Universitárias
Modalidade:Presenciais
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Sobre o Curso
O curso de Comunicação Social do UBM, um dos mais tradicionais do interior do Estado, forma profissionais nas habilitações de Jornalismo, Publicidade e Propaganda (PP) e Relações Públicas (RP), capacitados para as mais variadas práticas profissionais exigidas pelo mercado de trabalho.
No Campo das Comunicações (Jornalistas, Publicitários e Relações Públicas) para os exercícios ético e técnico adequados às práticas profissionais exigidas pelos dias atuais, e capazes de analisar, produzir e atuar sobre os mais variados fenômenos da sociedade.
Estrutura do Curso
Em função das habilitações, a grade curricular subdivide-se em três grandes eixos temáticos, aos quais se filiam todas as disciplinas:
* Formação humanística geral;
* Estudos da expressão, da linguagem e dos fundamentos teóricos da comunicação;
* Realidade profissional, atividades práticas e formação técnico profissional.
Entre os laboratórios e estruturas de apoio, o UBM dispõe de Agência Experimental (Agexp), que atua nas habilitações Jornalismo, PP e RP; Jornal-laboratório, Laboratório de redação, Laboratório Multimeios (estúdio de rádio e de televisão), Laboratório Fotográfico, Laboratório Audiovisual (vídeos, datashow, projetores).
Na Agexp – Agência Experimental de Comunicação Social – as três habilitações colocam em prática o referencial teórico aprendido em sala de aula de forma integrada, onde pesquisas de RP auxiliam na formação de matérias jornalísticas, bem como na elaboração de campanhas publicitárias.
Perfil do Estudante
O estudante de comunicação seja qual for sua habilitação, precisa todo o tempo lidar com a informação, mantendo-se a par dos principais acontecimentos, sejam eles políticos, econômicos ou sociais. Outra característica marcante é atuar estrategicamente, à medida que a as atividades relacionadas à Comunicação Social envolvem questões mercadológicas.
Cultura geral e criatividade são pré-requisitos importantes para se obter sucesso na profissão.
Mercado de Trabalho
Jornalismo - Veículos de comunicação, assessorias de Comunicação, organizações públicas e privadas, mídia alternativa, assessoria de Imprensa, consultorias, webjornalismo, etc...
Publicidade e Propaganda – Agências de Publicidade, veículos de comunicação, assessorias de Comunicação e Imprensa, mídia alternativa, organizações públicas e privadas e etc...
Relações Públicas – O profissional atua em empresas, instituições e entidades públicas e privadas, além de prestar serviços autônomos de consultoria a empresas e entidades do terceiro setor.
Dica do Profissional
O profissional de Comunicação Social deve manter-se atualizado independente da habilitação escolhida; possuir senso crítico e ético; ser observador, flexível, criativo, persuasivo e objetivo; ter boa memória e fluência verbal; domínio da Língua Portuguesa e de mais um idioma (hoje é exigência nas grandes empresas); e principalmente ter comprometimento com a profissão. É preciso fazer a diferença e não ser apenas mais um no mercado de trabalho.
1º Período
01 Teorias da Comunicação
02 Fotografia Publicitária
03 Introdução à Publicidade e Propaganda
04 Comunicação e Sociedade
05 Leitura e Produção de Textos
06 Filosofia e Ética
Atividades Complementares
2º Período
01 Comunicação e as Novas Tecnologias
02 Mídias Digitais
03 Práticas Lingüísticas Midiáticas
04 Conceitos e Técnicas Publicitárias
05 Estudos Socioantropológicos
06 Metodologia Cientifica
Atividades Complementares
3º Período
01 Planejamento e Programação Gráfico-Visuais
02 Pesquisas de Mercado e de Opinião
03 Marketing
04 Redação e Expressão Oral
05 Direito e Cidadania
06 Responsabilidade Socioambiental
Laboratório de Prática Profissional
Atividades Complementares
4º Período
01 Design para Web Aplicado a Publicidade e Propaganda
02 Planejamento de Mídia
03 Criação Publicitária
04 Redação Publicitária
05 Conjuntura Econômica
06 Tecnologia e Sociedade
Laboratório de Prática Profissional
Atividades Complementares
5º Período
01 Análise e Planejamento de Marketing
02 Gestão em Comunicação
03 Linguagem e Produção Audiovisuais
04 Publicidade na Web
05 Empreendedorismo
06 Liderança e Tomada de Decisão
Laboratório de Prática Profissional
Atividades Complementares
6º Período
01 Planejamento de Campanha
02 Produção Audiovisual
03 Semiótica
04 Estudos do Comportamento do Consumidor
05 Projeto Experimental I
Laboratório de Prática Profissional
Atividades Complementares
7º Período
01 Projeto Experimental II
02 Optativa
03 Iniciação e Produção Científicas em Publicidade e Propaganda
Laboratório de Prática Profissional
Atividades Complementares
OPTATIVA – 7º Período
01 Libras
02 Direção de Arte
03 Filme Publicitário
Documentos necessários à realização da matrícula:
* Certificado ou diploma de conclusão do Ensino Médio ou equivalente (original e duas cópias);
* Cópia da publicação do Diário Oficial do Estado, constando conclusão do Ensino Médio, para os alunos formados a partir de 1985, no Estado do Rio de Janeiro e São Paulo; Histórico Escolar do Ensino Médio ou equivalente (original e duas cópias);
* Para portadores de Curso Superior: Histórico Escolar e Diploma (original e duas cópias);
* Certificado de Quitação do Serviço Militar (original e duas cópias);
* Carteira de Identidade (original e duas cópias);
* Certidão de Nascimento ou Casamento (original e duas cópias);
* Duas fotos 3 x 4 recentes;
* CPF (original e duas cópias);
* Título de Eleitor (original e duas cópias);
* Comprovante de residência.
OBS: Os menores de 18 anos deverão trazer os pais ou responsáveis legais, munidos de documentação para assinatura do requerimento de matrícula.
* O candidato que não efetuar sua matrícula no prazo estipulado neste Edital perderá irrecorrivelmente o direito à mesma, sendo chamado, em substituição, o colocado na ordem imediata de classificação.
* O candidato que tenha realizado estudos equivalentes ao Ensino Médio, no todo ou em parte, no exterior, deverá apresentar Parecer de equivalência de estudos emitido pelo Conselho de Educação competente.
* O candidato que tiver acesso direto, mediante comprovação de conclusão de Curso Superior, poderá requerer dispensa de disciplina (s) anteriormente cursada (s) nesta ou em outra Instituição.
* Havendo interesse do candidato e disponibilidade de vaga será permitida a troca de turno e/ou a transferência do Campus Barra Mansa ou Campus Cicuta e vice-versa, respeitada a ordem de classificação.
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