Graduação em Educação Física Área de Aprofundamento em Saúde e Qualidade de Vida (Bacharelado) (São José do Rio Preto, São Paulo)
Centro Universitário de Rio Preto
DFP_
Localização:São José do Rio Preto - São Paulo
Duração:4 Anos
Tipo:Carreiras Universitárias
Modalidade:Presenciais
DFP_
O exercício do Profissional de Educação Física é pleno nos serviços à sociedade, no âmbito das Atividades Físicas e Desportivas, nas suas diversas manifestações e objetivos. O Bacharel em Educação Física atua como autônomo e/ou em Instituições e Órgãos Públicos e Privados de prestação de serviços, em Atividades Físicas, Desportivas e/ou Recreativas e em quaisquer locais onde estas possam ser ministradas, tais como: Instituições de Administração e Prática Desportiva, Empresas, Centros e Laboratórios de Pesquisa, Academias, Clubes, Associações Esportivas e/ou Recreativas, Hotéis, Centros de Recreação, Centros de Lazer, Condomínios, Centros de Estética, Clínicas, Instituições e Órgãos de Saúde, "SPAs", Centros de Saúde, Hospitais, Creches, Asilos, Circos, Centros de Treinamento Desportivo, Centros de Treinamento de Lutas, Centros de Treinamento de Artes Marciais, Grêmios Desportivos, Logradouros Públicos, Praças, Parques, na natureza e outros onde estiverem sendo aplicadas atividades físicas e/ou desportivas.
Objetivo
Proporcionar uma formação generalista humanitária e cidadã, considerando como objeto de estudo e de aplicação o movimento humano, com foco nas diferentes formas e modalidades do exercício físico, da ginástica, do jogo, das brincadeiras, lutas, reabilitação da saúde, reeducação motora, rendimento físico esportivo, etc.
Formar um profissional com competências e habilidades específicas para atuar como Profissional com vocação para a atenção à promoção da saúde com qualidade de vida.
Desenvolver o raciocínio científico na área de Educação Física, enfatizando pesquisa e extensão, e a incorporação da atividade física como elemento da qualidade de vida e da cultura do ser humano;
Levar o aluno a aprender a aprender, englobando o ser, o fazer e o conhecer, garantindo a capacitação de profissionais com autonomia e discernimento para assegurar a integralidade da atenção, a qualidade e a humanização do atendimento prestado aos indivíduos e a comunidade.
Bacharelado na Área de Aprofundamento em Saúde e Qualidade de Vida
Os candidatos que buscam ingressar no Curso de Educação Física são inspirados por uma tendência para intervir no campo de promoção da saúde. A cidade e a região do Noroeste Paulista, pelas suas condições climáticas e pela localização geográfica, traduz um espírito para a prática desportiva, do culto ao corpo e pela opção por uma vida saudável. Por meio das práticas desenvolvidas pelo Curso de Educação Física, como norteadoras da promoção da saúde e do bem estar social, essa tendência atende aos preceitos recomendados pelas Diretrizes Curriculares vigentes e pela Carta Brasileira de Educação Física, que reafirma uma atuação fundamentada em valores tais como:
Morais e Éticos (respeito aos direitos fundamentais de todas as pessoas);
Humanísticos (solidariedade e construtivismo, compromisso com as desigualdades, discriminação e inclusão social);
Culturais (relações afetivas com as artes, danças, lutas marciais, esporte e ciências);
Profissionais (competência e zelo profissional, habilitação e atualização continuada, compromisso com a prevenção e a promoção da saúde).
Histórico
No Brasil, a partir da década de 1930, a Educação Física surgiu por meio do Manifesto dos Pioneiros, a Carta de Belo Horizonte (1984), manifestação da área de Educação Física e Esporte em resposta ao autoritarismo vigente, e ainda pela Carta Brasileira de Esporte Educacional (1989), que emitiu nortes para vincular o esporte comprometido com a Educação. Também é essencial destacar que, em 1999, atendendo ao momento de transição do século, a Educação Física, como área do conhecimento e também de atuação humana, passou a difundir suas reflexões (Carta Brasileira de Educação Física - CONFEF). Percebe-se que a Educação Física tem uma orientação embasada também nas instituições representativas da classe, Conselho Regional de Educação Física (CREF), Conselho Federal de Educação Física (CONFEF), movimentos sociais e educacionais que visam promover uma educação efetiva para a saúde e ocupação saudável do tempo livre, de lazer para a conquista de um estilo de vida ativo dos seres humanos, em cumprimento ao Código de Ética e Guia da Prática de Educação Física.
Objetivo
Proporcionar uma formação generalista humanitária e cidadã, considerando como objeto de estudo e de aplicação o movimento humano, com foco nas diferentes formas e modalidades do exercício físico, da ginástica, do jogo, das brincadeiras, lutas, reabilitação da saúde, reeducação motora, rendimento físico esportivo, etc.
Formar um profissional com competências e habilidades específicas para atuar como Profissional com vocação para a atenção à promoção da saúde com qualidade de vida.
Desenvolver o raciocínio científico na área de Educação Física, enfatizando pesquisa e extensão, e a incorporação da atividade física como elemento da qualidade de vida e da cultura do ser humano;
Levar o aluno a aprender a aprender, englobando o ser, o fazer e o conhecer, garantindo a capacitação de profissionais com autonomia e discernimento para assegurar a integralidade da atenção, a qualidade e a humanização do atendimento prestado aos indivíduos e a comunidade.
Bacharelado na Área de Aprofundamento em Saúde e Qualidade de Vida
Os candidatos que buscam ingressar no Curso de Educação Física são inspirados por uma tendência para intervir no campo de promoção da saúde. A cidade e a região do Noroeste Paulista, pelas suas condições climáticas e pela localização geográfica, traduz um espírito para a prática desportiva, do culto ao corpo e pela opção por uma vida saudável. Por meio das práticas desenvolvidas pelo Curso de Educação Física, como norteadoras da promoção da saúde e do bem estar social, essa tendência atende aos preceitos recomendados pelas Diretrizes Curriculares vigentes e pela Carta Brasileira de Educação Física, que reafirma uma atuação fundamentada em valores tais como:
Morais e Éticos (respeito aos direitos fundamentais de todas as pessoas);
Humanísticos (solidariedade e construtivismo, compromisso com as desigualdades, discriminação e inclusão social);
Culturais (relações afetivas com as artes, danças, lutas marciais, esporte e ciências);
Profissionais (competência e zelo profissional, habilitação e atualização continuada, compromisso com a prevenção e a promoção da saúde).
Histórico
No Brasil, a partir da década de 1930, a Educação Física surgiu por meio do Manifesto dos Pioneiros, a Carta de Belo Horizonte (1984), manifestação da área de Educação Física e Esporte em resposta ao autoritarismo vigente, e ainda pela Carta Brasileira de Esporte Educacional (1989), que emitiu nortes para vincular o esporte comprometido com a Educação. Também é essencial destacar que, em 1999, atendendo ao momento de transição do século, a Educação Física, como área do conhecimento e também de atuação humana, passou a difundir suas reflexões (Carta Brasileira de Educação Física - CONFEF). Percebe-se que a Educação Física tem uma orientação embasada também nas instituições representativas da classe, Conselho Regional de Educação Física (CREF), Conselho Federal de Educação Física (CONFEF), movimentos sociais e educacionais que visam promover uma educação efetiva para a saúde e ocupação saudável do tempo livre, de lazer para a conquista de um estilo de vida ativo dos seres humanos, em cumprimento ao Código de Ética e Guia da Prática de Educação Física.
1º Período
Anatomia Humana
Atividades Rítmicas, Expressivas e Folclóricas I
Atletismo I
Bases Biológicas da Motricidade Humana
Crescimento e Desenvolvimento Motor I
Fundamentos Históricos e Sociológicos da Educação Física I
Ginástica Geral
Linguagem e Comunicação
Voleibol I
Práticas Acadêmico-Profissionais I
2º Período
Anatomia Humana II
Atividades Rítmicas, Expressivas e Folclóricas II
Atletismo II
Crescimento e Desenvolvimento Motor II
Fundamentos Históricos e Sociológicos da Educação Física II
Futsal I
Metodologia da Pesquisa Científica
Recreação, Jogos e Brincadeiras I
Práticas Acadêmico-Profissionais II
3º Período
Bioquímica Básica
Educação em Saúde e Socorros de Urgência
Filosofia I
Fundamentos Filosóficos
Futebol I
Ginástica Rítmica
Lutas
Modalidades Alternativas
Recreação, Jogos e Brincadeiras II
Práticas Acadêmico-Profissionais III
4º Período
Atividades Aquáticas
Basquetebol I
Bioquímica da Atividade Física
Cinesiologia I
Educação Física Adaptada
Fisiologia II
Ginástica Artística
Handebol I
Psicologia do Desenvolvimento
Práticas Acadêmico-Profissionais IV
5º Período
Basquetebol II
Cineantropometria I
Cinesiologia II
Natação
Neurofisiologia da Motricidade Humana
Nutrição Aplicada à Atividade Física
Planejamento e Organização de Eventos em Recreação e Lazer I
Psicologia do Esporte e da Atividade Física
Estágio Supervisionado I
6º Período
Atividades Aplicadas em Clubes e Academias I
Biomecânica Aplicada I
Cineantropometria II
Fisiologia do Esforço e do Exercício I
Gestão em Academias e Esportes
Ginástica Laboral
Planejamento e Organização de Eventos em Recreação e Lazer II
Treinamento Desportivo I
Estágio Supervisionado II
7º Período
Atividade Física para Populações Especiais I
Atividades Aplicadas em Clubes e Academias II
Biomecânica Aplicada II
Fisiologia do Esforço e do Exercício II
Futsal II
Treinamento Desportivo II
Treinamento Resistido
Voleibol II
Estágio Supervisionado III
8º Período
Atividade Física para Populações Especiais II
Atividades Aplicadas em Clubes e Academias III
Futebol II
Handebol II
Personal Trainning
Reeducação e Reabilitação Física
Treinamento Desportivo III
Estágio Supervisionado IV
Anatomia Humana
Atividades Rítmicas, Expressivas e Folclóricas I
Atletismo I
Bases Biológicas da Motricidade Humana
Crescimento e Desenvolvimento Motor I
Fundamentos Históricos e Sociológicos da Educação Física I
Ginástica Geral
Linguagem e Comunicação
Voleibol I
Práticas Acadêmico-Profissionais I
2º Período
Anatomia Humana II
Atividades Rítmicas, Expressivas e Folclóricas II
Atletismo II
Crescimento e Desenvolvimento Motor II
Fundamentos Históricos e Sociológicos da Educação Física II
Futsal I
Metodologia da Pesquisa Científica
Recreação, Jogos e Brincadeiras I
Práticas Acadêmico-Profissionais II
3º Período
Bioquímica Básica
Educação em Saúde e Socorros de Urgência
Filosofia I
Fundamentos Filosóficos
Futebol I
Ginástica Rítmica
Lutas
Modalidades Alternativas
Recreação, Jogos e Brincadeiras II
Práticas Acadêmico-Profissionais III
4º Período
Atividades Aquáticas
Basquetebol I
Bioquímica da Atividade Física
Cinesiologia I
Educação Física Adaptada
Fisiologia II
Ginástica Artística
Handebol I
Psicologia do Desenvolvimento
Práticas Acadêmico-Profissionais IV
5º Período
Basquetebol II
Cineantropometria I
Cinesiologia II
Natação
Neurofisiologia da Motricidade Humana
Nutrição Aplicada à Atividade Física
Planejamento e Organização de Eventos em Recreação e Lazer I
Psicologia do Esporte e da Atividade Física
Estágio Supervisionado I
6º Período
Atividades Aplicadas em Clubes e Academias I
Biomecânica Aplicada I
Cineantropometria II
Fisiologia do Esforço e do Exercício I
Gestão em Academias e Esportes
Ginástica Laboral
Planejamento e Organização de Eventos em Recreação e Lazer II
Treinamento Desportivo I
Estágio Supervisionado II
7º Período
Atividade Física para Populações Especiais I
Atividades Aplicadas em Clubes e Academias II
Biomecânica Aplicada II
Fisiologia do Esforço e do Exercício II
Futsal II
Treinamento Desportivo II
Treinamento Resistido
Voleibol II
Estágio Supervisionado III
8º Período
Atividade Física para Populações Especiais II
Atividades Aplicadas em Clubes e Academias III
Futebol II
Handebol II
Personal Trainning
Reeducação e Reabilitação Física
Treinamento Desportivo III
Estágio Supervisionado IV
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