Graduação em Direito (Bacharelado) (Rio de Janeiro, Rio de Janeiro)

Pontifícia Universidade Católica de Goiás
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Localização:Rio de Janeiro - Rio de Janeiro
Duração:5 Anos
Tipo:Carreiras Universitárias
Modalidade:Presenciais
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O Curso
O curso de Direito desenvolve-se sob várias perspectivas, propiciando opções variadas de trabalho na advocacia, na magistratura, no Ministério Público, nas procuradorias, nas assessorias jurídicas de instituições públicas ou privadas e no ensino superior. É característica do curso da PUCGOIÁS a busca constante de atualização e qualidade, em uma das graduações mais procuradas no estado de Goiás. A formação prática do curso de Direito da PUCGÓIÁS é realizada no Núcleo de Prática Jurídica - NPJ, em duas vertentes: o estágio de Prática Jurídica e a Monografia Jurídica. O estágio propicia oportunidades de real vivência e aplicação dos ensinamentos teóricos no campo concreto. A monografia é componente curricular importante na formação crítica do profissional do Direito.
Objetivos
O curso de graduação em Direito tem como objetivo assegurar, ao graduando, uma sólida formação geral, humanística e axiologia, capacidade de análise, domínio de conceitos e da terminologia jurídica, adequada argumentação, interpretação e valorização dos fenômenos jurídicos e sociais, aliada a uma postura reflexiva e de visão crítica que fomente a capacidade e a aptidão para a aprendizagem autônoma e dinâmica, indispensável ao exercício da Ciência do Direito, da prestação da justiça e do desenvolvimento da cidadania.
A Profissão
O Curso de Direito desenvolve-se sob várias perspectivas, propiciando àquele que o realiza opções variadas de trabalho na advocacia, na magistratura, no ministério público, nas procuradorias, nas assessorias jurídicas de instituições públicas ou privadas e no magistério superior. O curso de Direito da UCG notabiliza-se pela busca constante de atualização e de qualidade. Esse é um dos curso mais procurados no Estado de Goiás.
Critérios de Avaliação
Qualquer atividade humana exige avaliação, supervisão, acompanhamento. Deles depende a eficácia do projeto ou programa, proposta ou aplicação de uma lei. O currículo também como um projeto/processo/instrumento exige ser avaliado nas suas proposições/metas e estratégias de implantação e implementação, como nas suas etapas, nas suas metodologias e sobretudo nos seus resultados. De forma cotidiana e ou de forma mensal, semestral. De forma parcial e também na sua totalidade. No que tem de específico conhecimentos construídos, ou a construir, metodologia a renovar e ou a inovar, atividades intra e extra-classe, realizadas ou a realizar, e sobretudo os objetivos que os engajam e orientam a todos. No que tem de relacional, o diálogo entre o sujeito e o objeto, e do mediador da relação sujeito-objeto na construção produção, do conhecimento, na atualização deste conhecimento e da realidade estudada.
No que tem de processual, a passagem do sujeito imaturo a ser amadurecido na reflexão, no debate, no estudo, na pesquisa e no serviço à comunidade.
Processual na passagem de um simples currículo a um processo de aprendizagem consciente e crítica, construtivo e emancipador de relações sociais novas e de uma sociedade nova
Processual na passagem de uma geração ouvinte e repetidora para uma geração que tem voz de diálogo, com sotaque próprio, capaz de dar o tom, de escolher e de ter responsabilidade.
Processual enquanto consegue ver a horizontalidade (disciplinas do período) e a verticalidade (disciplinas fundamentais e profissionais) na transmissão/produção dos conhecimentos, integrando-os sob a forma multi e interdisciplinar.
Processual enquanto construindo individualidades isoladas, em personalidades participativas, construtivas e sólidas.
Os critérios básicos orientadores desta avaliação seriam: a assiduidade, a participação, a colegialidade (corpo docente), a relação teoria e prática, a correção de linguagem, a atualização constante e o pensamento crítico, e a interdisciplinaridade.
Desta forma esta avaliação dentro da linha epistemometodológica do currículo se caracterizará por ser:
Mais construtiva, ativadora do auto-conhecimento e de auto-condução, que dependente de um controle externo e autoritário;
Diagnostica detectando mais potencialidades, acertos, que amarrando-se ao quantitativo de erros, permitindo a superação deles na aquisição dos conhecimentos, de atitudes e domínio das técnicas na realização das atividades diferentes e seguindo tratamento especifico se necessário.
Diversificada nas suas formas de averiguar o aprendido, o ensinado, as abordagens possíveis e diversas de traduzir a compreensão do real, a expressão pessoal e grupal e a criação de procedimentos e tecnologias de demonstrar aprendizado continua e progressiva do crescimento através da superação eficiente dos erros, dos vazios e hiatos pelo estabelecimento de relações lógicas e processuais entre os fatos, através da superação das barreiras de compreensão científicas pela abordagem/atividade multi e interdisciplinar.
Teórico-prática sustentada no estudo e na reflexão do grupo, e que se oriente por uma concepção de educação e de direito orientadoras de sua prática.
Critica e dialógica que estabeleça o debate entre pares e não pares (hetero-avaliação) a reflexão sobre o próprio processo ensinar-educar e o próprio processo de aprender (auto-avaliação), a análise e a discussão do efeito do tratamento dos objetivos, dos conteúdos do desempenho das metodologias no desempenho e crescimento dos alunos enfim do currículo e do curso (avaliação qualitativa), o pretendido e o alcançado. o papel e o desempenho docente
Prognóstica, prevendo a cada etapa o que precisa ser mudado, corrigido, e fortalecido, e preparar as programações futuras.
Dentre a sistemática estabelecida pela Universidade o Departamento definirá em congregação ou no nível de áreas ou grupos de disciplinas, os momentos em que se processará a verificação.
Os instrumentos de avaliação e/ou de verificação (dos conhecimentos, atitudes, objetivos e atividades) poderão ser encontrados entre os de natureza individual (exercícios, folhas de observação, provas, fichamentos, resumos, sínteses, relatórios das disciplinas, comunicações, relatórios de visitas, de observações, de audiências, exposições, amostragem, etc.), até os de natureza grupal (júri simulado, trabalho de grupos supervisionado, painéis, exposições, grupos de estudo entre outros).
Na monografia especificamente a avaliação culminará na exposição do aluno frente a banca por ele escolhida. A organização dessa avaliação é atribuição da equipe das monografias, que define os momentos da avaliação, da atribuição de notas e da finalização dos trabalhos
No Estágio também se utilizará esquema especifico de avaliação e dentro da sistemática que o Departamento e a equipe de Estágio estabelecerem para a nova proposta.
A avaliação docente também é alvo da proposta. Ela será objeto também do Conselho de Professores e Alunos a ser criado e organizado pelo Departamento e que propicia a auto e a hetero-avaliação e com isso o crescimento da equipe.
1º Período
Economia Política I
Metodologia Científica
História do Direito
Introdução ao Estudo do Direito
Direito Penal I
Linguagem e Comunicação Jurídica
2º Período
Teologia e Ciências Sociais e H. aplicadas
Sociologia Jurídica
Teoria Geral do Processo
Teoria Geral do Estado
Direito Civil I
Direito Penal II
3º Período
Antropologia Política
Direito Civil II
Direito Constitucional I
Direito Penal III
Direito Processual Civil I
Direito Processual Penal I
4º Período
Direito Empresarial I
Direito Civil III
Direito Constitucional II
Direito Penal IV
Direito Processual Civil II
5º Período
Direito Constitucional III
Direito Empresarial II
Direito Civil IV
Direito Administrativo I
Direito Processual Civil III
Direito Processual Penal III
6º Período
Filosofia Jurídica
Direito Empresarial III
Direito Civil V
Direito Administrativo II
Direito Processual Civil IV
Direito Internacional Público
7º Período
Direito Empresarial IV
Prática Jurídica I – Audiência e Visita
Prática Jurídica I – Atividade Simulada
Deontologia Jurídica
Direito Civil VI
Direito do Trabalho I
Direito Processual Civil V
8º Período
Prática Jurídica II – Atividade Caso Concreto
Prática Jurídica II – Atividade Simulada
Trabalho de Curso I
Direito Civil VII
Direito do Trabalho II
Psicologia Jurídica
Disciplina Optativa
9º Período
Prática Jurídica III – Atividade Caso Concreto
Prática Jurídica III – Atividade Simulada
Trabalho de Curso II
Direito Processual do Trabalho
Direito Agrário
Direito Tributário I
Disciplina Optativa
10º Período
Prática Jurídica IV – Atividade Caso Concreto
Prática Jurídica IV – Atividade Simulada
Direito Tributário II
Direito Ambiental
Direito Previdenciário
Direito do Consumidor
Disciplina Optativa
Disciplinas Optativas
Genética Forense
Direito e Informática
O Homem e o Fenômeno Religioso
Filosofia Geral
Lógica Jurídica
Direito Eleitoral e Partidário
Direito de Trânsito
Direito Romano
Direito Bancário e de Mercado de Capitais
Mediação, Arbitragem e Negociação
Direito Autoral
Direito Constitucional Processual
Processo Administrativo
Criminologia
Direitos Humanos e Cidadania
Hermenêutica e Aplicação do Direito
Processo Tributário
Direito Penitenciário
Direito Municipal
Direito Processual Civil Coletivo
Direito e Cooperativismo
Direito e Desenvolvimento Rural
Gestão e Organização de Escritório de Advocacia
Direito Canônico
Direito Sindical
Psicopatologia Forense
Criminalística
Medicina Legal
Direito da Criança e do Adolescente
Direito Econômico
Direito Internacional Privado
Latim Jurídico
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