DFP_
Localização:Natal - Rio Grande do Norte
Tipo:Carreiras Universitárias
Modalidade:Presenciais
DFP_
Apresentação
O Curso de Direito integra a oferta acadêmica da Universidade Potiguar (UnP) - Instituição mantida pela Sociedade Potiguar de Educação e Cultura (APEC) e integrante da Laureate International Universities, a partir de outubro de 2007 - nos turnos matutino, vespertino e noturno, nas unidades Roberto Freire e Floriano Peixoto, em Natal.
Autorizado por Decreto Presidencial, publicado no Diário Oficial da União de 27 de dezembro de 1991 e reconhecido pela Portaria do MEC nº. 599/95, publicada no Diário Oficial da União datado de 31 de maio de 1995, o Curso apresenta um projeto pedagógico consoante com as exigências do novo perfil do profissional de Direito no século XXI.
Objetivo do Curso
Proporcionar aos alunos uma sólida formação geral e humanística que os capacite a equacionar problemas e oferecer soluções compatíveis com as demandas do cidadão, individual e coletivamente considerado, redundando na plenitude do exercício profissional.
Proposta Pedagógica
Entendendo que as disciplinas são instrumentos na construção do conhecimento e a metodologia, a ferramenta para a aprendizagem do aluno, o curso adota metodologias diferenciadas como a utilização do Portal Jurídico, do nivelamento, do Guia Acadêmico, entre outras.
Diferenciais
O diferencial do curso consiste em disciplinas que apresentam ao discente a complexidade do mercado regional e seus nichos mercadológicos para futura inserção do egresso, principalmente através da adequada utilização dos guias acadêmicos de todas as disciplinas e de um Portal Jurídico elaborado, especificamente com fins didáticos, bem como um Núcleo de Prática Jurídica, que desenvolve o potencial prático para os egressos que atuarão nos diversos segmentos da área Jurídica.
Perfil do Profissional formado pela UnP
O profissional do Direito, cujo perfil desejado repousa em sólida formação geral e humanística, deve estar capacitado para analisar e articular conceitos e argumentos voltados para a interpretação e valoração dos fenômenos sociojurídicos, consorciada com uma postura crítico-reflexiva fomentadora da capacidade de trabalhar em equipe, sem olvidar a aprendizagem autônoma.
Mercado de Trabalho
Dentre outras áreas, o egresso poderá atuar nas seguintes carreiras:
* Advocacia pública ou privada;
* Magistratura estadual e federal;
* Ministério público estadual e federal;
* Assessoria jurídica;
* Consultoria jurídica;
* Delegado de polícia;
* Docência em Ensino Superior; e,
* Outros cargos e funções, para os quais se exige formação superior inespecífica.
Laboratórios
O laboratório do curso de Direito corresponde ao seu Núcleo de Prática Jurídica que assegura ao estudante a sua participação em situações reais e simuladas de vida e trabalho, com o exercício da oratória, júris simulados e experiências nos diversos segmentos jurídicos: Magistratura, Ministério Público, Advocacia, Procuradoria Pública -, dentre outros, visando à formação ético-profissional, bem como à articulação entre ensino, pesquisa e extensão.
Atividades de Pesquisa
Núcleo de Pesquisa 1 - Desenvolvimento Socioeconômico, Gestão e Cidadania
Grupo de Pesquisa: Estudo da Ciência Jurídica
Linhas de Pesquisa:
* Acesso à Justiça;
* Mecanismos de Efetivação Constitucional;
* Princípios Constitucionais da Administração Pública;
* Educação, Direito e Psicanálise do Vínculo Social;
* Direitos Fundamentais.
Atividades de extensão
* Área temática de extensão: Direitos Humanos e Justiça
* Linha de extensão: Grupo social vulnerável
* Programa de extensão: Universidade cidadã
Eventos científicos
XVIII Semana de Estudos Jurídicos
XI Congresso Científico
Projeto Lumis
Matriz Curricular
Eixo de Formação Fundamental, que tem por objetivo integrar o estudante no campo, estabelecendo as relações do Direito com outras áreas do saber, abrangendo, dentre outros, estudos que envolvam conteúdos essenciais sobre Antropologia, Ciência Política, Economia, Ética, Filosofia, História, Psicologia, Sociologia, para além da oferta das disciplinas Introdução à Ciência do Direito I, Introdução à Ciência do Direito II, Introdução à Ciência do Direito III, Comunicação e Expressão I, Comunicação e Expressão II, Direito Civil, Parte Geral, Metodologia Científica, Hermenêutica Jurídica.
Eixo de Formação Profissional, abrangendo além do enfoque dogmático, o conhecimento e a aplicação, observadas as peculiaridades dos diversos ramos do Direito, de qualquer natureza, estudados sistematicamente e contextualizados segundo a evolução da Ciência do Direito e sua aplicação às mudanças sociais, econômicas, políticas e culturais do Brasil e suas relações internacionais, incluindo-se, necessariamente, dentre outros condizentes com o perfil profissional do egresso, conteúdos essenciais sobre Direito Constitucional, Direito Administrativo, Direito Tributário, Direito Penal, Direito Civil, Direito Empresarial, Direito do Trabalho, Direito Internacional e Direito Processual. As disciplinas de complementação profissional representam uma transição entre este eixo e o próximo, pois são aulas teóricas com enfoque na prática profissional.
Eixo de Formação Prática, que objetiva a integração entre a prática e os conteúdos teóricos desenvolvidos nos demais Eixos, especialmente nas atividades relacionadas com o Estágio Curricular Supervisionado, Trabalho de Curso e Atividades Complementares.
Público-Alvo
Portadores de certificado do Ensino Médio ou equivalente que apresentem interesse em desenvolver as competências requeridas na área do Direito;
Profissionais que atuam na área jurídica, desde que comprovem a conclusão do Ensino Médio;
Portadores de diploma de Ensino Superior que queiram agregar conhecimentos na área do Direito.
DFP_