Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda (Bacharelado) (Rio de Janeiro, Rio de Janeiro)
Pontifícia Universidade Católica de Goiás
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Localização:Rio de Janeiro - Rio de Janeiro
Duração:4 Anos
Tipo:Carreiras Universitárias
Modalidade:Presenciais
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Estrutura do Curso
A atual proposta da graduação em Comunicação Social: Habilitação em Publicidade e Propaganda, formalizada a partir das ementas, objetivos, conteúdos e bibliografias adotadas busca a formação de um profissional crítico, ético e comprometido com as transformações e inovações do mercado da Propaganda em todas as suas áreas de abrangência: web, rádio, televisão, e outros meios de comunicação impressa, sendo capaz de desenvolver uma prática competente e compromissada com a profissão e com a sociedade.
A matriz curricular proposta para essa Habilitação para 2010/1 foi formulada em conjunto com a habilitação Jornalismo. Partindo da raiz “Comunicação Social”, as matrizes contêm 50% de disciplinas de núcleo de formação comum e outros 50% de disciplinas específicas de cada Habilitação. Contemplam, portanto, em sua amplitude a formação de um profissional de comunicação ético, autônomo e capacitado para a realização de suas atividades profissionais com qualidade e em estreita consonância com as demandas da contemporaneidade.
Coerente com sua missão e consciente de que o uso dos meios de comunicação transforma de modo fundamental, a organização da vida social, abrindo caminhos para novas formas de ação, de interação e de exercício de poder, a Pontifícia Universidade Católica de Goiás se propõe a empreender a implantação de um projeto de qualidade para a formação do profissional de Publicidade e Propaganda.
Nesta perspectiva e unindo a formação científico-tecnológica e a crítico-humanista, a PUC Goiás tem como meta a formação do profissional que, desempenhando suas funções de Publicitário, reflita sobre sua atuação como construtor da sociedade e incorpore permanentemente novos desafios e oportunidades.
Assim, o curso de que trata o presente Projeto Pedagógico, além de significativo e necessário é promissor, pois oferece aos seus egressos, possibilidades reais de ingresso em termos de um campo de trabalho em franco crescimento e atualização.
Por que cursar Publicidade e Propaganda na Católica?
O curso de Publicidade e Propaganda da PUC tem como uma de suas prioridades, a preocupação com o papel da universidade, no campo da pesquisa e produção de conhecimentos sistematizados que respondam qualitativamente pelas demandas da sociedade tecnológica e globalizada, nacionalizando e regionalizando o que aqui se produz, rompendo assim com a dependência cultural dos países dominantes.
Nesse sentido, a formação do profissional de Publicidade e Propaganda deve ser redefinida com vistas a um perfil de egresso preparado para o exercício efetivo da comunicação integrada, excedendo à criatividade e integrando seu trabalho ao uso de ferramentas e estratégias mercadológicas eficientes.
Uma das prioridades é permitir que o aluno aprenda a investigar, a produzir, analisar e criticar conhecimentos já produzidos e sistematizados, sobretudo aqueles colocados como legítimos e inquestionáveis, pois é por ai que a ideologia dominante se instala entre nós. Cabe aos responsáveis pela gestão do curso ajudar os alunos a “aprender a aprender”. Isso requer o compromisso de todos com a educação continuada, entendendo a pesquisa como princípio educativo.
Objetivos específicos do Curso de Publicidade e Propaganda
São considerados objetivos específicos desta Habilitação:
- desenvolver competências, domínio de conhecimentos, aquisição de habilidades e atitudes para formar um profissional conhecedor da condução das práticas publicitárias em suas diferentes aplicações;
- dominar conhecimentos teóricos, práticos e tecnológicos que viabilizem o seu ingresso qualificado no mundo do trabalho;
- exercitar técnicas publicitárias, fazendo uso de ferramentas, instrumental e equipamentos tecnológicos de ponta, proporcionando ao aluno mais proximidade à realidade do mercado de comunicação;
- capacitar o acadêmico para atuar no mercado de trabalho formal e também estimulá-lo ao empreendedorismo e à gestão de seu próprio negócio;
- comprometer-se com a atualização e aprofundamento em sua área específica de trabalho e áreas afins, com postura crítica e ética;
- planejar, criar e produzir campanhas de comunicação, mediante a utilização de variadas linguagens e meios de comunicação;
- incentivar pesquisas tecnológicas sobre imagem e som, desenvolvendo novas técnicas de produção, rompendo paradigmas de comunicação;
- desenvolver a consciência de que a Comunicação Social é um serviço que deve ser voltado para o bem comum e a qualidade de vida da humanidade;
- acompanhar e analisar as campanhas publicitárias, identificando seus impactos sobre as pessoas, discutindo amplamente seu sentido ético e de persuasão;
- exercitar a objetividade e o raciocínio que as mensagens publicitárias requerem, visando a produção com excelência;
- apurar o gosto estético, capacidade de persuasão e legitimação da propaganda.
Mercado de Trabalho
O mundo da Comunicação, especialmente o da Propaganda tem acompanhado uma vertiginosa expansão e inovação do seu campo profissional, passando a exigir das Universidades, uma formação de ponta que supõe constantes modificações curriculares e atualização permanente dos segmentos que atuam nos cursos da área da Comunicação Social. Esses cursos devem propor a formação de um aluno capaz de absorver os avanços do mundo atual, da tecnologia e, sobretudo, de poder fazer uma leitura crítica e ética aguçada das transformações e inovações das áreas de Web, Rádio, Televisão, e outros meios de comunicação impressa, sendo capaz de desenvolver uma prática competente e compromissada com a profissão e com a sociedade.
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