DFP_
Localização:São Paulo - São Paulo
Duração:4 Anos
Tipo:Carreiras Universitárias
Modalidade:Presenciais
DFP_
A área de Design de Moda envolve muito mais do que o estilismo e desenvolvimento de coleções. Ela está apoiada em bases que incluem o conhecimento têxtil e também arte e cultura, sem contar História, Sociologia, Gestão, Marketing, Empreendedorismo, etc. Na Belas Artes, o objetivo é preparar profissionais capacitados, pessoas cheias de ideias para pesquisar, explorar novos temas, novas tendências, novas cores; capazes de perceber oportunidades de novos produtos e novos públicos no segmento. Profissionais habilitados para analisar as mudanças nos mercados nacional e internacional, orientando clientes; percebendo novos rumos e comportamentos, gostos e estilos; capazes de avaliar tanto o lado técnico como o comercial; aptos para realizar desfiles e a produção de moda no lançamento de coleções e eventos afins.
Para isto, as disciplinas do curso organizam-se em grandes grupos:
Fundamentação
Incluem disciplinas que dão bases e conhecimento para a compreensão da Moda no contexto contemporâneo, como História da Arte e da Indumentária, Moda e Comportamento, Mercado, Marketing, etc.
Planejamento e Configuração
Contempla disciplinas como Desenho, Criação, Ilustração e Desenvolvimento de Coleção. É o momento principal para aplicação de conhecimentos e criatividade, quando o aluno tem a oportunidade de imprimir em seus projetos aquilo que é faz parte de sua própria história, cultura, desejos, etc.
Sistemas de Produção
Reúne as disciplinas técnicas e que englobam processos artesanais e tecnológicos, como Estamparia, Tecnologia Têxtil, etc. Alem disso, é neste grupo que estão os projetos e produções de desfiles.
Sistemas de Utilização
Neste grupo de disciplinas, estão aquelas voltadas para a área de Modelagem.
MERCADO DE TRABALHO
Por Sandra Penkal, coordenadora do curso
O que eu posso esperar do curso?
O curso Design de Moda da Belas Artes tem por missão produzir e difundir conhecimento e produção de moda através de uma visão integrada e estruturada por três pilares: Arte, Cultura e Comportamento; Criação e Negócios; Tecnologias e Têxtil visando a formação holística de seus alunos.
Onde atua o designer de moda?
O profissional formado na Belas Artes é preparado para assumir vários tipos de posições em: escritórios de estilo e criação, Ateliês, Confecções, indústrias de calçados e acessórios; indústrias de aviamentos, indústrias de malharias, tecelagens e estamparias, Marketing, Comunicação e Visual/Merchandising, Varejo, em grandes redes multimarcas ou magazines de pequeno, médio e grande porte.
Também pode atuar em setores de prestação de serviços como: Stylist, Estilista, Fotógrafo, Consultor Financeiro, Produtor de figurinos para shows, teatros, cinema, novelas, fotografia, publicidade, cenografia, Jornalista de moda em revistas especializadas, desfiles, Modelista e como profissional técnico.
Como está o mercado?
O mercado é bastante competitivo, entretanto existe uma demanda latente para profissionais diferenciados e empreendedores. O profissional de moda deve ter uma formação integrada baseada em um olhar criativo a partir de um grande repertório de arte, cultura, comportamento, tecnologias, etc. Porém, com grande entendimento do mercado de moda e domínio do ciclo produtivo e logístico do segmento têxtil.
# 1º Semestre
# Cor e composição de Moda I 80 horas
# Fundamentos da História da Arte (NCD) 40 horas
# Metodologia Cientifica (NCD) 40 horas
# Moda e Comportamento I 40 horas
# Desenho (NCD) 80 horas
# Processos Criativos em Moda I 40 horas
# Introdução à Tecnologia Têxtil 80 horas
# 2º Semestre
# História da Indumentária I 40 horas
# Cor e Composição de Moda II 40 horas
# Moda e Comportamento II 40 horas
# Moda e Mercado I 40 horas
# Desenho e Moda 80 horas
# Processos Criativos em Moda II 40 horas
# Superfícies Têxteis 40 horas
# Desenvolvimento do Produto/Vestuário I 40 horas
# Modelagem de Moda I 40 horas
# 3º Semestre
# História da Indumentária II 40 horas
# Moda e Mercado II 40 horas
# Desenho Técnico do Vestuário I 40 horas
# Ilustração de Moda I 40 horas
# Criação e Moda I 40 horas
# Desenvolvimento do Produto/Vestuário II 80 horas
# Tecnologia da Confecção I 40 horas
# Linguagem Digital de Moda I 40 horas
# Modelagem de Moda II 40 horas
# 4º Semestre
# História da Indumentária no Brasil 40 horas
# Branding e Comunicação de Moda 40 horas
# Criação e Moda II 40 horas
# Desenho Técnico do Vestuário II 40 horas
# Ilustração de Moda II 40 horas
# Tecnologia da confecção II 40 horas
# Desenvolvimento do Produto/Vestuário III 40 horas
# Linguagem Digital de Moda II 60 horas
# Modelagem de Moda III 40 horas
# 5º Semestre
# MKT e Planejamento Estratégico de Moda 40 horas
# Ilustração de Moda III 40 horas
# Desenvolvimento de Coleção I 40 horas
# Visual e Merchandising de Moda 40 horas
# Desenho Digital de Moda I 40 horas
# Estamparia de Moda I 80 horas
# Beneficiamento Têxtil 40 horas
# Desenvolvimento do Produto/Vestuário IV 40 horas
# Modelagem de Moda IV 40 horas
# 6º Semestre
# Estruturas da Moda Contemporânea I 40 horas
# Desenho Digital de Moda II 40 horas
# Produção e Imagens de Moda 40 horas
# Desenvolvimento de Coleção II 40 horas
# Projetos Têxteis I 80 horas
# Estamparia de Moda II 60 horas
# Desenvolvimento do Produto/Vestuário V 40 horas
# Modelagem de Moda V 40 horas
# 7º Semestre
# Optativa 80 horas
# Projeto de Graduação I 60 horas
# Estratégia Empresarial 60 horas
# Projetos Têxteis II 60 horas
# Estamparia de Moda III 60 horas
# 8º Semestre
# Estruturas da Moda e Comunicação Integrada 60 horas
# Projeto de Graduação II 60 horas
# Disciplinas Optativas
# Estruturas da Moda Contemporânea II 80 horas
# Libras – Língua Brasileira de Sinais (NCD)
DFP_