Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda (Bacharelado) (Cabo Frio, Rio de Janeiro)
Universidade Veiga de Almeida
DFP_
Localização:Cabo Frio - Rio de Janeiro
Duração:4 Anos
Tipo:Carreiras Universitárias
Modalidade:Presenciais
DFP_
O Curso
A atividade de Comunicação é uma das mais importantes na sociedade. É através dela que os povos registram a sua vida e sua evolução, promovendo interação. A Comunicação também é essencial à economia e, não por acaso, ela se estabeleceu como um dos principais alicerces da globalização.
Na Universidade Veiga de Almeida, a formação em Comunicação é oferecida em duas habilitações: Jornalismo e Publicidade & Propaganda.
O publicitário é o profissional que cria, produz e divulga campanhas de publicidade, promovendo um produto, uma personalidade ou um serviço junto ao seu público-alvo. Para isso, ele deve ser capaz de fazer avaliações e diagnósticos de mercado, bem como desenvolver idéias e traduzi-las em ações de comunicação. Seu principal foco de atuação são as agências de publicidade, mas ele pode atuar também nas áreas de Marketing das empresas, desenvolvendo planejamentos de comunicação, de promoção, de vendas e de marketing ligados às atividades desta.
Características do curso
Dois diplomas de graduação em cinco anos. No Curso de Comunicação Social da UVA, é possível se formar em Jornalismo e Publicidade em apenas cinco anos. A grade curricular integrada permite ao aluno concluir uma habilitação e cursar a outra em mais dois semestres. Quem faz Comunicação Social na UVA está mais preparado para o sucesso profissional, por ter uma formação mais ampla e completa para conquistar o seu lugar no mercado de trabalho.
Mercado de Trabalho
A Comunicação é fundamental hoje em todas as atividades sociais. Há demanda por profissionais com formação integral, multimídia e multitarefa, nos meios tradicionais de comunicação, nas grandes e pequenas empresas, nos órgãos públicos e não governamentais. A Internet abriu ainda mais o mercado ao profissional com formação em Comunicação. No caso do Jornalismo, o Superior Tribunal Federal determinou que o diploma não é mais obrigatório, mas as empresas de comunicação só admitem em estágios quem está cursando Jornalismo em faculdade.
O jornalista encontra opções de trabalho na mídia tradicional, como jornais, televisão e rádio. Trabalha também como consultor de comunicação, editor de publicações especializadas e produtor de conteúdo para web. Outra área que oferece muita oportunidade de trabalho aos jornalistas é a de assessoria de comunicação. Nas assessorias, o jornalista responde pela comunicação externa e interna. Na administração pública e na política, o profissional exerce funções de porta-voz e de assessor.
O publicitário, além de trabalhar em agências, também pode atuar em agências in-house e departamentos de propaganda de grandes empresas, exercendo desde funções ligadas à criação até planejamento de propaganda e mídia. O profissional de propaganda também encontra espaço em produtoras, gráficas, birôs de serviços de editoração, empresas de pesquisa de mercado, departamentos de marketing e vendas de diversas empresas, veículos de comunicação, assessorias de comunicação, empresas de eventos, dentre outras oportunidades.
A atividade de Comunicação é uma das mais importantes na sociedade. É através dela que os povos registram a sua vida e sua evolução, promovendo interação. A Comunicação também é essencial à economia e, não por acaso, ela se estabeleceu como um dos principais alicerces da globalização.
Na Universidade Veiga de Almeida, a formação em Comunicação é oferecida em duas habilitações: Jornalismo e Publicidade & Propaganda.
O publicitário é o profissional que cria, produz e divulga campanhas de publicidade, promovendo um produto, uma personalidade ou um serviço junto ao seu público-alvo. Para isso, ele deve ser capaz de fazer avaliações e diagnósticos de mercado, bem como desenvolver idéias e traduzi-las em ações de comunicação. Seu principal foco de atuação são as agências de publicidade, mas ele pode atuar também nas áreas de Marketing das empresas, desenvolvendo planejamentos de comunicação, de promoção, de vendas e de marketing ligados às atividades desta.
Características do curso
Dois diplomas de graduação em cinco anos. No Curso de Comunicação Social da UVA, é possível se formar em Jornalismo e Publicidade em apenas cinco anos. A grade curricular integrada permite ao aluno concluir uma habilitação e cursar a outra em mais dois semestres. Quem faz Comunicação Social na UVA está mais preparado para o sucesso profissional, por ter uma formação mais ampla e completa para conquistar o seu lugar no mercado de trabalho.
Mercado de Trabalho
A Comunicação é fundamental hoje em todas as atividades sociais. Há demanda por profissionais com formação integral, multimídia e multitarefa, nos meios tradicionais de comunicação, nas grandes e pequenas empresas, nos órgãos públicos e não governamentais. A Internet abriu ainda mais o mercado ao profissional com formação em Comunicação. No caso do Jornalismo, o Superior Tribunal Federal determinou que o diploma não é mais obrigatório, mas as empresas de comunicação só admitem em estágios quem está cursando Jornalismo em faculdade.
O jornalista encontra opções de trabalho na mídia tradicional, como jornais, televisão e rádio. Trabalha também como consultor de comunicação, editor de publicações especializadas e produtor de conteúdo para web. Outra área que oferece muita oportunidade de trabalho aos jornalistas é a de assessoria de comunicação. Nas assessorias, o jornalista responde pela comunicação externa e interna. Na administração pública e na política, o profissional exerce funções de porta-voz e de assessor.
O publicitário, além de trabalhar em agências, também pode atuar em agências in-house e departamentos de propaganda de grandes empresas, exercendo desde funções ligadas à criação até planejamento de propaganda e mídia. O profissional de propaganda também encontra espaço em produtoras, gráficas, birôs de serviços de editoração, empresas de pesquisa de mercado, departamentos de marketing e vendas de diversas empresas, veículos de comunicação, assessorias de comunicação, empresas de eventos, dentre outras oportunidades.
DFP_