Graduação em Comunicação Social - Rádio e TV (Bacharelado) (Curitiba, Paraná)
Universidade Tuiuti do Paraná
DFP_
Localização:Curitiba - Paraná
Duração:4 Anos
Tipo:Carreiras Universitárias
Modalidade:Presenciais
DFP_
O comunicador é um profissional atento às mudanças e às transformações socioculturais, políticas e econômicas e que detém uma parcela importante na evolução e organização da sociedade. Dessa forma, é preparado a exercer seu trabalho sempre em busca de inovação, como reflexo do avanço da sociedade, dos meios de comunicação e da tecnologia, desempenhando um papel essencial na defesa da liberdade e no desenvolvimento dos povos.
O curso de Comunicação Social - habilitação em Rádio e TV da Universidade Tuiuti do Paraná forma profissionais capazes de gerenciar produções de Rádio e TV, que dominem as técnicas e equipamentos envolvidos na captação, edição e na transmissão de sons e imagens, bem como dirigir e produzir tais produtos. O bacharel em Rádio e TV deverá demonstrar competência em três grandes áreas de atuação do radialista: na produção, na área técnica e na administração de empresas radiofônicas e televisivas.
Os projetos de extensão existentes no curso, os laboratórios e estúdios de televisão e rádio e o Núcleo de Comunicação e Marketing da UTP colocam o aluno em contato com sua área de atuação e trazem, para dentro da sala de aula, a rotina da profissão.
Campo de Atuação
O egresso poderá atuar no mercado audiovisual, sobretudo em produtoras independentes de vídeo e emissoras de rádio e televisão, na produção, edição e direção de programas. Poderá atuar, também, na elaboração de roteiros para TV e cinema, na Internet e em empresas do mercado publicitário.
Núcleo de Ética em Comunicação Social
O Núcleo de Ética em Comunicação Social da Universidade Tuiuti do Paraná foi criado com o intuito de abrir espaço para a discussão sobre questões éticas e jurídicas em assuntos que envolvam os cursos de Jornalismo, Publicidade e Propaganda e Rádio e TV. Entre as atividades do núcleo, estão: a edição do boletim Diálogo, que divulga ações do setor, elaboração de clipping eletrônico semestral com assuntos concernentes à questão ética; intercâmbio com os sindicatos; avaliação da questão ética em projetos e pesquisas de alunos e professores. O núcleo também se ocupa da promoção de palestras sobre direito autoral, concessão de registro e código de ética.
Núcleo de Comunicação e Marketing
Com o objetivo de integrar ainda mais as diversas áreas da Comunicação Social, o Núcleo de Comunicação e Marketing reúne as agências experimentais de Publicidade e Propaganda, Agência de Notícias, Núcleo de Rádio e TV e Núcleo de Estudos de Mercado e Pesquisa de Opinião, pioneiro neste serviço na área acadêmica.
As agências do Núcleo oferecem diversos serviços à comunidade interna e externa da UTP.
Com o Núcleo de Comunicação e Marketing Tuiuti, o cliente tem diversos caminhos para realizar uma comunicação eficiente por ter à sua disposição vários profissionais e ferramentas de trabalho.
NPRTV - Núcleo de Produção em Rádio e TV
Desenvolvimento de projetos audiovisuais para empresas e instituições; criação de roteiros para vídeos e filmes empresariais, institucionais e documentais; produção de vinhetas televisivas, VTs publicitários, vinhetas e spots radiofônicos; captação de imagens, edição / finalização de vídeos e materiais de áudio.
O curso de Comunicação Social - habilitação em Rádio e TV da Universidade Tuiuti do Paraná forma profissionais capazes de gerenciar produções de Rádio e TV, que dominem as técnicas e equipamentos envolvidos na captação, edição e na transmissão de sons e imagens, bem como dirigir e produzir tais produtos. O bacharel em Rádio e TV deverá demonstrar competência em três grandes áreas de atuação do radialista: na produção, na área técnica e na administração de empresas radiofônicas e televisivas.
Os projetos de extensão existentes no curso, os laboratórios e estúdios de televisão e rádio e o Núcleo de Comunicação e Marketing da UTP colocam o aluno em contato com sua área de atuação e trazem, para dentro da sala de aula, a rotina da profissão.
Campo de Atuação
O egresso poderá atuar no mercado audiovisual, sobretudo em produtoras independentes de vídeo e emissoras de rádio e televisão, na produção, edição e direção de programas. Poderá atuar, também, na elaboração de roteiros para TV e cinema, na Internet e em empresas do mercado publicitário.
Núcleo de Ética em Comunicação Social
O Núcleo de Ética em Comunicação Social da Universidade Tuiuti do Paraná foi criado com o intuito de abrir espaço para a discussão sobre questões éticas e jurídicas em assuntos que envolvam os cursos de Jornalismo, Publicidade e Propaganda e Rádio e TV. Entre as atividades do núcleo, estão: a edição do boletim Diálogo, que divulga ações do setor, elaboração de clipping eletrônico semestral com assuntos concernentes à questão ética; intercâmbio com os sindicatos; avaliação da questão ética em projetos e pesquisas de alunos e professores. O núcleo também se ocupa da promoção de palestras sobre direito autoral, concessão de registro e código de ética.
Núcleo de Comunicação e Marketing
Com o objetivo de integrar ainda mais as diversas áreas da Comunicação Social, o Núcleo de Comunicação e Marketing reúne as agências experimentais de Publicidade e Propaganda, Agência de Notícias, Núcleo de Rádio e TV e Núcleo de Estudos de Mercado e Pesquisa de Opinião, pioneiro neste serviço na área acadêmica.
As agências do Núcleo oferecem diversos serviços à comunidade interna e externa da UTP.
Com o Núcleo de Comunicação e Marketing Tuiuti, o cliente tem diversos caminhos para realizar uma comunicação eficiente por ter à sua disposição vários profissionais e ferramentas de trabalho.
NPRTV - Núcleo de Produção em Rádio e TV
Desenvolvimento de projetos audiovisuais para empresas e instituições; criação de roteiros para vídeos e filmes empresariais, institucionais e documentais; produção de vinhetas televisivas, VTs publicitários, vinhetas e spots radiofônicos; captação de imagens, edição / finalização de vídeos e materiais de áudio.
DFP_